Páginas

sábado, 10 de agosto de 2024

Opinião




Vitória com o dedo da Direção 


Primeira partida no Brasileirão marcando três gols, vitória fora de casa, distanciamento momentâneo de quatro pontos do Z-4, dupla de zaga entrosada (o gol sofrido foi tão surpreendente, quanto acidental), um centro avante efetivo, um meia clássico que faz jogada de Maradona "pifando" Braithwaite, que por sua vez bateu seco no canto, deixando imóvel o bom arqueiro Walter. O dinamarquês conhece o riscado. Uma noite de gala, sem dúvidas.

O Grêmio avança na recuperação, depois do fracasso na desclassificação da Copa do Brasil e isso tem a intervenção da Direção, que deu atenção ao trabalho do Centro de Dados e de Fernando Lázaro. É cristalina a intervenção (que deveria ser obrigação) dos dirigentes nas contratações recentes (Arezo, Monsalve, Aravena, Braithwaite), eliminando (aparentemente) as indicações por "bilhetinho". Os frutos começam a ser colhidos. Até na nova inscrição para a Libertadores, isso fica claro, basta ver quem ficou de fora.

Na postagem anterior enfatizei que o elenco do Grêmio é bom, é qualificado, justificando o valor investido no grupo, a causa da campanha pífia é outra.

Braithwaite brilhou intensamente, Edenílson muito bom no primeiro tempo, mas acusou aquilo que me fez desconfiar de sua vinda: a condição física para aguentar os 90 minutos.

A defesa muito bem, mesmo com as oscilações de Fábio e Zé Guilherme e o impressionante desempenho de Natã Felipe, que ainda não cometeu falta nos quatro jogos que atuou. Lá no início do ano, eu demonstrei minha estranheza pelo seu não aproveitamento, vide Natã

Acho que o empresário dele não é tão esperto, porque com a demorada "lapidação" que sofreu, ele poderia ter tomado o mesmo rumo de Tetê e Cuiabano e estar noutro estágio na carreira.

Gustavo Martins passou a ser um zagueiro tranquilo, seguro. Desconfio que tem muito a ver com a companhia de Natã.

Não entendi a preferência por Caíque, que até fez uma defesa importante na etapa final, mas novamente deu um susto na torcida num lance absolutamente inofensivo, errando o domínio. Dos equívocos (Galdino, JP Galvão, Uvini e ele) é o que sobrevive e segue consagrando a máxima que diz que jogador ruim no plantel, acaba atuando.

Fico pensando nesse elenco nas mãos de Vojvoda, Luís Castro, Abel Ferreira, Ramon Diáz ou Tite, o que não estaria realizando? 

Agora é Libertadores contra um time desesperado. Espero que tenha (o clube) aprendido as lições dos confrontos diante do Corinthians.

32 comentários:

  1. O time reserva é que está salvando a estátua, os veteranos enterrando.
    Novamente pepe jogando nada.
    E a brincadeira do rodízio de goleiros quase nos custa caro.

    ResponderExcluir
  2. E agora Renato...tu coloca os bruxos ou os melhores? Já mandou o Cuiabano, matou o Nathan fernandes e terminou com o gustavinho o escalando fora de posição.
    Que dor de cabeça ...fanfarrão.

    ResponderExcluir
  3. Último jogo do segundo turno na arena: Grêmio x Corinthians. Lembrem a entregada do Corinthians contra o juventude para rebaixar o Grêmio. Aqui se faz aqui se paga.

    ResponderExcluir
  4. Monsalve e Braithwite parecem ser boas contratações, vamos ver Arezzo e o chileno, tomara que também confirmem em campo.
    Mas sábado batemos em bêbado. Contra o Fluminense será pedreira mesmo que estejam mal. Teremos um longo percurso pela frente e sempre com uma(ou várias) pulgas atrás da orelha, pois não temos comando técnico qualificado, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano Menezes sabe construir um time detrás para frente.

      Excluir
    2. E o Renato volta e meia se atrapalha contra retrancas.

      Mas ainda assim, acho que pela fase atual (atmosfera positiva, ambiente mais leve), o Grêmio passa de fase.

      Excluir
  5. Porque improvisar Fábio na esquerda tendo um lateral de ofício p/ escalar?(Se bem que Zé Guilherme me parece afoito e nervoso!!!). Edenílson é meia boca e Pepê abaixo da crítica. Esses 02 somente como alternativas, nada mais do que isso. 01 goleiro reserva confiável, 01 lateral esquerdo titular, 01 bom segundo volante a nível de grupo e um meia direita p/ o time titular seriam contratações imprescindíveis ou apostar com a cara e a coragem nos garotos da base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fabio jogou a maior parte da carreira pela esquerda mesmo, apesar de destro. E esse ano, nas poucas partidas que vi, foi melhor do que o Reinaldo, ao menos defensivamente.

      Excluir
  6. E Felipe Sheibig, Mila, Riquelme, Hiago.... Porque não recebem oportunidades?

    ResponderExcluir
  7. E o Jardiel? Agora esta voltando de lesão, será que terá oportunidades? Porque antes da lesão não tinha!!!

    ResponderExcluir
  8. Bruxo, pra reserva o Caíque serve. Faltou o Pepê na lista dos infames. Que jogador fraco.

    Edenilson está jogando bem. Não deveria ter ficado de fora por causa de um pênalti. Outros dois também erraram. A desclassificação se deu por falta de gols em 180 minutos.

    Vai conseguir jogar com tres centroavantes? Gente demais na frente agora. O meio continua fraco. Dodi é mediano. Sem Carballo e Villasanti não existe nada na linha média defensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Carballo só não foi embora ainda porque ninguém quer pagar e parece que andou até pedindo pra sair... Queria ver mais o Ronald em campo, até pra saber se não tá jogando porque é fraco mesmo ou se tá sendo preterido por motivos desinteligentes, sem jogar a gente nunca descobre.

      Excluir
    2. Discordo, Vinnie. Para dar o que ele entrega, melhor lançar mão da base. É o segundo reserva, terceiro goleiro.

      Excluir
    3. Pra reserva do Caíque tinha o Grando....o Felipe Scheibig...

      Excluir
  9. Não vi o jogo, uma pena. Vitória providencial pra moral não cair depois da decepcionante eliminação do meio da semana. Eue baita estreia do Braithwaite! Que siga assim. Lance muito bonito do Monsalve no gol. Legal o Gustavo Nunes marcando gol e bom ver mais uma boa partida dos jovens zagueiros.
    Tu vê como é maluco esse campeonato, ainda brigando pra não cair e já pleiteando um vaga na Sulamericana. Mas não dá pra respirar tranquilo ainda, uma sequencia ruim e já voltamos pra degola. Tem que manter esse embalo no Brasileiro.
    E nem dá pra pensar muito que já tem o Fluminense na terça. Que o Renato analise bem as lições das atuações fracas contra o Corinthians plea Copa do Brasil e as boas atuações do mistão nas ultimas rodadas do Brasileiro pra buscar um "meio termo" daí.

    ResponderExcluir
  10. Lipatin
    Respeito o Mano, acho que não serve para o Grêmio, mas tem as suas qualidades.

    ResponderExcluir
  11. Lipatin
    Respeito o Mano, acho que não serve para o Grêmio, mas tem as suas qualidades.

    ResponderExcluir
  12. Temos do meio para frente quatro titulares indiscutiveis e de qualidade, Villasanti, Cristaldo, Soteldo e Diego Costa. Faltaria portanto 02 posições p/ melhorar o nível, 01 1o. volante e um meia ponta de lança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponta de lança tem. Com um pouco de ousadia, é possível escalar Monsalve e Cristaldo juntos.

      Gláucio, que acompanha mais, volta e meia se refere ao Cristaldo como um jogador que brilha mais atrás, pegando a bola junto aos volantes. Minha bronca com ele era justamente essa, que ele não tinha caraterística de um dez, aquele que sabe jogar de costas pro gol na zona mais congestionada.

      Pois então temos um que faz a 10, Monsalve. E um que faz a 8, Cristaldo. Meio de campo clássico com dois volantes dando sustentação. Na frente Diego, ou Braithwaite, e Soteldo.

      Tem pouco tempo pra treinar? Tem. Mas o que Pavon, Gustavinho e Nathan preguiça tem jogado ultimamente não anima a formação com extremas.

      Excluir
    2. Vinnie, isso sobre o Cristaldo foi do que eu vi e li sobre a forma que ele jogava no Huracán.

      Excluir
    3. Concordo com o Vinnie. Uma formação com 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes parece ser o caminho mais promissor para o Grêmio hoje com os jogadores que estão disponíveis.

      Excluir
  13. Baita vitória ! resultado inesperado por mim, e que somando à anterior dá um alento...espanta o fantasma.

    Que estréia do Martim! Mostrou técnica e boa condição física, e como já tinha dito na entrevista, está a fim de jogo. Eu sei, era só o Cuiabá....mas alguém imaginaria JPG ou Galdino tendo uma atuação dessas?

    E mais uma vez a zaga dos "guris que ainda não estão prontos" faz uma partida segura, só levou um gol acidental.

    Gustavo Nunes, que vem abaixo do que já mostrou, compensou no oportunismo usando sua velocidade pra chegar num rebote difícil. Que esse gol sirva pra fazer retomar sua confiança. (tomara que já não esteja com a cabeça mexida com as tais propostas...)

    ResponderExcluir
  14. Monsalve merece um comentário à parte....como que pode um cara com essa capacidade ( e já tinha mostrado contra o CAP)...nao ter entrado contra o Corinthians....

    ResponderExcluir
  15. Para mim o Caíque não serve nem p/ a Reserva. Fraco tecnicamente. Erra em fundamentos básicos da posição e não passa confiança. Eu despensaria ele e o que veio do Cruzeiro e contrataria um bom goleiro p/ a reserva do Marchesin. E como 3o. goleiro eu promoveria o Felipe Sheibit da base.

    ResponderExcluir
  16. Sou totalmente contra colocar dois jogadores da mesma posição e com as mesmas características no time titular. Falo mais especificamente dos meias e centroavantes. Cristaldo e Monsalve cumprem a mesma função e Diego Costa e o dinamarquês idem. Numa das meias(caso o esquema seja o 4-4-2 é óbvio) é preciso um camisa 08 com mais mobilidade e principalmente velocidade, características que Bitelo pussuía, só para citar como exemplo. Se 02 deles tiverem que ser banco, paciência. Não dá para deixar o time capenga somente c/ o intuito de que os melhores joguem. É melhor ter um time forte e alternativas no banco também fortes do que querer acomodar todo mundo no mesmo barco e o mesmo navegar de lado, ou seja, torto. Mas quando se tem um professor Pardal no comando, tudo é possível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu concordo com você...mas pra mim esses jogadores citados não são iguais em característica. Diego Costa é centroavante aipim, BW é móvel...Monsalve é meia clássico, Cristaldo é meia atacante (tudo isso na minha opinião, claro).
      Acho que cabem 3 desses 4 no time...Monsalve, Cristaldo e BW, mais um 4° jogador mais veloz (Gustavinho ou Soteldo).
      O resto é pra trás. Villasanti, Dodi, Jemerson, Gustavo Martins, João Pedro e "qualquer porcaria na LE".

      Mas o que importa mesmo é que agora há opções pra se montar o que se quiser em termos táticos, a questão que fica é se a Comissão Técnica terá capacidade de ajustar os melhores no time.

      Pois ultimamente parece que o time reserva é melhor que o titular...fruto de escolhas da Comissão Técnica (digo Comissão pra não virem falar que eu só falo mal do Renato, então vou atribuir a culpa à Comissão agora).

      Excluir
  17. Só numa emergência ou se forem extra-classes, não é o caso.

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo, concordo.

    ResponderExcluir