Luís Castro, a melhor alternativa
Com a vinda do treinador português Luís Castro, a nova diretoria gremista acerta em cheio, pois, para quem viu o desempenho do Botafogo em 2023, sabe que ele superou todos os números dos clubes nas diversas edições do Brasileirão. Ele saiu em meio à temporada e a maionese alvinegra desandou e aquele campeonato, que seria o de mais fácil definição, naufragou, adiando o sonho do Glorioso por mais um ano. A campanha possuía a sua assinatura.
Estou entre aqueles que consideram um grande treinador como a peça-chave no processo de formação dos times,
Salvo exceções como a presença de um supercraque (Pelé, Maradona, Messi, etc.). Na média, o técnico é o verdadeiro construtor dos times e a história demonstra isso, mesmo que o título, às vezes, escape, casos de Rinus Michel pela Holanda 74 e Telê em 82. Se forem ver as biografias deles, elas estão recheadas de conquistas "autorais": Ajax, tricampeão europeu, Barcelona e Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo, respectivamente. Mais recentemente, Pep Guardiola. Todos os citados "assinaram" obras-primas dentro dos gramados. São os engenheiros e arquitetos das performances.
Castro pode não dar certo? Pode, assim como Paulo Autuori. Basta ver as conquistas deste último para se dar conta de sua competência; no entanto, no Grêmio, ele ficou devendo.
Apesar de meu ceticismo inicial, é importante elogiar os primeiros movimentos de Roman e seus pares.
Acertaram a mão na arrancada.

Pois é Bruxo, o Grêmio pensou fora da Caixa e trouxe Luis Castro. Do futuro ninguém sabe mas ninguém pode tirar do coração dos torcedores a grande expectativa em torno da contratação da nova comissão técnica. Depois de muito tempo, sinto uma nova aura, uma atmosfera mais vibrante em torno de nosso Imortal Tricolor.
ResponderExcluirA direção surpreende realmente nestes primeiros movimentos. Parece focada e com grande interesse em mudar os rumos da instituição como um todo.
Um adendo: Não te parece estranho, que em nenhum momento o nome de Renato Portaluppi tenha sido, sequer cogitado pela nova diretoria?
No passado, gestão Odone/Pelaipe, houve uma desavença com Renato que era muito identificado com Koff. Algo parecido com D'Alessandro e Tite. Desconfio que seja isso.
ExcluirMe parece que não. Acho que esta atual direção sabe até onde Renato pode entregar, ou seja, discurso de vestiário e falta de resultados objetivos não combina mais com profissionalismo.
ExcluirContratações imprescindíveis(não necessariamente caras) para o time titular. 01 goleiro, 01 lateral direito, 01 camisa 10, 01 atacante de velocidade pelo lado direito e 01 volante para ser o companheiro de artur no meio de campo. Não sei se na base teríamos este volante.
ResponderExcluirBem, se estas contratações forem efetivadas antes da volta do elenco as atividades(02/01/2026), aí já vou chamar esta direção de The Flash!!!
Acho que a base pode dar algumas soluções.
ExcluirBruxo, que a situação financeira do clube é extremamente delicada, todos sabemos. Mais uma vez, portanto, devemos realçar a importância do gesto de Marcelo Marques na compra da gestão da Arena. Imagina esta nova direção ter que assumir já carregando nas costas este imbróglio.
ResponderExcluirAcredito que dentro de 02 a 03 anos poderemos sair desta penúria financeira e começar a respirar sem aparelhos e com maior capacidade de investimento no futebol e em outras áreas do clube para verdadeiramente torná-lo um gigante do futebol brasileiro.
Exatamente, a ação de Marques é o que manteve o tubo de oxigênio ativo e deu uma expectativa de melhora.
ResponderExcluirBruxo, se confirmada a venda de Alysson será fundamental para o caixa gremista. Outro jogador que, caso surja proposta acho que deveria sair é o zagueiro Gustavo Martins, desta maneira abriria espaço p/ o jovem e promissor Luis Eduardo. Aliás, este e mais o meia do mundial sub 17(não recordo o nome) e Mec, ao meu ver, teriam que ser aproveitados no profissional antes de uma futura venda.
ResponderExcluirTiaguinho.
ResponderExcluirPenso que a saída de Cristaldo, também dará um bom troco (Kike Olivera).
ResponderExcluirO Grêmio ainda trará o profissional do Manchester City no início de 2026 que cuida dos gramados por lá para ministrar treinamento para os funcionários responsáveis pela manutenção do gramado da Arena e CT'S ou terá desistido? Não ouvi mais nada a respeito.
ResponderExcluirNão sei, se alguém souber, favor nos atualizar.
ResponderExcluirTenho apenas dois medos.
ResponderExcluir1 - Que ele deixe o Grêmio por uns pilas a mais no meio do caminho, como já fez com o Botafogo
2 - Que perceba que o Grêmio não tem a grana pra contratar jogadores caros, e assim vaze.
Convenhamos, não foram uns pilas a mais...era 4 vezes mais, além do que ele foi indicado pelo Cristiano Ronaldo pra ser o técnico do Al-Nasser. Pode até ter havido um contato telefônico entre ambos dentro dessa situação.
ExcluirQuem em sã consciência recusaria tal proposta?
Anderson
Bem, nesta hipótese, se fizer um trabalho de excelencia no grêmio, fatalmente correremos este risco também.
ExcluirCom certeza. Faz parte do jogo...prefiro correr o risco de apostar em um trabalho de excelência, mesmo podendo perdê-lo em algum ponto, do que apostar nos trabalhos paupérrimos dos últimos anos.
ExcluirAnderson
Sim. Pedimos isso o tempo todo. O receio de repetir a experiência de Quinteros, felizmente, não inibiu a nova direção.
ExcluirMas este projeto c/ o novo treinador, para valer a pena mesmo, deveria ter duração de no mínimo 02 anos. Será uma lástima, caso de frutos, que seja interrompido antes.
ExcluirTomara que tenhamos vida longa c/ Luis Castro assim como está acontecendo c/ Abel Ferreira e o Palmeiras.
Exatamente. Inclusive, o primeiro ano dele no Glorioso não foi bom, a torcida queria a sua saída. Textor bancou sua manutenção.
ExcluirEu tenho apenas o medo nº 1. Com essa geração que está subindo, as contratações serão pontuais.
ResponderExcluirGabigol atrasa para o goleiro, Borges chuta na arquibancada . Até quando estes vagabundos? Até quando?
ResponderExcluirQue o patrício, hehe, seja muito bem vindo e tomara que dê certo!
ResponderExcluirTorcerei para que isso aconteça! Mas, se não vier reposição humana, vai ser difícil de novo. E antes que o ano comece eu já digo:
Que venham os próximos 45 pontos!
E se der, que pelo menos belisquem a Sulamericana e que ganhem o rural.
A comunidade gay lhe agradece.
ExcluirAcho que ele vai fazer muito atleta do atual elenco jogar mais.
ResponderExcluirA ignorância é uma benção.
ResponderExcluir