Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Opinião






Sobre Gladiadores, Piratas, Andinos, Coelhos e Mamutes

                           Ontem me detive no jogador que falta para o time encaixar, o elo de meio e ataque; como já escrevi sobre a boa performance da defesa, agora me detenho nos nomes que Renato conta para furar as zagas adversárias.
                       Já andava otimista no tempo de Luxemburgo, pois entendia ( e entendo) que o elenco tricolor é qualificado, necessitando de pequenos ajustes. Quem no Brasil conta com Barcos, Vargas e Kléber como alternativas ofensivas? O Vargas da Seleção Chilena me serve, Barcos do Palmeiras, idem, o mesmo se pode dizer do Gladiador do ano passado "pré-lesões". Além disso, há muito tempo, o Imortal não formava ao mesmo tempo duas promessas tão grandes quanto Lucas Coelho e Yuri Mamute.
                           O que a Comissão Técnica (e aí incluo o Diretor de Futebol, também,) precisa fazer é justamente transformar o time de 11 atletas num de no mínimo, 16. Essa compreensão de grupo, de coletivo, precisa ser alcançada, tal qual acontece na Europa Ocidental, onde grandes estrelas revezam lugares nos times com atletas menos famosos, sem que exista disputas de beleza ou o famoso "beicinho". Um campeonato que começa em Maio e finda em Dezembro, exige dos clubes elenco homogêneo e acima de tudo, consciência de coletivo. 
                           Penso que é no ataque tricolor, que esse entendimento de rodízio inevitável (lesões, suspensões, cansaços, convocações, alternativas para certos jogos)  precisa ser buscado com maior ênfase. Deve ser natural, se momentaneamente Barcos, Vargas e Kléber estiverem no banco para Lucas e Mamute. Se isso ocorrer e for visto com naturalidade, as chances de êxito aumentam consideravelmente.  

11 comentários:

  1. Primeiro sobre o meio: parece que o Renato tem ouvido o Guilherme. Elano voltou, fardou, mudou de posição, mas não saiu em momento nenhum. No ataque minha paciência com o Vargas, que já não era das maiores, findou-se! De qualquer forma vejo algo bom, no treinamento o Renato tem testado alternativas, Vargas fazendo a ponto do losango com o Elano pela direita. Talvez dê certo, talvez não, mas a tentativa é válida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E hoje, com o Adriano sentindo dores musculares, treinou de novo no time titular o Matheus Biteco. Provavelmente irá pro jogo domingo.

      Excluir
  2. Olha, apesar do Vargas não estar muito bem, meu ataque titular é ele + Barcos. Infelizmente a formação Kléber + Barcos não me parece funcionar, salvo em situações específicas...

    Quem pode se encaixar com o Barcos, dos guris, é o Yuri Mamute. O Lucas Coelho para mim é centroavante, é opção para o lugar do Barcos (idem ao Kléber).

    Caso o Vargas não melhore o desempenho há uma alternativa, mas daí com mudança de esquema: 4-5-1, o meio composto por Adriano (Riveiros), Souza (direita defensiva), Zé (esquerda defensiva), Elano e Biteco (Maxi) encostando no Barcos. Se bem treinador, com aproximação do meio e dos laterais, pode funcionar.

    ResponderExcluir
  3. Amigos!
    Passei o dia numa pauleira + médico.
    Sobre Vargas, concordo; por enquanto, ele e Barcos ou como o Guilherme escreveu, Kléber e Barcos em casos bem específicos.
    Que bela notícia do Mateus Biteco. Outro que até Dezembro vai dar uma boa resposta.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Flavio11/07/2013, 18:55

    Vejo que no momento que o meio de campo seja acertado os demais setores vão encaixar. Basta para isso definir um padrão de jogo, um esquema tático.
    Opções não faltam (para serem testadas), o elenco é qualificado.
    O que precisa é cada jogador saber onde se posicionar em campo e também onde estão posicionados os demais companheiros. Pra isso que existe treino, treina-se para chegar próximo da perfeição, de tal forma que exista uma mecânica/modo de jogo.
    Friso, novamente, basta acertar esse meio campo, o resto vem de lambuja.

    ResponderExcluir
  5. Também acho, Marcelo Flávio!
    O time acertando, tem chances.
    O Flamengo de 2009 era bem inferior ao nosso time de agora e o Andrade é menos técnico do que o Renato. O problema é o encaixe do Corinthians ou Fluminense. Os outros não me assustam, poderia ser o Galo, mas se atrasou muito por causa da LA.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Flavio11/07/2013, 19:12

    Nesse caso seria importante não ter perdidos tantos pontos agora no início do campeonato.
    No decorrer da competição, as demais equipes podem encaixar também.
    ---
    Está doente, tchê, que estava no médico?
    Melhoras.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo Flávio!
    O ideal era não perder pontos no início, mas o campeonato começou meio "japonês", tanto que o Brasileirão já teve 4 líderes diferentes em 6 rodadas.
    Médico foi só revisão, dia 18 vou ao cardiologista. Lataria precisando de reparos, motor e caixa 100%, troca de óleo também está ok. (Rs,Rs,Rs).

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Flavio11/07/2013, 19:45

    Diria que a carenagem está meia baleada, hehehe.
    Olha que curiosidade, nada haver, mas; essa noite sonhei que estava numa consulta com um cardiologista.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente eu não vejo mais muito tempo para experiências. Acho que é preciso fixar o esquema e jogadores chave nas próximas 2 ou 3 partidas e daí partir para a repetição. Só ela dará o "encaixe" ao time...

    Todo o resto do Brasileiro de 2013 depende do Renato conseguir fazer em 3 semanas o que o Luxemburgo não conseguiu nos primeiros meses deste ano(mas conseguiu em 2012 com a chegada de Elano e Zé Roberto). Se não conseguir, nos restará "apenas" a Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo!
    Sonhar com o cardiologista; se nele (o sonho) você saiu sem a baixa para a internação, tudo bem!!!! Senão, estaria masi para pesadelo.
    Guilherme!
    Já vou postar algo na direção do teu comentário.

    ResponderExcluir