Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Opinião






Uma Mudança Conservadora


                                Esta crônica é a do presente. O que vemos até agora na "gestão" de Renato é uma manutenção do arcabouço de time que Luxemburgo montou. Poderá mudar? Sim, mas, muito provavelmente as mudanças virão se os resultados em campo forem desfavoráveis, aliás, como ocorre com qualquer agremiação neste país.
                             O conservadorismo de Renato é ruim? Não, não é. Primeiro, porque o elenco tricolor não fica devendo qualidade para os demais grandes clubes do Brasil. Excetuando os torcedores de teses, que estão de plantão apenas para críticas repetitivas, os demais torcedores começam a ver que não havia nenhum absurdo na escalação do técnico anterior. Discute-se algumas posições, talvez dois ou três nomes. Segundo, porque vemos o sucesso de Tite, Abel e Cuca gestado pela continuidade no cargo (este último mesmo que perca a LA), este sucesso demonstrou que acreditar numa ideia, isto é, ter convicção e ter o respaldo das suas Direções, ainda é o caminho mais curto para a disputa e conquista de títulos.
                          A troca do treinador no Grêmio aponta para singelas modificações à partir da impossibilidade de contar com o 11 de antes. Renato sabiamente vai agregar a este grupo já definido, jovens valores, recuperar os "queimados" como Cris e as possíveis contratações como Rhodolfo, para criar uma "família". Aí reside a mudança. Luxa caiu muito mais pelos erros que cometeu aquém das quatro linhas e a Direção e o novo técnico tem a plena consciência disso.
                              Renato agindo assim, parece ter amadurecido em sua profissão. Melhor para o Grêmio.
                          

9 comentários:

  1. Pois enquanto manter o que tava certo e continuar a mobilizar o grupo pra mim tá de bom tamanho. Outra coisa que talvez seja vantagem, o Renato não é avesso a testes, vai, com cada jogador, dar uma oportunidade de jogar no local que quer e no local que o jogador acha que rende, só daí escolhendo os melhores - ao que parece aqueles que já estavam no time, com duas ou três alterações dos que chegaram posteriormente. De qualquer forma ando muito curioso para saber até quando vai o gás de Renato, todo trabalho novo é recoberto de sorrisos a afagos, quando os resultados rareiam os apupos se vão, saberá o ídolo trabalhar com um ambiente tomado pela seriedade?

    ResponderExcluir
  2. Paulo Juliano!
    Eu estou otimista quanto ao desempenho do Renato. Se analisarmos as atuais condições, vemos que são melhores que na época do Kroeff e das do Odone nem se fala. Nunca tinha visto um presidente secar o trabalho do treinador.
    Particularmente fui contra a sua saída (aí inventaram o Julinho Camargo), mas sabemos que havia corneta desde janeiro daquele ano. Talvez o pessoal tenha aprendido e deixe Renato trabalhar mais tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois olha bruxo, corneta contra o Renato foi palhaçada, os que vieram depois demonstraram isso. E pensar que tem gente que lembra e relembra do Gilson mas esquece de contar as opções que tínhamos para a lateral...

      Excluir
  3. Marcelo Flavio19/07/2013, 18:17

    Discordo, prezado Bruxo, o Luxa caiu pelos resultados.
    Pelo fraco desempenho e brio da equipe dentro de campo.
    Ele não caiu por erros fora de campo.
    Tivesse ele conseguido resultados excelentes durante todo o período (+- 16 meses) que esteve a frente do tricolor, 'o fora de campo' jamais teria derrubado-o.
    --
    Concordo quando diz que o Grêmio tem elenco, coisa e tal.
    É papel do comandante, como alguns dizem do jóquei, tirar o máximo de cada atleta.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Flávio!
    Também acho que os resultados de campo pesaram bastante na saída do técnico, mas imagino que o Koff ainda apostaria nele (se era certo ou não, não sei).
    Note que escrevi "... Luxa caiu muito mais pelos erros...", ou seja, concordamos quanto aos erros de campo, apenas eu acho que da forma com ocorreu a demissão, o fato de peitar o presidente foi decisivo. Evidentemente que eu posso estar errado. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Flavio19/07/2013, 19:24

    Saudações, Bruxo.
    --
    Um pouco fora do post, mas recentemente alguns jogadores tem se pronunciado em relação ao ambiente do vestiário, dizendo que mudou pra melhor.
    Será que um jogador de futebol, mantendo a hierarquia das coisas (lógico), não teria autonomia para falar isso durante a estádia de cada treinador. Por que só depois da saída, de um treinador, essas coisas vem à tona?
    Qual a tua opinião sobre isso?
    --
    Outro, fora do tópico também, hehehhe.
    O Rui Costa, parece-me que soltou uma nota para imprensa, alfinetando-a em relação ao episódio do acidente de carro envolvendo o Vargas.
    Acho que isso renderia um tópico para discussão ou opiniões.
    --
    Marcelo Flavio é sem acento no Flavio, heheh.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Flavio!
    Acho o ambiente do futebol cheio de particularidades que alguns jogadores ficam melindrados em falar à imprensa, enquanto o "professor" está no comando. Pode parecer traíragem falar depois aos microfones, mas penso que eles já tinham lavado a roupa suja no vestiário. Também tenho essa opinião porque na imprensa rola muito jogo sujo, aquela busca de um lugar ao Sol e aí o que era para ser um desabafo, vira crise nas mãos de um repórter sensacionalista.
    Sobre o Rui Costa, não vi qual foi a alfinetada, mas esse cara (Rui) me parece estar no lugar certo, na hora certa. Vai fazer história no Imortal.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo Flavio19/07/2013, 20:44

    O Rui Costa parece ser um cara muito inteligente, principalmente no trato das negociações de jogadores.
    Concordo contigo, uma declaração mal interpretada, pode sim, gerar uma crise desnecessária no vestiário.
    Quanto a lavação de roupa suja, será que de fato ocorreu?
    Teria sido esse o motivo da "revolta" do luxa com o presidente?
    Talvez sim, talvez não.
    A gente que está de fora jamais saberá.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Flavio!
    Tenho certeza que lavaram a roupa suja no vestiário, porque o Imortal tem jogadores de forte personalidade; Barcos, Elano, Zé Roberto e por incrível que possa parecer (por ser silencioso) incluo o Dida entre eles.

    ResponderExcluir