Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Opinião




As sobras do jogo de ontem e outros assuntos

O jogo de Sábado ainda está repercutindo, porque ele deu margem às mais variadas interpretações. O que realmente aconteceu ontem na Arena? Vou jogar algumas provocações aos colegas:

- O Novo Hamburgo é fraco ou esteve numa má jornada e isso facilitou a vida do Imortal?

- O fato do time estar recheados de atletas querendo "um lugar ao Sol", motivados, explica o passeio de 3 a 0?

- O esquema tático com três jogadores de grande técnica, abastecendo o centro-avante, foi o causador de tremenda superioridade?

- O esquema tático adotado é o ideal, independente de nomes e foi o responsável pela boa partida do Imortal?

- O que explica o bom rendimento de Edinho e Barcos, atletas que sofrem/sofreram críticas pouco tempo atrás?

Encerrando; sugiro a todos lerem a entrevista comovente de Edinho e sua passagem pela França na Zero Hora. Ressalta-se o bom-caratismo do Fernandão, ícone colorado. Esta história, em parte, começa a explicar onde/como o Coirmão forjou o grupo que o levou aos grandes títulos.


25 comentários:

  1. Bruxo, o resultado foi fruto de uma mescla de todas as tuas opções. O principal ponto é que o trio de atacantes se entendeu e parecia que já haviam jogado muitas partidas juntos . É claro que dois gols em 10 minutos desmonta qualquer esquema adversário. Isso facilitou o contato constante dos atacantes. Mesmo assim, méritos para o Enderson e para o time, como conjunto.
    Apenas uma observação. Se deu para Edinho arriscar, avançar e criar jogadas, essa atitude já mostra que o Nóia não foi nem de perto dificuldade para o Grêmio. Mas como eu sou um defensor do “volantão”, acho que fez bem em tentar a jogada mais refinada. Gosto dele. Não fará isso em todas as partidas. Questão tática.
    E sobre o Barcos, acho que o problema dele era o companheiro. Quero ver mais um pouco, mas se continuar nesse crescendo, vou ter que rever minha opinião sobre o Kléber. Talvez Kléber tenha que se preparar para entrar em algumas situações, no final de algumas partidas...no lugar do Pirata. É o que sobrou prá ele, Kléber. Atualmente, como está montado o time do Enderson, não dá nem para pensar em mudar o esquema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Alvirubro!
      Fiz uma postagem chamada "Qual é a do Kléber?", justamente porque ele está ficando para trás nesta disputa.

      Excluir
    2. Tambem creio que foi uma mistura de todos os aspectos, sendo o principal a baixa qualidade do Noia. Quanto ao Kleber, desde que foi contratado, quando ele foi efetivo, decisivo para o time? A unica coisa que gostei do Kleber ate agora e que no Gremio nao tem sido um jogador problematico. Evoluiu neste sentido.

      Excluir
  2. Bruxo, o comentário anterior vou recolocar aqui. Depois falo sobre o post em si.
    Pegando um gancho no “buteco com uma cervejinha e um bom bate papo”, vou falar das intencoes por de tras da imprensa.
    Uma das coisas que me chama a atencao e o comprometimento da imprensa em determinados assuntos.
    Por exemplo:
    Estamos vendo o crescimento deste garoto Luan. Em poucas partidas aparenta ja ser uma unanimidade. Claro, tem que evoluir ainda, tem que amadurecer ainda. O Gremio tem que fazer um trabalho herculo para dar-lhe suporte nao so tecnico como psicologico para deixar que se desenvolva, naturalmente, e chegue a uma maturidade (em todos os sentidos) que permita nao so a ele proprio, mas tambem ao proprio clube, angariarem os dividendos de todo este esforco.
    Nisto vejo a RBS ja dando demasiado cartaz a um menino que esta rompendo as primeiras barreiras. Vejo uma Globo, talvez por influencia de sua sucursal RBS, indo pro mesmo caminho. Mas tambem vejo uma UOL Esporte, dominada por paulistas, fazer verdadeiro desdem ao fato do aparecimento de uma garoto que pode sim, vir a ser uma diferenciado neste mundo futebolistico que carece de novidades reais e nao aquelas construidas a bel prazer e de acordo com os "acordos entre quatro paredes".
    Alguns viram os ouvidos e os olhos para nao verem o surgimento de um "provavel futuro craque". Nem uma linha sobre a nova sensacao gremista.
    Me pergunto o por que?
    Nao e dificil quando voce acompanha, minimamente, o diario.
    Os paulistas estao em franca campanha para que Alan Kardec seja convocado para a selecao. Por que? Mais um paulista em suas interminaveis concorrencias com os cariocas.
    Nesta "briga de gigantes" (Rio e Sao Paulo), resta muito pouco para o restante do pais. pena que o restante do pais nao percebe isto e pior, copia, replica o que, exatamente, Rio e Sao Paulo produzem. Exemplos de falsos craques não faltam. Exemplos de jogadores comuns, endeusados como grandes, não faltam.
    A continuar o que fez neste inicio de ano, Luan pode ser selecao com mais qualidade que alguns que ja se encontram la e melhor que alguns que estao em franco "lobby" para estarem na relacao final do Felipao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      É por aí. Nunca dá para esquecer que o discurso da mídia é de relatar os acontecimentos "nus e crus", mas, no fundo, o que interessa é a tradução das notícias em "grana". Aí entra esse endeusamento prematuro do guri, porque ele "vende".
      Outro fato bem abordado por ti é o bairrismo; Luan é oriundo do futebol paulista, mas estourou aqui. Fosse lá ...Também, vale lembrar que a Seleção Brasileira já foi enfraquecida nas primeiras Copas do Mundo por essa rivalidade do Rio-São Paulo. Houve até boicote.
      Alan Kardec é apenas mais um capítulo.

      Excluir
  3. Não vi o jogo ontem, apenas os gols, então não tenho muito o que comentar. Mas acho que o esquema mais "faceiro" pode (e deve!) ser usado em determinadas situações. Aliás, num time bem ajeitado defensivamente, pode até ser o esquema padrão.

    Fico feliz que o Énderson, tão criticado antes mesmo de começar a treinar, esteja no caminho certo. E isto podemos ver na postura dos críticos, que começam a dizer que o time "está fácil de acertar"... Ou seja, já preparam terreno para se o cara vingar, dizerem que as criticas não era bem assim, ou que o treinador só foi bem por fez "o que eles disseram"... Que siga assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Para você ter uma ideia como o jogo transcorreu tão bem para o Grêmio:
      "Alienadamente" dá para dizer: Lembrou o Cruzeiro de Belo Horizonte do ano passado.

      Excluir
    2. Guilherme, se logo ali na frente, o Zé for pro banco e o time melhorar, vai ser isso aí mesmo que tu disse.

      Pra tu ver como é a coisa, pra mim esses times de gauchão são praticamente iguais, e como muda a postura do time. Ou vai dizer que Juventude e Veranópolis são muito melhores do que Esportivo e Nóia ?

      Excluir
    3. Gláucio. A solução já foi Maxi na armação, na ponta, enfiado, voltando buscar o jogo; já foi 03 volantes, já foi a saída do Werley, do Pará, do Barcos, entrada do Tinga, do Saimon, do Mamute, do Lucas Coelho, demissão do técnico, linchamento da direção, dos jogadores, tu não acha que resumir tudo a saída do Zé é simplismo?

      Excluir
    4. Não é resumir tudo, Paulo. O time vem bem, e de acordo com o que vem apresentando, somado às boas novidades de Luan e Dudu, é isso aí mesmo. Bota qualquer um (Maxi, Ruiz, Deretti, Biteco) que vai fazer mais do que o Zé vem (não) fazendo desde metade do ano passado.

      E eu falo por mim, pelo que eu vejo nos jogos, o meu time no início do ano seria os 3 volantes + o Maxi solto à frente, com Bressan e Rodolpho na zaga. Esse time meteu 4x0. Era o Aimoré, beleza. Mas contra Juventude, Veranópolis e Caxias, foi sofrido, aí contra Esportivo e Nóia foi barbada de novo. E qual a diferença desses jogos?
      Hoje já não adianta eu falar sobre o que eu achava. O Enderson tem o time dele praticamente formado. A partir do time dele eu analiso aquilo que pode melhorar. E tu queria ou não, os resultados e atuações estão aí pra mostrar, não sou eu, são os placares dos jogos.
      Eu só estou meio contido porque no único jogo realmente importante o time foi lá e fez sua parte (óh, e eram TRÊS volantes!).
      Nunca disse que a solução era a saída do Barcos, nem Saimon, nem Mamute, nem Coelho. Quer discutir futebol comigo? Vamos discutir, mas debatendo sobre o que EU disse, não venha escrevendo coisas que eu não disse.

      Cara, Werley e Pará são um caso interessante. Estão aí faz dois anos e volta e meia entregam a rapadura. E são jogadores rodados, que obviamente deveriam ser mais cobrados.

      Eu não acho que Saimon ou Bressan sejam solução pra zaga, podem vir a ser (o Saimon sofre muito com as lesões, já era pra ter vingado). O Werley eu já vi que nunca será.

      Quantas chances semelhantes às do Luan o Tinga teve? Será que ele não merece ser testado no time titular um ou dois jogos? O Pará é tão bom assim pra ser incontestável?

      Tchê, o gauchão deveria servir pra isso. Pra testar os guris nas posições onde ainda não há titulares incontestáveis.

      E que fique bem claro, não tô vindo aqui defender ninguém, tinha parado de cometar justamente por essas "letrinhas". E só resolvi escrever aqui por fui eu que disse que tá fácil acertar o time. Não tenho compromisso com blogueiro nenhum, comento onde acho que posso acrescentar algo ou trocar idéias de forma sadia.

      Excluir
    5. Mas Gláucio é justamente aí que discordamos. Está fácil AGORA e isso, queiramos ou não, é mérito do Enderson. E quem está falando sou eu que, prima facie, sempre defendi a manutenção do Renato e não fui entusiasta do novo técnico. E porque eu digo que é mérito dele? Porque foi ele que confiou no Luan mesmo após a apresentação no primeiro jogo, porque foi ele que se deu conta que o Maxi não acrescente jogando como armador, foi ele que "inventou" o Dudu, foi ele que contribuiu com o Deretti, foi ele que tirou o Bressan, foi ele que mudou a saída de bola do Grêmio, enfim, negar que ele acertou - e muito - é covardia. Ano passado o Renato fez algo que NINGUÉM havia cogitado, e deu certo. É necessário que os méritos sejam atribuídos a quem merece e o Enderson tem se mostrado merecedor.

      Quanto aos 03 volantes, vou retificar, acredito que em determinadas - bem determinadas - situações é valido, todavia, se vc observar, é justamente nisto que eu criticava o técnico, pois, aparentemente, tinha aberto mão de suas convicções e EU não penso que um esquema retranqueiro nos leve a lugar algum! Não existe time campeão que adote esta fórmula, o futebol evoluiu, posso até estar errado, mas é o que penso.

      Sempre defendi o Saimon, mas neste momento não tem condições de jogo. E sobre o Bressan, o esquema não permite, como sair com a bola dominada, sem ligação direta, com um cara que chuta pra onde está virado o nariz? E se for pra bater nessa de entregar é bom lembrar que o Bressan também entregou a libertadores. Só pra deixar claro o Werley está a leguas de distância do que imagino para titular, mas eu não posso contratar zagueiro.

      Sobre o Tinga estou bem tranquilo porque mesmo após o primeiro jogo disse que deveria ter chances e cresceria, assim como o Luan, atuando no time principal. Mas aí entra o bonito do futebol, o esquema que considero ideal é com 02 volantes e 03 meias. Neste sentido é necessário um lateral com maior poder de contenção, o Tinga cumpre essa função? É algo a ser testado no Gauchão.

      Sobre o Zé não tem acerto. Observe, HOJE ele só está jogando pela falta de condições do Ruiz. Sua função é muito mais de composição de meio campo e auxílio técnico. Quando a marcação aperta é ele que procuram para o passe porque sabe segurar a bola, é raro perder para a marcação e não erra passes. Daí você vai me dizer - ah, mas ele não erra pq não tenta o passe diagonal. E eu vou concordar contigo, mas a faixa de campo que ele joga é mais recuada, não se pode perder a bola ali e ele é o desafogo do time. Se é insubstituível? De forma alguma, ainda mais que demonstra sinais de cansaço. Acredito que o Ruiz - em boa forma - deva assumir a posição, mas isso é feito de forma gradual pra não queimar o gringo e virar outro Rondinelli.

      E sobre comentar ou não comentar Gláucio, acho que o espaço sempre foi amplo e permitiu qualquer manifestação respeitosa - como sempre foram as tuas. Não exigimos fidelização e respeitamos TODAS as opiniões. O fato de tu não querer ver o Zé nem pintado de ouro não faz a tua opinião menos digna, MAS, também não a minha opinião ser menos digna. É o preço do contraditório.

      No mais, nunca te dei "letrinha" Gláucio, não é do meu feitio. És e sempre foi bem vindo, não precisamos de polemica para aumentar o acesso do blog, a proposta é - uma roda de chopp, te senta e comenta vivente!

      Excluir
    6. Bah Paulo, aí não tem porque nos "brigarmos", porque eu também acho que tá fácil, agora. Justamente porque o time vem jogando bem.

      E a questão de comentar ou não, é que na minha opinião, sempre virava nisso, e eu acabava não contribuindo e só me estressando, kkk.

      E sobre as "letras", não és tu.

      Excluir
    7. Outra coisa, onde que tu viu eu criticar o trabalho do Enderson?
      Eu só acho que algumas coisas poderiam já estar mais avançadas, mas no geral o trabalho é bom.

      Não critico o espaço, simplesmente eu não julgava necessário escrever algo.

      Excluir
    8. O comentário não foi pra ti, mas, enfim.

      O fato é, como disse o PJ, o Énderson TOMOU PAU de tudo que é lado, isto antes mesmo de ter UM jogo oficial no ano. Isto não é mentira, está escrito em vários lugares, vindo dos mais diferentes torcedor.

      Daí, gostemos ou não, relevemos os primeiros adversários, deu uma certa maturidade ao time, está testando opções e, como prometido, está dando chances, aos poucos, aos jovens. Eu sei que dirão que o Luan só entrou porque o Kléber machucou e etc. Pois bem, MAS ENTROU. Fosse outro, talvez, teria "inventado" o Marco Antonio ali, optado por mais um volante ou sabe-se lá o que. Fez o óbvio, mas fez! Não era isso que queríamos?

      Sobre o Zé, em si, já disse desde o início do ano, que pra mim, atualmente, ele não seria titular, salvo em casos específicos (como um jogo de LA fora, estréia...). Mas é claro, apesar de eu dizer isto claramente, mais de uma dúzia de vezes, sigo com a fama de defensor incondicional do Zé. Só que, como bem disse o PJ, não sei se basta tirar o Zé pro time funcionar, e se apenas isto é certeza do sucesso. Veja bem, no único jogo importante do ano, o Zé jogou e ganhamos fora de casa. Sem ele poderia ter sido mais fácil? Talvez... Mas aqui entraremos no campo da suposição. Terão outros que dirão que sem ele não teríamos tanto posse de bola e o sufoco seria ainda maior.

      O que eu venho batendo, desde o ano passado, é que o Zé pode ser banco, sem problemas. Mas tratar ele como o grande problema do time é fechar os olhos pra realidade. Ele pode não ser o cara que decidirá meia dúzia de jogos, o craque (aliás, porque seguem cobrando dele o papel de armador, se todos sabem que ele não é o 10?). Só acho que ele também não é o vilão. E, no geral, creio que o problema do vilão, é que sempre terá um... Vai sair o Zé, daí se ganhar vai ser porque saiu o Zé... Se perder, vai ser porque sobrou o Pará, o Werley , o Edinho (eis a vantagem de dar pau em quase todo o time, daí até o Luan vai ter sido criticado...).. Se não sobrar ninguém e tiver o time "ideal", vai sobrar pro técnico. É fácil não errar nunca... E isto não é pra ti.

      Eu discussão sobre futebol, apenas rechaço a simplificação extrema. Se ganhou sem o Zé, ganhou apesar dele. Se ganhou com o Zé, ganhou apesar dele... E isto vale pra qualquer jogador.

      Excluir
    9. Bah Guilherme, aí complica. Tu rebate o que eu digo criticando o que outros dizem.

      Na hora de falar de coisas concretas, práticas, que acontecem dentro de campo, tu sempre vem com esse papo do penúltimo parágrafo. Então se não é pra mim, pra que perder tempo escrevendo?

      E sobre o Zé, bueno, pra mim se tornou inútil a partir dos três volantes do Renato. E eu venho defendendo ele fora do time, no mínimo, desde lá. Só que os meus argumentos vem se comprovando dentro de campo, já os teus....

      Problemas todo os times tem. Mas se tu te contenta com Pará, Werley etc. o que eu posso fazer?
      Em 2007, pra mim, um dos principais problemas era o Patrício, e o Ramon "poça d'água". Sempre vai ter um culpado, lógico, mas a questão que eu discute é técnica. Até os craques podem entregar um título (Baggio, Elano na seleção, copa-américa-balão), mas é muito mais provável que os ruins entreguem. O negócio é minimizar as chances de fracasso.

      Excluir
    10. Daí que tu te enganas Gláucio, é mais que necessário, é imprescindível! Se tu, o Arih, o Guilherme, Marcos, Léo, dentre outros não trouxerem o contraditório ficamos nós concordando e concordando e girando em circulo vicioso. Como diria Abujamra, é necessária a provocação, é o que nos faz sair da acomodação.

      Excluir
    11. Glaucio, minha única ressalva é que não acho que dê pra chamar o ZR de "ruim". Pode não ser o titular mais, mas pra ruim não serve, na minha opinião. Também não se esconde do jogo, nem ele nem o Pará, os quais eu tenho criticadi mais ultimamente.

      Excluir
    12. Eu já te dei números, que com o Zé, nas últimas rodadas do Brasileiro, o time não perdeu. Poderia ter ganho? Vai saber... Como uma derrota ao invés do empate poderia ter mudado a vaga direta... Voltaremos ao SE...

      O fato é que com o Zé, que pra mim teve um segundo semestre de 2013 muito abaixo do que jogou até lá (e nunca vi ninguém dizer o contrário), o time perde em velocidade (aliás, talvez até o Bruxo se lembre, mas comentei aqui, na metade do ano passado, que queria ver um jogo sem o Zè... ), mas ganha em posse de bola e na qualidade do passe.

      O Zé saiu e o time seguiu produzindo pouco, ou nada. Ganhou, mas mais pela efetividade ofensiva (1 chance, 1 gol) do que pela produção do meio (várias chances). O que isto prova? Que o problema não era um simples jogador (que, repito, pra mim não é titular indiscutível).

      -x-x-x

      Eu me contento com o que temos, pelos simples fato que é o que temos. Entre Werley e Bressan, que jogue o melhor, o que ESTIVER melhor. O que não dá é eu dizer que nenhum serve, e dizer que a solução é o Réver, que todos sabemos que não vem! Porque se for assim, o Pará não serve: pra mim lateral é o Daniel Alves; o Werley não serve, zagueiro pra mim é o Tiago Silva.

      Venho a tempos dizer que são posições carentes no futebol brasileiro, não há muitos nomes por aí. Um time campeão se faz, também, de jogadores medianos. Rivarola, entre outros, está aí pra provar isto....

      Excluir
    13. Amigos!
      Uma coisa nessa discussão é muito boa; estamos discutindo Zé Roberto e Pará e não mais Luciano Ratinho, Capone ou Rico.
      Na mídia "oficial" há alguns disparates: David Coimbra já escreveu que Muriel era o melhor goleiro do Brasil, que Grohe era melhor que Victor e que não havia diferença entre Sandro Sotilli e Barcos.

      Excluir
    14. Alguma vez tu viu eu comentado na base do "SE"?

      Guilherme, não adianta, o teu argumento é que o time do ano passado não perdeu nas últimas rodadas, é fato. Só que tu te esquece que o time vinha ganhando, jogando mal, mas ganhando. Se não em engano chegamos a ter 7 vitórias seguidas entre brasileiro e copa do brasil. Quando que com ele tivemos isso? Mas chega de falar no passado, não vai resolver nada, e pra mim no ano passado tava pior ainda.

      E mais, quando que com Werley na zaga ficamos seis jogos sem levar gol?

      Cara, não é nada contigo, caso não tenha ficado claro, eu respeito tuas opiniões, não estou discutindo pra poder dizer que entendo mais ou menos, mas se eu estou errado, eu quero que me provem com coisas de dentro de campo. Tu não precisa ficar me dizendo o que tu disse ou deixou de dizer, ou o que tu acha ou deixa de achar, eu sei o que tu escreve, fica tranquilo.

      Pra ficar tudo bem então, chegamos num consenso (faz tempo já), que o Zé deve ser reserva.
      Sobre a zaga, pra mim aí tá o maior erro do Enderson, que foi desmanchar a melhor zaga do ano passado, por causa de 2 jogos do Bressan. Ele foi mal? Foi. Mas aí há que ser justo, porque Pará, Zé, Kléber não receberam o mesmo "tratamento" ? MINHA opinião: bruxismo.

      Eu acredito que o Bressan possa vir a ser um Rivarola, o Werley nunca vai ser. É tão difícil ver isso dentro de campo?

      Onde que tu viu EU pedindo jogador de fora? Eu quero ver o Tinga ou o Moisés jogarem duas partidas seguidas no time principal. O Geromel já deveria estar vindo sendo testado também.
      O Werley todo mundo já conhece.

      Marcos, os "ruins" a que eu me referia são Pará e Werley.
      O Zé de 2007 me serviria, o de 2014 é ex., infelizmente.

      Excluir
  4. Sem delongas, Zé Roberto e Werley não estavam atrapalhando o time.

    ResponderExcluir
  5. Agora e o Nacional (o outro). Pela posicao de ambos na tabela, creio que virao para arrancar um empate. Jogar nos contra ataques pelos lados. Neste caso, sou inclinado a desejar um time mais ofensivo para buscar a vitoria desde o inicio. Tentar fazer o resultado no primeiro tempo. Sendo assim, Grohe; Para, Werley, Rodolpho e Wendell; Edinho e Riveros; Ze, Dudu e Luan; finalizando com Barcos. Edinho plantado e Riveros subindo (na boa). Sem a bola, num 4.5.1, com a bola, 4.2.3.1 oscilando para 4.2.1.3. Devemos manter os laterais presos e marcando mais. Na posse de bola dar liberdade para Luan e Dudu buscar os lados ou diagonais. Aqui sera a decisao da classificao porque la, na altitude, sempre e um problema serio, independente da qualidade deles. Sem considerar que na Argentina qualquer mediano e carne de pescoco. Ja virou mantra: na LA, classificacao se faz em casa porque fora e sempre pensando em empate, em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  6. Arih!
    É o meu time para terça; na verdade, trocaria Werley por Geromel, mas é um risco que o Enderson não precisa (nem deve correr).

    ResponderExcluir
  7. Final de semana pra mim é complicado, pelo note não consigo postar e depender de smartfone é terrível. Então vou dar meus pitacos aqui.
    Por ordem:
    Marcelo: Não sei se tenho mais esperança ou convicção no Marcelo. Repetiu erros antigos. Se adianta em demasia (para compensar a altura) e nesta quase levamos um gol de falta. Saiu catando borboleta e numa bola cruzada na área por baixo não alcançou a bola. Há de ser dado o desconto pelo tempo que ficou lesionado, espero que seja só isso, torço.
    Pará: O mesmo de sempre, ajuda atrás, prejudica na frente. Queria ver alguém mais qualificado, mas se a opção for Moisés fica o titular que pelo menos tem senso de posicionamento e cumpre sua função tática.
    Geromel: Vou discordar de vcs, não vi grande coisa, na verdade acho até que o Bressan foi melhor. Não parece ser te todo ruim, mas o que eu mais esperava dele me decepcionou, no caso, a velocidade. Por duas oportunidades correu com o adversário e nas duas perdeu, permitindo o cruzamento. Claro, não ignora que esteja sem ritmo de jogo, deve evoluir, se recuperar a velocidade farda no lugar do Werley.
    Bressan: O de sempre, não é de todo mal, mas simplesmente não encaixa no esquema do Grêmio. Explico, Enderson prioriza a saída de bola com qualidade, passes, bola no chão. Com o garoto é bicuda para onde aponta o nariz. Está na média dos outros zagueiros, mas a característica não encaixa no time, é reserva.
    Breno: Não comprometeu, mas está tímido.
    Edinho: De sempre.
    Léo Gago: idem.
    Alan: Visivelmente fora de ritmo, ainda pesado, mas com uma visão de jogo invejável. Ainda se recente de uma melhor forma física, por isso não conseguiu compor o meio com qualidade. Não ficou tão a mostra por causa da fragilidade do adversário, mas contra outro time prejudicaria o esquema defensivo. Com o tempo e ritmo pode substituir Zé neste meio.
    Luan: Precisa falar?
    Dudu: Entrou como quem deve entrar, comendo grama, aproveitando a oportunidade.
    Barcos: Voltou a ser Barcos.
    Maxi: Outro que ou se coça ou - como bem disse bruxo - perde o trem da história. Já deu mostrar de que fazer a de armador não é a dele, gostaria de vê-lo com liberdade, no lugar do Dudu, mas pela entrega e determinação qual dos dois é mais merecedor? Maxi me lembra outra promessa, Danilo Rios se não me engano, um garoto que veio do futebol Baiano, promessa de craque que quando entrava no jogo parecia não se dar conta da grandeza do time, dispersivo, sonolento, espero mais - muito mais - dele.
    Enfim, o esquema que eu gostaria de ver foi testado - com sucesso - espero que se torne o padrão e Deus me livre e guarde dos 03 volantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      De todas as tuas observações, a que mais me preocupa como torcedor é o encolhimento do futebol do Máxi Rodriguez. Está claro que o problema é mais ligado a personalidade dele do que "falta de bola".
      A Direção tem que chegar no cara, conversar com os especialistas da área e não perder um atleta que já mostrou qualidades.

      Excluir