Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Opinião



A ressaca da segunda-feira

Sugeri que o presidente Koff se aconselhasse com o travesseiro, eu fiz o mesmo. Ontem, ainda de cabeça quente, achava razoável Enderson Moreira prosseguir, hoje, não.

Parece incoerente, sempre fui pela manutenção até que provem o contrário; acontece que o "provem o contrário", para mim chegou no final do Grenal. Esta final de Gauchão foi uma hecatombe, vai para a história dos clássicos. Foi 2 a 6 em dois jogos, sendo que o primeiro, foi a primeira derrota na Arena. É demais! Precisa de um choque. Enderson não mostrou talento e espírito para encarar  decisões.

Não é só o treinador; Marcelo Grohe insere seu nome ao restrito grupo de goleiros que foram vitimados em momentos tristes da história tricolor. Lá estão Sérgio Moacir, "goal-keeper" do Grenal do 2 a 6 em 1954 e Murilo, o arqueiro de 4 dos 5 tentos sofridos no 2 a 5 em 1997. Agora são 6 gols em apenas 2 partidas; pior! consecutivas e em decisão. Ninguém esquece mais.

O mais grave, são apenas 3 vagas para inscrever para as fase seguintes da LA. Por contratar errado (ou Geromel é um acerto?), o Tricolor queimará uma inscrição com um defensor, traz um meia, Rodriguinho, resta uma para duas ou três necessidades, um reserva para Barcos, um lateral direito, desta forma, para o arco vai aquela expressão; " só tem tu, vai tu mesmo". Mas a lição está aí para aprendermos, goleiro é algo raro. Quando Danrley saiu após 10 anos, eu sabia que dificilmente seria suprida a vaga facilmente, então quando o Tricolor encontrou Victor depois de uma série de equívocos, eu fiquei tranquilo, tínhamos goleiro para 10 anos, aí começou aquela história de fulano está pedindo passagem e eu comecei a me preocupar, pensei: vai dar lambança; não é que deu? Aí veio o Dida - Bom, temos goleiro para mais dois anos, raciocinei. Não é que deu lambança, de novo? Dispensaram o Dida.

Espero que o pessoal aprenda com os erros e que o Tricolor acerte o passo, mas tá difícil entender a Direção e parte da torcida.






42 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro14/04/2014, 14:17

    O Victor tava nos 4x1 em 2008....

    O Dida era o goleiro naquele jogo contra o Coritiba ano passado.

    E eu errei no tópico anterior a respeito do Danrlei nos 5x2 de 97.

    ResponderExcluir
  2. Difícil mesmo é entender esta tua paixão pelo Dida, Bruxo.
    Gols como os que o Marcelo tomou nestes Grenais, o Dida cansou de tomar em 2013 pelo Grêmio.
    Foram bolas que passaram perto de sua mão e entraram, outras que ele até tocava mas que também entravam, golpes de vista que resultavam em gols, etc.

    Lembro de eu, você e mais alguns, nos bons tempos do blog do MM, defendendo o Victor e alegando que ele deveria ficar, pois a sua má fase era passageira e estava diretamente relacionada com a péssima qualidade daquele time. Mas Marcelo veio e PROVOU em campo que estávamos enganados. Fez ótimo brasileiro sendo considerado um dos, senão o melhor goleiro do campeonato. Eu mudei de opinião. Muitos outros mudaram, mas você continua irredutível.
    Sei que você é inteligente (caso contrário não seria um bom professor ou escreveria tão bem). Logo, me resta concluir que o teu maior defeito é mesmo a teimosia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo!
      Você consegue discordar e colocar o teu ponto de vista com tanta elegância, que a gente até se segura no teclado para responder no mesmo "padrão".
      Dito isso, Marcelo, gosto de goleiros que são da escola do Taffarel e Ricardo Pinto que inauguraram esse estilo econômico, discreto e extremamente objetivo.
      O Dida é didático dentro do gol. Os gols que ele sofreu ficando parado, foram lances em que era humana/fisicamente impossível chegar na bola. É conhecimento do "métier". Poderia fazer um "mise-en-scène" se atirando cinematograficamente e ficar de bem com o torcedor, fazendo o contrário, ele demonstra conhecimento e acima de tudo, confiança, certo de que fez o melhor.
      A gente tem que ficar atento com as "propagandas enganosas", gato por lebre, o que parece e não é.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 08:04

      Então, elegantemente, conclui-se, que tu não gosta de Danrlei e Victor ?

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 08:12

      Respeitosamente, Gil Niederauer. Isso é tese. Defender falhas e defeitos do goleiro do estilo de que tu gosta, com o argumento de que ele não foi na bola porque sabia que não daria, é a mesma coisa que o Vanderlei dizia, que não cruzariam mais na área do Grêmio porque tinham medo do Dida.

      Então, pensando assim, dá pra concluir que muitas vezes os jogadores de linha não chutam em gol, por que sabem que não vão conseguir fazer?

      E onde fica o esforço a mais? A última gota de suor pelo time? Arriscar? Tentar o improvável?
      Que são coisas do futebol.

      Excluir
    4. Glaucio;1
      Não entendi a expressão "tu não gosta do Danrley e do Victor". Por que?

      Excluir
    5. Glaucio!
      É questão de convicção. Dá para ser campeão com o Grohe, dá; mas para mim, mas ele é da turma do Muriel e do Renan do Goiás, ex-Inter, por exemplo.
      Victor, Dida estão noutro patamar.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 15:34

      Porque o Victor e o Danrlei não eram da escola do Dida, da serenidade, tranquilidade. Ambos eram espalhafatosos, de defesas espetaculares. Vantagem pra o Victor em relação aos penaltys, e para o Danrlei em relação aos Grenais.

      Pra tu ver, o Renan...foi campeão da América.

      Excluir
  3. Paulo Juliano14/04/2014, 15:36

    Se errasse, tomasse consciencia, ou vergonha na cara mesmo, e tentasse reverter, va lá. Mas não, fincam o pé e não tem Cristo. Sabem que estão errados, mas vão continuar insistindo até que a ideia se torne tão insuportável que vão mudar, daí é fácil, é só dizer que o problema foi ter mudado, que já já ia começar a dar certo, quem não lembra do segundo jogo contra o Atl. Paranaense pela Copa do Brasil? Pois é, era só continuar com a escalação que tinha iniciado e logo logo o gol ia sair...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro14/04/2014, 15:47

      Naquele jogo, se não me engano, foi a volta triunfal do Zé Roberto, não?

      E no primeiro, na derrota por 1x0, onde era escancarada a entrada do Maxi no ataque devido aos desfalques, o Renatou largou a bomba pra Mamute e Coelho, depois, já perdendo, tirou um atacante e colocou o Elano. E era o Dida o goleiro, e o Werley na zaga (ainda 3-5-2).

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro14/04/2014, 15:51

      http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2013/06-11-2013/gremio-atletico-pr.html

      http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2013/30-10-2013/atletico-pr-gremio.html

      Excluir
    3. Paulo Juliano14/04/2014, 17:31

      Foi neste mesmo Gláucio, depois de um tempo parado, quando a porca torceu o rabo, colocou o cara de volta - mas claro, pra ele não serve dizer que entrou na fogueira ou sem sequência.
      Ainda quer discutir Werley? Não entendo o motivo.
      Na época era o que se pedia Gláucio e o resultado foi a derrota que nos tirou a vaga.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 07:58

      Não estou discutindo o Werley, estou querendo mostrar que o Dida também sofreu quando o Werley estava na zaga.

      Que não foi por causa do Dida que Bressan e Rhodolfo deram certo;
      Que foi um erro colocar o Zé de volta;
      Que o Marcelo sofre com os mesmo problemas que o Dida sofria em 2013 (Pará e Werley).

      E eu nem falei em custo benefício ainda.

      E eu não escrever bonitinho, sou meio faca na bota mesmo, as vezes esqueço uma letra, troco por outra, e não fico relendo antes de publicar.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 08:01

      Eu acho injusto criticar o Marcelo e aliviar pro Dida.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 08:07

      Respostas não, contrapontos, se existem.

      Listei fatos que lembrei de cabeça, de coisas que vi dentro de campo.

      Excluir
    7. Paulo Juliano15/04/2014, 09:18

      Gláucio o Dida não me diz mais respeito! Posso ficar puto, fazer comparativo e o escambau de bico mas não preciso aliviar, não tem o que aliviar, falha dele HOJE é glória pra mim! To criticando o Marcelo porque falhou nos 05! gols de 06. Ou também não pode criticar o Marcelo?

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 09:31

      Claro que pode. Como eu reconheci o erro no segundo gol do primeiro Grenal, reconheci o erro de posicionamento no quase gol olímpico contra o Nacional-Uru.

      Só que fica uma análise parcial.

      Enquanto o treinador e suas escolhas arrebentam o time, um bom goleiro que temos é fuzilado.

      Excluir
  4. Glaucio Missioneiro14/04/2014, 15:44

    Um detalhe que me veio agora, Victor tinha entre 25 e 26 anos quando veio pro Grêmio. Praticamente mesma idade do Marcelo.

    Ok, já tinha uma copa do Brasil no currículo, mesmo assim, levou 3 anos pra ter chance num time grande (essa CB foi em 2005).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano14/04/2014, 17:33

      Presumo que daqui a três anos então o Marcelo já terá sido eleito o melhor goleiro do brasileirão umas 02? vezes seguidas, terá ido à seleção e ganhado um mundial como protagonista, após ser contratado a peso de ouro por outro clube brasileiro, em resumo, é isso?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 07:59

      Não. O Marcelo já está em um time grande.
      Mas não tem culpa de o time esse ano estar uma bagunça.

      Estou esperando as respostas no post anterior.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 08:49

      Fui pesquisar mais um pouquinho...Victor era reserva em 2005

      http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2005/06/22/ult59u94448.jhtm

      Excluir
    4. Paulo Juliano15/04/2014, 09:22

      O Victor também estava num time grande Gláucio...
      Mas chega, pro ano é o Marcelo e ponto, não é minha solução mas também não é maior problema do time - sem dúvidas.
      É hora de se concentrar em outros pontos, em soluções.

      Excluir
    5. Paulo Juliano15/04/2014, 09:25

      Gláucio eu to procurando as perguntas lá e - me desculpe a distração, acho que é a hora - não to achando. Se puder repete por aqui mesmo.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 09:28

      Na verdade não foram perguntas Paulo. Eu listei alguns fatos que justificam minhas opiniões.

      Não vou repetir, acho que estou mais incomodando do que acrescentando aqui.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 09:34

      "O Victor também estava num time grande Gláucio..."

      Eu escrevi isso na segunda frase.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 09:47

      Pj, no único brasileiro em que o Marcelo jogou mais da metade, ele foi o 2º melhor. E o escolhido melhor era o goleiro do time campeão.

      Eu estou descarregando tudo isso porque não aceito que me acuse de criar teses pra defender minhas opiniões. Elas podem estar erradas, sou humano, mas opino como base no que vejo.
      Não preciso me justificar, mas tá engasgado:
      - Eu me criei dentro de vestiário, ouvindo preleção, rezando pai nosso em roda de jogador antes dos jogos. Era futebol amador? Era. Meu finado pai foi multicampeão como treinador e dirigente, era um entusiasta do esporte, só por paixão, muitas vezes ele colocou o futebol e futsal à frente dos interesses pessoais dele. No fim da vida (dos 45 aos 53) atuou como comentarista esportivo nas duas emissoras daqui.
      Tenho foto dele ao lado do Koff, após o jogo da copa do brasil de 94.

      Sinceramente: nem sei se ele concordaria comigo hoje, mas os valores que ele exigia e tentava ensinar aos jogadores eu lembro. E são os mesmos que o Grêmio teve em seus anos de glória.

      Desculpem o desabafo.

      Excluir
    9. Paulo Juliano15/04/2014, 12:13

      Olha Gláucio, posso ter exagerado com o Marcelo, e nisso vc está certo, não é meu sonho de consumo, mas é bom goleiro, nossos maiores problemas passam ao largo da meta.
      Essa história do torcedor de teses é antiga e está descontextualizada, não sei pq tá se doendo, não tem nada a ver com o teu perfil. No futebol o início de tudo é tese, esquema, estudo do time adversário, treinamento tático, são teses que se implementa e afere a eficiencia.
      O problema é que chegou um momento em que tudo passou a se resumir a teses, era tese para sustentar tese e virou um ciclo vicioso...Tese do homossexualismo, da picaretagem, do escuso, do ilícito e quando perguntavam dos fatos que embasavam - geralmente o Guilherme - era mais fácil achinchalar o interlocutor e colocar tudo na conta do "público e notório". Entendeu? Tudo parte da tese, mas se baseia em fatos e estes andavam escassos.
      Mas enfim, isso não vem mais ao caso, é uma discussão pretérita que não tem mais guarida e nem gera assunto.
      Ao fim e ao cabo - pelo pouco que conheço de futebol - acho que a razão está com teu velho.
      Tem algo que me irrita na torcida gremista imensamente e é essa obsessão pelo passado, é o dirigente que busca o novo Dinho, o torcedor que diz faltar um "Paulo Nunes", o comentarista que acha que o time só funciona com um "meia clássico", é um desconhecimento de futebol e de sua evolução que transcende a compreensão humana!
      Até hoje tem mais viúvas do Sandro Goiano do que entusiastas do futebol do Lucas Leiva e isso é um completo e desmensurado ABSURDO!!!
      Daí ano após anos são as mesmas justificativas, passam 15 anos tentando montar um time igual ao de 95, nunca conseguem e no final é porque "não acharam as peças certas", desconsiderando completamente que TUDO mudou na prática esportiva.
      Não é possível repetir times do passado e é contra-senso esperar que repetir na integra um esquema vetusto é chance de algum sucesso.
      Mas os VALORES, este são sim possíveis de transportam, porque eles não envelhecem, eles transcendem as eras, daí a tal da mística.
      Jogador tem que jogar BEM! Não me importa se vem da base ou da ponte que partiu, tem que ser bom! Dinho não era gremista de criancinha, Fernandão não era colorado, se tornaram ganhando tudo, e quando vencemos nos tornamos mitos, lendas e torcedores meu irmão!
      O Grêmio tem esta "aura" que não vai se encontrar em nenhum outro time brasileiro, mas não se aproveita disso, daí tem jumento que continua apregoando que chute na canela ganha jogo, NÃO GANHA, o que ganha é qualidade e te faltado muita por aqui.
      Pois olha, isto vem do que teu pai já tinha te passado, de valores! Do cara chegar no 1º minuto de jogo no juiz e perguntar se um Argentino de 1.60m vai apitar o jogo! Mas tem que gritar e ir pra cima, o cara respeita! Se afinar uma vez, já era, não precisa ser violento, mas precisa se impor!
      Mas quer saber, dos que estão aí eu nunca esperei nada mesmo, esperava eu do Koff, porque se tem alguem que deveria entender os valores do Grêmio este alguém é o velho e ele tá me devendo explicação.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 12:27

      E nisso, vai mais um elogio ao Maxi (tô forçando a barra, sim, mas aconteceu).
      Ele foi o primeiro nesse segundo jogo a dar uma "chega pra lá" no ganizézinho, não adiantou porcaria nenhuma, mas mostrou brios. Pode até ser jogar pra torcida, não sei, mas é o tipo de coisa que pode fazer o time reagir psicologicamente, ainda tava 1x0, era reversível.

      Excluir
    11. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 12:31

      Outro fato positivo foi o que o Riveros fez no primeiro jogo da LA, peitou o Uruguaio e não baixou a cabeça.

      Só que esse espírito está faltando desde a direção até os jogadores.

      Excluir
    12. Paulo Juliano15/04/2014, 15:31

      Pois naquele momento eu acreditei - ou quiz acreditar - que tava ali o jogador pra função! Porque o cara é doido, pois só sendo doido pra se atirar no pé do cara pra fazer gol de cabeça e só sendo louco desvairado pra se jogar na frente da bola com as pernas abertas e evidente risco às bolas!
      Sobre o colorado, não foi o Edinho que juntou ele?
      Enfim Gláucio, material humano tem! Nem que seja pra trabalhar o porra louca do Wendell, mas esse vai embora, o que importa é que tem!!!!!!
      Agora a direção tem que sustentar! Chama o Riveros e fala - perte no meio quem fizer gracinha e buzina o ouvido do juiz o jogo TODO! Vai ser expulso uma hora? Vai, daí é que entra a direção e banca! Porque o cara é louco mas joga de chuteira preta e é adorado pela torcida.
      Sei lá cara, tá todo mundo muito passivo, o rombo que a gestão passada deixou eu não nego, por isso não to pedindo que contratem um caminhão de reforços a preços absurdos, mas pelo menos a atitude, essa tinha que mudar.

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 17:06

      Claro quem tem, o elenco evoluiu em relação ao ano passado.

      O Edinho foi no primeiro tempo, acho que no Aránguiz.

      Agora tocaste num outro assunto muito pertinente, ao menos pra mim.

      chuteira preta....sei que futebol atual tem muito marketing e tal, mas pra mim é muita frescura.

      Pode parecer mais um pouco de rusga, mas ver no meu time, no Grêmio, GRÊMIO! Time de Baideks, Rivarolas, Pereirões, o zagueiro central de chuteira "salmão" fluorescente ou sei lá o que...é de um desgosto...

      Tu tocou num assunto que eu não queria tocar, não aqui. Questão financeira, se analisarmos o custo benefício de alguns de 2013 pra cá....

      Excluir
    14. Paulo Juliano15/04/2014, 18:54

      Pois olha Gláucio, daí é o tal do marketing burro, sabe porque? Porque se o cara joga demais, é um monstro, daí blz, pode usar chuteira da cor e da marca que for, agora, se o futebol do cara já é contestado, o que ele faz? Tenta passar despercebido! Tenta, ao máximo, se adequar ao que a torcida gosta para garantir, no mínimo, uma simpatia ou respeito. O Pará, se tem um mínimo de inteligência, já tinha raspado aquele moicano terrível, colocado uma chuteira preta e pronto! Podia não resolver os problemas, mas demonstra respeito à história do clube.
      Sobre questão financeira Gláucio eu sou da opinião do Guilherme, se tu me pergunta o que eu acho do salário de 600k do Zé eu te respondo É UM ABSURDO, UM ACINTE!!! Mas daí o presidente vai, contrata, banca e paga todo mês. E aí, qual é a solução? Ficar de bico porque ele ganha demais, dizer que tem quem ganhe menos e ignorar que é melhor dos q estão jogando? Essa é a diferença básica, acho um absurdo pagar, agora, se tá pagando, utilize, deixar no banco não torna mais barato.

      Excluir
  5. Você acha injusto criticar o Marcelo e aliviar o Dida.
    Numa boa, imagina o Dida tomando 6 nestes Grenais, o que seria dito. A começar pelo David Coimbra.
    Seria um massacre para cima do baiano. Não mesmo, hoje estão aliviando o Marcelo, mas a história vai recolocar as coisas no lugar. Daqui há 20 anos vão lembrar desse Grenal como sendo o do Grohe. Do Werley nimguém vai lembrar sequer o nome, porque não tem qualidade e é criticado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 15:38

      Eu já falei o que penso, enquanto estamos discutindo goleiro, continuamos sem treinador e com um lateral e zagueiro sem fundamento.

      Se o Dida é tão melhor assim, por que na libertadores ele não fez a diferença a favor do Grêmio?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 16:06

      Imagina...seria....vai....vão....

      Tudo hipótese, nada concreto, nada de argumentos sólidos.
      Não quero ganhar discussão, mas eu apresento meus argumentos, estão todos lá no post anterior, e vou manter essa opinião, até que me provem o contrário.

      Aí tu pode dizer: "pra que mais sólido do que esse 6x2". Se disser, já está aqui a resposta:
      Ano passado nem chegamos na final do gauchão.

      Excluir
    3. Paulo Juliano15/04/2014, 17:04

      E o meio de campo Gláucio? Não tem que mudar nada não? Porque se o problema fosse só a criação beleza, daí é só colocar na conta do Enderson e Ruiz, mas e a inoperancia na contenção? E o Alan Patrick - meu Deus, quem é esse! - deitando e rolando? E o teu volante correndo atrás do Aranguiz? DO VOLANTE Aranguiz? Pois eu vou te dizer agora, pra não parecer oportunista, pode contratar o Manoel - que está afastado do Atl. esperando proposta - e colocar o lateral que vc escolher, se não mudar essa trinca burra de volantes não vai adiantar nada!

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 17:11

      Paulo, eu tenho como defesa o segundo semestre de 2013. Sem o Werley melhora tanto pro meio quanto pro goleiro.

      Tchê, a coisa é tão maluca, que em 2012 eu fui em dois jogos no Olímpico, num o Werley jogou, o Grêmio perdeu pro Galo, no outro era o Saimon, e o Grêmio virou sobre o São Paulo.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 17:12

      Bota quem no meio no lugar dele?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 17:18

      Como eu disse antes, isso é tese minha, gosto meu, estilo meu. Primeiro ajeita a cozinha...

      Uma construção sempre começa pelo alicerce.

      Só que não adianta, eu "brochei", como o Gil disse, vamos pra Argentina de Werley, duas linhas de 4, Dudu se matando lá na ponta esquerda tendo que cobrir o Wendel, e Zé de volta, pra jogar aproximando do Barcos. Aí fica um buraco no meio, e o Edinho se obriga a subir pra ajudar na armação, e o Ramiro que é mais fraco na marcação dos três fica na sobra. Enfim, tá tudo invertido.

      Aqui pode ser oportunismo meu, não sei, mas no juventude, antes de vir pro Grêmio, o Ramiro era meia, tendo começado de ala. Aqui no sub-20 que botaram ele de volante.

      Excluir
    7. Paulo Juliano15/04/2014, 19:01

      Concordo contigo, 2013 melhorou pra volancia e pro goleiro e piorou pro meio e ataque, enfim, time desajustado de novo. E aqui é o motivo de eu estar pedindo a cabeça do Enderson, eu acreditava que o Renato ia dar sequencia ao trabalho, continuidade e depois de ajeitar a cozinha ia equilibrar o time. Posso até estar errado - ele meteu 03 volantes no Flu também, mas eu tenho a dignidade de dizer que implorei pro cara ficar, isso que me deixa puto, ver oportunista por ai que cagou pau no cara o ano todo vir chorar a saída dele (é óbvio que isso não é pra ti né Gláucio).

      Agora eu vou dizer o que EU acho, tese minha, tu pode até ficar louco, mas EU penso que o Zé no lugar do Ramiro e na frente Barcos e Luan melhora - e muito - o time. Zé pra fazer uma função de terceiro homem, receber essa bola atrás e sair com qualidade, acabando com essa maldita ligação direta e permitindo ao Ruiz flutuar neste meio, se encarregando da armação, é o que penso e mais, defensivamente não vai mudar nada, o Ramiro não marca mesmo.

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro15/04/2014, 21:46

      Olha cara, ele tentou isso com Zé e Maxi e não sustentou dois jogos, empatamos em casa com o Lajeadense e perdemos fora pro Juventude.
      Depende de como ele armar o time. De repente não deu certo porque ele botou o Maxi jogar aberto pela direita, com o Zé mais avançado e centralizado. Mesmo assim, acho que o Zé carrega demais a bola, aí torna a transição lenta, dando tempo de o outro time se armar. Ele atrasa contra-ataque, e não tem combatividade. O Ramiro se posiciona mal, mas por vezes ainda consegue dar combate, fazer uma falta, obrigar o adversário a recuar ou tocar pro lado. O problema dele na marcação acho que são umas panes, esquece de acompanhar a jogada.
      E o Enderson gosta das tais linhas de quatro.

      Excluir
    9. Paulo Juliano16/04/2014, 09:34

      Mas é isso que não pode! Colocar o Zé "avançado e centralizado", isso não é papel pra ele. Quanto a transição, SE eu não posso ter qualidade E velocidade eu fico com qualidade Gláucio, porque não tem transição mais rápida do que essa maldita ligação direta e eu não quero mais isso no Grêmio! Ou então agente continua sacrificando o Dudu, fazendo o cara buscar a bola na linha mais recuada e fazer o que ele NÃO SABE. Porque vai correr feito um doido, bater de frente com uma parede de zagueiros ou não ter condições de fazer uma passe qualifica, pra mim isso não serve. O trabalho do Zé é simples, recebe a bola dos volantes, leva até uma faixa intermediaria e procura o melhor passe, Wendell, Ruiz, Dudu entrando pela esquerda, Luan, Barcos pra fazer o pivo, simples, a "verticalidade" vai ficar por conta do Ruiz. De vez enquando sobre até a área - como elemento SURPRESA e no restante compõe a defesa (não vejo decréscimo nenhum em relação a Ramiro). E o melhor Gláucio, e aqui as vezes agente negligência, a bola no meio campo do Grêmio é quente, pipoca, temos um posse de bola infima porque ninguém segura! Quando a bola roda qualquer pressão é chute pra onde aponta o nariz, nenhum do trio de zaga tem condições de receber, arredondar, receber a pressão e ter lucidez de passa. Cobrança de lateral então? Um bumba meu boi! E nisso Zé ajuda e muito, não vai fazer lançamento de 40 metro pro Barcos, mas vai segurar a bucha pra não precisarmos entregar a bola a cada 05 min.

      Excluir