Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Opinião



Tricolor sofre 1 a 0 e larga em desvantagem

Se me perguntassem antes da partida se eu fechava em 0 a 1 o resultado, tranquilamente, fecharia. Claro! Olhando o time remendado que iria a campo.

Agora, poucos minutos do final do confronto, fiquei com a sensação que podia ser melhor. O San Lorenzo não é o "bicho". O que se espera de um jogo de LA na Argentina? Sufoco o tempo todo. Não foi isso que vimos. Marcelo Grohe foi um assistente, sem praticar nenhuma defesa difícil. E olha! A zaga estava dilacerada, especialmente com a improvisação de Léo Gago, que foi bravo, lutador, apesar de todas as trapalhadas. Fiquei com a sensação que o Tricolor deve lamentar o resultado, verificando o que se viu em campo.

Se o Grêmio melhorou em relação a si próprio, a produção ofensiva, seja pelo inexistência de um meio de campo ativo, seja pela inoperância do ataque, ficou novamente devendo. Não houve situações de gol; a única foi patrocinada pela distração da defesa buenairense, que o Tricolor tratou de isolar pela linha de fundo. Infelizmente, um carteiraço de Barcos, quando tudo indicava um chutaço de Léo Gago, se ainda estivesse em campo (não tenho certeza) ou um bola colocada com técnica por Dudu ou Luan.

O único gol foi anotado por Correa no segundo tempo. Os principais destaques azuis foram pela ordem, Dudu, Riveros e Pedro Geromel. As decepções foram Zé Roberto, Barcos e especialmente, Ramiro. Não chegaram a comprometer, mas eles jogam muito mais do que realizaram hoje.

Por fim, por mais gremista que sejamos, é óbvio que este elenco não tem bola para chegar ao título. Ou melhora muito ou não entra Maio na LA. Provavelmente, Enderson Moreira seja mantido, mas quero deixar registrado aqui, que seria um grande momento para a troca. O San Lorenzo não assusta; daria para entrar dia 30 com um gás novo com um meio onde Luan e Rodriguinho teriam cadeira cativa.

23 comentários:

  1. Se alguém ainda não entendeu, eu desisto, porque eu, esta besta quadrada que não entende "xongas" de futebol - e por isso sou FUNCIONÁRIO PÚBLICO, sem tergiversação, tem tese, apenas FUNCIONÁRIO PÚBLICO - vi a diferença de um time sem Ramiro, bom, meus amigos, os "entendidos", sem dúvida, explicarão com suficiência esta verdade meridiana.
    E quando eu precisei, Senhor, de uma, não mais que isso, nem fenomenal, nem elástica, nem plástica, nem acrobática, nem virtuosa, apenas uma simples e medíocre defesa NUM JOGO TODO, o que você me ofereceu Marcelo? Pois bem, sorte que o Senhor atendeu, num segundo momento, as minhas preces, e a bola que humilharia de forma antológica o nosso querido goleiro encontrou as redes, mas pelo lado de fora. Realmente, é difícil é complicado.
    -/-/
    Nem li a postagem, ia publicar no anterior, mas Enderson, abraço meu amigo, além de estar acuado é covarde, pois só um irremediável covarde joga a responsabilidade no Luan depois de sair em desvantagem. Teu tempo acabou no meu tricolor/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:43

      Com Maxi e Ruiz não era covardia né ?

      Excluir
    2. Paulo Juliano25/04/2014, 09:47

      A diferença Gláucio é que o Luan É titular, não entra buscando vaga, ele È e ponto! Os outros tem que comer muito feijão pra chegar perto do garoto.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro25/04/2014, 10:06

      Mas se ele está pronto, deve ser cobrado. Assim como o Maxi deve ser cobrado, pois no ano passado mostrou qualidade.

      Excluir
    4. Paulo Juliano25/04/2014, 10:45

      Mas quando o Luan decepcionou Gláucio? Pode não ter feito milagre, ainda mais descontado da lesão e parado por algum tempo, mas voltou bem. E o meu problema com o Enderson não é ter colocado o guri, pelo contrário, é não ter colocado ele no início do segundo tempo, daí, 09 minutos depois, toma um gol e coloca o titular numa fumaceira desgraçada, isso que achei sacanagem pura, demonstra que foi buscar um empate e quem jogar pra empatar já sabe né....

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro25/04/2014, 11:45

      A mim, nunca decepcionou.

      Tu é quem disse que ele está pronto, e eu também acho que esteja.

      Só acho que o tratamento tem que ser justo, ele botou o Maxi e o Ruiz, fora de posição, em fumaceiras, e ambos foram criticados aqui, porque não conseguiram render.

      Há que se reconhecer que Enderson errou, também, com Maxi e Ruiz.

      Excluir
  2. Devido ao adiantado da hora nem vou comentar muito. Farei isso amanhã. Só digo uma coisa: em POA o Grêmio "arrasa" esse time ruim do São Lorenzo. Porque é muito ruim, mas ruim de doer. Não sei como chegou a essa fase. Aliás, sei sim! Os outros do grupo são muito piores. É um dos piores times que eu já vi atuar em Libertadores. Não tem nada, absolutamente nada a fazer nessa LA. O Grêmio, por pior momento que esteja, vai patrolar esse time na Arena. Não tenho dúvida. Amanhã comento mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei o time do San Lorenzo ruim. Tem algumas deficiências, é verdade, mas tem uma arma que será difícil de lidar no segundo jogo: o contra-ataque. Mas acho que dá sim pro Grêmio passar.

      Excluir
  3. O problema, Alvirubro, é que o Grêmio está jogando muito pouco e incrivelmente, aquele setor que menos falam que é deficiente, o meio de campo, é que está matando o time. Gostaria de ver Dudu, Luan e Barcos com dois meias semelhantes, não quero sequer que sejam iguais, só semelhantes a D'Alessandro e Aranguiz.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo

    Bruxo: Hoje o técnico substituiu o volante correto, mas tarde demais! Ramiro não marca e não cria, uma verdadeira nulidade. Foi por onde o Gre-nal foi perdido. Isso por que o Riveiros esteve novamente abaixo do que pode render.

    ****************
    Marcelo Grohe continua devendo. Pulou escolhendo um canto (como se fosse uma cobrança de penalti) e a bola foi onde ele estava!

    ***************
    O lance livre dentro da área (a favor do Grêmio) mostrou um time sem treino, sem liderança e sem um jogador inteligente ou "pensador". A presença de jogadores do próprio Grêmio fazendo parede na linha do gol é o fim-da-picada! Atrapalha o próprio batedor. Era para a bola ser rolada para a marca do penalti (de preferencia para uma bomba do Léo Gago - embora ele provavalmente também isolasse a bola e arrebentasse os ligamentos do tornozelo!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, exato!
      Aquela bola era para o Zé Roberto encostar para o Dudu e o Barcos deveria estar na marca do penalti para qualquer rebote. Outra opção, Léo Gago mandando uma bomba. A primeira condição para aquela bola entrar era ir na direção do gol. Foi uma cobrança exemplar de "como não deve ser feita". Improviso total. Nesses detalhes é que a LA escorre pelos dedos.

      Excluir
    2. Eu acho que o Barcos quis chamar a responsabilidade pra ele. Se faz se consagra...

      Excluir
  5. No post anterior falei da confianca em um bom resultado. Bem, pelo que o time jogou ele poderia ter ocorrido. Cheguei ate a pensar que perder por 1x0 fosse bom resultado, mas bom mesmo teria sido o empate com gols.
    Este time que jogou hoje merecia ter saido com este empate com gols, ate com uma vitoria. Foi daquelas derrotas que se eu estivesse no estadio, teria aplaudido o time pela dedicacao ate o apito final.
    Ai entram as teorias conspiratorias. Perde ate quando esta jogando bem.
    Tambem entra, nesta hora, o menosprezo ao adversario. Alias, todo o time que joga contra o Gremio, ultimamente, e ruim (ate o Atletico Nacional que venceu o Atletico verde e amarelo num jogo de ataque contra defesa). Ate o Newells que era um dos candidatos ao titulo, ate sair do grupo do Gremio e os de Medelim.
    Nao considero o San Lorenzo ruim. Foi campeao argentino e deve ter tido seus meritos. Mas jogou respeitando o tricolor. Jogou uma partida a "La Chelsea", ou seja, covardemente fechado e esperando por um gol. O San Lorenzo achou, repito, achou um gol. Nao construiram o gol (como nos 3x0 contra o Botafogo). Acharam num contra ataque, num momento em que estavamos comecando a dominar o segundo tempo, uma bobeira generalizada de todo o sistema defensivo. Nao ha culpados em particular. Grohe talvez pudesse ter pego. Para, talvez poderia ter interceptado, no entanto, aquela bola nao poderia ter sido cruzada, o volante nao estava atento, a cobertura tambem nao, haviam tres deles entrando em velocidade, o que contribuiu para tirar o foco em cima do Correia. Portanto, muitos senao para os formuladores de teorias se divertirem.
    O certo e que foi um castigo.
    O Gremio nao foi otimo (se fosse teria marcado), mas jogou muito bem. Foi daqueles jogos que voce nao acredita que pudesse perder. Ate o final havia a esperanca de um gol pro.
    Foi um castigo.
    Talvez por estarmos no confessionario e Sua Santidade, apos ouvir os pecados, manda rezar 4 oracoes como penitencia.
    Ja cumprimos as quatro.
    Tem volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que foi um castigo, Arih, porém, também acho que o Grêmio "buscou" esse castigo. O que exime um pouco foram os desfalques, especialmente Luan, que quando entrou, mesmo sem grandes brilhaturas pessoais, parece que "clareou" as jogadas na frente.

      Excluir
    2. Paulo Juliano24/04/2014, 09:26

      Concordo em TUDO contigo Arih. É IMPRESSIONANTE que TODO time que joga com o Grêmio, quando perde ou é dominado, se torna ruim. TODOS foram assim. O Grupo era da morte, o Grêmio passou a ganhar, daí já não era mais. O New's era o divisor de águas, não se impôs, daí também já não era mais o mesmo. O Nacional então, vixe, esse era uma draga. E lhoas a Atl. e Cruzeiro. Daí o time celeste toma uma sapatada, passa no fio da navalha, vai saber o grupo era mais qualificado né? Agora me explica o Cerro... E a naba do Nacional apronta pra cima do Atlético, ainda bem que tem teoria pra tudo...
      Ruim o San Lorenzo? Pois então vamos ponto a ponto.
      Os DOIS laterais são melhores que os nosso DOIS laterais. Esse Más é muiiiiito bom e o Bufarini se revesa entre ataque e defesa com a suficiencia que jamais encontraremos no Pará.
      Villalba e Piatti, bhá, precisa dizer?
      Pro final deixei este Correa, o cara INFERNIZOU a defesa, INFERNIZOU, tá vendido por 11 milhões pra Europa - nem lembro o time!!!!
      Então, camaradas, esse papo de "ruim de doer" não cola.

      Sobre o "buscar" Bruxo, vou ser bem claro, o Grêmio encontrou o que o técnico foi buscar. Foi COVARDE, porque entrou com 05 volantes e lascou com a vida do Dudu. Foi cafageste de esperar tomar um gol pra colocar o Luan. Esse cara já me encheu! Comemorar derrota de 1x0 fora? Pois bem, parece que a memória é fraca mesmo, alguém aí lembra da Copa do Brasil passada?

      Excluir
    3. E o lance todo do gol começou com um erro do jogador argentino na linha lateral. A intenção do passe não era aquela.

      Acho que isto acabou surpreendendo a defesa.

      Excluir
    4. Guilherme!
      Ouvi ontem após o jogo, que a bola tinha saído pela lateral e isso desconcentrou a defesa (no gol tomado).

      Excluir
    5. Acho que não saiu. Mas o cara tentou inverter o jogo, errou e bola caiu no pé do Correa. Não era essa a intenção do passador.

      Excluir
  6. Muitos torcedores gremistas discursarão que a derrota complicou o Grêmio. Outros dirão que pouco ajuda o jogo de volta ser na Arena. O Estádio ainda não faz a diferença. O Grêmio, na Arena, não foi envolvente como era no Olímpico. Pode ser pelo tempo de uso? Pode! Mas não deveria. Pois apesar da Arena fazer pouca diferença, o Grêmio reverte, e bem, o resultado frente ao São Lorenzo. O Grêmio perdeu, é verdade! Sofreu um gol, um resultado normal. Principalmente na Argentina. Mas que fique claro que o São Lorenzo é fraco, muito fraco.
    Se o futebol do país hermano é medido por times como o que vi ontem, nem Messi salva a Seleção Argentina na Copa que se avizinha. Ruim demais. A vaga para a Libertadores será decidida, em Porto Alegre e o Tricolor vai amassar aquele “ajuntamento de boleiros” do time do Papa Francisco. Time apagado, sem força física, com quase nenhum jogador que se destaque. Por aquilo que vi ontem, começo a entender a falta de vontade do Scocco no Inter. Todo o time é sem vontade. Exala falta de sangue. Exala falta de ímpeto.
    O Grêmio nem precisou estar completo para jogar melhor que “los hermanitos”. Enderson cometeu um erro que qualquer técnico interiorano do RS não cometeria. Deixou Luan no banco, para entrar quando o jogo estava 1x0 para o adversário! Discursarão dizendo que o garoto estava fora de ritmo. Discursarão que faltava tempo de bola. Errou o técnico gremista! Deveria ter começado com Luan. Afinal, o jogo estava 0x0. Virar um resultado negativo é sempre mais difícil, envolve muito mais entrega. É como dizer: “agora vai lá e resolve prá nós!” Errou!
    Ouvi um ou outro falar de Piatti. Estão falando do Piatti errado. Só pode! Ruim demais! E ainda falam que a dupla GRENAL está de olho nele? Melhor investir na base.
    Vou tranquilizar os torcedores gremistas: o Grêmio passa na Arena, jogando só 30% mais do que jogou ontem. Não será necessária nenhuma atuação épica. O São Lorenzo não será páreo para o Tricolor. Na outra fase poderá até aparecer algum time mais forte. Esse daí, não! Esse daí vai voltar para Buenos Aires “com uns três na cola”. No jogo da volta, o adversário não existe! Fiquem tranquilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande erro do San Lorenzo foi respeitar demais o Grêmio. Se hoje estamos lamentando o resultado que poderia ser melhor, o clube do Papa deve lamentar mais ainda, porque, com o desfalques tricolores, a maior chance deles era ontem.

      Excluir
    2. Bruxo, eu entendo o respeito que qualquer adversário tem quando joga contra o Grêmio. O Inter joga clássico sempre respeitando o Grêmio. O contrário também é verdadeiro. Ambos se respeitam. E muito. Mas não se acovardam. Jogam prá cima. O que vi ontem foi uma partida que se tivesse terminado 1x1 ou até com vitória gremista, não seria nenhuma injustiça. O Grêmio foi melhor e o SL foi estranhamente covarde. Talvez por isso se explique que apesar do 1x0 contra o Grêmio seguirá na LA.

      Excluir
    3. Leonardo

      Alvirubro/Bruxo: Essa tranquilidade do resultado garantido no jogo de volta na Arena não existe! Lembre-se que estamos tratando de futebol. Basta um gol "achado" do CASLA e o Grêmio vai necessitar marcar três gols. O time deles é o atual campeão argentino! Concordo com o Arih, quando damos um tiro no pé e menosprezamos os adversários e, por sequencia, as conquistas obtidas. Querem um exemplo: Ouvi gente da crônica esportiva dizendo que a Libertadores (e não o Novelettão) que era o campeonato engana-bobo quando o Inter venceu os Grenais. Em suma: mobilização total e casa cheia para AJUDAR o time.

      *******************
      Sabemos que é difícil mobilizar os jogadores e torcedores o tempo inteiro, mas domingo é dia também de jogar sério e tentar patrolar o Atlético-MG (também pensando na Libertadores). Uma nova derrota atleticana pode desestabilizar mais ainda o clube e pode ser um fator para eles não se classificarem para a próxima fase. O time deles deve vir com reservas ou chegar muito cansado da longa viagem para a Colômbia. É uma boa hora de faturar os três pontos.

      Excluir
    4. Atlético, Leonardo, que não perdeu tempo. Liberou o Autuori.

      Excluir