Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Opinião



" O Grêmio é isso!"

Novamente me socorro de uma frase de impacto, desta vez, proferida por um importante dirigente gremista que encaminhou o clube para a Segunda Divisão neste milênio; apenas com outra conotação: em vez do ufanismo dele, a realidade nua e crua do momento.

Ontem "caiu a ficha" para mim. Os dirigentes estão certos em buscar jogadores para o meio de campo, novos volantes, porque é ali que a maioria das partidas se decide. Eu que reclamara desta busca, tenho que enfiar a viola no saco. É por aí. Se pensam em Wesley do Palmeiras, pensam no perfil "Ramires", "Paulinho" ou "Elias".

Tenho que por os pés no chão e acreditar que o time é limitado e até surpreende os críticos e a torcida, pois no início do ano, nada esperávamos com esse elenco. Aí vemos o Cruzeiro, Velez e Atlético Mineiro patinarem também. Só que isso não é consolo. Sou teimoso (como já escreveram por aí); acho que dá para fazer melhor com este grupo, como ficou provado ontem. Não era para perder do jeito que perdeu. Nem sair comemorando, como fizeram dirigentes e atletas.

Temos um goleiro bom (melhor que o do San Lorenzo, por exemplo), em tese,  uma defesa  boa, pois levou apenas dois gols na competição. Edinho, Riveros, Luan e Dudu dão para o gasto. Barcos é ruim? Não acho. Vi Dario jogar e era muito pior que ele, mas foi 3 vezes goleador de Brasileiros por diferentes times. Então, num time "azeitado', ajeitado, o Pirata funcionará, com certeza. Mas, reforço! O time é limitado. Resta saber se (não) é suficiente para ganhar a LA, pois em "terra de cegos, que tem um olho é rei". Não vi nenhum bicho-papão nesta edição. Passando quarta-feira, Koff prometeu que virão reforços. Acredito nele, por enquanto, fico com a expressão do título; o Grêmio é isso.

Neste último parágrafo, reservo um veneninho para a crônica gaúcha; no pós-jogo, ouvindo rádio e ao mesmo tempo lendo na internet, encontrei algumas pérolas como essa: comentarista da Rádio Gaúcha elogiando o desempenho do Grêmio, dizendo que vai passar na quarta-feira e eu no site da RBS, vendo no lado direito da tela, uma chamada da crônica do mesmo sujeito com o seguinte título: O Grêmio não vai longe. Outra, lida hoje em blog de outro cronista, que Geromel foi mal, lento na hora do gol.

É por essa e outras, que arrisco escrever sobre futebol, apesar de alguns enganos, pelo menos, não preciso ficar constrangido por ganhar grana, escrevendo bobagens.


22 comentários:

  1. Paulo Juliano24/04/2014, 17:27

    Pelo que apresentou Geromel tem mais futebol do que qualquer um dos nossos outros zagueiro (exceção óbvia a Rodolfo), mas há uma questão, encaixa no time? Foi contratado para substituir Rodolfo - e entendi o porque - são de características aproximadas, técnica regular, domínio, bom jogo aéreo, mas seus defeitos também são parecidos, lento, pesado e com dificuldade de recuperação.
    Lembro que as zagas se repetem - a mais das vezes - com um zagueiro pesado e de imposição e outro de velocidade:
    Willian x Teco
    Willian x Léo
    Evaldo x Pereira
    Pereira x Domingos
    Enfim, o que pergunto é, se complementam? Tem lugar para os dois?

    ResponderExcluir
  2. Bruxo, o Grêmio é isso, claro!
    Entretanto, não seria "só isso" se tivesse um treinador mais qualificado.
    Não tenho dúvidas que o problema pode estar dentro do campo, talvez ali pelo meio de campo ou pela defesa, mas de uma vez por todas, tenho a certeza absoluta que o problema começa por aquele homem que fica em pé, ao lado do campo.
    Ali está o problema maior.
    Acho que dá para fazer mais com o que se tem.
    Questão de capacidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Alvirubro!
      O problema é que os que podem fazer mais, a relação custo/benefício é ingrata, isto é, recebem uma frota de caminhões a mais que o Enderson e dão muito pouco em troca.

      Excluir
    2. Bruxo, ano passado eu critiquei muito a Direção do Inter. Não poupei ninguém, fui "ácido" muitas vezes. Escrevi para o Inter, etc e tal...Chegou um momento que eu passei a visualizar o lado de fora das quatro linhas. E comecei a cuidar as atitudes dos técnicos. Um a um! Cheguei a uma conclusão que faltava o algo mais naqueles homens que treinavam o time. Hoje, o Inter pode não ser uma "Brastempo", mas pelo menos tem imposição, faz mais com os mesmos. Até acho que perdemos no centroavante. Damião é melhor que Rafael Moura e que Wellington Paulista. Está mal no Santos, mas queria vê-lo com Aránguiz, D'Ale, e Abel. Será que estaria tão mal? Acho que não! Portanto, isso serve para o Grêmio. E olha que eu achei que sairia alguma coisa do Enderson. Achei que estava pronto para pegar um time grande. Provou que não está! Para ter o algo mais, o Grêmio terá que investir. É fato! E o investimento começa naquele homem da lateral do campo. Se não quiser morrer na praia, Koff precisa correr. Não é do feitio dele esperar as coisas acontecerem. Assim esperam os gremistas. Que o Presidente tenha a ação imediata!

      Excluir
    3. Paulo Juliano25/04/2014, 10:53

      Como é engraçado né Alvirubro, todo mundo sacaneia, fala que o Abel é só um motivador, não entende de tática e no primeiro jogo contra o "estrategista" Enderson dá um nó daquele. Pois bem, eu também sou um dos que não considera Abel da "elite", por ser pouco ou nada estudioso. Besta eu que não me dei conta do valor a experiencia, empirismo puro!

      Excluir
  3. Paulo Juliano24/04/2014, 17:43

    Olha não sei se é prematuro, mas como tenho poucas esperanças que Luan continue no Grêmio seria bom a diretoria já ficar de olho no Jonas, está na reserva de Vargas e o Valencia tenta negociá-lo, é uma opção até mesmo ao Barcos.
    Outra coisa é procurar rapidamente um forma de envolver Kléber num negócio, está voltando a treinar, não se pode perder tempo, o Botafogo já contratou só sobraria o Vasco que tenha demonstrado interesse, ou vai ficar como opção ao Barcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      O Kléber só se o Tricolor pagar 60% do salário dele, é como o Marcelo Moreno e o Elano, negócio enrascado de ser feito. Esses negócios do Odone ainda estão dando o que falar.
      E pensar que os caras querem o Pelaipe; lembra como era o meio de campo do Pelaipe, antes do Luxa chegar; Marco Antônio e Léo Gago, dá para acreditar?

      Excluir
    2. Paulo Juliano24/04/2014, 19:09

      Não, bruxo, é impossível crer que citem o Pelaipiada

      Excluir
  4. Paulo Juliano24/04/2014, 19:11

    To meio na correria, tinha publicado um comentário mas acabei perdendo então vou resumir.
    Depois de listar as zagas gremistas do últimos tempos, pelo que me lembro, a característica sempre foi Zagueiro pesado e de imposição + zagueiro de velocidade.
    Rodolfo e Geromel encaixam? Suas características são parecidas, não faltaria recuperação?
    É uma dúvida que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:40

      Pra mim encaixariam perfeitamente, Rhodolfo na direita e Pedrão na esquerda. Não acho o Rhodolfo lento, só é meio desengonçado correndo, assim como o Réver era.

      Excluir
  5. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:39

    É "isso" mesmo Gilmar. Até acho que temos boas opções pra formar um bom time titular. Mas o Enderson não está sabendo usar nem o Dudu, que foi indicado por ele. Tá matando o guri com essa função defensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o jogo da volta: Marcelo; Pará ou Ramiro, Werley, Geromel e Wendell; Edinho e Riveros, Rodriguinho, Luan e Dudu; Barcos.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:47

      Por que não o Maxi em vez do Rodrigo?

      E Ramiro na lateral? acho difícil tal mudança.

      Eu seguraria o Dudu pro segundo tempo, pegar essa zaga lenta deles descansado seria um terror.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:51

      Voltando a brincar de "escalador", "meu" time é no 3-5-2.

      Saimon, Rhodolfo e Geromel
      Edinho, Riveros
      Ramiro e Wendel (Zé) - alas
      Maxi
      Luan e Barcos

      Dependendo da situação no segundo tempo, sai um zagueiro, recua os alas e entra Dudu.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro24/04/2014, 21:52

      Ou recua só o Zé pra lateral e o Saimon faz o "lateral base", muito utilizado na Europa.

      Excluir
    5. Paulo Juliano25/04/2014, 09:45

      3x5x2, sem nunca ter treinado e com um lateral improvisado Gláucio? Sei não ein...
      Eu não mudaria muito, iria com o time do bruxo, alterando somente o Ruiz no lugar do Rodriguinho, jogando centralizado, e colocando o Luan pra jogar nas costas do Más. Ia ser um salseiro...

      Excluir
    6. Paulo Juliano25/04/2014, 09:46

      Mas sabe o que irrita mesmo, esse filho de uma moranga não vai fazer nada disso! Se duvidar vai ser o mesmo de sempre, pra nunca mudar nada.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro25/04/2014, 12:01

      Cara, foi só brincadeira minha. Eu gosto do esquema, seria o meu ideal, mas lógico que não pra agora. Quanto menos mudar, melhor. Ou melhor, manter o que está bom ou razoável.

      Pra quarta (e domingo também), seria o time do Gilmar, mudando o que eu disse acima. É o que eu faria.

      Excluir
    8. PJ!
      Ruiz pertence ao San Lorenzo.

      Excluir
    9. Paulo Juliano25/04/2014, 13:49

      Verdade. Então vai de observar o treinamento mesmo, o duro é, se escala o Maxi no meio vão dizer que "tava fora de posição" porque joga flutuando na frente. Se escala na frente vão dizer que "tava fora de posição" porque é armador. Confusão de identidade desse menino ein.

      Excluir
  6. Glaucio
    Acho o Rodriguinho muito bom jogador, daqueles que se jogar duas partidas em sequência e não sai mais do time.

    ResponderExcluir