Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Opinião



A "maldição" do meia armador

Desde a saída de Douglas, que era contestado também, o Grêmio não encontra um armador capaz de cessar as críticas.

 Renato conseguiu  fazer Douglas jogar a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira. Em seguida, notou-se que a melhora do camisa 10 era muito mais pela ação do treinador do que qualquer outro fator. Não repetiu a performance de 2010. Caminha rapidamente para a aposentadoria.

Com Zé Roberto e Elano em 2012, embora nenhum seja exatamente um meia armador de excelência, tivemos um grande ano, mas o gás deles acabou.

Com a chegada de Luiz Felipe, uma limpa: Maxi Rodriguez, Jean Deretti e Rodriguinho tomaram ou estão tomando rumos distantes de Porto Alegre.

Resta Giuliano. Eu não tenho dúvidas que se trata de um grande jogador, mas seria recomendável um banho de "descarrego". Sal grosso, manjericão, alecrim e arruda podem ajudar na busca por um espaço no meio de campo do Tricolor; além, claro, de futebol.  

35 comentários:

  1. Tá aí um assunto que nos é caro. E se a direção acredita mesmo que Giuliano será a solução da armação para o ano será um 2015 onde continuaremos a procurar meia...Ratifico a impressão de que Giuliano é um grande jogador, mas não para esta posição.
    Aqui cabe o adendo pra lembrar - em especial o Guilherme que comprou a briga - que a dois anos (ou mais?) pedimos o tal do meia armador, enquanto isso tem quem se preocupe com a zaga...É dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 11:02

      Enquanto tínhamos Werley, tinha que se preocupar mesmo.

      E outra, Geromel e Rhodolfo não são indestrutíveis nem "inexpulsáveis".

      Giuliano nunca foi esse armador que procuramos. No inter era 3º de meio, na Ucrania, pelo que li, era meia atacante. As principais qualidades dele sempre foram a infiltração na área e a finalização.

      Excluir
    2. Tinha uma matéria no JB explicando o posicionamento dele na Ucrânia, não lembro bem mas me parece que não era um armador ao estilo brasileiro, se não estou enganado era quase um volante estilo Lampard, guardadas as devidas proporções.

      Jamais tivemos só dois zagueiro no elenco, tinha Werley tanto quanto tem hoje, o negócio era a opção por usá-lo ou não. Ademais, os números estão aí e não mentem, nossa defesa sempre esteve entre as menos vazadas, já nosso ataque...
      E tem outra, se a 4ª opção da zaga tem que ser contratada alguém me explique pra que serve a base.

      Excluir
    3. PJ!
      Com Bressan, tudo bem; além dele, Saimon, se não se lesionar (???)

      Excluir
    4. Pois é, e se do tal Clayton e Thyerre não se aproveitar um nem pra grupo vou te dizer ein..

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 13:59

      Outro que é uma pena, além do Saimon, é o Gabriel. Até o Vilson, que pra mim era um dos melhores quando tava por aqui, é pestiado.

      Excluir
    6. Guilherme Cé02/10/2014, 10:06

      Vílson, aliás, que logo que saiu daqui deixou viúvas... Por onde anda mesmo??

      -x-x-x

      Tínhamos e temos Werley. E, como disse o PJ, tínhamos e temos outras opções. O fato é que, na média, a zaga, desde 2012, não era o problema (a não ser para aqueles que ainda acreditam que o único culpado do ataque não fazer gols é que o time só se preocupa com a zaga...).

      É óbvio que seria melhor termos um zagueiraço estilo M. Galvão, mas isto não existe, atualmente.. Por isso sempre me debati nesta questão, quando pediam um zagueiro. Não dá pra exigir um Mauro Galvão quando ele não existe...

      Excluir
    7. É a tese mágica Guilherme, esperar pelo zagueiro que, hoje, vai chegar e dizer que na área ninguém mais cabeceia. Esse jogador não existe, logo, nunca será contratado, logo, nunca estarão errados...

      Excluir
    8. Glaucio Missioneiro02/10/2014, 10:58

      Viajaram legal.

      Saimon, Bressan, Vilson e Naldo, todos muito menos desastrosos do que o Werley. Não entendo como podem pensar que só porque aquela desastre era criticado, que outros achavam que a zaga era problema.

      Vilson e Saimon sempre sofreram com lesões.

      Hoje o time cria chances, as vezes faz, as vezes não, o que é normal, e não significa que hoje o problema seja armação. Que falta? Falta, mas chances tem sido criadas. Enquanto isso, a zaga segue sem vazar a 8 jogos.

      O teu "problema" é recalque. Vai morrer defendendo o Werley só porque tem quem pense diferente.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro02/10/2014, 11:01

      "Esse jogador não existe, logo, nunca será contratado, logo, nunca estarão errados.."

      E o tal armador, existe algum nome viável?

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro02/10/2014, 11:03

      Pra tu ver, eu não quero um Mauro Galvão. Hoje, um Réver ou William já me servia. Até um Pereirão ou Marinho, pra banco.

      Excluir
    11. Aliás, Glaucio
      Pela bola que está jogando o tal de Jemerson, o Rever vai brigar por vaga com o Leonardo Silva.
      Dois jogadores "emergentes" me chamaram a atenção: Jemerson do Galo e Lucas Lima, ex-Inter, agora no Santos.
      Tem outro que não tenho certeza ainda, mas está pintando bem. Lateral Caju, do Santos.

      Excluir
    12. Guilherme Cé02/10/2014, 13:54

      William está aposentado.

      O Réver sim, e considero um dos maiores erros dos últimos anos. Não terem vendido e sim não terem repatriado quando voltou... Hoje acho que seria um investimento acima do que o Grêmio tem condições de fazer (se valorizou).

      Sobre o armador, o que sempre foi dito, por mim, é que a prioridade era o armador, isto porque entre a zaga e armação, o problema era a armação. Se tem armador disponível no mercado? Talvez não o clássico, mas há sim jogadores em condições de acrescentar ao que temos (o que não vejo ser o caso dos zagueiros, salvo 1 ou 2 exceções, todas inviáveis, creio eu).

      Aliás, a prova de que existem sim armadores no mercado está aqui mesmo em Porto Alegre e que não está tendo chances mais pelo seu comportamento do que pelo futebol: Alan Ruiz. Será que na América do Sul não existem 2 ou 3 jogadores como ele em clubes menores que o Grêmio?

      Excluir
    13. Guilherme!
      Olhando apenas para o lado técnico, Alan Ruiz deveria ser a grande aposta do Tricolor; mas nós, daqui onde estamos, não sabemos dos bastidores. Uma pena. Jogador raro.

      Excluir
    14. Glaucio Missioneiro02/10/2014, 14:07

      Bah Bruxo, eu dormi assistindo Galo ontem. O cansaço as vezes ganha da gente.

      Guilherme, sei que William e Marinho não jogam mais, só dei um exemplo de que jogadores no estilo deles me serviriam.

      Excluir
    15. Glaucio!
      Mesmo sem mostrar muita coisa ontem, o Tardelli é extra-classe.

      Excluir
    16. Glaucio Missioneiro02/10/2014, 21:29

      Bruxo, eu dormi por cansado mesmo, nem prestei atenção direito no jogo kkk nem lembro se o Tardelli tava em campo.

      Excluir
    17. No Atlético tem outro que joga bola, mas o extra-campo vai encerrar a carreira dele; André, centro-avante.

      Excluir
    18. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 08:55

      Pois é, esse guri no Santos fazia muito gol, tinha técnica e velocidade.

      Excluir
    19. Guilherme Cé03/10/2014, 08:56

      O Marinho era um zagueiro muito irregular. Tinhas vários dias "de Werley"...

      O William sim foi um achado, e já chegou com seus 20 e tantos anos aqui... A questão é onde achar um zagueiro deste nível atualmente?

      Mas ouvi falar que o Grêmio vai trocar o Moreno pelo Manoel...

      Excluir
    20. "Não entendo como podem pensar que só porque aquela desastre era criticado, que outros achavam que a zaga era problema". Não achamos, era dito com TODAS AS LETRAS. Tanto quanto já foi dito que com a zaga de hoje o Grêmio precisa contratar o "xerife" pra encostar o Rodolfo nele.

      De armador que eu cito desde a ANO PASSADO: Conca, Wagner, Bruno César, Cleiton Xavier e isso antes de alguns deles voltarem para o Brasil. Some-se aos citados pelos outros que comentam. Ah, e detalhe, todos eles ainda jogam futebol.

      Daí tu diz Pereirão ou Marinho pra banco. Quando eu digo que contratar jogador mediano pra grupo as vezes é necessário (caso do Rodriguinho) você diz que é absurdo não usar a base.
      Daí quando é pra contratar Pereirão ou Marinho não pode usar a base, e segue o baile..

      Willian, Teco, isso pro brasil é extra-classe!

      E eu vou parar por aqui, porque toda vez que alguém discorda de ti é recalque, é isso é aquilo mas afinal de contas tu ainda nem disse o que o Grêmio precisa!

      Excluir
    21. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 09:28

      Baita troca, Guilherme, uma vez que o contrato com o Moreno termina no fim do ano que vem, a hora de negociar ele é agora.

      contratar o guinho, tendo Ruiz, Maxi, Biteco, Deretti é sim absurdo. Fernandinho, tendo Luan, Éverton e Dudu, é absurdo.

      trazer um zagueiro mediano, tendo apenas o Bressan (em quem tu não confia) não é. Mas lógico que troco por um zagueiro extra classe, pra jogar ao lado do Rhodolfo. Eu não sei quem tem na base, mas todos que citei ao menos já pegaram banco no time de cima. Aí se lesiona ou vai suspenso um dos titulares, e vamos de Bressan, e no banco um da base?

      Pra 2015, pra mim, não precisa de nada.

      Excluir
    22. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 09:39

      Pj

      eu vejo a coisa de fora, o negócio do recalque nem é comigo. Mas o que vejo é que sempre o pessoal do outro blog é referenciado com esse negócio de "diziam isso" "criticavam aquilo". Tu e o Guilherme parecem sempre estar se defendendo, "ah, mas eu tava certo ontem", e esquece que também erraram, anteontem.

      Aí eu simplesmente não concordo, porque vocês tentam achar argumentos pra discutir (no bom sentido) comigo, baseados em discussões de vocês com outros. Mas segue o baile.

      E sobre o negócio da zaga, falo por mim, não era o problema do time. Mas o Werley era o problema da zaga. Tanto que em 2013, e agora em 2014, com a saída dele, até os erros bisonhos do Pará diminuíram.

      O Teco foi outra judiaria. Bah, só aí já dava uma baita zaga: Teco, Saimon, Gabriel e Vilson. Todos pestiados.

      Excluir
    23. É complicado, contratar Fernandinho, tendo Luan, Éverton e Dudu, é absurdo né? Sendo que o Everton é da base.
      Daí contratar zagueiro mediano tendo Geromel, Rodolfo, Bressan, Saimon (que passou algum tempo bom) e podendo subir um zagueiro da base não é. E olha que não estou nem considerando o Edinho que pode ser improvisado ali.

      Excluir
    24. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 14:07

      Qual a situação da zaga HOJE? Rhodlfo, Geromel, Bressan e Saimon lesionado. (ou tu ainda conta com Werley e Edinho, porque se for, aí eu largo essa conversa, o último nem banco pega).

      Eu não posso contar com esse "podendo subir um da base". Os outros (Éverton e Luan) eu já vi, e no minimo se mostraram promissores. Quando me refiro aos da base, não são os que ainda estão lá e eu nunca vi, mas os que subiram e estão no grupo principal. Como eu disse acima, pra mim, voltando Maxi e Giuliano se recuperando, tem elenco pra iniciar o ano. E se tiver libertadores, no mínimo a defesa está melhor do que a que jogou a LA 2014, sem falar no treinador. Antes que tu me peça o time pra começar 2015:

      Grohe, Matias, Rhodolfo, Geromel e Breno
      Wallace, Bastos, Biteco e Maxi
      Luan e Barcos

      Tiago, Bressan, Tinga, Ramiro, Riveros, Giuliano, Éverton e Coelho. Ainda pode voltar o G. Biteco e o Kléber, e Moreno.

      Excluir
    25. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 15:31

      Ah, e não que eu conte com eles, mas posso queimar a língua, ainda tem Edinho, Fernandinho e Pará. Além de Ruiz e Dudu que podem ser comprados. É bastante gente, grupo, pelo que vejo, entre os 5 ou 6 melhores do país.

      O xerifão e o armador afirmado seriam cerejas do bolo. Mas mesmo com os citados, tendo Felipão na casamata, acho que dá pre beliscar algo.

      Excluir
    26. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 15:34

      E se não ficou claro, eu, pelas seguidas lesões, não conto mais com o Saimon. Torço que o futuro me corrija.

      Excluir
    27. Glaucio Missioneiro03/10/2014, 15:36

      Se vermos a coisa nua a crua, a prioridade teria que ser um lateral esquerdo, caso não surja alguém na base. Pois em relação a posições, é a carência do grupo (não pra quem acha que ainda dá pra contar com o Zé pro ano que vem).

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 11:09

    Eu já disse antes, mesmo sem o tal meia clássico, um time pode criar alternativas, tanto que tem criado. Em alguns jogos faltou concluir melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      Concordo; até porque não há no mercado.
      Até Éverton Ribeiro, que parte da Imprensa considera "10", na verdade, quebra o galho.
      10" é Alex Soneca, Ganso ou Douglas.
      Éverton está mais para RT10.

      Excluir
    2. Na verdade agente fica discutindo denominação e no final quer a mesma coisa, não me importa se o Messi usar a 11 e jogar no bico da pequena área, não me importa se o James usar a sete e jogar na direita do ataque, não importa se o Xabi é denominado volante desde que arme a maioria das jogadas do Barça, enfim, o que menos importa é se denominamos "armador clássico", "meia atacante" ou "3º de meio", por mim pode até chamar de "ponta" ou "winger", o importante mesmo é o time criar e, embora eu veja melhora neste quesito, ainda acho pouco o que se tem tido de chances de gol.
      Some-se a isto atacantes que parecem não vocacionados à rede, a falta de um volante que infiltre e faça gols com naturalidade além de uma jogada aérea ineficiente e está explicado porque somos um dos piores ataques do campeonato.

      Excluir
    3. E tem outra, a falta de gols da equipe acaba refletindo numa crítica inconsistente ao próprio goleador, o pirata. Se o cara tiver 03 chances num jogo e converter duas a manchete é que ele "perdeu mais um gol feito". Foi o que eu vi contra o Bota, o cara tem simplesmente a obrigação de converter absolutamente todas as chances, pouco importa a qualidade do goleiro do adversário, titular da seleção brasileira, diga-se de passagem.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 14:00

      Che, eu iria colocar entre parentêses que não era uma crítica ao Barcos, até porque Luan, Dudu e Zé andaram perdendo gols, achei que não era necessário, pelo jeito era.

      Excluir
    5. Não me referia a você, achei que não era necessário deixar explícito.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 16:38

      Tranquilo. E eu escrevi sem ler o teu comentário inteiro.

      Excluir