Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Opinião



A lógica da Imprensa

Está cada vez mais difícil entender certos comentaristas; ontem, após o jogo, percorri as emissoras de rádios aqui do Sul. Em mais de uma ouvi conclusões coincidentes para lances parecidos, mas não iguais, embora com uma lógica que, a mim, pareceu tranquila de ser ver, eles chegaram a opiniões, que invariavelmente  mostram pesos diferentes nas análises  das performances dos atletas. Vamos aos lances:

- Primeiro tempo, Barcos ajeita e bate forte de canhota, sem olhar, mas o chute sai em direção ao arco alvinegro, Jeferson faz uma defesa espetacular com o pé esquerdo 

- Segundo tempo, Émerson Sheik fica livre. bate desajeitado na orelha da bola, lance difícil para Grohe que faz grande defesa

Conclusões dos comentaristas: 
a) Barcos perdeu o gol; não olhou para onde estava Jeferson; sequer mencionaram a qualidade do arqueiro no lance

b) Espetacular defesa de Grohe; sequer mencionaram o movimento defeituoso do atacante do Glorioso de General Severiano

Minha conclusão: Nos gols que Barcos não faz, nunca há mérito no adversário

14 comentários:

  1. Bah, Bruxo! Eu pensei em escrever algo exatamente sobre isso na tua postagem acerca da partida de ontem, mas achei que o tema iria ficar fora do contexto.

    Já que abriste o assunto, concordo com a tua opinião. Também achei que o Grohe, que tem méritos imensos, nem teve tanto trabalho assim para fazer a defesa, uma vez que Sheik nem pegou direito na bola. Se acertasse não sei se Grohe defenderia, pois estava muito perto do gol. Talvez não desse tempo.

    E o meu entendimento sobre os lances do Barcos é que, sistematicamente, há a crítica contra o atacante. Não há mérito do defensor ou do goleiro adversário. Quase nunca!

    Velho, está difícil conviver com algumas opiniões de jornalistas aqui no RS. Seja para que lado for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se antes existia isso e a gente não percebia ou agora a coisa descambou.
      Fico pensando se no lugar do Sheik estivesse o Barcos; iam reduzir a pó o mérito do goleiro. Certamente seria erro do camisa 9.

      Excluir
    2. Quer apostar quanto que vai ter gente pra te acusar de diminuir os méritos do Marcelo...

      Excluir
  2. Apostar, não aposto, no entanto, a crônica é sobre a visão embaçada ou mal-intencionada que parte da Imprensa tem sobre o Pirata; mesmo nos melhores dele, há sempre um porém, um senão, uma observação depreciativa.

    ResponderExcluir
  3. corrigindo: "... nos melhores momentos dele ..."

    ResponderExcluir
  4. Leonardo

    Bruxo: Essas pseudo-ambiguidades das analises de campo também valem para as analises extra-campo. Não sei se vc viu a polêmicia Cacalo vs. JB Filho. O comentário desrespeitoso (eu não chamo aquilo notícia) do JB Filho Reporter sobre o Cacalo (afirmando que o dirigente havia virado chacota) entra nesse mesmo tipo de análise. Essa pseudo notícia é tão desrespeitosa que induziu o Cacalo a ligar para ele para marcar um encontro para "esclarecer" essa pendência. Se eu pudesse ajudava o Cacalo a dar um safanão nesse tipo de reporter de merda e que, infelizmente, é uma praga na impressa esportiva brasileira.

    ******
    Por isso na Espanha existem os sites "chapas brancas" como é o caso do Mundo Deportivo (que noticia e comenta assuntos sob a otica do Barcelona). O resto do periodismo isento está todo "contaminado" por interesses clubísticos como aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora esteja longe do melhor dos mundos, onde a imprensa seria "isenta", creio que seria o melhor possível a assunção desta postura "chapa branca". E dito isso em todos os campos, inclusive político. Chato é ter que aguentar a "imprensa" defender desabridamente sua opção política e ainda posar de imparcial. A imprensa, faz tempo, deixou de ser investigava e passou a ser especulativa, com interesses sempre certos mas nunca confessáveis.

      Excluir
    2. PJ!
      Não apenas especulativa, mas "fardada"; quando pegam no pé de um dirigente ou jogador, sai de baixo!!!

      Excluir
  5. Leonardo!
    Por isso é que clubes como o Atlético Paranaense tomam medidas aparentemente radicais.
    Aí são chamados de Coreia do Norte como ocorreu na Guaíba,
    A Imprensa é muito corporativista.

    ResponderExcluir
  6. O importante é que nosso goleiro tá invicto e nosso atacante é artilheiro. Méritos de um treinador que posicionou melhor o Barcos e desistiu do Werley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/10/2014, 09:18

      Principalmente por ter desistido do Werley.

      Excluir
  7. Marcos
    Imagina o Luiz Felipe começando uma temporada, escolhendo os atletas, fazendo planejamento para toda a temporada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou o botão curtir nos comentários, hehe.
      Curti.

      Excluir
  8. Vamos ver se os dirigentes azuis não atrapalharão.

    ResponderExcluir