Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Opinião



O novo (velho) camisa 10

Todo mundo sabe que o maior problema do Tricolor em 2014 foi a escassez de gols; contraditoriamente, o seu camisa 9 ganhou a Chuteira de Ouro, prêmio maior para um centro-avante no Brasil, então, não precisa ser nenhum gênio para deduzir, que a causa não é o atleta terminal, o artilheiro. O furo reside noutras posições.

Talvez (e provavelmente) a ausência de um armador talentoso seja a causa principal. Ela (a ausência) + um outro atacante ambicioso, vocacionado para o gol, são a origem da míngua gremista.

Por tudo isso, a contratação de Douglas, um raro camisa 10, deve ser saudada, não pelo preenchimento pelo jogador nascido em Santa Catarina, uma incerteza, mas por determinar a busca pela solução da armação do time. 

O diagnóstico está certo.




14 comentários:

  1. Mas o tratamento é o adequado? Acho que fui dos poucos defensores do jogador, em sua outra passagem, mas pelo que lembro não tem vocação para o gol. Me assusta ainda o fato de nunca tê-lo animado vergar as cores do tricolor. Enfim, o jeito é esperar e torcer, quem sabe Felipao, quem sabe o clube que o fez chegar à seleção, quem sabe...

    ResponderExcluir
  2. PJ
    Eu ainda acho que o Douglas esquentará o lugar para outro.
    Talvez o Luiz Felipe consiga armar um esquema, que favoreça o camisa 10, mas nos jogos que vi pelo Vasco, não vi nada entusiasmador.

    ResponderExcluir
  3. Entre não ter ninguém (até tinha, o Ruiz, mas que não teve grandes chances) e ter um "meia-boca", prefiro a segunda opção. Se dará conta do recado só o futuro dirá, eu acho que pra 2015 serve. Mas dependerá de alguns fatores:
    a) Felipão conseguir encaixar um esquema dando liberdade pra ele
    b) o atleta estar apto fisicamente e motivado
    c) o camisa 10 não ser 100% responsável pela armação (é preciso buscar alternativas nas laterais e, com o Giuliano voltando, este também ser responsável pela "chegada").

    ResponderExcluir
  4. Glaucio Missioneiro18/12/2014, 11:43

    Em relação à parte ofensiva, tenho o sentimento de que será mais útil do que Dudu e Zé, juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aí já vão os dois maiores responsáveis pelas assistências do time no BR2014, torço para que o Douglas supere a marca, se acredito nisso? Bom, daí já são outros quinhentos...

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro18/12/2014, 13:53

      2014 não começou em maio...

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro18/12/2014, 13:54

      Se vencermos o gauchão, com boa participação dele, já terá sido mais útil.

      Excluir
    4. Também tenho essa impressão, por mais contraditório que possa ser, Douglas poderá ser mais útil.

      Excluir
  5. Bruxo, o Grêmio vai sofrer do mesmo mal do Internacional. Scolari vai ter que armar um esquema para o Douglas, assim como qualquer que seja o técnico do Inter terá que armar um esquema para D'Alessandro.

    Sou massacrado por colorados, pois critico D'Alessandro sistematicamente. Faz 6 anos que o Inter tem que criar esquemas para ele jogar. Se não for assim, sucumbe.

    Temo que o mesmo acontecerá com Douglas. Enfim, é apenas uma impressão minha.
    Há quem divirja da ideia. Veremos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro18/12/2014, 14:25

      Mas sem ele o inter também sucumbe. Único problema dele (pro inter) é o salário.

      Excluir
  6. Alvirubro
    Entendo o teu raciocínio, mas há um abismo entre a bola do gringo e a do Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o abismo é tão grande assim, Bruxo? Olha que o gringo já deu o que tinha que dar. Para este colorado que te escreve, ele acabou em 2012. Mas tem torcedor que morre de amores por ele. E pior de tudo, brigam comigo achando que não tenho razão.

      Aliás, por 700 pratas por mês, garantidas até 2017, quem iria ralar a bunda na grama? D'Alessandro? Não, esse não. Virou só marketing da eterna briga GRENAL. Para mim, não serve. Mas há quem o acha fundamental ao time. Inclusive dirigentes e técnicos.

      Excluir
  7. Sem ele o Inter também sucumbe (2).

    ResponderExcluir