Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Opinião



Façanhas

Às vezes, aquele torcedor que aprova as realizações da Direção do Grêmio ou que é menos contundente nas críticas diante de tropeços, é rotulado injustamente de chapa branca.

Existe este "grupamento", entretanto, ele é sempre minoritário em clubes de futebol. Chapa Branca é aquele que tem ligação com a direção, que leva algo para ser apoiador incondicional.

Agora, como não se render ao que está acontecendo com o Tricolor? Ele ainda não perdeu nenhuma competição este ano; é o único dos grandes clubes. Está nas semifinais da Libertadores pela terceira temporada consecutiva, está com um pé na final da Copa do Brasil, podendo se tornar campeão pela sexta vez. Falta aprumar o rumo no Brasileiro. 

E façanha chama façanha, mais uma ocorreu na partida mais recente, vide Recorde. Ele e o Palmeiras deram a Fox a audiência histórica na Terça-feira. As conquistas não são apenas as decorrentes de bolas nas redes adversárias.

O Grêmio pode até não levar mais nenhuma taça este ano, mas convenhamos, frequentar o seleto grupo de clubes que está no topo das atenções mundiais no que se refere ao futebol, sinceramente, deve ser reverenciado sempre.

2 comentários:

  1. Corneta sempre vai existir no futebol. Inclusive na mídia esportiva, onde, com raras excessões sempre se busca o sensasionalismo barato caça cliques.

    A gestão do Romildo é case de consultoria. Quando ele assumiu, o clube tava sem grana. Havia se desfeito de jogadores importantes. Ele fez o que parece óbvio, mas que muito cartola não faz. Apostou em jogadores da base, fez contratações pontuais, e escolheu um técnico com conceitos modernos de futebol, o que num primeiro momento não resultou em títulos, mas criou um modelo de jogo que revolucionou a cultura futebolística do clube.

    Tem torcedor que reclama de poucas oportunidades para pratas casa. Eles não entendem que um time forte precisa de mescla. Nem todos os jovens vão despontar no primeiro, e até mesmo no segundo ano. Muitas contratações deram errado, é verdade. Mas no papel quase todas faziam sentido.

    Lógico que existem erros de avaliação e decisões questionáveis por parte da comissão, e com certa conivência da direção. Nesse momento, nada explica o Patrick não ser alternativa imediata para o comando de ataque, por exemplo. Assim como o fato de o Grêmio ter passado o 2018 inteiro com apenas um zagueiro reserva confiável, o que custou o sonho do tetra naquela eliminação traumática.

    Este ano seria de ressaca, tudo se encaminhava para uma reciclagem. Mas o jogo contra o Bahia foi um divisor de águas. Ali a confiança voltou. Outros fatores ajudaram. A recuperação do Cortez e do Kanneman. A permanência do Everton, que parecia impossível. E por fim, a evolução absurda do Mateus Henrique e do Jean Pierre.

    Pelo terceiro ano consecutivo, Grêmio, River e Boca estão entre os quatro finalistas. Grupo seleto, que enche o torcedor de orgulho. O Grêmio pode não ganhar nada, inclusive. Nesse nível de competitividade tudo é possível. O time tem problemas sérios no meio campo, como o declínio físico do Maicon e a falta de um ponta de lança pra substituir o Jean Pierre. Entretanto, a confiança e a concentração desses últimos duelos apontam que pelo menos um dos dois canecos pode vir. Mata mata sempre tem aquela adrenalina extra.

    Palpites pra semana. Gostaria muito que desse GreNal na Copa do Brasil. Só to achando que a mídia esportiva está dando a classificação tanto de Inter quanto de Grêmio como favas contadas. Não sei, não. O Cruzeiro pode aprontar. E o Grêmio precisa de um jogo em alto nível pra garantir a sua vaga também. Não pode bobear.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente como eu penso, Vinnie.
    Li aqui nos comentários há alguns meses, gremistas pesquisadores escrevendo que essa diretoria era incompetente; foi uma surpresa, porque o parâmetro é das administrações anteriores.Enfim, é da democracia ou de defender outros "intéresses", como dizia Brizzola.
    Sobre o aproveitamento de Patrick; está mais do que na hora de darem mais chances; só entra, faltando 5 minutos. Pior acontece com os laterais esquerdos da base.
    Escrevi que decepção seria/será ficar no meio do caminho para o Atlético Paranaense; mantenho, o resto é briga de cachorro grande. Pode ganhar ou não.

    ResponderExcluir