Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Opinião



Sai Renato, mas quem vem?

Aumenta o número de torcedores que perdeu (ou nunca teve) convicção no trabalho do atual treinador gaúcho, o mais longevo entre os clubes da Série A.

O saldo, eu considero positivo, o problema é que poderia ser bem melhor se os erros resistentes não fossem uma das características do histórico de Renato. Ele acerta quando acha um estilo de atuar que se evidencia pela posse de bola, o toque consciente e a ofensividade, a efetivação de meninos da base, marcas recentes que substituíram a fama de futebol sisudo de décadas, porém, erra quando teima em investir em escolha equivocadas que detonaram o time em várias oportunidades.

Por isso, concluo com uma pergunta fatal: Renato não serve, ok? Então, quem o substituirá? Alguém tem uma sugestão viável?




10 comentários:

  1. Sampaoli é o sonho de consumo da maioria, mas acho dificil ele vir.
    Saindo Renato eu apostaria em Rogerio Ceni

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    Mesmo que Ceni seja um bom nome (tenho minhas dúvidas), teria que vencer muitas resistências em curto prazo. Esse é o problema.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou do time que perdeu a convicção. Também acho o saldo positivo e temos que ressaltar os títulos e o bom trabalho que Renato fez em 2016 e 2017. Mas desde a temporada passada Renato tem errado demais e insistido nos erros. Poderíamos estar num patamar ainda maior mas não estamos, na verdade regredimos e precisamos mudar as coisas. Isso não apaga as importantes conquistas alcançadas e o bom trabalho feito nos anos anteriores mas também não justifica seguir insistindo nos mesmos erros sem perspectiva de mudança.
    E não vejo Renato mudando, já imagino ele pedindo a contratação do Thiago Neves e de algum outro boleiro vindo da China à la Marinho e Tardelli. O Grêmio não pode e nem deve querer imitar Palmeiras e Flamengo com contratações caras e midiáticas, não somos assim e não precisamos ser. Além de que esse modelo vai matar as finanças do clube. Temos uma categoria de base muito boa e tem muitos talentos espalhados pelo Brasil e América latina que custam menos e podem dar mais retorno.
    O grande problema é esse mesmo Bruxo: uma suposta sucessão. Fora Sampaoli quem vier ou vai ser aposta ou um passo pra trás. Um retorno de Felipão seria um erro, uma chegada do Ceni, como sugeriu o Carlos, seria uma aposta. Até pensando num contexto de Renato sair e não for possível trazer o Sampaoli acho que o Ceni seria uma boa aposta. O que não pode acontecer é quererem trazer algum nome da velha guarda decadente ou algum desses foguetes molhados da nova geração como Zé Ricardo ou Diniz. É bom olhar o mercado argentino, o Inter foi muito bem em fechar com o Coudet, tem o Ariel Holán que está sem clube e é um nome interessante mas tem seu lado turbulento também, o Jorge Almirón que nos enfrentou comandando o Lanús é outro nome livre no mercado mas pesa contra ele ter feito trabalhos ruins desde que deixou o clube que derrotamos.
    Tem o efeito Flamengo também: Dizem que Jorge Jesus vai embora e vários nomes são especulados para substitui-lo com Renato e Sampaoli inclusos, e até os argentinos citados estão na lista. Essa dança de treinadores pode respingar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Lipatin
    Renato só funcionará em 2020, se tiver um CHEFE, alguém para cobrar atitudes, vetar contratações sabidamente inconfiáves, caso contrário, até o Thiago Gomes (acho que este o sobrenome) do time de transição, seria especulado; com ele, um melhor e maior aproveitamento da base, que na prática é o que está salvando o Grêmio.

    ResponderExcluir
  5. O Carille é bom técnico, apesar de estar em baixa. Acredito que faria mais com o elenco do Grêmio. Além disso, é o tipo de técnico discreto, ao contrário do pavão do Renato. Com um bom diretor de futebol, seguiria a cartilha de apostar na gurizada e mandar os medalha embora.

    O Roger seria bom também pra trabalhar com a base. O fraco dele é lidar com jogador experiente, o que nesse momento é tudo que o Grêmio não precisa, a começar pelo Maicon e o Leo Moura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie
      Perdi as esperanças no Roger; já o Carille, o seu histórico de jogar fechado, por uma bola, não me agrada, mas é um "colocador de faixas", pelo menos, no Corinthians.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Glaucio
      Pois é, mas será que aprendeu? (William Schuster, Fred, Negueba ...)

      Excluir
    2. Ao menos está mais rodado. Não conheço o elenco do Bahia, mas pelo classificação, não dá pra dizer que faz um trabalho ruim.

      Excluir