Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Opinião



Grêmio vence o Caxias em ritmo de amistoso

Foi um jogo ruim de se ver, especialmente o segundo tempo. Valeu pela vitória e o encaminhamento do título (só uma hecatombe tira a faixa do peito dos gremistas).

Pode parecer implicância, mas num meio de campo onde existem Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre, o primeiro ser o destaque do setor indica que algo está errado. Verdade que o Caxias marcou mal no primeiro tempo, fato agravado pelo gol sofrido no início e aí o camisa 8 desfilou no gramado; tocou bola como um regente de orquestra. Na segunda etapa, marcado e cansado, afundou, mas não foi só ele, o ataque inexistiu e o gol não trato como acidental, porque Éverton estava bem posicionado e bateu maravilhosamente bem. Há mérito no desfecho da jogada. Porém, o ataque segue devendo.

A carência ofensiva está escancarada e o risco de empate foi iminente. Uma grande defesa de Vanderlei e o VAR salvando o empate; isso que o Caxias é muito limitado.

Se for para destacar alguém, cito Pepê, o primeiro tempo de Maicon e a boa performance de Geromel e David Braz.

O ponto negativo segue sendo Thiago Neves, porque não consegue jogar. São várias hipóteses para isso: está psicologicamente abalado ou ansioso, em franca decadência e não tem mais volta, por fim, veio contrariado para o Sul. 

Quaisquer destas alternativas o colocam fora dos planos do clube. Só os dirigentes e Comissão Técnica não sabem.


11 comentários:

  1. Coitado do Caxias. Não fosse a falta de ritmo e seus desfalques o jogo poderia ter sido outra. Sorte do homem estátua.

    Mas nem querendo o Grêmio perderia este jogo. Mas tomou sustos. O primeiro, não sei se recordas, Bruxo. Maicon, deixa o oponente girar e bater para boa defesa de Vanderlei. O camisa 8 por sinal se arrastou o tempo todo. Uma lástima ver Lucas Silva cheio de gás olhando essa depressão no meio campo gremista.

    E a cada jogo que passa tenho mais certeza de que o camisa 10 ruma a todo vapor para a sua renovação contratual sem nada ter oferecido em troca.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Acho que vou fazer uma postagem sobre a situação do Thiago Neves. Não tem condições. Se melhorar e tapar a nossa boca, será caso para estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa situação do Thiago Neves é unanimidade entre todos os gremistas: Tem que ir embora duma vez.
      É o enganador de estimação do professor. Ontem o Renato colocou ele de falso 9 pra ele não pegar tanto na bola e não atrasar o time...

      Excluir
  3. Duvido muito. Não tem sangue nem a "cara" do Grêmio.

    E se por ventura vier a nos calar, não terá feito mais do que a obrigação. É pago para isso. Nós não.

    ResponderExcluir
  4. é; a grana cai certinho na conta.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a tua análise, Bruxo. O segundo gol ofuscou o sufoco que o time sofreu no segundo tempo. O Grêmio praticamente inexistiu na segunda etapa.

    Tiago Neves lembra aquele Marquinhos que trouxeram do Santos. Carimbador de bola profissional. Jogador folgado, trotando na zona morta do meio campo. Dando passe inócuo de primeira pra não errar. Tá complicado.

    Jean Pierre não é a solução pro Grêmio. Muito mosca morta. Jogador sem brio. Balaqueiro. É outra foca amestrada. Só jogada plástica de efeito sem objetividade. O melhor fundamento dele é o passe em profundidade. Muito pouco pra um camisa 10.

    Se salva a zaga e os guris. O Cortez de 2019 já era insuficiente. O de 2020 é pior. Lucas Silva ser banco é uma afronta. Alisson não dá pra aguentar. Joga com o freio de mão puxado. Cinco metros pra frente, um giro. Cinco metros pra frente, outro giro.

    Vamos aguardar os novos contratados. Éverton fez um golaço. Ótimo começo. Mas vamos descontar o adversário.

    E outra, Paulo Miranda ser segunda opção pro David Brás não tem fundamento. Sempre entra bem, e tem mais tempo de casa. Devia ser o primeiro na hierarquia. É muita panelice. Até gosto do Bras, ontem inclusive não jogou bem. Mas é o critério (ou a falta de) que merece a crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Pyerre tem talento mas anda empacado, não vem bem. Sem falar nos episódios nas redes sociais. Não sei se já não tá focado em zarpar pra primeira oferta europeia que pingar.
      Só na cabeça do Renato o Lucas Silva é reserva. Era pra ser o titular ao lado do Matheus.

      Excluir
    2. Também concordo, Vinnie, exceto quanto ao JP. Algo deve ter acontecido com o piá. Não acredito que seja apenas balaca, o problema a meu ver é que ele entra com a certeza de que será substituído. Pior ainda é saber que em seu lugar entrará o T.N..

      Excluir
  6. Vinnie
    Perfeita análise. De todos os aspectos colocados por ti, o mais relevante é a questão do Jean Pyerre. Tem na teoria, muitos elementos do velho meia esquerda, mas parece que vai ficar pelo meio do caminho. Tomara que estejamos enganados.

    ResponderExcluir
  7. Ô joguinho ruim. Porque não fizeram jogo único essa final?
    Agora é torcer pra lesão do Pepe não ser séria.

    ResponderExcluir
  8. Lipatin
    Mesmo sendo ruim, acho que dois jogos evitam uma injustiça. Melhor para nós.

    ResponderExcluir