Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Opinião



 Vitória confirma supremacia azul em Grenais no ano

Procuro sempre evitar ser um defensor perpétuo ou crítico cáustico nas análises do futebol gremista. Por conta disso, às vezes, não sou bem compreendido.

Dito isso: méritos para Renato que acertou a escalação (fico com uma dúvida quanto ao preterimento de Diogo Barbosa), mas muitas vitórias em clássicos inflam o ego e podem obscurecer a vista. A vitória de hoje passa igualmente pelo lado vermelho; isto é, o Inter está abalado, entra com um peso danado nos Grenais e tem elenco inferior; isto é visível. Acrescente-se a isso, o bruxismo de Coudet com Musto e num Grenal pegado, com esquemas parecidos, as individualidades deveriam/poderiam desequilibrar. Aí, o elogio ao treinador gremista e elenco que jogou focado o tempo todo o que diminuiu a chance de erros fatais, também, a má jornada colorada que pode mascarar esse triunfo gremista.

Três jogadores se salientaram: Orijuela, Alisson e Pepê. Além disso, apenas Diego Souza esteve mal; até Rodrigues, reserva dos reservas, não comprometeu. Kannemann em alto nível e Vanderlei fez duas defesas salvadoras, aliás, não tomou gols em clássico. São vários jogos consecutivos, deve ser recorde.

Vencer é sempre bom, em especial, Grenais, porém,  tem que saber porque ganhou e a coletiva do treinador Tricolor no final de jogo, me deixou preocupado, pois não fez análise da partida, preocupou-se em desabafar e ignorou por completo o retrospecto ruim recente. 

As críticas foram justas e ele ao não ter a sensibilidade de reconhecer o momento delicado da equipe neste Setembro, corre o risco de deixar escorrer entre os dedos, a oportunidade de afastar de vez os maus resultados.

Tomara que tenha sido apenas um discurso externo.




25 comentários:

  1. E deu Grêmio! Feliz por vencer mais um Grenal e por manter esse domínio nos clássicos. Golaço do Pepê! O time teve mais atitude que futebol. Também gostei do Orejuela já o Alisson tava mais na raça que na bola, mas Grenal é assim. Destaque pro Kannemann também, foi o xerifão e permitiu que o Rodrigues jogasse tranquilo ali.
    Mas fecho contigo Bruxo nesse ponto: O Inter sentiu, entrou mal escalado e foi mal em campo também. O Coudet tem sido uma mãe nos clássicos. Facilitou pra que o Grêmio fizesse o crime.
    Felicidades de vencer um Grenal de Libertadores a parte temos que voltar a realidade: Seguimos em crise, seguimos precisando mudar, a fórmula do Renato já estourou o prazo de validade. E o Renato já saiu falando das suas groselhas em entrevista, Maicon nas redes sociais, já acham que agora vai embalar e vão ganhar tudo, são incriticáveis e etc... É só lembrar daquele Grenal do Gauchão pouco tempo atrás e ver que o time ruiu depois.
    Nos beneficiamos de jogar num cenário de futebol nivelado por baixo. Mesmo em frangalhos vencemos um clássico e podemos ir pras oitavas da Libertadores. Mas sabemos que a linha é tênue e o baque pode vir forte...
    OBS 1: E segue a "novela" do Cavani... Agora até com números assustadores envolvidos.
    OBS 2: E também segue a história de negociar o JP por um pacote de refugos do Palmeiras mais a divida do Diogo Barbosa. Pelo menos o jornalista que falou agora foi o Jorge Nicola, que bom... É um cara que já virou piada até, espero que seja mais uma barrigada dele.

    ResponderExcluir
  2. "muitas vitórias em clássicos inflam o ego e podem obscurecer a vista"

    Perfeito, bruxo. Não dá pra se emocionar com o desempenho de ontem.

    O time dá a impressão de estar melhorando - em relação a si mesmo - após o jogo horrível no Chile, mas...né..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, meu bom amigo! Muita calma nessa hora.

      Excluir
    2. Glaucio
      E o discurso egocêntrico é péssimo, vale sempre lembrar que a cada vitória (que deve ser saudada) se aproxima de uma derrota lá frente. É estatístico. Tem que saber porque ganhou.

      Excluir
  3. Lipatin
    Tem dois jogos que não me saem da cabeça: derrota para o Caxias em casa; derrota para a Católica. Eles deveriam ser motivo de análise e preocupação. Os Grenais são ilhas neste histórico recente de más jornadas.

    ResponderExcluir
  4. Joao Hollerbach24/09/2020, 11:34

    Boa análise: o Coudet "facilita" ao escalar o Musto. E acho que o Grêmio foi bem escalado, apenas não concordo com a manutenção do Diego Souza no segundo tempo ou seja, deveria ter saído antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João
      Exatamente, se Diego saísse ali pelos 18, 20 minutos, dando lugar a um velocista, a vantagem seria maior.

      Excluir
    2. João
      Esqueci: impressionante essa história de bruxismo; até treinadores consagrados como Ênio Andrade (Heider), Tite (Rodrigo Caio) e Abel (Michel) tem essas coisas.

      Excluir
  5. Bom dia, Bruxo. De alma lavada, eu diria! Méritos sim, ao da casamata. É preciso reconhecer quando acerta, muito embora ele tenha mudado não mudando. Fez o óbvio e o que tanto pedimos. A surpresa da noite, Pepê! Decisivo. E está pegando casca em jogos importantes!

    Era um jogo que não podíamos de forma alguma perder. Ganhamos!

    A trinca da meia cancha deu a sustentação que o time precisava. Lucas Silva, foi impecável. Pelo que você descreve, apenas Diego Souza fez má partida. Nesta lista, eu acrescentaria Matheus Henrique. Orejuela na direita, foi outro determinante. Outro dia mencionei aqui no blog, que o furo era por ali. Repare onde começa a jogada do gol.

    Do lado esquerdo, acredito que ele tenha optado por Cortez para não deixar o time tão aberto. Foi um acerto! Era um clássico e fora de casa. Na zaga, Kannemann segurou as pontas, Rodriguez estava nervoso, mas graças a Deus não comprometeu. Quando precisou, não se envergonhou em mandar para longe a bola.

    Bom ver que também enxergou o fato do rival ter entrado em campo com dois volantes. O medo de perder foi maior do lado de lá. Bom para nós que não temos nada a ver com isso. Quanto ao medo por parte da gente, também existia, mas do nosso próprio time. Das repetidas e fiasquentas últimas atuações.

    Mas vamos manter os pés no chão. Teu último parágrafo resume tudo!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    A opção pelo Cortez foi "conservadora", porque ele tinha um não tão titular, Orijuela, um reserva dos reservas, Rodrigues e um voltando de lesão, Kannemann. Eu entendo que, embora a boa estreia de D.Barbosa, ele optou pelo entrosamento.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim o melhor em campo foi o Lucas Silva que simplesmente acabou com qualquer ímpeto colorado.
    O que falta pro Grêmio é um jogador decisivo, se Cavani é utopia precisa pensar em outro nome.

    ResponderExcluir
  8. O Grêmio fez um bom enfrentamento, mas não vi tanta superioridade assim. Inclusive poderia ter sofrido o empate em algum daqueles arremates do 2º tempo.

    O jogo era no Pepê desde o início. O que de melhor acontecia sempre vinha dele. Alisson, como sempre, só correria e mau acabamento de jogadas. Diego Souza ontem fez sua pior partida desde que voltou. Tá jogando cada vez menos... Também preocupa.

    Muitos erros bobos de passe, inclusive do Lucas, que muitos apontaram como melhor em campo. Mateusinho apagado. E Darlan oscila. Acho ele bom, mas poderia ser um pouco mais rápido. Chega atrasado em muitas divididas.

    Cortez jogou bem ontem. Kanneman nem se fala. Tonhão Rodrigues quebrou o galho, e Vanderlei fez o que se espera dele. Resta saber o que será do tripé quando voltarem as leseras do Maicon e do Jean Pierre.

    A propósito, acho bom negócio pro Grêmio essa troca por três jogadores jovens do Palmeiras. Encorpa o elenco e dá opções. Esse Rafael Veiga é bom jogador. Preferiria o Rony ao Scarpa, mas este também é bom. Chuta bem de fora da área e joga mais do que o JP, eterno craque dos cronistas da RBS que não se confirma.

    No mais, a classificação colorada seriamente ameaçada com esse desdobramento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, vou descordar de ti quanto ao JP. Vamos usar a mesma régua pra avaliar então: O que Veiga, Scarpa e Rony fizeram desde que chegaram ao Palmeiras? Os três são mais velhos que o JP. Os dois primeiros nunca se firmaram, oscilam muito e nem titulares de fato são, tanto que são negociáveis. O Rony é muita velocidade e pouco cérebro, lembra o Alisson. Sem falar nos salários desses três que devem ser altos.

      Excluir
    2. Lipatin, eles levaram o Athletico ao título da Copa do Brasil. É uma equipe muito mais modesta do que o Grêmio. O Jean Pierre fez um gol de falta no jogo da ida e só.... Ele é titular a um ano e meio. Qual diferença fez até agora? Ele joga a mesma bola do pior Luan de 2018 pra cá.... Igualzinho.

      O Veiga foi titular e eles queriam comprá-lo. Esse Rony fez muito mais gols do que o Jean Pierre. O Scarpa teve um ano como protagonista no Fluminense. Na idade tu tem razão, eles são mais rodados. Tiveram mais oportunidades de jogar. Mas
      ainda acho Jean Pierre muita marra pro futebol que apresenta.

      A gente podia trocar impressões sobre os atributos técnicos do JP. Sinceramente, na minha concepção, é só o passe e lançamento. Chuta mal, não corre. Não tem drible em velocidade. Não marca. É pouco pra um meia. Onde se encontra essa craqueza dele? Sem sarcasmos, onde vcs veem esse potencial todo nele, que não seja em jogadas plásticas sem objetividade em zona morta do campo?

      Excluir
    3. Só uma adendo. "Ele é titular há um ano e meio."

      Excluir
    4. Concordo que o Scarpa teve um baita desempenho pelo Flu. Mas lembramos que saiu brigado na justiça e desde então nunca engrenou no Palmeiras, me servia no Grêmio? Claro que sim, mas não nesse modelo de negócio. O Veiga é mais velho, mais experiente e entrega, na minha opinião, a mesma coisa que o JP no momento, até gostaria dele no Grêmio mas pra qualificar o grupo, mas não pra substituir o JP. Cara quanto ao Rony é de outra função e posição, onde já temos Pepê e uma turma de jovens promissores. Aliás o Rony vive do ano passado, foi outro que saiu brigado e até agora não conseguiu ir bem por lá. Outro ponto que pesa é que qualquer um desses três iam chegar um salário alto, foram jogadores que o Palmeiras investiu alto e não deram o retorno esperado. Mais o fator de que se esses caras chegam e não rendem aqui, o que o Grêmio fazer? Eles vão ser bem mais difíceis de vender do que o JP caso ele não venha a se tornar o que se espera.
      Não acho que o JP já é craque mas vejo muito potencial, concordo que ele estagnou e tem que trabalhar pra melhorar. Mas ele tem potencial, é cria do clube e pode render muito mais, tanto em campo quanto numa venda. Essa troca iriamos abrir mão dele pra trazer outras incógnitas. Prefiro tentar ver se o JP desabrocha. E tem o fator que acho que o Renato tem uma má vontade com ele, assim como teve com o Luan. Ainda mais depois desse episódio com o TN. Eu sempre fico do lado da base, é da base que tem saído os nossos destaques, é da base que sai o nosso futuro. E como disse o Bruxo, tem que vender pra Europa.
      Mas acho que estamos discutindo sobre uma coisa que não vai acontecer. Risos. Não confio nos "furos" do Jorge Nicola não, esse cara vive de barrigadas.

      Excluir
    5. O controle de bola que o JP tem nao vejo em nenhum meia do futebol brasileiro.

      Tem uma capacidade absurda de passe, lançamento, e chuta bem (é só ver os gols dele ano passado).

      Só precisa de confiança e de um time equilibrado ao seu lado.

      Excluir
    6. O controle de bola que o JP tem nao vejo em nenhum meia do futebol brasileiro.

      Tem uma capacidade absurda de passe, lançamento, e chuta bem (é só ver os gols dele ano passado).

      Só precisa de confiança e de um time equilibrado ao seu lado.

      Excluir
  9. Vinnie
    Já fui mais fã do Scarpa, mas deu uma estacionada. Sinceramente, se for para vender, tem que ser para a Europa, mercado periférico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria também acho, Bruxo. Mas quem vai pagar 20 milhões de euros por esse futebol que ele vem apresentando?

      Ano que vem vai ser de vacas magras no futebol também. É possível levar mais três anos pro nível de investimento voltar ao normal.

      De verdade, torço mesmo que ele volte, e volte bem. Que confirme todo esse status. Vou ser o primeiro a reconhecer que disse bobagem se for o caso. Tomara.

      Excluir
  10. Vinnie
    Sempre em tese; Jean Pyerre é da linhagem do Ganso, Nenê e o maior deles, Ademir da Guia; mas terá que confirmar.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado que Alissons da vida nunca precisam confirmar....

    No mais, concordo com o Vinnie, o inter poderia ter saído na frente.

    ResponderExcluir
  12. Joao Hollerbach25/09/2020, 11:47

    O Jean Pierre já é um grande jogador, mas claro que terá que evoluir. No entanto ele sofre uma certa perseguição tanto de torcedores quando do próprio Renato, pois não perdoam nele erros que outros também cometem. Talvez seja em razão de uma certa arrogância dele nas redes sociais ou seja, coisa de imaturidade(mas já está na hora de superar isso).

    ResponderExcluir
  13. Concordo, João
    Hoje, há um incapacidade dele de lidar com o estrelato, o que o prejudica dentro de campo, aí, a massa não perdoa. A mudança começa com ele mesmo, mas tem bola para se tornar um craque.

    ResponderExcluir