Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Opinião



Grêmio bate Católica na Arena 


Segunda vitória consecutiva gremista na Libertadores não impediu um susto na torcida. 

Pode ser um raciocínio simplista, mas desconfio que a história deste jogo passa por dois lances capitais: a defesa providencial de Vanderlei no início do primeiro tempo e o gol de Pepê aos 2 minutos da etapa final. Fica a dúvida, porque a  primeira etapa Tricolor foi horrorosa, a Católica controlou totalmente a partida, mostrando posse de bola alta e individualidades mais evidentes do que os locatários. Se houvesse um vencedor, este seria a equipe chilena.

Neste período, os destaques ficaram por conta  da energia de Orijuela e as escassas investidas de Pepê. O meio de campo afundou, em especial, Robinho que, pelo menos hoje, não demonstrou aptidão para ser armador, pensador ou referência criativa do time. Um fracasso que contagiou (ou quase isso) o desempenho dos meninos Matheusinho e Darlan.

Aí veio o gol providencial de Pepê e a partida tomou outro rumo. Apareceram Rodrigues, Alisson e até Diego Souza, este último em lances esparsos. Vale lembrar que o toque de cabeça dele, deixou Pepê em condições de abrir o caminho da vitória.

Fiquei com a impressão que se Renato começasse com Thaciano na vaga de Robinho, o meio ficaria melhor conformado. 

Ferreira entrou bem e Lucas Araújo, Luiz Fernando mais Ruan não tiveram tempo para ser avaliados.

Agora mais um Grenal pela frente. 

11 comentários:

  1. E o Grêmio reagiu! Depois dum primeiro tempo com domínio da Católica o time voltou com tudo pra segunda etapa e teve lampejos do Grêmio que gostaríamos de ver. Time jogou com garra, com vontade e assim que tem que ser. Pepê é o nosso novo amuleto, assumiu o cargo de resolvedor do time. E o Tonhão Rodrigues hein? Deu umas arrancadas duma área a outra e apareceu como um 9 pra matar o jogo. Os dois da base decidindo, como sempre. Orejuela bem demais, partidaça do colombiano. Cortez tava bem também, com muita raça. Robinho tava um peso morto ali no meio, fez falta mais um volante ou meia pra acompanhar Matheus e Darlan, essa dupla foi bem mais uma vez e não pode mais sair do time. Sinto que Diego Souza tende a perder a posição, fica muito isolado e não aparece, uma referência mais móvel iria funcionar bem melhor e ainda melhoraria o desempenho do Pepê.
    Vitória com ares de vingança e classificação conquistada a parte temos que seguir com os pés no chão. O time segue devendo, nosso ano não é bom. Se jogarmos com a aplicação e garra que jogamos o segundo tempo ontem podemos sim até sonhar com algo a mais. Mas lembremos que três dias atrás era um arremedo de time em campo em uma derrota melancólica. Espero que o Grêmio do segundo tempo seja o que iremos ver daqui pra frente.
    E o Inter hein? Vão chegar pressionadíssimos pro Grenal sábado. Veremos como vai ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grenal com cheiro de empate, Lipatin.
      Concordo que Diego Souza precisa de concorrência.

      Excluir
  2. Joao Hollerbach30/09/2020, 09:51

    Acho que qualquer um que entrasse no lugar do Robinho melhoraria o time. Ainda não vi justificativa para a titularidade do Robinho(pode ser que venha a demonstrar mais adiante). E ontem o Rodrigues mostrou que o jogo dele não é só balão. Continuo convicto de que Orejuela e Cortez são os titulares nas laterais. Uma pergunta de quem está desinformado: e o Bobsin? Foi vendido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobsin segue "encostado". Tava no sub-20, saiu noticia que ele seria integrado ao grupo principal mas até agora nem no banco ficou. Mesmo caso do Araújo que tava mofando até dias atrás e de vários outros garotos que nunca ganham chances. Talvez tenha o mesmo desfecho de Tete e Diego Rosa.

      Excluir
    2. E pensar que num sufoco, o Grêmio lançou num mesmo momento, Rafael Carioca e William Magrão em 2008.

      Excluir
  3. João
    Parece que o Bobsin está voltando de uma lesão grave. Tem um volante meio enfeitado, mas que tem bola no corpo. É da base; falta cabeça: Fernando Henrique. Pode ser que crie juízo.

    ResponderExcluir
  4. Matheus e Darlan são "outros" tendo um jogador marcando atrás deles. A formação inicial de ontem é pra f....

    Até entendo, simplesmente não havia ninguém - exceto Lucas Araújo - pra colocar ali. Sorte que Renato não usou o banco...Marcelo Oliveira lá estava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      O Marcelo Oliveira tem contrato só até Dez/20, mas como tem muito fã na comissão técnica deverá ficar mais um tempo.

      Excluir
  5. Salve Bruxo, ontem assisti, finalmente!
    O primeiro tempo me assustou - muito!
    Lembro que determinada altura eles chegaram a ter 72% de posse de bola, pareciam ter locado nossa metade do campo.
    O lance do Pepe foi, sim, providencial. O que também assusta, pois a única jogada parece ser chutar, rezar pro DS aparar e torcer pro Pepê tirar um coelho da cartola.
    De resto, até agora não vi bola no Matheus (mas a amostragem é pequena); e Robinho não é armador, não adianta cobrar isso dele.
    Orijuela gastou a bola, atrás e na frente.
    Por fim, que pavor a bola na área do Grêmio, os caras cabecearam até de peixinho!

    ResponderExcluir
  6. Grande PJ!
    Um prazer ler teu comentário. Acho que o momento do gol na partida definiu a vitória. Demorasse mais um pouco e o nervosismo ia pegar.
    Matheus Henrique, penso, está sofrendo com a indefinição do seu lugar. Uma hora é 5, noutra vira segundo do meio, por mais bola que tenha, ele deve estar sofrendo com esta situação.

    ResponderExcluir
  7. Renato comentou na entrevista a mudança de estratégia no intervalo. Recuou as linhas e deu campo para a Católica avançar (e abrir espaço), possibilitando o contra-ataque.

    Deu resultado.

    ResponderExcluir