Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Opinião




Disco Arranhado 

Alguém pode, lendo a manchete, afirmar: - que falta de criatividade. Já sei do que se trata e não é nada novo. Neste caso, permitam-me afirmar que há uma variação que demonstra o meu pessimismo quanto ao final da temporada 2020/21.

Conservo comigo, todos os vinis (Lps) desde a minha adolescência. É uma proeza. Tenho um carinho especial pelos quatro, cinco, seis primeiros. No final do ano passado, eu descobri que o terceiro adquirido, Bolan Boogie, T.Rex, banda que se confundia com o seu líder, Marc Bolan, estava "pulando" a primeira faixa do lado B, Raw Ramp. Usei meus limpadores de disco, lavei com detergente neutro; fui para a internet em busca de solução e, vencido, finalmente, comprei outro ao preço de R$ 160,00 + o frete. Valeu a pena, parece "zero bala".

Essa história me faz lembrar do sentimento que tive com relação a Renato. É bom ressaltar que não acho que devesse sair em 2018; quando fomos roubados em casa no confronto com o River e merecíamos ir para á final da LA, assim como a Copa do Brasil, quando uma falha individual permitiu que uma bola parada (escanteio) fosse cabeceada dentro da pequena área (revi ontem, mais uma vez).

Agora vem a história do elepê avariado e suas infrutíferas tentativas de repará-lo; tinha esperança que Renato se renovasse, reconsiderasse determinadas escolhas, se "repaginasse", mas o disco permaneceu arranhado e eu me rendi à solução de por um novo treinador na casamata gremista.

Leio pela enésima vez, vide Grêmio Diferente que o treinador afirma que o Tricolor será outro, diante do Palmeiras. Sinceramente, não dá para acreditar. Por que?

Porque o time de Renato, faça sol, apareçam nuvens carregadas, céu de brigadeiro ou chova canivete é: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Alisson; Diego Souza e Pepê.

Só troca por lesões ou suspensões, senão, podem estar jogando absolutamente nada (Alisson), podem ser limitados (Diogo Barbosa e Alisson, novamente), final de carreira visível (Maicon) ou abaixo do que podem render (Matheus Henrique, Jean Pyerre e Pepê), que estarão no time independente de atuações ou resultados do time em campo. Cadeira Cativa.

Erros como não escalar estrangeiros de cara ou atrasar a ascensão de juniores, Renato repetiu à exaustão. Pois, quando se contrata um estrangeiro com uma certa rodagem, o natural é escalá-lo logo e, comprovada a sua inaptidão ou falta de adaptação, retirá-lo. 

Gata Fernandez jamais poderia vir para "compor grupo". Ou entra no time ou não vem. Mesmo caso de Pinares. O cara é da seleção chilena; aí, alguém vai dizer: - não joga um ovo. Bom! então está configurado o erro de avaliação.

Trazer atletas com nome e titularidade no exterior e ficar escalando (quando escala), faltando 5, 10 minutos para o final da partida, pode ser chamado de tudo, menos de gestão de grupo.

O mesmo pode se dizer de juniores que entram e, mesmo que, minimamente, apresentam melhor desempenho que outro (Ferreira com Luiz Fernando), ficam sempre no final da fila; é um erro colossal como treinador e repito, gestor de grupo.

Quando é dito que o Grêmio será diferente, não dá mais para acreditar, nem por novos nomes entre os onze, nem por outra atitude.

Como no caso do meu álbum do T.Rex, o jeito vai ser trocar.


13 comentários:

  1. Essa do disco me lembrou uma fita k7 que eu tinha, Bruxo. Nela havia umas gravações, raras. Por sinal, eu consegui achar na internet apenas duas músicas que nela haviam. Eram de umas bandinhas de Porto Alegre, que não ficaram tão famosas. A fita certa vez arrebentou. Desmanchei e colei com esmalte. Porém, um dia descolou. Não prestou mais e por pouco não estragou o toca fitas. É a lei de Murphy; não tem jeito.

    Ontem eu não quis ver o jogo porque tinha visto a forma como acabou aquele jogo do rival. Tamanha é a falta de vergonha na cara, eu direi assim, dos que organizam o certame. É uma zombaria. Isso que eu não vi a partida. Vi apenas as manifestações que apareceram nos grupos.

    O futebol brasileiro virou várzea. Daqui a pouco, até o jogo do bicho é capaz de ser mais limpo e transparente.

    ResponderExcluir
  2. Essa do esmalte,sensacional. O que a gente não faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, sim. Não fui da época dos Lps. Eu já peguei o final das k7, e o início dos cd's (que eram caros, pra caramba).

      Excluir
  3. A pouco eu vi o lance da expulsão, Bruxo. E em seguida uma imagem do Renato rindo. É de cair os butiás do bolso, pra não dizer algo mais feio.

    Que imagem passa o treinador? Tenho para mim que se arrependimento matasse, o chileno estaria a sete palmos abaixo da terra. E mesmo ele não sendo uma unanimidade, por seu "espírito" de indignação merece ser treinado por alguém que entenda do riscado.

    ResponderExcluir
  4. Tem algumas situações que não pode ser erro de avaliação, por exemplo pagar 10 milhões de reais por 25% do Diogo Barbosa se for verdade é caso de policia. Pinares ou está muito fora de posição ou não joga nada, pelo que apresentou até aqui é bem inferior ao Everton Carniça que veio do SP.
    Enfim, seria a hora de tocar fogo no mato e inciar um trabalho novo, mas tem essa final pra jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carlos. Até aqui muito pouco, mas por outro lado foi bem pouco aproveitado. Mal aproveitado. Não é possível que um jogador de seleção seja tão ruim como aparenta ser.

      Excluir
  5. Carlos
    E Luciano + Marinho rebentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo. Marinho é fogo de palha. Foi bom ter saído, ao menos na minha visão. O problema nem foi este, mas a permanência de Alisson. Na frente, Diego Souza fez a gente esquecer do tal Luciano.

      Excluir
  6. Fui a favor das saídas deles,mas o que eu quis dizer foi o revés nas trocas.

    ResponderExcluir
  7. Coincidencia ou não, o Pinares jogou muito bem na sua estreia contra o Corinthians em Itaquera - entrou no 2º tempo. Depois deve ter perdido a motivação. Mas por pior que seja, impossível ser mais inoperante que o Alisson naquele corredor direito.

    Comprar o D. Barbosa depois do que se viu do Guilherme Guedes no Grenal pos-pandemia é surreal.

    Nas dificuldades é que se analisam os líderes. Em algum momento ele assume responsabilidade por algo? São sempre fatores externos.

    O Grêmio, com todos seus problemas, tem o 3º melhor plantel do BR. Atrás de Flamengo e Palmeiras. Acho até melhor que o Atlético, que gasta muito e compra mal. Mas vai, coloca em 4º que seja. Já está indo pra 8º no Brasileiro e muito provavelmente não irá ganhar nada além do ruralito.

    ResponderExcluir
  8. Fluminense e Inter não possuem elencos formados com esbanjamento.
    Concordo, logo,logo, o Galo vai ter os mesmos problemas do que o seu maior rival.
    Sampaoli vai saltar da barca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sampaoli já tem proposta do Marselha da França, que é uma bagunça igual vários clubes daqui, na mesa. Aliás o Sampaoli queimou o filme dele aqui no Brasil nessa temporada ruim do Galo, o cara é cheio de exigências e pedidos, ganha um salário alto e cada derrota pede um novo reforço caro. Trabalho bem ruim dele esse ano.

      Excluir
  9. Lipatin
    Em algum momento, Sampaoli perdeu o norte. Cheguei a ficar impressionado com o bom futebol do Galo com tantas nabas, mas passou.

    ResponderExcluir