Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Opinião




Descendo a Ladeira

Está muito difícil acompanhar os jogos do Grêmio sem perder a paciência ou o (bom) humor. 

Contra o Botafogo estavam em campo 5 reservas + Maicon que não completa uma partida inteira há mais de um ano e foi uma goleada com alguns aspectos positivos, mas eu e outros parceiros do blog fizemos a ressalva que seria interessante ver o que aconteceria diante do São Paulo.

E veio a rodada seguinte, confronto de Tricolores na Arena e o que se presenciou foi algo quase irrepetível: nenhum atleta gremista, ninguém mesmo, teve desempenho minimamente decente. Um desastre que foi mascarado pelo gol acidental (por tudo que se via no jogo) de Diego Souza. O Grêmio não merecia sair para o intervalo ganhando. Nem o São Paulo. É daqueles jogos que costumo dizer que se houvesse no regulamento perda de três pontos para ambos os contendores, esse dessa noite é um exemplar típico. Uma porcaria.

A sensação é que os jogadores já sabem que Renato não ficará, por sua vez, o treinador cônscio disso, se permite manter velhas e inconsequentes alternativas ou, pior: fazer concorrência com o Prof. Pardal, célebre criação da galeria de Disney e desestruturar o setor defensivo que já era uma avenida do goleiro ao centro médio, isto é; cinco posições, o que resumindo dá meio time.

Mas e a outra metade desse "meio time"? Me expliquem o que fizeram Jean Pyerre, Matheus Henrique, Pepê e Alisson? Diego Souza fez o gol e nada mais.

E os que entraram? Lucas Silva perdido. Thaciano, invisível. Luiz Fernando, antes de Ferreira? Outra agressão ao bom senso. E Pinares? Bom, ele demonstrou que está puto da cara com toda a situação de não aproveitamento ou de entrar faltando 5, 10 minutos. Sua expulsão vem de seu descontrole e da ruindade da arbitragem que não deu a falta de Reinaldo em Luiz Fernando, aí, ele resolveu "fazer justiça com os próprios pés".

Aliás, as arbitragens do "Gacibão 2020/21" são o que de pior acontece na competição e vendo a excepcional série Doutor Castor (4 episódios na Globoplay), no final, há uma fala que diz que o futebol sempre foi  corrupto, a gente fica com "uma pulga atrás da orelha" com as situações e especialmente, com as coincidências que vem dando forma, ou seja, vem conformando com muito asco este final de campeonato.

Para encerrar: o Grêmio deve incluir no seu planejamento para 2021, os complicados compromissos de pré-Libertadores, porque essa é a perspectiva que mais se aproxima do clube neste mês de Março.

Tem muita coisa errada e a construção que o presidente fez, pode ruir rapidamente se as medidas necessárias nâo forem tomadas em tempo hábil e de forma eficiente.

25 comentários:

  1. Quando um ex-atleta é o centro tecnico do time, percebe-se o estrago da bagunça. Mais uma vez provado hj.

    Ainda insuficiente, mas MH adiantado jogou melhor. JP, sem condições. Alguém tem esperança?

    Grêmio virou confraria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança aconteceria se fosse apenas um único jogo. Ida e volta,complicou.

      Excluir
  2. É ano de reorganização. Melhor não disputar Liberdadores.

    2021 será um novo 2015. Quanto antes a faxina iniciar, melhor. Tem muita coisa pra ajustar em apenas um ano - lembrando que são quatro de descasos e mau planejamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Vinnie. Um novo 2015.

      Problema é que os poderosos, os homens que tem a palavra, acreditam que este é o melhor elenco de todos esses quatro anos de Renato...

      Sobre planejamento. Este elenco ter chegado à uma final, talvez, para eles isto é um grande feito. E eu já começo a suspeitar disso também. Conquistar a Copa? Racionalmente falando, o melhor seria não conquistá-la, mas ao mesmo tempo lembro que o futebol é um jogo de ganhar ou perder e se for visto com a razão perde toda a graça e o próprio sentido da sua existência.

      Excluir
    2. Rodrigo!
      Como escrevi, jogadores, técnico (e Direção, obviamente) sabem que a Comissão Técnica não fica; desconfio que Cuca já esteja apalavrado com Romildo e Renato, idem, com outro clube; então, fica esse clima de final de festa.
      É um estorvo.

      Excluir
    3. Não duvido, Bruxo. Que novos ares nos tragam novamente as conquistas. Ou então, vamos ter que nos acostumar, mais uma vez, a ver o rival conquistar o que temos deixado pelo caminho.

      Excluir
    4. Espero, uma vez vez confirmado o título do Coirmão, Romildo fique mais independente da Comissão Técnica e não se sujeite á sugestões fora da realidade como Thiago Neves e Robinho, por exemplo.

      Excluir
    5. São muitos erros de avaliação (inclusive meus, mero torcedor)...comparar Matheus Henrique a Artur, Jean Pierre a Luan...

      Mesmo assim, não acho o elenco base ruim, falta desistir de alguns, e mudar o comando.

      Excluir
    6. "ao mesmo tempo lembro que o futebol é um jogo de ganhar ou perder e se for visto com a razão perde toda a graça e o próprio sentido da sua existência."

      É isso aí.

      Excluir
    7. A bolinha murcha que o Matheus e o Jean vem jogando é de dar raiva. Mas antes de desfazer deles eu esperaria um novo treinador. Como disse o Glaucio, nosso elenco não é tão ruim assim e todo o time tá jogando mal, então acho que a questão é coletiva. Tem que se livrar dos pesos mortos do grupo e ver como os outros vão reagir sob um novo treinador. Se seguirem no modo "pé de rato" aí tem que despachar pros primeiros milhões de euros/doláres que aparecerem.

      Excluir
    8. Lipatin e Glaucio
      Quando muitos jogadores estão mal, o problema é maior.

      Excluir
  3. Bruxo. Não vi a partida. Mas a resenha, me parece, desenhar perfeitamente o que foi a partida. Preferi a Netflix, algo me dizia que o jogo seria horroroso, pois quando vi a zaga colocada em campo. Mas confesso que eu torcia por isso, afinal correr o risco de perder um jogador como Kannemann num jogo desses, que valia a mísera quarta colocação desse que você melhor resumiu: Gacibão 2021/2021.

    Não vi nenhum dos jogos ontem, mas vi depois as trapalhadas.

    Varzeano; um torneio de colégio é melhor organizado, se bobiar. Na próxima rodada a tão esperada e arranjada "final" dos pontos corridos.

    Sobre nosso time; de fato é um amontoado. Mas como louco que sou, mantenho o que disse. Vamos vencer. Por que digo isso? Porque foge da normalidade. Talvez até da própria realidade. O normal é isso aí que tu acabou de escrever.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo
    O que aumenta meu pessimismo quanto ao título, eu vou postar hoje à tarde. Há indicativos que, como dizia Léo Jaime, "nada mudou".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A racionalidade me dá um soco na cara a cada nova partida que o Grêmio joga, Bruxo. É até patético esse "otimismo".

      Excluir
  5. Rodrigo
    Costumo dizer que, depois da Batalha dos Aflitos, na mais me surpreende no futebol.

    ResponderExcluir
  6. Mais um fiasco na conta, dessa vez contra o São Paulo já morto e enterrado. Desse jeito em vez se despedir levantando uma taça o Renato vai despedir tomando outra goleada de 5. Como o pessoal já falou, é hora de pensar em reformulação de tudo. Treinador, comissão técnica, depto de futebol, departamento medico, preparação física e claro, o elenco. Tem muita coisa errada acontecendo e muitos desses erros já andavam escancarados a um bom tempo mas vinham sendo varridos pra debaixo do tapete. Que o Romildo use seu ultimo ano pra rearrumar a casa. Chega dessa palhaçada. Se o Renato quer time de estrelas que vá treinar o Hulk e o Vargas chinelinho lá no Atlético-MG, que moral tem pra reclamar de reforços se deram pra ele o Piñares e ele insiste em Thaciano.
    E a arbitragem hein... É um festival de erros e amadorismo todas as rodadas, erros no gramado e no VAR, já passou do ridículo. Os caras da CBF devem ter comprado o software mais vagabundo do mercado pra usar no VAR e dado um treinamento mais vagabundo ainda pro pessoal. No campeonato Inglês, onde o nível da arbitragem é bem ruim também, o VAR checa as linhas de impedimento ou possível pênalti em 20 ou 30 segundos. Aqui os caras levam 5 minutos e as linhas são tudo erradas ainda, impressionante...
    Aproveitando pra cornetear mais um pouco. O nível do Brasileiro tá cada vez mais baixo, tentei assistir Flamengo x Corinthians e minha nossa senhora, chega arder os olhos. Não atoa os brasileiros tem se dado mal no Mundial e nem na final tem chegado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que moral tem pra reclamar de reforços se deram pra ele o Piñares e ele insiste em Thaciano.2

      Excluir
  7. Eu grito aqui nesse espaço desde o começo de 2018. Fui até motivo de ironias por aqui mesmo. Mas estava na cara tudo isso iria acontecer. Visão!!!

    ResponderExcluir
  8. Por incrível que pareça a final da CB virou um estorvo, não tivesse essa final pra jogar provavelmente o Renato já teria saído e a reestruturação poderia estar em andamento.
    O melhor cenário seria o Inter campeão brasileiro e o Grêmio levando um laço do Palmeiras, certamente mexeria com as estruturas do clube, agora se o Inter perder o título (o que é bem possível) e o Grêmio conseguir operar um milagre e levantar essa copa vão achar que está tudo certo.
    Obs. Também cometi a eresia de achar que M.H seria melhor que Arthur e JP melhor que Luan.

    ResponderExcluir
  9. Eu avisei que era para demitir o treinador em 2018. DAISON

    ResponderExcluir
  10. Daison
    Na tua opinião qual seria o indicado para o lugar dele, hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUIS ALBERTO BERTHIER GUEDES15/02/2021, 22:46

      Caro Bruxo, não sou o Daison mas, pra mim,o treinador pode ser o meu português da esquina que,ao menos, não é arrogante nem teimoso nem ganha os tubos que o Portaluppi ganha nem indica trastes e depois fica a reclamar de falta de investimento.

      Excluir
    2. Qualquer um que ďê treino e não rachão. Faça o simples...Daison

      Excluir
  11. Luis
    Essa troca será muito importante, principalmente, porque o Inter vai ganhar um gás se confirmar o título.
    Hora da Direção.

    ResponderExcluir