Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2021

Opinião




As Recentes Medidas 

Pelo menos, a arrancada na adoção de medidas no futebol foi boa.

Havia elogiado o Bragantino pela intensidade com que jogou (a parte que vi) diante do Coirmão; veio o preparador físico dele. Parece ótima notícia.

Os afastamentos de Paulo Victor, Pepê e Jean Pyerre, igualmente, são atitudes que tem mais prós do que contras. O goleiro deve procurar novos rumos; está queimado. Pepê está esgotado fisicamente, porque deve ser o atleta que mais atuou e também, porque está negociado, isto é, sua cabeça já pensa no Porto. 

Chegamos ao nome de Jean Pyerre. Oficialmente, trata-se de lesão, mas independente dela, já opinei que o destino dele deve ser longe da Arena. O atual camisa 10, sua trajetória, lembra (até com menos brilho) a do início de Paulo Henrique Lima, o Ganso, ocorrido há 10, 11 anos, quando disputava com Neymar, o título de mais nova joia do Santos.

Ganso está rico, famoso, no entanto, ficou aquém das expectativas que o seu futebol clássico gerou. Uma pálida lembrança de craque neste 2021.

Jean Pyerre caminha para isso e o Grêmio terá que ser esperto e colocá-lo no mercado externo, antes que este se dê conta do "patrimônio" que está adquirindo.

12 comentários:

  1. Bom dia, Bruxo! Gostei do anuncio do novo preparador. Os afastamentos são corretos, principalmente o do Paulo Victor que devia ser afastado em definitivo pelo bem dele, do Grêmio e da torcida.
    Quanto ao Jean Pyerre eu daria uma nova chance, é claro que situação dele já começa a ficar complicada. É muito burburinho em rede social e muita marra pra pouco futebol apresentado. Mas ele ainda é jovem e ainda pode "virar o jogo". Não podemos culpá-lo pelo oba-oba de "novo craque camisa 10 do brasil" que a imprensa criou em torno dele. Tanto ele quanto o Pepê saíram bem desgastados dessa sequencia final de temporada melancólica, não podemos colocar a culpa só neles. Minha opinião é tentar recuperá-lo, quem sabe testar ele como um volante. Vender só se chegar uma proposta interessante do exterior.
    Quanto as demais noticias é esperar pra ver. Amoedo e Romildo vão se "aproximar do futebol", falaram aparelhar as estruturas do clube e deixar o Renato só cuidar do campo. Falam em Douglas Costa e Rafael Carioca como possíveis "super-reforços", o Carioca é mais realista já o Douglas tem contrato valendo com clube grande lá na Europa e ganha milhões por mês, bem difícil acontecer. Falam em Jaílson e Roger Guedes também, vai ser grande a especulação com os que estão na China com as mudanças no futebol lá gerando um debandada.
    Sigo incomodado com a falta de um puxão de orelha no Renato. Na coletiva do Romildo se via a que convicção nele segue intacta. Se fala em mudanças mas nada de cobranças. É como se uma força sobrenatural tivesse causado esse decadência toda e o Renato não tivesse culpa alguma e nem tivesse dados declarações absurdas e vergonhosas que mancham a imagem do clube. Desanima demais porque temos chances de ver o mesmo filme se repetir.
    A leva de jovens sendo inscritos na Libertadores e provavelmente ocupando espaço no elenco é muito legal. Mas não adianta colocá-los no elenco e não utilizá-los. E pra eles ganharem chances precisam de espaço e hoje ainda temos PV, Paulo Miranda, David Braz, Victor Ferraz, Cortez, Maicon, Thaciano, Everton Ruim e o Luiz Fernando que ficou. Cadê a lista de dispensas? Tem gente ruim demais fazendo hora extra no elenco, como vão abrir espaço pros jovens com esse monte de pangaré no grupo? E ainda devem chegar pelo menos uns dois ou três medalhões pra temporada.
    Falando do jogo, hoje enfrentamos o simpático Ayacucho. Sinceramente não sei que esperar. É jogo pra ganhar, primeiro porque o adversário é frágil e segundo porque é nosso dever garantir a fase grupos, além é claro de ser bom pra moral. Vamos ver qual vai ser a escalação e como vai ser postura do time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin, penso eu que ele deve ser emprestado caso não seja negociado. Esses burburinhos aí das redes também saturam. Devido a isso, eu imagino, o pai dele saiu falando coisas. Isso foi péssimo pra ele.

      Chances foram dadas e por ele desperdiçadas. Como volante, até poderia ser feito um trabalho, mas aí eu pergunto: teria ele a intensidade que é exigida de um volante? Se com a 10 ele não foi intenso, com a 8 ou 5 ele seria? Eu duvido.

      Eu fui um dos que mais ergueu a bandeira em prol do rapaz. Errei feio, infelizmente. Como disse o Bruxo, J.P. tem tudo para ser uma pálida lembrança, como foi PHG nos anos anteriores.

      Excluir
    2. Eu também me iludi com ele Rodrigo. Ele ta devendo futebol mas acho que vale a pena tentar recuperar ele antes de se desfazer.

      Excluir
  2. Lipatin
    Acho que a lista não saiu "a rodo", pela proximidade destes 4 jogos da pré-Libertadores (tomara quem sejam 4!!!).
    O Santos deu um tropeçada, 2 a 1 em casa pode ter sido pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Bruxo. A temporada é emendada e não dá pra mudar tudo do dia pra noite, ainda mais com essa pré Libertadores. O erro é que a direção já devia ter antecipado isso, pelo menos algumas coisas porque precisamos mudar. Outra, todos eles tão inscritos na Libertadores e isso me preocupa. Não podem ficar porque se ficarem vão acabar jogando. Sem contar na questão salarial, vão seguir sugando os cofres do clube.
      Outro ponto que esqueci sobre a coletiva do Romildo: Ele falou muito em deixar o Renato só no "campo". Falou muito em aparelhar a estrutura do clube no depto de futebol e etc. Mas ao mesmo tempo disse que não vai buscar um novo diretor de futebol e que isso tudo vai ser centralizado nele e no Amodeo, que vão acumular funções. Ficou muito estranho isso aí...

      Excluir
    2. Pois é. Complicado isso aí. E quem é que irá fazer a correria atrás de bons jogadores?

      Excluir
    3. Ficou mal explicada essa história do Romildo. Já tivemos cargos acumulados nessa temporada e a experiencia não foi muito exitosa...

      Excluir
  3. Paulo Victor, por decisão técnica, virou titular para a final do único campeonato que o time disputava.
    Agora está afastado.
    É sério mesmo que alguém imagina que o técnico não tem nenhuma responsabilidade nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a grande ideia no Renato com todas as semanas de preparação pra final... E o homem segue intocável internamente pelo jeito.

      Excluir
  4. PJ
    Total.se foi ideia do preparador de goleiros, ele deveria fazer valer a sua autoridade de maior responsável pela Comissão Técnica.

    ResponderExcluir
  5. Mais do mesmo... ficou só no papo de novo.

    ResponderExcluir
  6. Ainda gostaria de ver o JP de volante. Faz mais do que o MH.

    Até porque ele não tem mercado com esse futebol de 2020. Todo mundo vê os jogos.

    ResponderExcluir