Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2021

Opinião




Grêmio reprova em teste mais exigente 

Olha! se o Juventude é só isso, não sobreviverá em sua nova Série (A). É muito ruim.

Pois, para esse adversário é que os meninos do Grêmio afundaram. Podiam perder, seria normal, porém, o que se viu dentro do gramado em Bento Gonçalves foi muito pouco, diria, abaixo da crítica.

Para conversar, exagerando; o Tricolor jogou com 9, pois Ricardinho e Lucas Araújo não entraram em campo. Ah! mas o primeiro fez o gol do Grêmio, terceiro em quatro jogos, Verdade, no entanto, foi acidental e quem garante que outro jogador não faria mais? e o volante não tem bola para jogar no Imortal, basta ver o que fez Victor Bobsin em bem menos tempo. Este é mais técnico, é volante de pé esquerdo, muita movimentação, tem chegada mais forte na frente. E tem o Fernando Henrique que até foi discreto hoje.

A repetição do time vai aos poucos consolidando alguns pontos como:

- Rodrigues vai criando dúvidas quanto à sua qualificação para um clube do tamanho do Grêmio, Brenno na vitória sobre o Esportivo, eu apontei duas hesitações em bolas aéreas; repetiu esta noite. Precisa treinar mais este fundamento

- Ruan e Rodrigues seguem jogando em linha, batendo cabeça e perdendo a bola aérea. Os laterais não comprometeram

- Darlan tem vocação para "ditar o ritmo", Pedro Lucas teve dificuldade para sair da marcação e Lucas Araújo, já me referi. Melhor tomar o mesmo rumo de Vico, Machado e recentemente, Isaque

- Léo Pereira entrou na fogueira; agitou um pouco, mas de concreto, quase nada. Ricardinho, muito mal, aliás, vem sumidaço há tempos. Resta saber se pode ser aproveitado como o jogador terminal, algo arriscado para um time de clube grande

- Ferreira está afirmado, porém, nesta noite, se mostrou individualista demais. O Juventude colocou sempre um marcador a mais na sobra e amarrando Ferreira, amarrou o ataque gremista

Numa disputa sem grandes brilhos, escolho Darlan, Ferreira e Victor Bobsin como os destaques.



21 comentários:

  1. Bobsin e Fernando Henrique assistir ao Lucas Araujo do banco nāo tem cabimento.

    Leo Pereira joga mais que o Guilherme Azevedo. Acho que vai ser útil.

    O Rodriguez tá afundando em jogos que era pra passar o carro. Jogou melhor com nível de dificuldade mais elevado. Incompreensível.

    Ferreira é valente e tem qualidade individual. Mas o repertório é restrito. Prende demais. Se a régua for Éverton, está muito abaixo.

    Depois que decretaram o Vanderson “titular” acabou o futebol. Teremos problemas se for só isso aí.

    Começando a perder as esperanças com o Darlan. Muita sonolência e giros desnecessários.

    O resultado é irrelevante. Mas o desempenho foi muito abaixo. Lembrou o time titular de 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie. Também fiquei com a sensação que parecia o time titular da temporada passada. O Grêmio não tinha jogada, era bola pro Ferreira resolver na individualidade ou cruzamento pra área. Exatamente o "repertório" que já vimos... Se Renato e Alexandre seguirem nessa seca de ideias vamos ter mais um ano sofrível. Aí não adianta trazer Borré se o time não consegue criar nada.

      Excluir
    2. Exato, Lipatin. Até porque não existe atacante que sobreviva sem a bola chegar.

      Mas quanto a falta de repertório, embora se encaixe em relação ao time também, me referi ao Ferreira mesmo. Ele apresenta algumas dificuldades em acelerar o jogo com passes. Quer passar por um batalhão toda vez.

      Mesmo assim, continua sendo o nosso melhor extrema. Disparado.

      Excluir
    3. Sim, concordo quanto ao Ferreira. Ele tenta umas jogadas de Messi querendo passar por todo mundo. Precisa aprender a buscar e acionar mais os companheiros.

      Excluir
  2. Bruxo. Um jogo como eu havia dito ontem. "Perdível". Acho injusta a crítica ao centroavante. De nada adianta ter um se a bola não chega. E quando chega...foi sem querer. Foi como ver o gol que Jardel fez. Falando em Jardel, só foi o que foi, porque era bem alimentado.

    Pedro Lucas. Esse sim. Muita esperança pra pouca coisa ou nada. Sumiu do jogo. Contra o Juventude? Esse precisa de mais tempo na "lapidação" ou é fogo de palha mesmo.

    Tonhão foi Tonhão. Até o trágico lance dele com o Cortez tudo ia "bem". Depois... antes disso ele já vinha dando passes errados...

    E sobre o Araújo realmente muita selfie, muito play4 e propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Rodrigo, mas acho que Pedro Lucas está no lucro ainda, apesar de ontem.

      Excluir
    2. Rodrigo, imagino que vc não tenha acompanhado a carreira do Jardel. Era melhor do que muita gente dá crédito a ele. Nem se compara a este menino Ricardinho.

      Todo jogador tem no máximo de duas a quatro chances reais por jogo. Precisa guardar pelo menos uma. Não é pra qualquer um.

      Excluir
    3. Vinnie. Eu não comparei os dois. É como comparar um guri da oitava série a um adulto bem aposentado e um tanto viciado.

      Citei apenas o lance do gol, que por ser parecido e que inclusive, foi mostrado ontem no intervalo. E não digo que Ricardinho seja um baita jogador, mas a bola não chegou. Quem deveria fazer com que a bola chegasse, era o Pedro Lucas.

      Voltando ao Jardel, acompanhei toda a trajetória dele no Grêmio e também, quando parou na seleção. Foi até expulso de forma bisonha e deletado da CBF, até hoje me lembro daquele jogo. No Porto, o auge da carreira dele, com vários outros gols de cabeça. Foi tantas vezes campeão do grande campeonato português, que mais se parece com um campeonato paulista na Europa...Enfim isso não tira o mérito dele como bom centroavante que foi. Sabia cabecear, se posicionar e só. A carreira dele se deve aos bons times por onde jogou.

      Excluir
    4. Sim, Rodrigo, o Paulo Nunes citou na transmissão também o lance do Gauchao de 96. Foram lances parecidos.

      Confesso que nao lembro dessa expulsao pela Selecão. Contra quem foi?

      Cara, o Jardel nao foi somente artilheiro do Campeonato Português. Foi artilheiro da Europa por mais de uma temporada. Fez bastante gol na Turquia, e por onde passou.

      Fazia pivô, abria espacos. Fazia gols de tudo quanto era jeito. Acontece que ele era muito bom no jogo aereo que o fica na mente coletiva sao os os gols de cabeca.

      E discordo quanto ao nível. Acho que o Campeonato Portugues não era tão ruim assim. Naquela época existia mais equilíbrio entre os grandes times da Europa.

      Outra, pra jogar em bons times nao precisa ser bom também? Jogar em um time bom pode ser sorte. Em vários tem que ter qualidade.

      Abraço.

      Excluir
    5. Sim, Vinnie. Não estou pondo em cheque os feitos do Jardel. Jamais. E realmente, sobre a expulsão, eu me equivoquei. Até me desculpo, pela forma como disse.

      Excluir
  3. Vinnie
    Se este período foi para testes, então, alguns atletas foram prejudicados, porque não receberam as devidas chances.
    A começar pela posição de camisa 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruxo. Muitos aí já era pra terem sido testados a muito tempo. O Araújo é um que já podia ter sido testado e talvez já nem estaria mais aqui.

      Excluir
    2. Lipatin
      Que jogos sobram para ver Fernando Henrique e Bobsin? A insistência com Araújo atrasou a análise de outros.

      Excluir
    3. Gostei bastante da movimentação do Bobsin. Chega bem na frente. Faz a leitura correta das jogadas. Em 15 minutos é difícil mostrar mais do que isso. Ainda mais naquele gramado, e com o adversário enchiqueirado atrás.

      Entre três e cinco jogos é uma amostragem razoável. Concordo com o Lipatin. Se o Lucas Araújo tivesse entrado em algumas partidas durante o ano passado, já se teria um veredicto. Como não entrou, ficou de bom tamanho a participação dele agora. Infelizmente não foi bem.

      O que mais assusta é a falta de senso crítico de alguns. Vi alguns jornalistas falando que o Grêmio não quer renovar com o Bobsin pela falta de foco. Será que ninguém questionou que a falta de foco pode ser desilusão por não vislumbrar um horizonte no time de cima?

      Promete alguns jogos bons pelo profissional pra ver se o cara não come grama.
      O menino tem qualidade.

      Excluir
    4. Bruxo e Vinnie. Exato, o Araújo poderia ter jogado vários jogos do Brasileiro ano passado. Mesmo que não fosse bem poderia já ter saído e dado espaço por outros. Sem falar nos "titulares" que não justificam estar jogando...
      Lembremos os exemplos de Diego Rosa e Tetê que nem pensaram duas vezes em sair, claro que a proposta financeira por eles foi alta e de lugares atrativos também. O próprio Brenno já recebeu proposta do futebol português e não quis sair. É outro que talvez nem teríamos visto enquanto PV e Vanderlei jogavam.
      No caso do Bobsin chamou a atenção pelas seleções de base e se sabe que já foi sondado por clubes europeus, por isso ganhou um bom contrato e multa alta anteriormente. No mínimo antes de pensar qualquer coisa tem que botar ele pra jogar, nessa pequenina amostragem deu pra notar que parece ter potencial mesmo. E é numa posição em que temos carência. Nenhum dos nossos volantes foi bem ano passado, não tem justificativa pra não dar espaço pro Bobsin, Fernando Henrique e cia.

      Excluir
  4. O resultado é o de menos até pq parece que a garotada sentiu a parte física depois da sequencia de jogos.
    Léo Pereira se quiser ganhar dinheiro com futebol precisa mudar de posição, pode er um bom lateral direito, tem as caracteristicas de Nino Paraíba, Samuel Xavier e Apodi.
    Bobsin pelo que jogou no pouco tempo que teve me pareceu superior a todos os valantes testados, inclusive Darlan mas precisa jogar mais.
    É visível a mudança de filosofia na base do Grêmio, o que tem de atacante baixino e rápido é incrível, se de cada 10 achar um cebolinha/Pepê/Fereira tá ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamou a atenção esse detalhe: Gui Azevedo, Pepê, Ferreira, Léo Pereira, Thaylon. Todos pequenos.

      Excluir
    2. Pois é, mas se o objetivo for monetizar com uma futura venda pra Europa complica. A questão física é importante no futebol moderno. Achei muito mirradinho alguns daqueles meninos.

      Jogador franzino precisa ser extra classe. E não é de agora isso. “O que vale é o talento”. Sim, mas sem condições de enfrentamento de nada adianta.

      Excluir
    3. Pois também acho muito franzinos os que sobem da base. Até o Ruan e o Rodrigues que são altos mas são mais "magrões". Falta massa muscular nessa gurizada. Hoje em dia todo jogador tem que ter uma boa massa muscular, com o jogo cada vez mais corrido é fundamental os caras terem uma boa musculatura tanto pra explosão quanto pra resistência física e a lesões. O Grêmio tem estrutura de sobra pra isso, precisam focar mais na nutrição e na academia também pros guris chegarem mais prontos fisicamente.

      Excluir
  5. É, a gurizada "reprovou" ontem. Concordo sobre o Juventude, time muito fraco e se for isso aí vai cair novamente.
    Tem que por o Fernando Henrique ou o Bobsin no próximo jogo, Lucas Araújo segue sem mostrar nada. Darlan foi bem ali no meio novamente. O Vanderson não estava no seu melhor dia, tenho achado ele meio desgastado fisicamente, tá jogando todas as partidas desde a final, tem que tomar cuidado pra não estourar o guri. É realmente intrigante a decaída do futebol do Rodrigues, todo jogo uma falha. Era pra ser o destaque da defesa, não o furo. Acho que essa "linha burra" que Grêmio vem fazendo passa pelo Alexandre Mendes, tem que rever esse posicionamento.
    Ferreira ontem foi o exército de um homem só, faltou mais cia dos companheiros nas jogadas. Ele vem chamando a responsabilidade mas fica nítido que tem limitações e precisa dar uma melhorada no seu jogo. Ricardinho apareceu só no lance do gol por pura sorte, atuação fraca do jovem avante. Pedro Lucas foi mais timido ontem. Léo Pereira apareceu em alguns lances mas foi discreto também. Na verdade todo time atuou abaixo do esperado.
    É bom tomar um tapa da realidade e baixar a empolgação com a gurizada, também não pra esperar ganhem todos os jogos, afinal é um time improvisado e o que vale é observar. Os titulares tão voltando então já é bom ficar do clima do desanimo. Risos.

    ResponderExcluir
  6. Lipatin
    Tomara a queda de rendimento faça parte do processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir