Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2021

Opinião



O Enigma Jean Pyerre

Já fui a favor da venda de Jean Pyerre. Antes, o saudei como uma joia rara pela posição (camisa 10 autêntico) e características apresentadas nos gramados; hoje, não tenho posição firmada. Ficar com ele ou passar para frente?

Sem ter uma trajetória presumível, ele, às vezes, lembra Bruno Neves pela qualidade e igualmente, pelos frequentes "desligamentos" dentro de um mesmo jogo ou em partidas sequentes, sem uma causa devidamente esclarecida. Às vezes, Luan, neste caso, pela resolução decisiva do lance que parece simples, quando a jogada estava enevoada, também, pela fragilidade física, isto é, pela impressão de não estar no melhor de sua preparação física, algo que ficou escancarado nos derradeiros dias do nosso último grande camisa 7.

Por essas lembranças ou comparações, seus desfechos (Bruno e Luan), é razoável parte da torcida e imprensa concordarem com a saída de Jean Pyerre. 



21 comentários:

  1. É complicado esse caso do JP, tem erros do jogador e sua staff e do Grêmio nessa história. Mas acho mais complicado esse pseudo jornalismo de polêmicas e "dar o furo de reportagem" que ajudou a incendiar a situação do JP. O torcedor tem que parar de achar bonito caras como esse Vaguinha que ficam vazando informações internas que só prejudicam o clube e tocam lenha na fogueira, eles vivem de criar polêmica, quanto mais crise eles gerarem mais cliques, visualizações e grana entram pra eles. E o Grêmio tem que ver quem é a pessoa de dentro do clube que fica vazando essas informações, tem que acabar isso. Agora de crise futebolística a situação do JP virou uma polêmica total com direito a bate boca virtual do próprio jogador com esse pessoal tosco do Donos da Bola da Band.
    Vamos ver no que vai dar essa crise toda, mas cada vez mais parece que o futuro do JP é incerto e provavelmente vai ser fora do Grêmio.
    Dito isso, mais uma noticia ruim: Fernando Henrique vai jogar pela transição, no Brasileiro de aspirantes, pra "ganhar ritmo". Tudo indica, e espero que seja, que vai ser pontual pra jogar esse jogo e depois ele volta pro time principal. Mas já da pano pra manga pra gente reclamar porque com a bolinha de sagu que o meio de campo vem jogando era pro F. Henrique ser testado é no time principal. Mais uma escolha complicada sendo feita.
    Viram sobre a nova tentativa em curso de criação de uma liga do clubes aqui pra "peitar" a CBF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      a) FH só pode ser problema extra-campo, não tem outra explicação
      b) Tomara que os clubes tomem conta do que é deles. Quero ver federações e cbfs da vida sem os clubes
      c) J.Pyerre, eu já não tenho opinião formada, quem está falando a verdade nisso tudo

      Excluir
    2. "O torcedor tem que parar de achar bonito caras como esse Vaguinha que ficam vazando informações internas que só prejudicam o clube e tocam lenha na fogueira, eles vivem de criar polêmica, quanto mais crise eles gerarem mais cliques, visualizações e grana entram pra eles.".

      Perfeito, Lipatin! Eu não vejo nada que esteja relacionado ao Grêmio que venha do YT.

      Excluir
    3. E na realidade, nem são informações. Muito mais "desinformação".

      Excluir
    4. Sim, Bruxo. Virou uma confusão, essa nova polêmica do JP se tornou uma "guerra de narrativas" aumentada pela turma do jornalismo de polêmica. Uma pena.
      Quero ver no que vai dar essa da liga dos clubes. O histórico infelizmente indica que tende a não dar em muita coisa. Mas veremos.

      Excluir
    5. Rodrigo, sim é mais pra gerar burburinho que pra informar mesmo. Esse perfil de "furador de reportagem" e/ou fazedor de polêmica eu passo longe também.

      Excluir
  2. Bruxo, ontem resolvi refrescar a memória, primeiro fui na gremiopedia pra ver as fichas tecnicas dos jogos desde a final da copa do Brasil, depois fui a o youtube ver os jogos em que Jean Pierre iniciou.

    Pois bem....contra o Del Valle ele não participou do jogo de ida, na volta, tem um gol e dois passes pra finalização (companheiro sozinho na cara do goleiro), ambos desperdiçados, e um escanteio bem cobrado que Ferreira cabeceou por cima.

    Faltou o "camisa 10" ? Ele sumiu do jogo? Ele "não resolveu" ? Ou a função dele não é este, fazer gols e botar os companheiros em condição disso?

    Contra o Lanus, tem um bom passe para Ferreira, que desperdiça.

    No 0x0 contra o Caxias, uma das poucas chances de gol foi num cruzamento dele.

    Contra o Novo Hamburgo, gol e passe para finalização para Diego Souza.

    Contra o Brasiliense, Cruzamento para "alguém" livre, cabeçada pra fora; Passe de calcanhar na tabela dom Jonatan Robert, e o gol (dentro da área).

    São 19 jogos desde a queda pro Del Valle, ele iniciou 9.

    É óbvio que ele não está bem, mas também não é essa nulidade que estão querendo pintar. Muitos outros jogadores passaram momentos de baixo rendimento, e mesmo assim não são tão massacrados.

    Ou talvez esperem dele que pegue a bola, drible meia dúzia e faça golaços, com grande frequência....não vai...só que mesmo abaixo do que a gente (que eu considero ponderados) espera dele, ele ainda mostra alguma utilidade, pode ser um reserva a lá Maicon.

    Hoje, pra mim ele ainda é titular, se estiver mal, troca. Mas também não vejo problema em testar outros, pra isso serve elenco.

    Mudando de assunto, eu comentar no post anterior, mas já deixo aqui, sobre meio campo, num dos poucos jogos em que não levou gols, a trinca nomeio era Tiago Santos, Darlan e Matheus.

    ResponderExcluir
  3. Glaucio
    "Potencialmente", JP é o melhor que temos no meio, problema é a prática e sua falta de constância.
    Hoje, eu promoveria um disputa entre Darlan e MH, mesmo um sendo canhoto e o outro destro.
    Em tese; FH, Bobsin e MH ou Darlan, esse, o meu meio de campo. Mas tem que dar sequência, senão torram os meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Time só encorpa com sequência.

      Eu não desisti do JP, mas começo a ver a coisa por esse lado, nesse 4-3-3 com pontas que não são combativos, e um centroavante paradão, o meio precisa compensar em movimentação, e aí ele não encaixa.

      Só que vão chamar Tiago Nunes de retranqueiro...3 volantes e etc..etc...etc....

      Excluir
    2. Glaucio
      Ganhando, não chamam. Só por curiosidade, dá uma olhada no Grêmio de 2013 com Renato, três zagueiros, três volantes, vice-campeão brasileiro com uma bela campanha.

      Excluir
    3. Glaucio, eu penso nesse sentido também. Nesse esquema no T. Nunes parece que exige um meia que se movimente bastante ali pelo meio, um perfil mais veloz e atlético, coisa que Darlan e Matheus são e o JP não.

      Excluir
    4. Há quem culpe esse retranquismo por não ter sido campeão, bruxo.

      Excluir
    5. Glaucio
      Em 2013 e 2010, Renato teve que se moldar às características dos melhores (ou menos ruins) do elenco.

      Excluir
  4. O Jean Pierre é volante, seria o substituto natural do Maicon na nascente da transição ofensiva. Infelizmente sua carreira está indo pelo ralo pela incapacidade da direção em encontrar um substituto pro Luan.

    Este é um erro técnico de avaliação que custou o baixo rendimento da equipe de 2019 pra cá. Além do prejuízo econômico. Na posição dele, o JP renderia aos cofres do Grêmio entre 10 e 15 milhões de euros na sua eventual ida para um mercado médio europeu. O que provavelmente não vai se concretizar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas faria dupla com quem na volancia?

      Excluir
    2. Vinnie, lembro que tu já tinha citado isso aqui. O Gerson que acabou de ser vendido pelo Flamengo é um exemplo de meia que virou volante e se beneficiou da mudança. Também acho que o JP poderia jogar ali.

      Excluir
    3. Hoje, com Tiago Santos. Com MH ou Darlan mais a frente.

      Excluir
    4. E o Matheus era atacante no São Caetano

      https://www.youtube.com/watch?v=Mldtx5yc-fM

      aos 11min.....e aos 16 como virou volante....tudo invertido

      Excluir
  5. Pois é, Bruxo. A primeira frase da tua postagem, já diz tudo. Tu não foi o único a pensar exatamente isso. Lembro-me muito bem disso e, na época eu era um dos que era contra isso. Hoje, sou totalmente a favor.

    Porém, ainda há um certo pingo de esperança de que ele possa mostrar a que veio. Foi relacionado, para a partida de amanhã. E pelo o que temos à disposição, o mais "sensato" é ele iniciar a partida, mesmo não sendo merecedor (na minha opinião), devido suas últimas partidas. Mas ele tem tudo para começar amanhã, terá uma nova chance! Isso, ninguém está vendo, pelo que parece. Já são/foram inúmeras chances, desde quando ele herdou a 10.

    Darlan viajou, está é a grande e boa notícia. Só não irá começar porque está sem ritmo de jogo. Mas tão logo ele se recupere, deve voltar ao time. E se até lá o JP não ligar definitivamente a luz de alerta, bem... é melhor vir a público, feito ontem, mas ao invés de desmentir o "jornalista" aquele, pedir pra sair. É mais honrado.

    Agora, já repararam que desde quando o JP apareceu no Bem Amigos, seu futebol minguou? Nem Tostão, nem Galvão devem lembrar quem é o JP; que triste.

    ResponderExcluir
  6. Tiago Nunes deveria ter um papo reto com o JP, tipo: Negão vou te dar 5 jogos e vc não vai sair nem se quebrar a perna, mas se vc não corresponder esquece, comigo não joga mais.

    ResponderExcluir
  7. Carlos
    Acho importante isso; essa incerteza de jogar 1 e ficar de fora de 2 ou 3, não ajuda. Vale também para Vanderson.

    ResponderExcluir