Páginas

domingo, 8 de maio de 2022

Opinião


 

Grêmio perde no detalhe

Satisfeito com derrota, nenhum torcedor (imagino) fica, mas não foi uma tragédia este revés no Independência. O Cruzeiro ganhou no detalhe, no acidente de um gol contra, onde a bola pareceu ter procurado o caminho do arco gremista. Fatalidade, mas não dá para achar apenas isso. Vejamos:

O Grêmio teve uma semana inteira de treinamentos, além de observar os jogos recentes de seu adversário. Se visse bem, ele não teria entrado tão atrás, uma posse de bola de 65 x 35 por cento a favor do mineiros. Não se trata de superioridade avassaladora dos mandantes, tanto que Brenno não fez grandes defesas, nem a bola "rondou" o gol gremista. A estratégia de esperar a Raposa tornou os gaúchos um time inofensivo que se o Cruzeiro jogasse sem goleiro, não sofreria nenhum risco. Roger foi muito tímido para não usar o termo "medroso", o Cruzeiro tem um grupo fragilizado, abalado pelos insucessos contínuos dos últimos anos. Se tomasse um gol, não reagiria bem à desvantagem.

Continuo com a mesma opinião que expressei, quando da contratação de Roger: é um treinador para chegar entre quarto e sexto lugar na Série B. Aí, a grande emoção do campeonato: subirá ou ficará no quase?

Continuando: o técnico gremista fez a primeira parte; reduziu os gols sofridos; hoje, ele consegue vencer pelo escore mínimo ou empatar em zero a zero. Sua média é de meio gol por partida. Não é o ideal, mas é o que se tem para o momento. Falta a segunda tarefa, qual seja, buscar o equilíbrio, ser eficiente na frente também.

Exemplificando: o Grêmio não perdeu, porque a defesa foi mal. O  gol foi mero acaso, a bola poderia seguir para escanteio ou ter parado nas pernas de Rodrigo; a causa da derrota passou mais pela má jornada do meio de campo e o pífio desempenho do ataque. Diego Souza e Elias foram muito mal. Se alguém visse o centro avante pela primeira vez na vida, certamente, diria: -  não serve para a Série D. Sobrou Biel, de grande atuação defensiva e uma andorinha solitária na frente.

No segundo tempo, o treinador azul demorou para mudar. A única mexida no intervalo surtiu efeito na movimentação do meio (saiu Lucas, entrou Gabriel), porém, isto foi muito pouco, quase nada. A cara da partida só foi mudar com a entrada de Janderson e o cansaço visível do time mineiro.

Elkeson não tocou na bola e Ricardinho, começo a desconfiar que não evoluiu neste tempo que esteve fora. Até agora, depender dele para marcar gols é tão frustrante quanto foi a passagem de Tardelli por aqui. Tomara que seja apenas readaptação ao solo brasileiro.

As tão anunciadas "grandes contratações" ficaram no discurso do vice falastrão, a não ser que ele queira passar o cachorro na torcida, que Thaciano e Guilherme são acréscimos.

De resto, tudo igual, os problemas persistem, mesmo que a citada questão de falta de calendário, não seja mais uma realidade para o Tricolor. 

Roger, às vezes, me passa a impressão, que sua capacidade criativa e de mobilização bate no teto cedinho, cedinho. Torço para estar enganado.



 

 

15 comentários:

  1. Foi mais um jogo feio, como vem sendo esses jogos da B. Eu achei um péssimo primeiro tempo do Grêmio, uma desgraça. O time foi encaixotado, ficou totalmente recuado e só não virou 3x0 porque o Cruzeiro também é ruim e não aproveitou o momento. No segundo tempo as coisas deram uma equilibrada mas nada empolgante, pelo contrário até. Foi um partida inferior ao que o Grêmio vinha apresentando e não achei o Cruzeiro muito melhor que os outros que já enfrentamos. Não gostei da tentativa de ferrolho defensivo que deu errado.
    Péssima partida dos dois laterais, foram muito mal. Lucas Silva tava tão bem que foi sacado no intervalo... Também achei o Biel o que mais apareceu e tentou.

    Sobre Thaciano e Guilherme eu concordo num ponto e discordo no outro. Eles não empolgam ninguém mesmo, são "reforços" só no contexto da série B. Mas eu prefiro o Guilherme ao Janderson e o Lucas Silva não dá mais, o Thaciano ali no lugar dele renderia mais porque pelo menos tem mais agilidade e velocidade, o tal ruim esforçado. O outro lado ruim é, por exemplo, o Thaciano agrada na B e aí renovam com contrato longo e salário alto...
    Também tô começando a jogar a toalha pro Ricardinho, até agora nada. Menção honrosa pro Roger que colocou ele na ponta esquerda, aí fica tudo mais difícil.

    Falando no Roger essa tua última frase me assusta porque também tô com essa pulga atrás da orelha. E me assusta porque somos um clube perdido, talvez o Roger seja a cabeça mais sã lá nas bandas na Arena. Chega ele cair e penso: O que o nosso pseudo presidente, que fica saboneteando sobre concorrer ao governo enquanto grava vídeos de campanha e recebe os amigos do partido no clube, somado ao nosso dirigente borracho com cabelo no peito e ao "CEO moderno" do Linkedin vão aprontar? Ai ai ai...

    Mas pessimismo a parte agora é juntar os cacos e que o Roger consiga usar bem essa semana, que tenha ideias melhores que "estacionar o ônibus" pra esse time pra buscar os três pontos contra Ituano na próxima segunda feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Se eu fosse torcedor do Cruzeiro, eu ficaria preocupado com o time; jogando em casa, nenhuma chance real de gol, o que fez, foi num acaso; aí, a gente volta os olhos para o Grêmio e lembra que perdeu sem ter uma grande defesa do goleiro adversário. É brabo.

      Excluir
  2. Em fim consegui. KKKKK
    Não vi o jogo todo. Depois de um excelente almoço comemorativo, cheguei em casa e lembrei do embate. Tenho procurado ver pouco do tricolor, mas, mas, me bateu a curiosidade. Assisti os 10 minutos finais do primeiro tempo. No intervalo adormeci, como de costume faço após o almoço. Quando despertei já havia transcorrido 15 minutos do segundo tempo (teria sido melhor continuar nos braços de Morfeu).
    O quê é isso?
    Futebol de segunda com espírito de terceira.
    Até hoje procuro as razões da queda e não encontro respostas. Até jornalistas “entendidos” ainda se perguntam. Pois, hoje, em 40 minutos vi o porquê.
    Um time bem pago, um dos que menos devem entre os “grandes” do futebol brasileiro, um dos que mais lucro teve em 2021, um dos que melhor estrutura oferecem, com um plantel de segunda categoria, e olhe lá, e com espírito de terceira categoria, perdendo para um time entre os que mais devem, entre os que menos faturaram em 2021, com um plantel de segunda categoria, e olhe lá, mas com espírito de primeira (dentro de suas limitações).
    Discutir questões técnicas num cenário desses, discutir quais jogadores farão diferença, se jovens ou experientes, ou técnico, ou administração, não resultará em nada, aliás, a terceirona é uma realidade para o glorioso e histórico GFPA, mesmo diante de tanta mediocridade.
    E pensar que já vi uma final contra o grande Hamburgo daquela época. Será que o tricolor se espelhou neles? Caíram para a segundona alemã, onde continuam a três temporadas.
    E pensar que já vi uma final contra o grande Ajax, campeão invicto da Champions. Um segundo lugar que me orgulha justamente porque o tricolor era grande e disputou de igual para igual. Essa sim foi uma derrota “nos detalhes”.
    Jogos como esses só encontram parâmetro, guardadas as épocas e circunstâncias, portanto as proporções decorrentes, em uma semifinal da Champions entre Manchester City e Real Madrid (uma aula de futebol).
    Abandonei o esporte (peladeiro) a vinte anos, por ter estourado os dois joelhos. Deveria ter deixado para trás também meu lado torcedor.
    Hoje sinto falta das peladas de fim de semana e de assistir meu time dos anos 60/80/95.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      Também cheguei em casa em cima da hora; faltavam 5 minutos para o início, mas está muito difícil ver esses jogos do Imortal; aliás, todos os brasileiros. Tudo muito ruim, mesmo que alguns tenham uma semana para focar nas partidas.

      Excluir
    2. Muito bem lembrado. Não há mais a desculpa de falta de folga ou tempo para treinar. Uma semana inteira.

      Excluir
  3. Bruxo, o Grêmio conseguiu perder pro pior time da história do Cruzeiro, e foi ao natural. Me assusta o diagnóstico de resultado normal por ser fora de casa e contra um clube grande. Não foi. O time deles é sofrível tecnicamente. Se impôs na vontade, na força física. Verdade que achou um gol, mas em nenhum momento se teve a impressão de que o Grêmio pudesse sair vitorioso.

    Do meio pra frente, o único que produziu alguma coisa foi o Biel. Não sei o que o Roger tem feito. Se o time se encontrou taticamente como ele diz, por que não joga com confiança? Por que é dominado com tanta facilidade?

    ResponderExcluir
  4. Vinnie
    Exatamente; o Cruzeiro jogando assim, não sobe. É pior do que Sport e Bahia. Só se for acrescentando jogadores de qualidade ao longo do certame.
    E o Grêmio perdeu NATURALMENTE para ele. É dose.

    ResponderExcluir
  5. Como de praxe, não assisti ao jogo, o Grêmio me tirou o prazer de ver futebol.

    Catando uma análise aqui, lendo uma resenha ali, eu chego a conclusão, mesmo assistindo a no máximo três jogos em 2022, que o Grêmio não tem absolutamente nada. Não tem elenco, não tem treinador, não tem dirigentes, não tem vontade, não tem nada, um buraco negro terrível.

    Perder para esse time do Cruzeiro é uma das coisas mais patéticas que poderia ter acontecido em 2022, lógico, ficando atrás da vexatória eliminação para o glorioso Mirassol.

    É de um desânimo avassalador ver o Grêmio nessa situação, há um ditado que diz que a noite é mais escura antes de amanhecer, problema é que no Grêmio nós ainda estamos no primeiros segundos da madrugada, ainda vai um longo caminho para sairmos dessa escuridão completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      Este ano, nós tivemos uma partida boa. Apenas o Grenal dos 3 a 0 e estamos em Maio. Para quem gosta de futebol, é desanimador.

      Excluir
  6. Jogo pra esquecer, que coisa medonha. Entre um cochilo e outro fui acompanhado, e só piorava...

    Longe de querer defender o Roger, só fiquei curioso pela expressão usada, 'perdeu ao natural"...sendo que por detalhe não empatou no segundo tempo (mesmo jogando mal, com um absurdo número de passes errados).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu acima.

      O que foi isso entre os 2:18 e 2:25....

      https://www.youtube.com/watch?v=SUS8C0bwlaM

      Excluir
    2. Glaucio! além de tudo, Ricardinho anda sem sorte.

      Excluir
  7. Diferente da série A onde alguns clubes tem melhor elenco (Flamengo/Palmeiras e Galo) na B são todos nivelados por baixo, e aí vai chegar quem tiver mais empenho, sorte e bafo da torcida. Nesse último aspecto (torcida) o Grêmio leva desvantagem pois enquanto os adversários com 10 mil lotam o estádio e fazem pressão o Grêmio coloca 20 mil espalhados pela Arena e parece que não tem ninguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é que na Arena o ingresso mais barato custa 50 mangos para ver esses péssimos jogos da segunda divisão. Além do preço, você apanha de EPAVI, apanha da Brigada, tem o carro vandalizado no entorno do estádio, o sistema de transporte é ruim e além de tudo somos torcedores comuns. Herói quem sai da casa para ver esse combo da desgraça presencialmente...

      Excluir
  8. Bem lembrado, Carlos. 10 mil na Arena é 20% do estádio. Bruxo

    ResponderExcluir