Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Opinião



Roger errou a estratégia 

Dois lembretes iniciais e essenciais nesta postagem: a) é um espaço de opinião, portanto, a postagem está sujeita a equívocos b) Roger é um bom treinador, sério e trabalhador.

Dito isso, é hora da análise daquilo que chamei de erro na manchete. Sim, o técnico gremista não teve a percepção correta de como o Cruzeiro iria atuar e a estratégia escolhida se transformou num desacerto que levou à derrota, apesar da ruindade do time mineiro, que arrisco afirmar; não sobe este ano.

Alguém poderá me contestar, dizendo: escreve tudo isso e diz que o Tricolor perdeu por um detalhe. Verdade! não são coisas excludentes. O gol contra levou acidentalmente ao infortúnio do placar, mas o seu adversário (Cruzeiro), atuando em casa, apoiado o tempo todo, produziu muito pouco, quase nada: um cruzamento que desviou para a rede e uma única defesa difícil de Brenno. Só.

Onde Roger errou na estratégia? quando trouxe dois atacantes agudos (Biel e Elias) para serem  bengalas dos laterais. Para percorrer 2/3 do campo, se quisessem chegar ao fundo de campo ofensivo contra uma formação de 3 zagueiros e dois alas. Era para ter "espetado" os guris, fazer com que fossem pontas à moda antiga. Com apenas alas, o Cruzeiro teria que cobrir a defesa com volantes e abriria o meio.

Mas vamos supor que Elias e Biel tivessem que marcar os alas cruzeirenses; qual seria a forma mais condizente para atacar? tendo um atacante movediço, nunca Diego Souza, da mesma forma, dois médios com velocidade e técnica para desestruturarem o trio final. É do bê a bá do futebol.

Recuar os jovens para virarem laterais marcadores; reter os autênticos laterais (Rodrigo e Diogo) na zona defensiva e deixar para Lucas Silva, Bitello e Diego Souza a incumbência de atacar, me pareceu uma ideia que já nasceu morta. O Grêmio se auto-sabotou.

Encerrando: o Grêmio deixou 2 pontos em Campinas, 3 diante da Chapecoense e, no mínimo, 1, ontem. Quantos destes dá para por na conta do treinador?



4 comentários:

  1. Joao Henrique Hollerbach10/05/2022, 09:19

    Análise perfeita! E comentei aqui em casa logo após o jogo: o Cruzeiro é um time fraco. Era para voltar com, no mínimo, 1 ponto. Até os 3 pontos eram bem possíveis.

    ResponderExcluir
  2. João
    Sou mais Bahia e Sport do que Vasco e Cruzeiro para o acesso. Bruxo

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei de onde o Roger tirou essa ideia de armar uma retranca total contra esse Cruzeiro fraco. Errou feio na estrategia. O Primeiro tempo foi terrível.
    Dos pontos perdidos vou colocar só essa ultima derrota na conta do Roger. Que ele acerte as ideias nessa semana de treinos porque antes dessa tenebrosa exibição contra o Cruzeiro o time vinha evoluindo e parecia estar no caminho certo.

    E essa do Ferreira... Eu tenho o pé atrás com ele e seu empresário nada confiável. Questão das células tronco a parte. Como que o DM do Grêmio não viu ele tinha uma hérnia?
    E já vem de anos que o DM é um açougue. Só fui descobrir agora, esses dias, por causa da candidatura do Romildo que o chefe do nosso questionável DM é o presidente do PDT do RS, olha... Sem comentários.

    Romildo foi de um presidente vencedor da Copa do Brasil e da Libertadores pra se tornar nome marcado pelo rebaixamento esportivo e institucional do clube, ainda vai meter o "trampolim eleitoral" como a cereja mofada de um bolo que ele já deixou estragar faz tempo e mesmo assim exibe na vitrine como se estivesse perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Lipatin
    Nestes últimos meses, poucas vezes se viu uma quase unanimidade com relação ao fracasso da escalação e modo de atuar entre torcida e mídia, como esse momento do Roger.
    E o Ciro Simoni: bom político que deveria ter ficado exatamente apenas na política. No Grêmio, uma grande roubada para ele e para o clube.

    ResponderExcluir