Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Opinião




Irrelevante 

Encontrei com dois gremistas que sabem que eu me manifesto neste blog; pediram para eu me pronunciar sobre a ida de Guerra ao Rio, tentando negociar a permanência de Renato para o próximo ano. Esses conhecidos tem a seguinte opinião: o presidente não devia se submeter às vontades do treinador.

Pois bem, aí vai meu entendimento sobre esta questão que julgo irrelevante: Renato é o maior ídolo vivo do Grêmio; é diferente, segundo: se Guerra fosse contratar Luiz Felipe se deslocando até Curitiba, igualmente, acharia justo. Felipão é o maior treinador da história recente do Tricolor. Não se está negociando com Guto Ferreira, Cuca, Luxemburgo ou Vágner Mancini. Também, eu acharia normal o futuro presidente ir até Buenos Aires fechar com Marcelo Gallardo, por que não ir?

Quem gosta de história e tem boa memória vai recordar que em 1974, um empresário muito poderoso do RS (José Asmuz) voou até o interior de São Paulo, mais exatamente, zona rural de São José do Rio Preto, para contratar Rubens Minelli, quando poderia ter acordado com o técnico que a reunião poderia ser na capital paulista, por exemplo. Asmuz não se sentiu diminuído, pelo contrário, foi o dirigente que fechou com Minelli.

Alberto Guerra tem laços de amizade com Renato, além disso, a viagem ao centro do país pode não estar restrita a ida ao Rio de Janeiro com esse objetivo apenas. Quem sabe, ele não vai encontrar mais gente, uns até de São Paulo ou Minas nesta empreitada?

Indo ou vindo Renato para acertar o vínculo é parte menor do contexto, o que vai importar é a relação que se estabelecerá depois da assinatura, o modo como o ex-ponta direita irá se enquadrar no sistema, "filosofia" que Guerra e seus pares adotarem.

Se dá para fazer negócios importantes em Ipanema ou Leblon regados a chopp, qual o problema?

4 comentários:

  1. Prezado Bruxo: Eu te pergunto se nesse momento de retorno a Série, com o clube ainda enfrentando sérias restrições orçamentárias, não estaria no momento adequado para o Cuca? Digo isso por que ele tem conseguido, no seu histórico, formar times competitivos com baixas folhas salariais. Leonardo-Brasília-DF

    ResponderExcluir
  2. Leonardo
    Cuca tem vários trabalhos relevantes como Goiás, São Paulo e Galo. Acho que pela sua biografia de ex jogador gremista, ainda vai fazer algum trabalho consistente no Grêmio. Dos brasileiros, é um que me agrada.

    ResponderExcluir
  3. Saudações, Bruxo! Vamos ver como vai ser agora com o Guerra... Te dizer que nem ele nem o Odorico me passavam confiança. Mas agora que ele é presidente, que faça um bom trabalho e traga profissionais competentes pro tricolor.

    Sobre essa pseudo polêmica de ir no Rio é o pessoal procurando pelo em ovo. É normal ir nos lugares negociar. O que devia estar sendo questionado pelo pessoal não é ir pro Rio ou não e sim qual vai se projeto esportivo de renovação do clube que será construido pelo Guerra e provavelmente com o Renato na casa-mata.

    Agora vou disparar minha primeira cornetada pro Guerra. Se realmente tão querendo trazer o semi aposentado, paneleiro e mau caráter do Diego Alves pro gol já é sinal que o trabalho vai começar com tudo errado. É inadmissível, um absurdo tal qual aquela chegada do Thiago Neves tempos atrás. Espero que seja barrigada da imprensa.

    ResponderExcluir
  4. Guerra vai ter muito trabalho pela frente e os acertos terão que beirar os cem por cento.

    ResponderExcluir