Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Opinião




Grêmio goleia um Nóia amarelado

O que que dá para dizer sobre esse jogo? O tradicional Anilado do Vale dos Sinos atuando com o uniforme do Pelotas. Bah! quando liguei a tevê e vi essa "modernidade" do antigo Floriano, me deu uma tristeza. O surpreendente campeão gaúcho de 2017 se descaracterizando no seu maior momento de visibilidade no Gauchão. Uma Pena! Pensando bem; problema dele e de sua torcida.

Ficou para a massa gremista, uma vitória consistente, avassaladora pelo tempo que foi construída, um 5 a 0  antes de 30 minutos, com destaque para Bitello e Vina, que ingressaram na área com muito oportunismo. Também valeu pelo quinto gol de Kannemann em 8 temporadas de Grêmio. Uma raridade.

O que não gostei? Reinaldo segue mal. Diego Souza, salvo ideia precipitada, é ex-jogador, parece estar acima do peso e Gustavinho, um avante de apenas uma jogada, aliás, bem previsível. Por ser novo, merece tolerância da torcida, mas...

O Grêmio evoluiu; teve boa troca de passes, porém, a verticalidade apareceu e o resultado também passa por isso. Quando tirou o pé do acelerador na etapa final, ficou evidente, que quando quer, o time retoma o sonolento e improdutivo tico-tico de passes. Só foi ambicionar alguma coisa, depois do gol solitário de Mateus Lagoa; aliás, uma bênção para o jovem arqueiro gremista, porque estava virando notícia em cada texto, a sua invencibilidade. Tomou gol numa partida com escore folgado. O ideal para essas situações.

No mais, mais um exemplo de como se arremata a gol no tento de Suárez. 

Já se comenta um Grenal de reservas. À princípio, uma precaução interessante para o Tricolor; um mau resultado (clássico é clássico) poderá trazer um "atrapalho" na construção do time de Renato.



22 comentários:

  1. Foi apenas um jogo, mas em princípio bastou um jogador melhor na posição do Ferreira pro coletivo funcionar. Trocas de passes rápidas, deslocamentos, ninguém tentando drible desnecessário.

    Imaginava o Vina titular deste time. Achei que seria no lugar do Cristaldo, pelo visto será no do Ferreira.

    O que todos gostariam, mas ninguém verá, é um meio campo com Villassanti e Carballo. O mediano Pepê não sai nem por decreto.

    Lateral esquerda ainda preocupa. E o Brenno é mais seguro que o jovem Adriel. Não sei por que pegaram no pé deste jogador. É um excelente goleiro. Adriel tomou um gol esquisito. Já havia falhado no primeiro tempo. Todo goleiro falha. Ao menos o Brenno brilhou quando foi exigido. Adriel ainda não foi exigido. Prematuro decretar que será melhor como a imprensa estimula.

    Brenno hoje é melhor do que o Danrlei de 1994. Precisa de confiança pra se tornar um grande goleiro. Verdade que tem três anos a mais do que Danrlei tinha na ocasião. Mas não disputou Libertadores ainda. Em Grenais foi muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário, e bastante lúcido Vinnie.

      Também me pergunto este "arquivamento" do Brenno. Acho um excelente goleiro que tem estrela, diga-se. Estreou num clássico e segurou o rojão. Veio a queda e aí foi tiro pra tudo quanto é lado e Brenno foi um dos eleitos porque chorou ainda dentro do campo. Precisa de confiança e uma zaga consistente. Coisa que o Marcelo e o Danrlei tiveram em seus anos de glória.

      Por fim, fosse o Brenno a ter levado aquele gol, e feito aquela bobagem com os pés, teriam gritado o piá mais uma vez.

      Rodrigo.

      Excluir
    2. A mídia, ah a mídia.

      Excluir
    3. É Arih. A mídia. Mas tem que ser muito fraco pra ir na onda vermelha... Bah.

      Rodrigo.

      Excluir
    4. Também queria ver Villasanti e Carballo juntos no meio, acho que daria liga. E também sigo preocupado com a lateral esquerda.

      Excluir
  2. Vinnie
    Está aí, uma posição que não me preocupa no atual elenco gremista: a de goleiro.
    São todos excelentes, quando falo em vender, basicamente, é por questões financeiras. Brenno é muito bom,

    ResponderExcluir
  3. Bruxo. Se eu estivesse na Arena não teria visto 2 golos. Porque sou supersticioso e entro sempre depois dos 10 minutos. O que se espera de um clube grande quando pega um pequeno? Imposição. E isso sobrou ontem. Mas ainda tem uma parcela de gremistas que insistem em atacar o Renato... O rural é isso aí mesmo. Não é pra se empolgar, mas convenhamos... ontem um amigo meu me manda um whats que reproduzo:

    "Vergonha, tomar gol desse time. Técnico vagabundo.".

    Ali o jogo já estava 5 a 0... naquela que era uma das defesas menos vazada, e foi totalmente o oposto ao que aconteceu no jogo do Juventude, por exemplo. O time se manteve à frente o tempo todo. Mas com menos intensidade. Eu sinceramente não sei o que quer o torcedor.

    Em tempo: houve falha no gol que o goleiro levou. Excesso de confiança o nome disso. Mas sim, foi em boa hora e não comprometeu a equipe.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Rodrigo. Torcedor levado pela mídia. Ver um jogo é diferente de olhar.

      Excluir
    2. Discordo, Rodrigo. Defesaça do Adriel, a zaga/lateral chupou bala e não acompanhou o atacante do Nóia.

      Excluir
    3. Aceito o contraponto, mas mantenho o que eu disse, pois o Brenno já levou gols semelhantes a esse e foi condenado. Não pelo amigo, mas por outros gremistas.

      Mas isso, Bruxo, não faz do Adriel um goleiro ruim.

      Excluir
    4. Danrlei era um baita peruzento, quando podia peruzear....

      Excluir
  4. Bitelo, a maior contratação do futebol brasileiro. Deixando de lado os exageros, o clube não pode negociar Bitelo, a não ser, claro, por algo muito significativo. Bitelo já merecia atenções desde 2021. Do jeito que vai, se juntará a Luizito no centro das atenções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      É o que se dizia antigamente: Bitello é um grande ativo do clube.

      Excluir
    2. Concordando e discordando.
      Lá atrás o pessoal queria porque queria os da base como solução mágica para todos os problemas do jogo. Lembro que na época não concordava. Talvez tenha até falado mal do próprio Bitello. Mas lembro que num dos comentários falei que Bitello era o único em quem via futuro.
      Não vamos longe. Olhe para os últimos dez anos e as centenas de atletas formados na base. Onde estão?

      Excluir
    3. Pois é Ari, nunca me empolguei com o futebol do Bitello, para volante, sempre achei fraco na marcação e enrolado com a bola....mas dei a ele o mesmo "benefício" que a outra jovens:
      - vamos ver como se sai num time ajustado e com melhor companhia.

      De fato a companhia melhor qualificada tem feito o futebol dele melhorar. Também tô nessa, não pode ser vendido.

      Excluir
    4. Tá jogando muito o Bitello, infelizmente deverá ser vendido agora no meio do ano...

      Excluir
    5. Nunca levei fé no futebol de Bitello, mas ele está jogando muito.

      Excluir
  5. Luizito fez só um (está em decadência? kkk). Mas participou ativamente, principalmente abrindo espaços. Carballo, Cristaldo e Vina, juntamente com Bitelo, do jeito que gosto. Movimentações e trocas de posições constantes. Claro que o Nóia ajudou. Quero ver quando tiver que jogar com um, dois volantes fixos e haverá jogos pra isso.

    ResponderExcluir
  6. O que espero? Certamente não será sempre 6x1. Me basta 1x0 chorado. Vai começar as grandes e mais importantes partidas. Aí veremos até aonde poderemos chegar. Sempre com um pé atrás, mas com uma dose de confiança de que não repetiremos 2021/2022.

    ResponderExcluir
  7. Sem tirar o mérito do Gremio, pois fez o que tinha que fazer, amassou, nocauteou sem dar tempo....porém, o treinador do Nóia ajudou um monte ao inventar um 3-5-2...

    Qual era dificuldade que o Gremio apresentava na maioria dos jogos? Criação. Por quê? Porque os treinadores povoavam a frente dá área pra evitar a troca de passes, e jogavam com laterais recuados...
    Nesse 3-5-2 ali, recuaram um pra ter sobra na marcação do Suarez, porém abriram as laterais, o que obrigou os volantes a irem cobrir o lado, dando espaço pros meias....aí a qualidade superior fez o resto.

    ResponderExcluir
  8. Assisti um pedaços do jogo. Boa estreia do Vina parecendo bem entrosado com os companheiros. Claro que foi só uma curta amostra num contexto especifico de uma goleada pelo Gauchão, mas esse quarteto com Bitello, Cristaldo, Vina e Suárez me agradou, todo mundo parecia saber muito bem o que fazer com bola ali.
    Adriel falhou no gol, mas foi uma falha numa "hora certa" que espero que vire aprendizado pra ele.

    ResponderExcluir