Páginas

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Opinião




A Lapidação de Natã 


Em 2021, Natã, oriundo da base gremista teve destaque no Regional, atuando pelo Aimoré. Uma grata surpresa, aliás, ainda não vi nenhuma partida ruim dele, embora, o número de vezes seja inexpressivo para uma análise definitiva. Aparentemente, ele é baixo para zagueiro, mas isso não é um decreto para invalidar o seu aproveitamento.

Passou 2022 e 23 no grupo gremista, sendo "lapidado" pelos treinadores. Atualmente, ele é a última opção. Está atrás de Rodrigo Ely, Bruno Uvini e Gustavo Martins.

Com as dificuldades (espero que sejam momentâneas) de Pedro Geromel, eu lembrei do jovem defensor, pois não compreendo como ele está tanto tempo no elenco azul sem uma avaliação definitiva, inclusive, vendo Gustavo Martins "furar a fila". 

É o clássico exemplo de atleta que não se vê explicação para estar no grupo, só se for para completar o time nos "rachões".

Repito: tenho uma boa impressão dele, não compreendo como não recebeu idênticas oportunidades do que as dadas para Uvini, Ely ou Gustavo. 

Se a avaliação é de que ele é inferior ao trio, então, o melhor é liberá-lo, caso contrário, Natã se tornará o que antigamente se chamava de "come e dorme" dentro do plantel. 

Situação incômoda para todos, isto é, o Grêmio parece não confiar nele e Natã está "empatando" a sua carreira.

11 comentários:

  1. Eu já acho correto o "aproveitamento" dele assim, no grupo. Melhor ter um da base, mesmo que não seja acima da média, pra titular, do que contratar outro de mesmo nível ou pior, pra grupo. Se o Gustavo Martins é melhor, não vejo problema em "furar a fila".

    E empatar a carreira é relativo....melhor ser 3º ou 4º reserva no Grêmio do que titular no Aimoré...penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, meu amigo! Sempre será melhor ser reserva no Grêmio, do que titular em qualquer caco do interior do estado ou do Brasil, até mesmo do interior da Europa. Problema, às vezes, são os empresários que superestimam os jogadores, desvalorizam o clube, e ludibriam as mentes desses promissores jogadores.

      Rodrigo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Só de estar no elenco profissional de um clube do tamanho do Grêmio, já tem que ter valor.

      Excluir
    2. Glaucio
      O estranho é que nem quando a baba joga, ele é lembrado.

      Excluir
  3. Lembro até de uma noticia em que o Kannemann elogiava ele falando que era um guri bom e promissor. Parecia ter futuro mas até agora segue no fim da fila dos zagueiros do elenco.
    Indo na direção do que o Glaúcio disse, eu acho que pra compor elenco tem que usar a base mesmo. E em relação a tua indagação eu também gostaria de ver mais do Natã em campo pra saber se realmente o limitado Bruno Uvini é mais jogador que ele.

    Uma sugestão: Podia ter uma postagem sobre como ficou o elenco pra essa primeira metade do ano agora que janela fechou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Obrigado pela sugestão.

      Excluir
    2. Pois tô o comentário sobre isso meio engatilhado aqui já, Bruxo. Risos. Um abraço!

      Excluir
  4. É um mistério mesmo o não aproveitamento do jogador. Ele não entra nem como aquela opção pra amorcegar jogo nos três/quatro minutos finais. Lembra o Vico, que ficou quase cinco anos no elenco do Grêmio e nunca jogava. Deve ter sido pelo gol de bicicleta num treino.

    O que mais preocupa, entretanto, é o declínio fisico do Geromel e do Kanneman. Vai muito além da falta de compactação do time. Eles perdem duelos individuais fáceis, contra jogadores de nível muito baixo.

    O Kanneman tem apresentado o mesmo futebol de quando tinha os problema de pubis. A verdade e que ele não evoluiu nada depois da cirurgia.

    O Grêmio falha muito em não contratar zagueiros de currículo. O Corinthians endividado trouxe o Veríssimo ano passado (que agora foi embora de novo). Cito como exemplo do nível de que o clube precisa pra engatar uma nova era pos Geromel-Kanneman.

    Rodrigo Ely foi uma boa aposta, mas se mostrou muito mais um zagueiro pra grupo do que titular indiscutível. O mesmo vale pro Univi, que eu achava que jogaria muito mais infelizmente. Também nao acho o Gustavo Martins tudo isso (é outro zagueiro "velocista" do nível do Juan).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, também achei o Ely iria agregar mais, um potencial titular. Mas até agora não passou nada de confiança. O Uvini eu já imaginava que no máximo ia ser um jogador de grupo "mais confiável".

      Excluir
  5. Vinnie
    Estes jogadores que vieram do Continente Europeu, caso de Ely, vem com salários elevados para os padrões do Brasil. Vale também para o JP Galvão que ganha mais que o dobro da maioria dos titulares.
    Aí, só aceito se forem para chegar e tomarem conta da posição.

    ResponderExcluir