Páginas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Opinião




Elencos 

O Lipatin lançou a "provocação" sobre o elenco do Grêmio, o deste ano, mas antes de tratar disso, eu vou fazer uma brincadeira, que tem muito de real, pois sempre que estamos numa semana de clássico, a mídia resolve fazer comparação entre os 11 da Dupla, posição por posição.

É interessante, porque nesses momentos o vírus da parcialidade (ou seria da honestidade para com o leitor?) atinge os jornalistas como uma armadilha ou arapuca, assim, eles deixam emergir a infância, escancaram a porta do armário e revelam as suas preferências clubísticas, mesmo sem se darem conta disso. Sai por acidente ou distração.

Exemplificando. É mais ou menos assim nas comparações posição por posição:

- "... e chegamos a posição de zagueiro pelo lado direito; temos Pedro Geromel e Rodrigo Moledo. É inegável que Geromel, talvez (eles nunca admitem) o maior zagueiro da história Tricolor (do Rio Grande é impossível pedir isso deles) tem uma biografia maior, mais espetacular, uma trajetória brilhante, repleta de títulos, mas futebol é momento  e hoje, repito, hoje, Moledo está melhor. Meu voto vai para o zagueiro colorado."

- E no meio de campo: " ...na armação, embora não tenham mesmas características, temos Maicon e D'Alessandro. Difícil, dois capitães vitoriosos, o camisa 10 do Inter não vive uma boa fase, já Maicon é o maestro do time gremista, atravessa grande momento, Tite está de olho nele para a Copa da Rússia, porém, D'Alessandro é a grande referência técnica do Inter há anos. Sua biografia é uma das mais ricas da história do clube, não tem como ignorar isso. Apesar da boa fase de Maicon, por toda a trajetória de D'Ale, meu voto vai para ele. Quero que me entendam bem! Ele é um símbolo da instituição. Ratifico: voto em D'Alessandro."

E assim caminha a nossa crônica isenta.

Bom, sobre o elenco de 2024 do Grêmio, antes da chegada de Pavon e Du Queiroz, o sopro de esperança respondia por um único nome: Soteldo. Com a lesão dele e a de Nathan Fernandes, o técnico se obrigou a escalar o ainda não lapidado Gustavo Nunes e o menino está dando uma bela resposta. Em postagem anterior, eu mencionei o nome dele e de mais três garotos que me chamaram a atenção, vide Artilharia Pesada.

Renato fecha mais um ano à frente do elenco, Diego Costa, por enquanto, uma esperança, Marchesin precisa mostrar que recuperou a forma que o levou ao Selecionado, Geromel e Kannemann são uma incógnita, então, novamente, após a chegada dos atacantes, a preocupação da Nação gremista responde pelo lado defensivo, que começa no meio de campo. Com o trio final confirmando, robustece a defesa. Falta a reposição do banco confirmar, também.

Com a fotografia do momento, não dá para dizer que o elenco é fraco. Hora do jóquei.

Outra dúvida de última hora é a substituição do titular da preparação física. Não pode haver retrocesso nesta área.


9 comentários:

  1. Minha escalação p/ Domingo: Marchesin, João Pedro, Gustavo Martins, Kanneman e Mayk. Villasanti, Dodi, Du Queiróz e Cristaldo(por não ter um articulador melhor). Pavon e Diego Costa. Lembrando: Na minha humilde opinião, Geromel, Reinaldo e Pepê não podem mais ser titulares. Como opção no banco, incontestável, talvez o Pepê. Mais 04 reforços são necessários p/ titularidade. Quando chegarem(se chegarem!!!) entreguem o grupo ao técnico, porque aí não teremos desculpas ou contestações. Caso não haja rendimento satisfatório, demissão imediata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocaria dúvidas quanto Pepê ou Cristaldo; Não deixaria de fora o Gustavo Nunes. Talvez seja interessante dois velocistas na frente (Gustavinho e Pavon) e o meio recheado, 3 de marcação e um mais liberado.
      Como tem uma semana de recuperação, incluiria Geromel.

      Excluir
  2. Ainda sobre a escalação anterior eu acrescentaria a grande dúvida que paira sobre a qualidade do goleiro Marchesin. Tomara que eu esteja enganado e que ele renda o que é esperado.

    ResponderExcluir
  3. E saiu a postagem do elenco! Aqui vai meu comentário meio pequeno, risos. Separei por sessões e no fim deixei meu panorama geral.

    Goleiros: Aqui acertaram e solucionaram um problema. O Marchesín não é nenhum craque do gol mas é um bom goleiro, tem muita experiência, foi campeão Mexicano e Português. Também é conhecido por dar umas pixotadas as vezes, mas é uma peça que faltava. Eu concordei com apostar nos jovens goleiros ano passado, mas o plano deu errado. Não acho que Grando seja o responsável pelos muitos gols tomados, mas ele se mostrou ainda “verde” pra ser titular, precisa evoluir. Caíque passou confiança na reta final no Brasileiro mas ainda é uma aposta, se encaixa bem no papel de um reserva de confiança e talvez pode crescer. Acho que estamos bem.

    Zaga: Não veio ninguém. Nossa zaga começa o ano com justificada desconfiança. Geromel e Kannemann são ídolos, mas em campo já não mais os mesmos de anos atrás, a idade chega e com ela vem a queda a natural queda física e também técnica. Então apostar neles como titulares absolutos já é começar arriscando. Ely, que parecia que poderia ser um novo titular, é no máximo um bom reserva. Uvini idem. Gustavo Martins pode despontar(espero que sim) mas ainda é uma incógnita. E Natã é a última opção da fila. O certo teria sido buscado um zagueiro nível titular e liberado o Uvini. Ainda aqui cabe destacar nosso sério problema defensivo que faz os zagueiros jogarem muito expostos. Enfim, temos quantidade mas fica a questão, se Geromel ou Kannemann não conseguirem jogar muitos jogos vamos poder confiar na nossa zaga?

    Laterais: Na direita segue a mesma dupla. João Pedro é um jogador razoável, bom no apoio e meio vulnerável na defesa, mas muito melhor opção que o Fábio. Bom, o Fábio é… limitado, é o que temos pra reserva. Ainda tem Gustavo Martins e Du Queiroz que podem parecer por ali, então diria que estamos ok pro lado direito. Já o lado esquerdo é preocupante, Reinaldo não é um jogador confiável a nível de Brasileiro e Libertadores. O Cuiabano nunca mais saiu do DM entre uma lesão e outra. Por fim o recém chegado Mayk, uma aposta meio no desespero que de positivo tem por característica ser defensivo, de negativo tem o fato de vir do Guarani e ter um currículo de divisões inferiores. Menos mal que ele foi barato e caso não dê certo vai ser fácil de passar adiante, se der certo vai ser um senhor achado(torço por isso). Minha opinião é que a direção errou feio em não buscar uma solução de verdade para nossa lateral esquerda.

    Volantes: Chegaram Dodi e Du Queiroz. O primeiro confesso conhecer pouco e vem pra compor elenco. Já o segundo vem como “grande reforço” podendo jogar como volante, meia e ainda pode quebrar um galho na lateral direita. Tem como característica ser combativo, o que precisávamos, e rápido. Mas só com ele jogando mais pra sabermos qual impacto terá no time. Villasanti segue sendo nosso titular absoluto e melhor volante, fica a dúvida se o Pepê vai desabrochar e se o Carballo vai mostrar futebol. Também temos o Ronald que tem pedigree de seleções de base mas até agora pouco jogou pelo Grêmio. Ainda tem o Milla que se recupera de uma séria lesão. Acho que a chegada do Du Queiroz tende a acrescentar e nos deixa bem de volantes por enquanto.

    ResponderExcluir
  4. Meias: Cristaldo apesar de ter números interessantes é um jogador inconstante que parece não ter se encontrado de fato no Grêmio ainda. É o principal candidato a deixar o time com a chegada do Du Queiroz. O Natan “Pescador” é um desses péssimos negócios do Grêmio, veio meio no desespero por se reforçar ano passado, nada apresentou e não vejo a hora desse encostado ir embora. O Pedro Lucas já vejo como fora do Grêmio, prometia mas até agora não deslanchou na carreira.

    Pontas: Aqui foi onde o Grêmio conseguiu trazer duas contratações de impacto. Soteldo foi uma boa chegada e já deixou uma ótima impressão nos poucos jogos que fez, se voltar no mesmo ritmo tende a ser o dono da ponta esquerda e peça importante do time. Pavón chegou nos últimos minutos e deixou boa impressão na estreia, foi bem irregular no Atlético mas espero que aqui se encontre. Mas mesmo assim já chega com status de titular. Nathan Fernandes agora é opção oficial do elenco e espero que consiga crescer. Ainda tem o Gustavo Nunes que vem deixando ótima impressão e é outro que espero que siga jogando e evoluindo. Galdino segue no elenco e o jovem Besozzi é forte candidato a deixar o clube no final do seu empréstimo agora no meio do ano. Ainda tem o coitado do Jhonata Robert que parece condenado pelas sérias lesões. As chegadas dos gringos e a ascenção dos dois garotos nos deixam, pelo menos de momento, bem melhores nas pontas que no ano passado.

    Centroavantes: Aqui faltou a “cereja do bolo”. Diego Costa veio na base do “não tem tu vai tu mesmo”, parece um jogador que vai se adaptar bem ao clube, tem um grande currículo mas a verdade é que nos últimos anos ele vem muito, muito abaixo do que já foi. Espero que seja nosso “novo“ Diego Souza. André Henrique parece ter futuro mas ainda é uma incógnita. O João Pedro Galvão tem sido uma grande decepção, péssimo desde que chegou e nem no Gauchão consegue se impor. Deve ir embora no meio do ano quando seu empréstimo acabar. Fica a dúvida se o Jardiel vai ser utilizado, o parece barra é a velha rusga clube e empresários, veremos no que vai dar. Em suma, vejo que a direção dormiu no ponto pra buscar nosso nove e tudo indica que pode pintar um jogador badalado no meio do ano.

    Resumindo: Em relação ao ano passado obviamente ficamos mais fracos de centroavante sem o Suárez. Zaga e laterais seguem praticamente as mesmas, o que é um tanto preocupante. Mas resolvemos o impasse na questão goleiro. Qualificamos o meio de campo e finalmente temos bons pontas no elenco. Como tu disse, não é um elenco fraco e fora não ter o Suárez é um elenco melhor que o do ano passado. Renato precisa ajeitar essa defesa, gostei da noticia de que ele tende a usar um meio com Villasanti, Du Queiroz e Pepê. Agora a nossa temporada vai começar "de verdade", o Grenal deve medir a temperatura de como vai seguir o trabalho preparando esse time pro inicio da Libertadores e do Brasileirão.

    ResponderExcluir
  5. Lipatin
    A Direção fez a sua parte: Marchesin, Soteldo, Du Queiroz, Pavon e Diego Costa, em tese, vieram para ser titulares. É meio time.
    A questão Suárez deve ser esquecida pelo torcedor. Olhar para o 9 como era com Diego Souza.
    A grande novidade (para mim) seria, se acontecer, o aproveitamento massivo dos juniores como titulares ou primeira opção.
    Dodi acho que é um 12º titular e ainda temos Carballo e Cristaldo. Mayk é uma contratação de "olho clínico" que pode dar certo.
    Meu maior receio é a administração tática do time. Tomara que Renato acerte a mão.
    Por fim, sempre em tese, vejo como acerto a efetivação do preparador físico que está há 29 anos no clube e veio galgando estágios na base até o profissionl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que pese o alto numero de lesǒes musculares, o Cuiabano já deu boa resposta jogando mais adiantado. Com um pouco de ousadia seria possível fixá-lo com um enganche (semelhante ao que o lateral Lucio foi com Mano Menezes em 2007). Possivelmente teria mais força ofensiva do que com Cristaldo.

      O Mayk, se tiver a qualidade do Roberto Carlos, ainda assim vai esquentar banco pro semi-amador Reinaldo ao longo do ano.

      E qualquer jogador de meio campo que comer a bola também vai ser reserva do insosso Pepê pro resto da temporada.

      Mas devo assistir domingo. Quem sabe o Grêmio surpreenda. O campeonato se decide domingo, na minha opinião.

      Nos últimos anos o Grêmio foi campeão porque pode decidir os jogos finais em casa. Essa é a vantagem que está sendo decidida neste confronto.



      Excluir
  6. Vinnie
    Fecharia por um empate, acho que o Juventude pode fazer o diferencial na rodada seguinte.
    Uma derrota no Domingo será péssima notícia na reconstrução do time.
    Por outro lado, uma vitória gremista (sempre é bom vencer, claro!) pode mascarar a condição atual e acharem que tudo está bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito, Bruxo. Acho que o Juventude perde ao natural na última rodada. O jogo decisivo, ao eu ver, é o deste domingo.

      Excluir