Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Opinião


Derrota previsível, o Grêmio é uma confusão total 


Ficou repetitivo; até tentei variar o assunto, isto é, olhar para a Direção e não para o que se vê dentro de campo no post anterior. Também tentei ler os blogs que apoiam a permanência do treinador na busca de algum  fato novo, ideias diferentes para compreender o momento gremista. Foi pior, pois não encontrei nas diversas postagens, análises e explicações do porquê da manutenção de Reinaldo, da insistência inacreditável em J P Galvão, no afastamento de Marchesin pelo treinador, após a discussão do arqueiro com o protegido lateral esquerdo, igualmente não li nada sobre as improvisações de Villasanti na zaga, nem do espaçamento entre os setores, da mesma forma, faltaram justificativas pelas vindas de Edenílson e Rodrigo Caio. Resumindo: busquei ver se eu estava errado em ver tantos equívocos no comandante técnico. Perdi meu tempo, parecem textos próximos daqueles religiosos extremistas. Então, prossigo mais tranquilo às críticas ao treinador e Direção. Como escrevi anteriormente, é um combo de maldades.

O que o Grêmio faz na parte tática, técnica, física e anímica? Acho que a física o time vai bem com as exceções de sempre (Reinaldo, Edenílson, Pepê e Kannemann). O que acontece é que os 11 correm de forma errada. A parte técnica tem solução. Há bons jogadores como Pavon, Gustavo Nunes, Cristaldo, Villasanti, João Pedro (o melhor do Grêmio, esta noite). Eles crescerão na mão de um bom treinador. Falta compactar o time, aproximação defesa-meio-ataque, insistência nos treinos, repetições. Isso, nem o Paulinho Mixaria tem a receita.

A Direção tem passado sentimentos de desencanto, desilusão para a torcida, que as especulações de atletas (Arezo, Monsalve) não mexem com a massa. Não há expectativa de melhoria. São tantos erros que terá que haver margem Zero nos próximos movimentos para equilibrar o elenco, além disso, enquanto Renato tiver o controle da instituição, o risco das próximas contratações serem mais para o grupo dos "parças" que está desfalcado, por isso as vindas de Edenílson e Rodrigo Caio, do que para o bem do clube, é perigosamente factível.

O Tricolor ainda tem LA e Copa do Brasil e o sentimento é que o Grêmio fazendo os movimentos corretos pode salvar as finanças, mesmo que as conquistas sejam uma miragem neste Julho/24, mas quem tem coragem para agir?

O que será de 2025, sem as ações corretivas necessárias?

20 comentários:

  1. Só uma coisa pode salvar o Grêmio esse ano. E não são as contratações, mas a Arena. O trabalho do Renato é ruim, mas ele não pode sair agora. Seria pior.

    Com o Diego Costa o nível sobe alguns degraus. E peças precisam sair, inclusive o Kanneman. Sempre atrasado. Pesado. Lento.

    Reinaldo e Pepê são fichas 2 e 3. E Villassanti parece querer novos ares, infelizmente o 2024 dele tem sido bem abaixo.

    O movimento mais importante desse presidente é liberar Arena pra ontem. Não pode passar de agosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc que gosta tanto do Renato me diz porque ele coloca o cargo a disposição e não sai?
      É só sair...mas daí não tem 1 milhão e meio na conta a cada 4 semanas.

      Excluir
    2. Vinnie, nos últimos 11 jogos foram 8 derrotas. A cada dia mais vexatórias. Jogadores reclamando publicamente, dando letrinha do Instagram, brigando dentro de campo, treinador expondo o grupo na coletiva (coisa que nunca faz). Obviamente já perdeu a confiança dos jogadores!
      O que convence o amigo que o treinador deve ficar pq senão vai ser pior???

      Excluir
    3. Isso é algo que penso também. Se tu quer pedir demissão do teu trabalho, não tem chefe negar...("Chefe, eu quero ir embora...não tem clima mais pra mim, a decisão está tomada. Obrigado por tudo e até logo").
      Se colocou cargo à disposição e não saiu é porque não quer sair...até o Inter (11° colocado) demitiu o técnico antes da gente.
      Que relação tóxica essa de Renato com sua torcida...não pode sair do clube pq fez dois gols no Mundial de 83. Parece piada, mas não é!

      Excluir
    4. Amigo anônimo, logicamente eu gosto do Renato por tudo que ele representa. Mas tento separar as coisas. Como disse, o trabalho dele é ruim neste momento. E trazer um treinador em julho com o time sem estádio e nesse estado anímico é um risco tremendo. Lembrando que em 2021 nem Felipão deu jeito em um cenário parecido. Então não basta vir um melhor treinador. Tem que trocar toda uma estrutura administrativa no meio do ano com vários caras melhores do que os que aí estão.

      Ao mesmo tempo, Renato sempre foi isso aí. Um treinador mediano com grande capacidade de liderança e motivação. No momento não funciona porque o time se desligou do trabalho por culpa dele principalmente. Ficou muito preso a essa narrativa da enchente e das dificuldades e não se dedicou o suficiente nos treinamentos, nos trabalhos táticos. Isso precisa ser mudado. E acho que é mais fácil reverter com essa virada de chave psicológica do que com uma mudança estrutural e drástica.

      O elenco é razoável. Com o Diego Costa e quem sabe esses zagueiros contratados, suba alguns degraus.

      Ano que vem, sim. Pois provavelmente será outro ano sem Libertadores, mas com o Grêmio na Série A se tudo der certo.

      Excluir
    5. Anderson, o que me convence são as probabilidades baixas de uma mudança drástica dar certo agora. Simplesmente isso.

      Um grande treinador, que vá mudar o Grêmio de patamar, não aceitaria esse rojão. Viria algum aventureiro como aposta. É muito risco.

      Cuca é um bom técnico, mas controle emocional e equilíbrio não são o forte dele. Iria desestabilizar mais ainda. Carpini ainda não provou nesse nível de exigência. Volvoda não sai do Fortaleza nem por decreto. Tenho a impressão que ele deve estar mirando Palmeiras ou Flamengo em um futuro próximo. Abel não deve ficar muito mais tempo no Palestra. E ele seria o ficha um por tudo que tem feito. No custo benefício, o argentino tem sido o melhor técnico do Brasil há quatro anos.

      Quem mais?

      Excluir
    6. Discordo da opinião mas entendo teus argumentos, mestre!

      Excluir
  2. Vinnie
    Só não dá para comemorar permanência na Série A e achar que foi obra exclusiva do técnico.

    ResponderExcluir
  3. Parem de torcer por técnico, por jogador, torçam para o Grêmio que tá afundando rumo a série B.
    Ontem ouvi em uma rádio que Lucas Leiva tá levando 7 milhões do Grêmio. Diziam: " esse é gremista " tá aí o gremismo dele. É Tudo só pela grana ninguém larga o "osso".

    ResponderExcluir
  4. Estive em Porto Alegre essa semana. E caminhando pelas ruas do centro, eu pude ver de perto o rastro da tragédia. A cidade está irreconhecível. O regresso das águas do Lago Guaíba pode até ter dado algum “arrego” para os porto-alegrenses, mas a cicatriz vai permanecer para todo o sempre. Uma ferida marcada à lama nos prédios históricos da capital e no coração de todos os gaúchos. Se pela televisão doeu de ver, ao vivo e à cores, o sentimento de tristeza é indescritível. Isso que eu nem sou porto-alegrense.

    E onde entra o Grêmio neste cenário de "pós-guerra"?

    Após a “sangrenta” e mais nova batalha de La Plata, o clube como um todo parece ter se afogado nas águas turvas da enchente. Dali pra cá, feito um navio com um rombo em seu casco, afunda gradativamente jogo após jogo. Um e outro “reboque” no meio de tudo isso, porém, muito pouco para o tamanho da embarcação... é preciso muito mais para tirar o Grêmio do fosso em que se meteu.

    Quando o casco pareceu consertado, o próprio capitão, numa manobra ousada e infeliz, fez com que a água novamente encharcasse o navio... Manobra essa justificável, pois os recursos são escassos, porém, o empate contra a poderosa embarcação paulista, balançou demais as estruturas do nosso já fragilizado navio. E os passageiros, alguns deles, perderam a paciência... Depois disso, uma derrota vexatória para um antigo e fiel “freguês” abre ainda mais o casco... Está difícil segurar o leme. É um desafio e tanto para todos. Mas somente este capitão é capaz de segurá-lo. Qualquer outro que seja, não terá forças para tal tarefa.

    E ele bancou! Confio em sua palavra! O leme está em suas mãos. Cabe a ele, portanto, procurar e navegar por águas mais tranquilas... Pelo equilíbrio necessário. Mas cabe, também, à toda tripulação (e demais superiores que nunca aparecem) o mesmo dever... Não é hora de abandonar o navio!!! É preciso “quebrar o gelo” quando a chance aparece!!!! E os quebradores de gelo estão deixando e muito a desejar... Seja cascudo ou um jovem marujo. Há muito oceano pela frente, mas não há navio que aguente navegar tanto tempo com avarias em seu casco e quebradores de gelo duvidosos. Nem tudo é, somente, culpa do capitão! E nem da enchente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah...que transferência de responsabilidade! O "Capitão" entrega a porcaria de um jogo ganho e a culpa é do marujinho de 20 anos que ganha 30 pila...o Capitão de 1,6 milhões não tem culpa de nada.
      11 jogos, 8 derrotas. Cada uma pior que a outra...Capitão não sabe quem tá no banco, não sabe quantas trocas fez, insiste em marujo que não sabe nem descascar batata, vira o leme em direção ao Iceberg, mas confia...ele vai tapar o buraco da embarcação e nos salvar...
      Assim como salvou o Flu em 96, o Vasco, o Flu de novo, o Athletico...

      Cara, na boa, vocês precisam aprender que nada temos a ganhar com a permanecia do Capitão. Só há desgaste na imagem dele, até o torcedor que torce mais pra ele do que pro time já tá de saco cheio (de pipocas), chama ele de burro...ele não precisava passar por isso, mas convenhamos, pra ganhar 1,6 milhões por mês eu também me sujeitaria a tomar banho de pipoca e ser chamado de burro!

      Excluir
    2. Rodrigo
      Vendo o Fortaleza com um time muito limitado, bater o Flamengo com toda a justiça, eu vejo o quanto errado o Tricolor está em entregar o leme do navio para o Renato.

      Excluir
  5. Tento relevar, ser menos ácido, tirar a mira do treinador, fazer uma ressalva de um gol perdido aqui, um erro de arbitragem ali....mas no resumo geral tem muita coisa errada vinda da casamata.

    Onde já se viu gastar quase todas as trocas no intervalo?
    E se alguém se lesiona, ou vai expulso?

    E ainda tirar o melhor jogador do time....já repararam que Cristaldo nunca joga ao lado de Nathan Fernandes e Gustavo Nunes(que ontem estava uma uva!) ao mesmo tempo?

    Qual foi a idéia tática de tirar um meia e um zagueiro pra colocar dois volantes? Não era mais simples tirar só o Edenílson e colocar o Nathan Fernandes, voltando Cristaldo pra sua posição? Faz o Simples, vê o que dá...depois aí sim, tira um ponta e coloca um volante pra preencher o meio (poderia ser Pavon ou Gustavo Nunes)...

    Galdino é o mais limitado tecnicamente, mas é quem sempre tem mais tempo....tem um bom chute, pode acertar...mas não pode jogar mais do que 20minutos, compromete demais no resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Insisto na máxima "quando muitos jogadores de um time grande estão mal, o problema está na casamata.

      Excluir
  6. Desde o mês de setembro/2016 nós viramos refèns de um ídolo que realmente teve um início fulminante mas que realmente teve 02 grandes títulos e depois apenas como todos os ídolos vive apenas das glórias do passado. E desde 2017 o clube gastou rios de dinheiro e e em retribuição ganhou apenas estadual que volto a relembrar, até o NH com uma folha de 150 mil também conseguiu.Em compensação tivemos vexames e goleadas algumas realmente vergonhosas com outro rebaixamento no meio.E o que se tornou comum em todo esse longo periodo(2017 a 2024) ? Ter um treinador medíocre, arrogante, vagabundo, preguiçoso, mal educado, incapaz de evoluir, desrespeitoso com a instituição Grêmio, com os jogadores e principalmente com nós torcedores pq tal qual a polarização na política nós torcedores que temos bom senso e abrimos os olhos para o descalabro que se instalou no clube, para o desperdício gigantesco de dinheiro com jogadores que nem poderiam sequer passar na calçada com a lenga-lenga(comigo ele joga), somos tachados de menos gremistas, anti gremistas, de sermos influenciados pela imprensa inimiga, de estarmos contra o clube. Eu fui uma das primeiras leitoras do Blog do Ilgo e desisti pdi xfeoooapos , ~^e õa realmente e

    ResponderExcluir
  7. pq lá é proibido criticar veja só, não o clube mas sim o treinador.A última entrevista que eu ouvi desse entregador de camisetas foi depois do atropelamento de 5x0 pq eu queria saber o que ele tinha a dizer sobre aquele vexame, mas como sempre só falou abobrinhas nunca mais violentei meu ouvido com a voz dele.Eu já disse também que ele nem precisa se dar ao trabalho de conceder entrevista nova: é só colocar uma entrevista gravada pq sempre é mesma cantilena!!

    ResponderExcluir
  8. Eu também li coisas estarrecedoras lá. Fui de curioso, porque me falaram do messianismo e é pura verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de ler há muito tempo, lá não se torce pelo Grêmio, mas pelo treinador; noção passa longe daquilo lá.
      Quanto à nossa realidade, o treinador sempre foi conhecido como motivador e bom de vestiário, o que fez com que sempre se relevasse sua absoluta insuficiência técnica e tática, além do desconhecimento profundo do mercado.
      Só que quanto um goleiro vem a público reclamar do rodízio e quando um jogador simplesmente vira as costas para o clube, não se reapresentando no dia combinado, vê-se que o treinador perdeu o controle do vestiário; talvez os estrangeiros queiram treinador sério e competente, não se deixando levar pela fanfarronice, e não caíram na conversa fiada do treineiro.
      Ora, se seu maior mérito é controlar o vestiário, a partir do momento em que ele perde o controle do vestiário não há mais nada que ele possa fazer, pois agora desponta sua insuficiência técnica e tática.
      Quanto os jogadores não engolem mais a conversa fiada e não correm pelo treinador, acabou, esquece, troquem antes que seja tarde.

      Excluir
  9. Exato, Fabiano
    Talvez por isso a vinda de jogadores para reforçar o grupo dos "parças", mesmo que não aguentem jogador mais do que um tempo da partida.

    ResponderExcluir
  10. Vou dizer o que já disse há muito tempo : desde o começo dessa era Renato, eu como ainda gremista, simplesmente estremeço cada vez que ouço ou leio que "o Gremio está prospectando o mercado, o Grêmio está atento ao mercado, a direção vai contratar""" ! Nossa, eu tenho arrepios ao lembrar das contratações "que eu já dei tudo mastigadinho para o Presidente"!! Tipo a barca made in Cruzeiro pós rebaixamento, tipo o nojento do TN meu vizinho, tipo os goleiros frangueiros PV e Vanderlei, tipo Cristiam que nem entrar em campo entrou, tipo Elkesson, enfim eu sempre penso : não contratem pelo amor de Deus, pq não vai adiantar e só vai servir pra aumentar o rombo.

    ResponderExcluir