Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Disponha.

Pois que ontem não teve como não comemorar com aquele que o próprio Bruxo designou como sendo o maior goleiro dos últimos 10 anos no Grêmio.
Pois também não teve como não rememorar a corneta e as críticas ao goleiro gremista que deixou de sê-lo por causa do Grêmio.
Me lembro como se fosse ontem, estava eu na academia, era dia de futebol, qualquer jogo desinteressante na televisão até que um corintiano chega e me conta sobre a “novidade”, o goleiro havia sido vendido.
De pronto achei que fosse pilhéria, mas ante a insistência no fato resolvi conferir tamanha bobagem no jornalismo gaúcho.
Pois estava lá, fora vendido e antes que eu pudesse pensar que para um grande Europeu, a mesma notícia arrasou o resto da minha noite, fora vendido para o Atlético. Não tive força nem qualquer vontade de me manifestar, conseguiam me combalir ao ponto de não expressar qualquer reação.
Pois bem, eis que agora puxo pela memória e lembro que a não muito tempo houvera quem chegasse a conclusão de que o melhor custo benefício é o do Grohe, em comparação ao Victor.
Daí ficou fácil lembrar porque ele foi embora. Ao mesmo tempo em que dizia que não fora o dinheiro – desautorizando o deputado/presidente – demonstrava também estar cansado, abatido e por fim tinha sentido as sistemáticas vozes que queriam mandar um goleiro de seleção, valorizado por outros clubes, para reserva.
Talvez ainda não tenham aprendido algo tão antigo no futebol quanto a regra do impedimento, JOGADOR BOM É CARO, caro para contratar ou caro para manter e foi assim que o Galo começou a solidificar seu caminho até a copa e foi por causa de gente assim, tão preocupada com o “custo benefício”, que vimos fardar Lipatin, Escalona, Ozéia, Ratinho, Rudinei e tantos outros que faltariam postagens.
Pois bem, antes que alguém me chame de louco pelo título do escrito eu vou explicar. Quando o galo ponteava o campeonato brasileiro do ano passado meu sogro – atleticano – dizia: Este não é o nosso ano, o nosso é o ano que vem.
Ele estava certo e ontem minha namorada trouxe o recado que se tornou habitual:
  • O papai mandou agradecer o goleiro.
Deixo a resposta para todos aqueles que agora inventarão teses para justificar a inarredável corneta e que resignados dirão: disponha...

6 comentários:

  1. Paulo Juliano!
    Eu tenho o hábito de olhar o que se escreveu sobre diversos assuntos, mania de historiador e no futebol não é diferente. Sabe o que os entendidos diziam no blog do MM? Que o Victor tinha que ser vendido, que o Fernando era perna de pau, que o Zé Roberto era um cágado, que o treinador (aí pega qualquer treinador era um bosta) e toma corneta.
    Olha! Entre os vários fatores que deixam um time na fila está a cornetagem. E escolhem os melhores para suas críticas. Aí a gente tem ver o goleiro que nos fez esquecer o Danrley dando o título e indo disputar o Mundial de Clubes.
    Esses corneteiros deveriam ir para a ginástica olímpica ou nado sincronizado.
    PJ, tens notícia do Paulo Porto? Como ele vai no ABC de Natal? Pois é ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruxo, sabe, dia desses tava pensando, é muito fácil ser corneta, porque vc não se compromete com nada! Eu - imbecil que sou - penso que só apontar o problema é pouco, como diz meu pai - problema eu já tenho me traga a solução. Daí quando observamos as soluções propostas era Paulo Porto, convenientemente esquecido. Outra solução? Mancini!!! Sim, porque o Pará é uma droga, daí a solução era Mancini que foi dispensado de um clube da terceira divisão (isso porque o Dida é aposentado). Quer outro exemplo? Pessalli, 2º divisão do futebol francês; mais um? Edilson, reserva de um garoto da base do Botafogo. Tem mais! Vilson, reserva do Palmeiras na segunda divisão. Miralles, preterido pelo Wilian "tombo" José e mandado embora do Santos. E no final das contas o Leandro é que não podia nem ser chamado jogador segundo os entendidos...
      Obs. Teve também o Valdivia para ser o "craque" da Libertadores já que o Zé Roberto tinha tanta serventia para o time quanto o Tony (e a frase foi essa, a parte do "para ser armador e outras explicações foram convenientemente sendo adicionadas com o tempo e o sabor do vento"...)

      Excluir
  2. Verdade, PJ!
    O Pará serve para ganhar uma LA com o Santos e não serve para o Grêmio disputar o Brasileirão.
    Mais; a irresponsabilidade de dizer que o Leandro CNH só jogava porque o treinador do Grêmio tinha 15% do passe. Deve ter vendido para o Luiz Felipe a parte dele, aí o Felipão convocou o cara. Torcedor de teses que alugam o Grêmio para torcedor.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Cé25/07/2013, 13:46

    Eu sempre fui um crítico das últimas temporadas do Victor aqui. Apesar do título conquistado ontem, não sinto falta dele.

    Tanto no segundo semestre de 2012, como este ano, não ganhamos por outros fatores, mas com certeza não foi devido aos goleiros.

    Victor foi importante na conquista do CAM, mas não dá pra ignorar que o time teve que recuperar dois resultados extremamente negativos, com alguns gols discutíveis sofridos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, não sou contra os goleiros atuais, mas compará-los - o Dida pelo momento e o Grohe por sua capacidade - com o Victor chega a ser desumano. Ambos tiveram a chance de se sagrarem heróis e ambos fracassaram. Quando a partida vai para os penaltis é quase certo que algum o Victor vai defender, daí é só os batedores fazerem a sua obrigação. Não consigo sentir essa segurança em nenhum dos dois arqueiros do Grêmio hoje e, infelizmente, o Grohe vai ser sempre um goleiro mediano - bom para o atual nível do campeonato brasileiro. Talvez um torcedor do Atlético pudesse pensar a mesma coisa que você, com um baita time deste um goleiro razoável estaria de bom tamanho, ainda bem que a direção não pensou assim, porque qualquer goleiro razoável não resolveria...

      Excluir