Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Opinião



Grêmio entrega a vaga, de novo 

Quando eu li os comentários na postagem anterior, onde era alertada a possibilidade do time não jogar com armador, mesmo tendo dois bons no elenco, Monsalve e Cristaldo, aliás, reclamado pelo técnico no início do ano, eu estranhei, desconfiei até: pensei ser despiste do técnico. A ideia era tão absurda, tão patética, que me surpreendi com a escalação poucas horas antes da partida. Fiquei com a impressão que o treinador fez de sacanagem, não pode ser burrice, apenas.

O Grêmio perdeu 12 milhões e meio de reais em duas disputas em que ele era muito, muito, mas muito superior a Corinthians e Fluminense, clubes há tempos no Z 4. E o favoritismo, a tendência, não se confirmou pela incompetência do "mago" Renato (sim! tem torcedor o chamando assim). Nelson Rodrigues sempre teve razão: - Toda a unanimidade é burra!

Renato deveria ficar no Rio, mas vão se agarrar, alguns torcedores, a bobagem que ele é o único que pode manter o Tricolor na Série A. Ora! se caiu porque trocou como aconteceu em 2021, há exemplo de que permanecendo o tempo todo com o mesmo técnico, cai (1991). Não é definitivo, não é determinante. Basta substituir bem. Sem falar nos que trocaram e estão avançando na tabela. Além disso, quem colocou o time nessa situação?

Demitindo-o, o Grêmio poderia estar ganhando tempo para 2025 e reformando também o grupo. A barca terá muitos ocupantes, alguns históricos. É necessário, o tempo chega para todos, para o bem (os que sobem da base e pedem passagem) e para o mal (final de ciclo).

Não dá para enfiar a cabeça no buraco como farão os discípulos de avestruz, que culparão novamente, os batedores que perderam a cobrança. Só o fato de chegar aos tiros livres na Copa do Brasil e Libertadores denota a incompetência que se entrincheirou na instituição.

Amanhã, a gente conversa melhor.


36 comentários:

  1. São tantos os problemas de formatação e praparacao da equipe. Mas perdi a conta de quantos gols o Grêmio sofre nessa mesma jogada em cima do Kanneman. Ele não alcança o cabeceio e vem um de trás pra marcar. Perdemos um Grenal nos últimos minutos assim com gol do centroavante uruguaio Abel Fernandez, e tantos outros jogos. O ciclo técnico do Kanneman e do Geromel acabou em 2018.

    xxxxx
    A única notícia boa é que esse menino Monsalve tem tudo pra ser (finalmente) um substituto a altura do Luan no auge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaneman ainda tem gás pra queimar. Só que joga exposto o tempo todo, e muitas vezes precisa sair tapar buraco no meio de campo...e tem uma avenida do seu lado...num time equilibrado ele ainda serve.

      Excluir
  2. Com as saídas de Renato, Kannemann e Geromel, fecha o ciclo que foi postergado desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu aviso aqui desde 2017. Tava na cara que aquilo foi acidental. O tempo me deu razão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Nas duas passagens anteriores Renato havia ido bem no curto prazo. Em 2011 foi mal na continuidade, em 2014, acertadamente, não ficou.

      Ele tem a capacidade de mobilização, e de fazer ajustes pontuais, quando pega um time já montado, mas com alguns problemas.

      O erro foi manter após 2018, quando o trabalho já dava sinais de desgaste (quando ele precisa interferir mais na montagem de elenco e do time, se perde).

      Excluir
    2. Concordo, plenamente, Glaucio. Participou de 3 semifinais consecutivas de Libertadores, isto é mérito de poucos, depois, estagnou.

      Excluir
    3. Discordo dos dois. Fez bons trabalhos quando o elenco já estava construído e bem delineado pelo técnico anterior. A César o que é de César.

      Excluir
    4. E mais, não precisamos de mobilizador e sim de treinador!!!

      Excluir
    5. Eliminou quem nas 3 semifinais? tudo acidental.

      Excluir
    6. Daison
      Tu que também és historiador, nós sabemos que essas situações ocorreram e ocorrem em "Copas" e na Sociedade. Existe muito do detalhe ou do aleatório. Basta lembrarmos do "tetra" em 1994.

      Excluir
    7. Complementando, alguns "acidentes":
      - Copa de 78, Resenbrink (Holanda) mete uma bola na trave aos 45 min e 45 s da etapa final. Fazendo, não haveria prorrogação, nem Argentina campeã
      - Copa de 1990, juizão arranja um pênalti no final da partida contra a Argentina, resultado Alemanha campeã
      - Copa de 1994, Baresi e Baggio, dois dos maiores jogadores da Itália, atiram a cobrança por sobre o travessão. Brasil campeão
      Na Libertadores temos muito mais disso. Grêmio pegou o Lanús, porque ele desclassificou o River Plate. Once Caldas foi campeão na Bombonera em cima do Boca. Exemplos, temos muito.

      Excluir
  4. Nem tem muito o que comentar sobre o jogo, Bruxo. Foi como o titulo, o Grêmio entregou a vaga. Mais um fiasco conquistado. Se ainda fosse perder com brio jogando contra um adversário qualificado seria do jogo, mas não foi. Foi um arremedo de time, sei lá o que Renato pensou, mesmo com aquela escalação torta dava pra ter entregado mais em campo. Se o Fluminense não fosse tão ruim tinha sido uns 4x0 tranquilo no primeiro tempo...
    O Grêmio precisa de sair de 2016/17, o time campeão já acabou faz muito tempo, estamos em 2024 e já fazem uns cinco anos que viramos um time de Gauchão com um rebaixamento no currículo e tentando cair de novo. Agora é focar em se livrar da queda até o fim do ano e depois o Grêmio precisa fazer uma limpa no elenco, dar adeus pro Renato e criar um projeto de futebol de verdade com um planejamento de verdade. Coisa que era pra ter sido feita lá em 2019...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      Entregou as duas vagas, CB e LA, ontem, a escalação foi a "cereja do bolo".

      Excluir
  5. Renato tem razão em uma única coisa: Ninguém emprega mais incompetentes que o futebol, e ele é a prova viva disso!
    Ontem foi a pior atuação de um treinador desde que me conheço por gente, há bastante tempo.
    A escalação foi patética, bizarra, não existindo no mundo quem escale meio-campo com dois jogadores.
    No Brasil nunca existiu 3-5-2, pois não temos alas, apenas laterais. Ontem, portanto, entramos com um 5-2-3 que não entra na cabeça de ninguém que entende de futebol.
    Para agravar, tínhamos Kanemann (que já passou da hora de se aposentar) e Pavon, este não tendo nenhuma justicativa para sua escalação (o fato de ter disputado duas copas do mundo, como você mencionou ontem, não é álibi, pois Paulo Sèrgio é campeão em 1994 e Zè Carlos, o imitador de galo, é vice em 1998). Se Pavon jogasse alguma coisa não teria sido liberado pelos mineiros. Portanto, com ele em campo sempre jogamos com um a menos, pois é atacante que não ataca, não faz gol e não dá passe para gol (assistência é o c*r@7ho).
    Dodi mostrou sua pior faceta, sendo no mínimo infantil o pênalti cometido.
    Para piorar o que estava ruim, mesmo acertando nas entradas de Monsalve e Gustavinho (como explicar a eles que são reservas de Pavon???), o técnico colocou o Nathan Pescador para bater pênalti.
    Sim, aquele cara que a torcida e os dirigentes querem ver pelas costas, mas que não aceita sair porque o come, bebe e treina, ganhando uns 500k por mês está muito bom, foi colocado para bater um pênalti decisivo.
    Alguem já viu ele bater penâlti neste tempo que está aqui? Qual a razão para ter sido ele o escolhido? Um cara que não tem comprometimento nenhum com o clube vai bater pênalti que vale vaga em quartas de final de libertadores?
    Por fim, não dá pra deixar de falar no nosso arqueiro. Todos os jogadores do Brasil, TODOS, já viram que é só bater pênalti dentro da goleira que é gol, pois ele sai muito antes do batedor chegar na bola. Tiago Silva mostrou o caminho, tendo sido patética mais essa atuação do nosso arqueiro. Mesmo que eu o tenha defendido anteriormente, ontem mostrou que ele não tem a menor condição de pegar pênalti, pois quando a bola chega ao gol ele já está esticado do lado contrário ao que foi a bola. Também patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano
      A conclusão é simples: quando muitos estão jogando pouco, o problema está na casamata.
      Daqui a pouco a massa vai desconfiar do futebol de bons jogadores, é o caso de Cristaldo e Braithwaite, se continuar nessa batida.

      Excluir
    2. Marchesin? sem comentários. Seus voos nos tiros livres virarão exemplos em capacitações de "como não fazer".

      Excluir
  6. É impressionante, como ainda tem gente que ainda perde tempo comentando sobre individualidades e penaltis mal cobrados e erro de escalação e etc, etc, etc........AINDA NÃO DEU PARA ENTENDER QUE É MUITA GENTE JOGANDO MAL? PRECISA DESENHAR? O Problema é na casamata, mas mais ainda fora dela, pois quem está na casamata, só está lá porque alguém de fora bancou. É VERGONHOSO!!! VERGONHOSO!!! VERGONHOSO!!! O torcedor estar passando por todo esse constrangimento. O que é aquela escalação do primeiro tempo e parte do segundo? Vou parar por aqui porque falar do Grêmio faz muito tempo que dá dor de cabeça. Chamem, por favor, os adoradores da estátua, as RENATETES de plantão p/ ajudar o treineiro nas justificativas fajutas pós jogos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, os problemas no campo, no caso do Grêmio, a origem é o técnico. O resto é tapar o Sol com a peneira.

      Excluir
  7. 2025 sem libertadores....parabéns!

    É o treinador que mais dá lucro, dizem..."tirou o Grêmio da fila" (mas esquecem a folha astronômica criada depois, muito por pedidos dele)....

    Tirou o time da B...(subiria mantendo o aproveitamento do anterior, que sim, deveria ter saído, o que não significa que Renato devesse ter voltado)....

    Liberou Cuiabano....pra ficar com Reinaldo e Mayk...

    Não reclama da venda de Gustavo Nunes....mas se ficar, vai exigir a compra de Soteldo....

    Pediu reforços, recebeu....não usou contra Corinthians e usou menos do que devia contra Fluminense....

    1 ano e meio com uma base de elenco formada e não conseguiu montar um time com um padrão de jogo que se mantém mesmo que mude algumas peças...

    Mas quem reclamava mesmo nas vitórias é cornetinha do ar condicionado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio
      Em 1 ano e meio, não conseguiu estancar os gols tomados, gastando os tubos em reforços.

      Excluir
  8. Para quem ainda não compreendeu: Alberto Guerra nunca foi PRESIDENTE, Brum nunca foi DIRIGENTE e Renato Portaluppi nunca foi TREINADOR!!!😂

    ResponderExcluir
  9. A lamentar a postura omissa da Direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jumentos unidos jamais serão vencidos...

      Excluir
  10. Por favor, lambedores de saco do estátua, não assistam ao último vídeo de Alex Bagé e ao penúltimo vídeo do Cristiano Oliveira se não, terão boa possibilidade de terem chiliques!!!

    ResponderExcluir
  11. Bruxo! Podemos escrever ou reclamar de tudo... mas sem Presidente não tem como.

    ResponderExcluir
  12. O expert em pênalti colocado aos acréscimos da um bago no meio do gol....kkkkk
    E o patéta no gol... Põe um cone ou dá um pula-pula pra ele.

    ResponderExcluir
  13. Os verdadeiros torcedores do Grêmio esperam a renúncia do técnico, mas
    como estamos nos tempos do de a like, compartilhe o canal e compartilhe fica difícil.



    ResponderExcluir
  14. O Renato está agindo igual aquele cara que quer terminar o namoro mas não tem coragem aí começa a fazer presepadas pra ver se a moça toma a atitude.
    Com relação a penaltis não dá pra aceitar que em duas disputas (Corinthians e Fluminense) tenha executado 8 cobranças e marcado somente 3 gols.
    Já o Marchesin nesse quesito é uma piada, desde que chegou ao Grêmio nunca passou sequer perto de defender uma cobrança, Não me lembro do Grohe ter participado de uma disputa de penalts sem defender ao menos um.

    ResponderExcluir
  15. Se tivessem competência para ganhar nos 180min de Copa do Brasil e Libertadores contra 02 times abaixo da crítica, como Corínthians e Fluminense, respectivamente e que estão na região da degola no brasileirão, não precisaria de todo esse mimimi com relação a Marchesin. Agora ninguém presta, mas será que ninguém presta mesmo ou é o distribuidor de coletes que faz ninguém prestar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o Renato tem errado muito e não vou ser eu a defender ele mas não é admissível que jogadores profissionais batam 8 penaltis e eram 5 e que um goleiro não consiga ao menos sair na foto em mais de 10 cobranças

      Excluir
    2. O Cristaldo bateu os dois (contra corintias e fluminense) de forma diferente do que vinha batendo....

      Excluir
  16. Glaucio
    Mas é a forma mais comum de bater, à meia altura e relativamente fraco.
    Para um pegador de pênaltis como Fábio é...

    ResponderExcluir
  17. O mais triste e trágico e cômico é que mesmo que esse arremedo de treinador consiga a façanha de nos brindar com mais um rebaixamento nem mesmo assim a claque de fãs alucinados, iludidos e ignorantes vão critica-lo!! Sempre haverá uma extensa lista de desculpas, mentiras, explicações e justificativas ainda mais este ano : muitos jogos, viagens, hotéis(os bravos guerreiros estranham o colchão, o travesseiro, não conseguem dormir sem o "cheirinho" quem tem criança sabe), o tempero, o ponto do ovo, muita bagagem pra carregar, a cor da grama é diferente, jogar sempre fora de casa é estressante enfim estão todos desculpados e justificados e perdoados !!! A culpa é nossa por exigir minimo profissionalismo, comprometimento, rendimento e retorno do dinheiral estratosférico gasto com esta cambada de vagabundos capitaneados e liderados pelo vagabundo-mor!!!!

    ResponderExcluir
  18. Sempre haverá o recurso de justificar pela calamidade iniciada em Maio.

    ResponderExcluir