Páginas

sábado, 5 de outubro de 2024

Opinião




Grêmio volta a ganhar na Arena 


Lógico! a vitória foi o mais importante, hoje, pela situação na tabela, mas também para quebrar o tabu de nunca ter vencido o Fortaleza com Vojvoda, sendo este um dos três melhores times do certame. Além disso, sob o comando do interino, o Tricolor encarou dois clubes que estão disputando o título, então, estes três pontos tem grande significado.

Houve pontos ruins? sim, o lado esquerdo segue uma avenida, onde todo adversário usa e abusa de explorá-lo. Caíque, de grande defesa na etapa final, também falhou no lance do tento cearense. Segue inconfiável.

O meio de campo frouxo e lento, ainda que no primeiro gol a arrancada de Cristaldo possa dar outra impressão. Edenílson e Cristaldo não conseguem jogar em alta competitividade mais do que 60 minutos.

Mas os pontos positivos sobrepujaram os negativos: Geromel voltou muito bem, Kannemann atuou de forma mais tranquila, Aravena mais efetivo na marcação do que Soteldo é. No entanto, o venezuelano é mais decisivo, precisou de poucos minutos para fazer um estrago no lado direito do Fortaleza. Verdade que o lateral, seu marcador, já estava fora nos lances mais agudos do camisa 7.

Braithwaite é inteligente e habilidoso, ainda que tenha perdido um gol feito na primeira etapa. Igor Serrote entrou muito bem, vai ganhar confiança e pode ser uma alternativa para a lateral direita em 2025.

Do lado do Fortaleza, uma organização tática que salta aos olhos, sofreu o gol num erro de seu arqueiro e sentiu a expulsão de Mancuso. Moisés, que voltou de lesão é jogador para ser avaliado. Joga muita bola e de forma vertical. Escrevo isso, principalmente, por jornadas anteriores que eu acompanhei.

Agora volta Renato...


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Opinião




Zico e Renato estão com a Razão 

Coincidência ou em consequência, Renato e Zico fizeram declarações muito semelhantes esta semana e eu só tenho que aplaudir, porque concordo e vejo nela a raiz de muitos problemas na maioria dos grandes clubes. 

Renato afirmou no pós jogo que no tempo dele de jogador, o atleta jogava mais (sentido qualitativo)  e ganhava menos (financeiro) A diferença entre as duas falas é que Renato está treinador e o Galinho de Quintino utilizou o canal Essência Rubro-negra, portanto, repercussões diferentes.

Sem entrar nas causas para não me complicar, olhando apenas para as consequências, fica escancarada a má gestão nas contratações. Olhando para o que acontece com o Flamengo, vide Duras Críticas.

Há anos que o Mengão contrata jogadores superestimados como Isla, Arturo Vidal, Andreas Pereira, Allan, Eric Pulgar e estes mais recentes, citados por Zico, pagando os "tubos".

O resultado: o clube torra uma grana de forma fácil e a torcida imagina ter um super time, quando, na realidade, é um "tigre de papel".

Como escrevi acima, não vou entrar na análise das causas, porque muitas estão no subterrâneo do futebol, seara que não conheço e nem quero me envolver.

Sofrem clube e torcida.