Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013



Galeria Imortal (4)


O Olímpico está prestes a ser demolido; um estádio que nos deu grandes alegrias e ficará sem dúvida marcado na memória de todos os gremistas. Ele também proporcionou a maior aproximação com o nosso Coirmão; isto ocorreu durante a construção do Pinheiro Borda. O Internacional mandou seus jogos no Robertão, o campeonato que antecedeu ao Brasileirão no Olímpico nos anos de 1967 e 1968. Segundo dados da coluna Bola Dividida de Luiz Zini Pires, foram 23 partidas. Uma delas, este Grenal de Março de 1967, possibilitou esta foto incomum, onde estão perfilados os dois quadros. Em pé: Alberto, Gainete, Cléo, Altemir, Sadi, Airton, Scala, Sérgio Lopes, Luis Carlos, Everaldo, Elton, Áureo e Laurício. Agachados:Carlinhos, Alcindo, Bráulio, Joãozinho, David, Babá, Lambari, Volmir e Dorinho. Uma trégua na rivalidade. 

4 comentários:

  1. Nesta epoca havia mais fair play. A primeira grande pauleira que lembro foi na inauguracao do BR. Ai comecou a rivalidade acirrada.

    ResponderExcluir
  2. E que pauleira, Arih!
    O Sadi que era de Seleção, teve os ligamentos do tornozelo esmigalhados e ficou fora da disputa por lugar na Copa de 70.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de colorado, sempre tive respeito pelo estádio Olímpico. Nele, aprendi a respeitar um clube multicampeão. Ali, a alma tricolor se tornava mágica, capaz de sufocar adversários, mais poderosos muitas vezes. Quando não restar mais a silhueta do Olímpico, ficará a lembrança de um estádio que tinha vida própria e títulos. Nele, o Grêmio conquistou as maiores glórias que o Tricolor alcançou. Venci clássicos no Olímpico, perdi bem mais, e só aquele estádio foi capaz de causar medo, mesmo quando o meu time vencia. Sempre era possível a virada. Sou de um tempo em que o meu time ganhou o que pode ganhar no RS. Ganhei 8 campeonatos seguidos. Não porque o Grêmio era menor. O time gremista era sensacional. Só que o Inter era quase imbatível na década de 70. Sentirei saudade das jornadas no Olímpico. O único estádio que eu guardava respeito. Nele o Grêmio tornou-se maior e ganhou a minha admiração. Espero que a Arena seja tão vitoriosa, apesar de colorado. Pois se o Grêmio da Arena for vitorioso, o Internacional crescerá da mesma forma. E assim, toda a História da Dupla GRENAL estará se repetindo, desde sempre. Quando o Tricolor deixou a Baixada, todos logo pensaram que o Grêmio iria morrer. Até o primeiro GRENAL no Olímpico foi ótimo para mim. Mas depois...bem, depois foi o que se viu. Ele serviu de casa para o Inter do final da década de 60 e não deixará de ser o meu segundo estádio. Uma pena...quando o Olímpico deixar de existir, levará com ele a alma e os corações gremistas, mas não será diferente para os colorados. O Olímpico levará com ele parte da História do Internacional. Que o Olímpico seja eterno nas nossas memórias. Ele merece!

    ResponderExcluir
  4. Legal está mensagem, colorado "anônimo".
    Mesmo secando o teu time e desejando que o meu sempre esteja no topo, não consigo entender como não podemos trocar ideias sobre futebol.
    Evidentemente que Baixada, Eucaliptos, Olímpico, Beira-Rio, etc...proporcionaram/proporcionam bons e maus momentos para ambos os lados.
    Um abraço.

    ResponderExcluir