Vitória com autoridade
Recém finalizado o confronto no Alfredo Jaconi, arrisco dizer que o Grêmio recuperou a pegada que não se viu nas partidas mais recentes.
O Juventude foi bravo, mas encontrou o Tricolor muito concentrado, aplicado e bem arrumado taticamente. É visível que os atletas tem funções claras a cumprir dentro das 4 linhas. Mérito para Luiz Felipe.
Mérito também para o setor defensivo. Marcelo Grohe foi decisivo com uma defesa espetacular, que evitou o gol certo; ali, a partida poderia ter tomado rumo mais amargo para o Imortal.
Em seguida, Giuliano fez o seu gol numa jogada que começou com Matías, a bola chegou até o camisa 9, o uruguaio Braian, que serviu o meia atacante, Giuliano avançou e bateu da entrada da área, num raro gol, pois foi de longe e com força. Indefensável o tiro.
Individualmente, gostei de Douglas, o melhor, ressalto o trio final Grohe, Geromel e Rhodolfo. Impecáveis. Bom trabalho de Marcelo Oliveira no plano defensivo, subiu pouco ao ataque. Matías, que substituiu Ramiro lesionado, fez talvez a sua melhor partida. Excelente defensivamente e bem na parte do apoio.
Luan tem a favor de si, um grande segundo tempo; na etapa inicial, pouco produtivo e individualista.
Como sempre faço, olho na tevê, áudio na Guaíba; hoje, Nando Gross, aí é um oceano de diferença entre Sinotti, Carlos Guimarães e ele. Aos 17 minutos da fase final, Gross se manifestou, não entendendo o número de passes errados do time caxiense e sua insistência na ligação direta; elementar, meu caro Nando. O problema não estava no time locatário, mas na eficiente marcação dos volantes, aliás, ambos surgidos no futebol carioca, Fellipe Bastos (ex-Vasco) e Maicon, que veio do São Paulo, mas com passagens anteriores no Botafogo e Fluminense.
Maicon errou 2 passes em toda a partida, tendo o primeiro tempo sem erros; isso é relevante, ali está o sucesso, por exemplo, do Barcelona.
Giuliano muito bem na primeira fase, caiu muito na etapa derradeira, provavelmente pela lesão; até foi substituído, justamente.
Braian Rodriguez está evoluindo, perdeu um gol certo, que poderia ter feito falta, mas já prende mais a bola na frente e consegue algum tabelamento.
Destaco também, Yuri Mamute, que conseguiu fazer um estrago na paciência dos atletas esmeraldinos, prendendo a bola no momento certo, isso com pouco tempo em campo.
Wallace entrou, mas não tocou na bola nos segundos que esteve na partida.
A vaga está encaminhada; só o Grêmio poderá perdê-la. É jogar com maturidade, isto é, como jogou hoje em Caxias do Sul.