Vergonha!
Olha! quando a gente pensa que não tem como piorar a situação do Grêmio, vem essa entregada no momento em que o Palmeiras dava os primeiros sinais de instabilidade, pois a desvantagem no placar ia para o seu intervalo e no final do jogo para todo o Brasil, a cena estúpida que vai condenar o clube nesta reta final ou no ano que vem na Série B.
A partida passa a ser assunto secundário à medida em que fatos mais antigos e decisivos ficaram consagrados neste Brasileirão. É a consagração de frases repetidas que volta e meia, reaparecem com novos atores. A primeira atribuída equivocadamente, ora a Einstein, ora a Benjamin Franklin, qual seja: - Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Como escrevi, vide Rumo ao Rebaixamento. Usei letras maiúsculas ou Caixa Alta para demonstrar, porque não acreditava na reversão da queda. Existe convicção que Thiago Santos é o melhor volante do elenco e Alisson, o da importância tática. Isso com o apoio de parte da torcida que é implacável com Fernando Henrique, Darlan ou Bobsin e incompreensivelmente, não vê a nulidade que são estes dois jogadores num setor crucial do time, portanto, só sairão, após a perda da esperança da manutenção na Série A, aí, a bomba vai para os meninos da base. Caberá a eles, o fechamento da tampa do caixão.
A outra frase diz respeito ao pensamento do ministro de Propaganda de Hitler, Goebbels, que afirmava que uma mentira repetida várias vezes, vira verdade, ou seja, desde que chegou, Thiago Santos encontrou apoio de quase toda mídia e parte dos torcedores, pois "deu estabilidade ao setor", "dava proteção à zaga". Mentira deslavada, porque nunca conseguiu isso; postei números aqui que desmascaram esta realidade. Nunca foi, nem será assim. O comentarista Oliveira, rádio Guaíba, na falta de humildade ante ao arremedo de atuação e sendo admirador do camisa 5, chegou a dizer que Thiago Santos está atrapalhado, porque a zaga gremista muda muito em sua formação. Conta outra, né!
Time que tem no meio, Thiago Santos e Alisson cai. Faz por merecer.
Claro que não são esses os únicos problemas, mas, a manutenção deles apesar de todo o comprometimento em resultados, dá visibilidade a incompetência da Direção e dos comandantes técnicos que se sucederam no cargo. Se não enxergam o óbvio, o que esperar de questões mais complexas?
A cereja do Sundae é esse dirigente pré-histórico, um clone do comandante da Swat colorada com frases feitas que vão engrossar o anedotário do futebol brasileiro. Só falta ameaçar pastar.
Pobre de nós, simples torcedores.