Derrota veio com pouco Futebol
Se for para simplificar, dá para aceitar que foi a derrota de um Grêmio reserva para o novo líder do campeonato. Verdade!
O Tricolor está cheio de argumentos para justificar a quarta derrota consecutiva, a quinta em sete jogos. Tem o calendário apertado por três competições, a situação inusitada da maior calamidade que se abateu pelo Rio Grande e a impossibilidade de atuar em solo gaúcho, algo que os times da Serra e o São José já conseguem. Disso, a decorrência inevitável do rodízio do elenco. Porém, alguns destes argumentos são discutíveis, como por exemplo: Por que J P Galvão não entra neste revezamento? Goleiros precisam revezar?
Tem mais: Por que nesta condição de busca, de "balancear" o grupo, Nathan Fernandes não pode sair jogando? Também, será que há necessidade de mudar quase todos os 11 de uma partida para outra?
Na postagem anterior, eu deixei um link com parte da entrevista do ex-goleiro Émerson Leão, 4 Copas do Mundo e injustiçado por Telê em 1982, o que resultou em prejuízo para a Seleção e impediu o arqueiro de fechar cinco participações no grupo. Ficou com 1970, 74, 78 e 86. Por que a entrevista que inseri? Porque ele disse aquilo que eu tenho como convicção, ou seja, determinados goleiros são para certos clubes; vão bem até um ponto, falta a qualificação para aguentar o rojão e dar resposta nos gramados. Eventualmente, botam faixa, mas na maior parte da carreira, são vilões. Ele citou Jandrei, hoje banco do São Paulo. Goleiro ótimo para ... a Chapecoense. Tem outros.
Caíque teve um bom desempenho esta tarde-noite, mas pergunto: Deve participar de rodízio num clube do tamanho do Grêmio, mesmo que Marchesin e Rafael, não estejam convencendo completamente? Será que com Caíque, o problema do Tricolor vai ser resolvido a curto ou médio prazo?
E J P Galvão, R$ 1.300.000,00 por mês, o que pensa, por exemplo, Kannemann sobre isso? E Gustavo Martins, no mínimo, ele foi igual a Rodrigo Ely?
Houve algo de bom contra o Botafogo? Penso que Du Queiroz entrou bem, assim como o jogo demonstrou que Gustavo Nunes, se bem trabalhado, isto é, o time jogar mais para ele, vai render muito. Dodi foi bem. De resto, Geromel voltou bem, no entanto, falhou no segundo gol alvinegro. Maik, sua atuação me convenceu que Fábio é o melhor lateral esquerdo do elenco.
Carballo segue devendo. Edenílson, pelo menos, não faltou empenho e Nathan Pescador é da turma de J P Galvão: se tem futebol, ambos não trouxeram para o Grêmio, aí, não tem remédio, é passar adiante, que sejam felizes em novos clubes.
Pavon e Cristaldo merecem ser vistos sob a batuta de um novo treinador. Tem futebol, porém, parecem mal aproveitados.
De resto, é esperar pelo final do ano, pois, pouco espero das ações da Direção na janela de meio de temporada brasileira.