Goleada com grande atuação
Poderia ter sido 4 a 0, a anulação do gol de Bitello passa pela "filigrana" do detalhe das linhas traçadas e a boa vontade dos analistas do VAR. Seria o "gran finale" de uma notável atuação gremista.
Alguém poderá dizer que o Cruzeiro é limitado, mas Vasco, Goiás e Santos o que são? Então, tem que valorizar o desempenho. Se ele será uma ilha no coletivo dos jogos, isto será constatado nas próximas rodadas. Por enquanto, a análise deste texto foca os seus 90 minutos deste Domingo e ela (a análise) demonstra que Geromel é excepcional, mesmo voltando depois de 10 meses parado. Além de intervenções que parecem simples pela colocação, pela técnica do desarme, ele fez a defesa jogar melhor e mais organizada, basta ver os desempenhos de Gabriel Grando e Kannemann, discretos, tranquilos e seguros. Como sempre escrevi; um coisa é goleiro jogar com essa dupla à frente, outra é ter Werley e Bressan, por exemplo.
O meio de campo precisa ser visto e revisto em outros jogos, porém, a chegada de Carballo, Pepê e Villasanti, alternadamente, em busca do gol, já rendeu frutos contra o Cruzeiro.
Cristaldo fez bom jogo e Suárez, para tristeza de uns secadores travestidos de comentaristas esportivos, marcou o seu, incomodou os zagueiros e virou garçom. Grande atuação. Junto com Geromel, o diferencial da partida.
A perseguição ao título ficou inviável após a queda de rendimento contra os piores colocados na tabela, no entanto, o Grêmio por ter apenas o Brasileirão, poderá ter essa vantagem contra o Palmeiras na luta pelo vice campeonato. Arrisco afirmar que Fluminense e Flamengo, não terão fôlego para suportar a carga de disputar partidas decisivas juntamente com o certame nacional.
É um consolo, porém, também, um esboço de elenco a ser aprimorado em 2024.