Opinião |
Vai Melhorar, Podes Crer !
Pode ser um deste monte de motivos: ser um otimista/realista, o segundo tempo de ontem, o carisma e histórico de nosso presidente ou ainda, o cd do U2 que estou ouvindo neste momento; o fato é que não compartilho com a onda de indignação ( não estou condenando, apenas não me sinto tocado por ela) que acha que não vamos a lugar algum neste 2013; chego a pensar que o Tricolor está no caminho certo. Olho para todos os lados e vejo apenas três torcidas satisfeitas com seus clubes/times até aqui, quinta rodada. São elas: Coritiba, Botafogo e Vitória. Alguém por mais insano, considera este trio favorito ao título? Se o Tricolor não desse amostragem que tem "bola" para chegar, talvez eu estivesse meio "down", só que eu vejo progressos, escrevi em postagem anterior que o Grêmio dava dois passos para frente e um para trás. Vai chegar a hora em que Luxemburgo encontrará a escalação ideal, bem como o grupo ideal para qualquer situação dentro da competição. Vejam! Está mal, mas mesmo assim estamos há 3 pontos do líder; enfrentamos 3 que são do grupo dos 12 bambambam do Brasil. Também, porque acredito que esta parada vai ajudar muito. Koff vai frequentar diariamente o ambiente dos boleiros e fará a devida aferição se Luxa ainda é viável. Se estiver convencido que sim, então é melhor a torcida esquecer de pedir troca. O Velho não vai ceder; geralmente, para não dizer sempre, ele está certo. A janela também levará apenas o Fernando ou algum outro plenamente substituível como por exemplo, Werley. Os demais clubes "maiorais" do Brasil terão sérios desfalques; acredito no adeus de Luis Fabiano, Paulinho, Bernard, Rever. Neymar já foi. O grupo jovem do Imortal, em pouco tempo estará pedindo passagem: Fohlmann, Tinga, Gabriel, Bressan, Alex Telles, Mateus Biteco, Guilherme Biteco, Jean Deretti, Yuri Mamute, Lucas Coelho se somarão a Wendell, Maxi Rodriguez, Riveros, Adriano. Além disso, mesmo com críticas, algumas em alguns momentos, justas, a defesa permanece sofrendo poucos gols; com isso, a casa arrumada na cozinha, será mais fácil de consertar os demais setores. Diante disso, sigo confiando na batuta do turco. Koff conhece os caminhos das pedras.
Tambem ja fui muito otimista e ainda sou, mas, este time com este treinador e esta direcao, formaram um grupo alinhado para que nos estejamos em desespero. Nao recomendo o desespero a ninguem, ate porque o futebol nao merece isto de nos, mas a realidade e dura. Nestas condicoes, temos os ingredientes certos para nao irmos a lugar algum.
ResponderExcluirEntendemos de futebol? Creio que nao. Pelas demonstracoes deste conjunto, creio que nem como iniciantes nesta arte podemos nos classificar.
Pior que se algum de nos possa entender alguma coisa de futebol, veria que faltam detalhes. As dispensas que todo o mundo ja sabe. As contratacoes que todo mundo ja sabe.
O restante se ajeitaria.
Este time nao e ruim. A questao e aquilo que ja falei: a tal liga. Esta faltando a liga.
Prefiro Grohe, mas na verdade tanto faz se Grohe ou Dida. Follmann no pouco que vi tem futuro. Werley, Bressan e Gabriel, podem atuar num time que tenha um, somente um zagueiro melhor e mais experiente que eles. Para pode ser o lateral, mesmo que eu preferia um melhor. Alex Telles tem futuro e esta cada vez se firmando mais, mas precisa de outro, igual ou melhor. Ze, Elano, Adriano, Souza e Guilherme Biteco formam um dos tres melhores meios do pais, mas falta so um armador-atacante para dar a liga e ser o melhor. Barcos e um otimo atacante, mas falta um companheiro a altura. Mas estes que citei sao o melhor do Gremio. Riveros, Wendell, Maxi Rodrigues, Misael, Lucas Coelho, Yuri Mamute, Moises, Matheus Biteco, Jean Deretti e Gerson recem estao chegando ao clube ou ao time de cima. Ainda e cedo pra falarmos. Pode ser que sim, ou nao. Mais nao esta ai aquele que falta pra dar aquela liga e mudar a historia.
Porem, se tivessemos um treinador, poderia acreditar que mesmo este time poderi dar aliga necessaria pra jogar mais do que esta jogando.
Como Koff ja falou que nao muda o cara, so me resta torcer. Torcer e rezar.
Futebol e mais simples que isto que falei.
Pois é Arih. Concordo plenamente que o que faltam são detalhes, principalmente um meia armador inquestionável... Só que do outro lado, olhamos para o mercado e não há esta peça. Apesar da solução parecer simples, nem sempre é.
ExcluirAgora cabe também ao treinador se ajudar e não complicar ainda mais as coisas... Falta fazer o simples com as peças que tem, às vezes.
Arih!
ResponderExcluirPelo seu comentário dá para notar que concordamos que o time, ou melhor, o elenco não é ruim. Você tem restrições ao técnico; eu também, a diferença é que eu acredito que ele ainda dá um bom caldo, diferentemente de Roth, por exemplo, que é de outro patamar (aliás, bem abaixo). Acima de tudo, tenho certeza que o Koff é o dirigente de maior visão do Brasil, se achar que o Luxa "deu os côcos", ele troca, caso contrário, o Velho é daqueles que tem convicção.
Bruxo,
ResponderExcluirNo intervalo do jogo quarta eu estava com praticamente certeza de que a mudança do técnico era a melhor saída, tanto pelo que o time apresentou nos 45 minutos iniciais (apesar, também, da má jornada individual de vários atletas), mas também pelo "clima" que se criou entre parte da torcida e o treinador, algo que só se resolve com títulos (ou talvez nem isto...) ou com a substituição.
Veio o segundo tempo, o time foi outro, derrubando algumas teses, como comentei no outro post. Mesmo assim não voltei a ter convicção que a permanência era a melhor saída...
No outro dia comecei a pensar, refletir sobre o atual estágio. Vamos supor que o Koff (ou qualquer outro) mudasse na pressão da torcida e trouxesse o Mano (que agora já fechou com o Fla...) ou outro treinador pedido pela massa. Haveria uma paz momentânea, de alguns meses, mas não vindo os resultados seria outro a ser "queimado", corrido daqui...
Infelizmente o Grêmio chegou num estágio que só um título relevante irá acalmar as coisas. E creio que o Koff está trabalhando nisto, mesmo que tenha que, novamente, enfrentar grande parte da torcida. E vejo a manutenção do treinador, até pela falta de opções, com uma decisão acertada, ao menos até o final do ano. Fica claro que são necessários ajustes para se brigar pelo título, mas isto pode ser perfeitamente resolvido internamente. A troca do treinador não nos daria a "certeza" da briga pelo título, pelo contrário, na minhão opinião iria - por melhor que fosse o trabalho - jogar de volta a eterna briga só pela vaga na LA.
-x-x-x
Fora tudo isto, é fato que o Grêmio encerra esta primeira parte do campeonato abaixo do razoável, que para mim seria 10 ou 11 pontos. Mas como tu bem colocou, os principais adversários também estão com dificuldades e ficaram no mesmo patamar de pontos. Ou seja, há tempo para ajustes e seguir na luta.
Guilherme!
ResponderExcluirExatamente isso, o problema é a ansiedade pela falta de títulos. Isso atrapalha um monte; aí eu vejo o tal "andar em círculos". Quantas vezes nesta década de seca fizemos o mesmo, ou seja, pedimos a cabeça do técnico. Se é para trocar, tem que valer a pena. Torcida pede para o técnico ficar, 2 meses depois quer a cabeça dele numa bandeja.
Duas coisas me preocuparam muito no último jogo. O pardalismo absurdo do Luxemburgo (pq se até nós já dissemos, confirmamos e atestamos que um time com 03 atacantes e nenhum armador não dá certo, impossível que ele não tenha visto), insisto, parece que ele quer ser sempre o herói que deu um "nó tático". E também a insistência em algumas teimosias, horas, se o biteco traz para o grupo a velocidade e infiltração que o time não tem e carece e o Elano entra melhor no segundo tempo, porque insistir em algo que não vem dando certo?
ResponderExcluirNão sei do que advém a acomodação dos atletas, mas não se pode fazer um primeiro tempo daquele jeito.
De qualquer forma, quando penso que o melhor é mudar os defensores da tese conseguem me afastar a idéia, depois do jogo teve gente pedindo o Ney Franco, daí é brincadeira né...
Obs. Vocês perceberam que interessante? O Bruxo (Welliton), que não é Bruxo, mas desafeto do treinador, entrou no lugar do Bruxo (Elano) que é Bruxo mesmo. Essa imprensa, e tem que dê todo crédito...
O que derrubaria, mais uma vez, a tese do bruxismo... Mas daí não vale, haverá outra explicação "mágica", pode ter certeza.
Excluir-x-x-x
Sobre as "invenções", não sou totalmente contrário, só que há momentos para se fazer. E outra, opções que já se mostraram improdutivas deveriam ser melhor pensadas antes de voltar a ser colocadas em campo... É o caso dos 3 atacantes.
Acredito que aquele primeiro tempo horrível de quarta foi em grande parte culpa da formação, mas não só isto. Também influenciou, e muito, o desempenho individual. Até acho que podem haver alguns erros pela troca de formação, mas nada justifica erros simples, como um passe de 2 ou 3 metros, por uma mudança de esquema. Independente do esquema, a dificuldade de um passe idêntico é a mesma...
-x-x-x-x
Ao meu ver falta o Luxemburgo definir o esquema e o time titular, que para mim teria o meio com Elano + Biteco, com o Zé como 12º jogador, podendo entrar na do Elano ou na do Souza. Se este último não melhorasse o desempenho, até poderia virar banco do Zé, mas daí o meio voltaria a ficar "velho", o que comprometeria o Elano. Acho que com o esquema definido, e com a volta do Vargas, o time tem tudo para manter a regularidade, como no segundo semestre do ano passado, e lutar pelo título.
Um bom texto sobre o atual momento, para quem tiver interesse.
ResponderExcluirhttp://www.gremiolibertador.com/o-que-e-que-esta-errado/
Valeu, Gulherme!
ExcluirBate com o pensamento de alguns de nós, principalmente quando fala na simultaneidade das coisas boas. Quando isso tudo ocorrer, teremos a "famosa liga".
PJ!
ResponderExcluirPor isso que eu acredito na melhora, o grupo não é ruim, nem os adversários são imbatíveis.. Alguém encostando no Luxa, talvez ele pare de inventar. Acredito que paralelamente ao acréscimo de novos nomes; outros devem ser liberados para que em outro clube consigam jogar o que não jogaram aqui. Casos de Fábio Aurélio, Cris, Marco Antônio e Welliton; para não atrapalharem a ascensão dos garotos e também dar um alívio na folha de pagamentos.