Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Redenção

Rápido - como deve ser - o nosso comandante maior anunciou aquele que será o nosso treinador pelo semestre vindouro.
Das perguntar que formulei algumas foram respondidas, outras não.
Qual o perfil definido? Antes de um estretegista com vastos conhecimentos táticos e técnicos, um motivador capaz de agregar clube e torcida.
Quais as expectativas? Sinceramente não sei se haverão conquistas ou se ficaremos melhor colocados com Renato, até acredito que no brasileirão, em específico, o Luxemburgo nos daria mais chances de vitória ou vaga, de qualquer forma torço por este ídolo que - como bem lembrou o Bruxo - é acima de tudo gremista.
Seis meses e apoio do homem forte do clube é tempo suficiente para esclarecer dúvidas e demonstrar, vez por todas, se Renato pode um dia entrar no seleto grupo dos grandes.
Que venha Renato e que seja muito bem vindo para se redimir dos erros do passado e transformar o nosso futuro.

Obs: E como sói em acontecer a corneta já come solta...

19 comentários:

  1. Das opções que estavam disponíveis (ou acessíveis) no mercado, seria a minha escolha.

    Enfim, sorte ao novo treinador, que consiga repetir o segundo semestre de 2010.

    Se fizer tal façanha, temos tudo pra brigar pelo título do Brasileiro ou da Copa do Brasil, que no fundo é o que precisamos para acalmar os ânimos. Ao contrário daquela vez (principalmente do 1º semestre de 2011), agora ele tem time e grupo para ao menos mostrar serviço.

    E achei prudente o contrato de 6 meses.

    ResponderExcluir
  2. PJ!
    O Tricolor não perdeu tempo, embora eu ache que com o Roger estaria bem servido até a vinda (se necessária) do novo treinador. Com o Renato o Imortal faz duas contratações; a primeira, o treinador sim, porque ele conhece futebol, passou por vários treinadores como Enio, Minelli, Espinosa, Froner no Grêmio e Telê para ficar nos mais famosos.Mostrou que sabe buscar jogadores, conforme a conta bancária do clube. Perdeu decisões, deve ter aprendido com os erros. A segunda contratação; o ídolo que é maior do que qualquer estrela do elenco. O carisma junto aos grupos que dirige, a cumplicidade positiva que tem com Koff, a tolerância que a maior parte da torcida terá com ele, o garoto propaganda. O plantel é bom.
    Sobre as críticas, normal; qualquer nome não seria novidade receber algum tipo de crítica. O Koff é muito sensato, vai dar o tempo que for preciso ao Renato.

    ResponderExcluir
  3. Nao se queima idolo de graca. Sempre me posicionei contra a eleicao do Koff e a contratacao do Renato pelos mesmos motivos. Porem, diante do quadro existente, dificil e nao reconhecer que sao oportunos. O Gremio nao possui nomes que possam agregar na administracao. O mercado nao exibe aqueles que consideramos os melhores tecnicos. Portanto ... .
    Nao restam duvidas que o nome do Renato e melhor que muitas apostas. Nao se acha Felipoes, Manos e Tites em qualquer esquina.
    Esta ai. Agora e hora de apoio total. Certamente havera os "bruxos" (nao voce Bruxo) do Renato, havera as pardalices. Ate quando o torcedor ira admitir?
    Como disse o Paulo, ja ha criticas, antes mesmo de assumir.
    Apesar de tudo que se possa falar, acredito muito mais em titulo agora do que com Luxemburgo, e so ha dois titulos importantes a serem disputados.

    ResponderExcluir
  4. PJ, não vejo onde o Grêmio estava indo com o VL. O futebol da equipe só piorava.

    ResponderExcluir
  5. Colo aqui comentário que fiz no blog do Guto.

    Contras do Renato:
    - é chegado em um bruxo também (Mário Fernandes foi lançado por ele e ao mesmo tempo pegou um banco com ele, pois não sabia cabecear, lembram?);
    - tem umas atitudes nada profissionais (não jogar no interior, campeonato de futvolei)
    - tem suas implicâncias e exageros no trato com os atletas: o próprio Mário Fernandes e o caso Borges, que ele defenestrou (sei que sou minoria nessa opinião);
    - não parece treinador (e daí?);
    - é falastrão (e daí?);
    - é chegado numa pardalice (botar zagueiro na lateral, lateral no meio campo, 3x6x1 em jogo decisivo, etc), mas isso pode ser muito em função da qualidade do plantel que trabalhava;

    Prós do Renato:
    - Ídolo, capaz de mobilizar a torcida;
    - Motivador, capas de motivar a equipe;
    - Pra burro não serve, o Renato é muito inteligente (e mais esperto ainda);
    - Apesar de pegar no pé do Mário Fernandes, também foi ele que lançou o guri, assim como o Leandro, então não é daqueles que odeia a base; pode dar chance a esses guris que o Grêmio está lançando (que são melhores que a safra de 2010);
    - Demonstrou que sabe arrumar uma equipe em 2010: aquela equipe tinha, sim, um jeito de jogar, consistência tática, gostem ou não, e o plantel era de amargar, me desculpem os saudosos (o Jonas era exceção ali);
    - Trabalha bem sob uma direção com a qual tem empatia, no caso, Koff e Rui Costa.

    Pesando os prós e contras, acho que podemos ter esperança. Não acho que o ano foi perdido. É torcer para que Koff/Rui costa, mais Renato, mais plantel, dê liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos e Arih!
      Eu já tinha "rascunhado" algo muito parecido com os comentários de vocês. Vou ver se posto à noite.

      Excluir
  6. Fazendo um misto dos comentários do marcos e do Arih, talvez seja ingenuidade minha, mas com o Luxemburgo eu tinha quase certeza de vaga na Libertadores, esperança de título no Brasileiro e nenhuma ilusão na Copa do Brasil. Com o Renato eu tenho esperança na Copa do Brasil, esperança em vaga na Libertadores e nenhuma ilusão no campeonato brasileiro. De qualquer forma, acredito que este semestre será palatável, comum, sem muitos sobressaltos, o que me preocupa mesmo são as decisões que necessariamente deverão ser tomadas no final do ano.

    ResponderExcluir
  7. PJ!
    Esse processo de demonização do Luxa é que eu acho exagerado. Por exemplo, houve um resultado que ficou fora dos planos; o empate com o São Paulo em casa. Tivéssemos ganho e estaríamos com 10 pontos em segundo lugar.
    O time vem jogando pouco, é verdade, mas tirando o Galo (até agora), qual torcedor está satisfeito com o momento de seu time? Talvez coxas brancas ou os do Fogão, quem mais?. De qualquer forma, pelos problemas extra-campo do Luxa, a mudança pelo Renato me parece positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo parcialmente com vocês dois (PJ e Bruxo). Se com o WL, mesmo com o fraco desempenho em 2013, achava que o time podia chegar, principalmente no Brasileiro, pela capacidade do técnico e experiência neste tipo de campeonato de pontos corridos.

      Agora vejo o Grêmio também com chances, mais pelo "fator" Renato (motivação + torcida). E vejo ainda mais chances na Copa do Brasil, que será tiro curto pra nós (no máximo 8 jogos).

      Enfim, pra mim o ano não está nem nunca esteve perdido. E, sinceramente, acho que o Koff tinha a mesma visão, pois só se "livrou" do WL pelo tal "fato novo" (que não era ROTINA, não da forma que querem fazer parecer, caso contrário teria tomado a decisão antes!)

      Excluir
  8. Aliás, amigos, sobre o Renato, não sei se viram o blog do "nobre" Wianey Carlet, aquele que dificilmente (pra não dizer nunca, afinal Taison ainda pode ser melhor que o Messi) erra..

    Ontem publicou que o Renato era "pensamento mágico"... E hoje, que com ele, o Grêmio voará.

    Ontem afirmou que "De lá para cá, nada aconteceu na carreira do novo treinador que mostrasse evolução. Renato está parado há dois anos". Hoje disse que "Certamente, acrescentou conhecimentos nestes dois anos em que permaneceu longe do Grêmio."

    Assim é fácil... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Guilherme, vou te ser sincero, eu vi a primeira coluna que foi comentada por alguém, dei uma olhada e blz, segui. Daí quando veio a segunda coluna eu não liguei o nome da latrina a pessoa, afinal, quem esperaria tamanha bipolaridade...

      Excluir
  9. Guilherme!
    O Wianey tem várias histórias tristes dele, quem trabalhou com ele na Guaíba sabe bem. É descartável.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Flavio02/07/2013, 22:07

    Olha, rapaziada; o time com o Renato vai render logo de início, podem anotar isso.
    Acredito que faça uma bela campanha no brasileirão.
    Na copa do Brasil, pelo fator Arena e pelo elenco, vejo que dá pra chegar.
    --
    O que conta como negativo, caso Renato, é que não vejo ele como treinador para 2 ou 3 anos. Seria o famoso 'fogo de palha', no início é bom (onde não havia fogo), mas depois do fogo acesso (como manter ?). Renato não tem estilo, nem perfil para uma sequência de resultados, planejamento e vitórias a longo prazo.
    E essa história de trocar de treinador a cada 6 meses ou 1 ano, nunca fará o Grêmio competitivo. O máximo que isso deixa acontecer é 'quase um título' e ficar feliz com vaga. Como tem acontecido ao longo dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Flávio!
    Mas na impossibilidade do Renato continuar, o Tricolor poderá "fazer a passagem do bastão" para o Roger sem traumas, Roger foi o líder dele na Copa do Brasil que o Flu ganhou. Algo parecido aconteceu com o Ricardo Gomes e o Cristóvão por ocasião do avc do primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Flavio02/07/2013, 22:37

      Mas o Renato não está trazendo um auxiliar?

      Excluir
    2. Não tinha pensado nesta "passagem de bastão", Bruxo. Seria uma boa, se bem feita. Mas eu ainda sonho em ver o Felipão por aqui depois da Copa... rs

      Marcelo, entendo o teu posicionamento. Na verdade, parece que voltamos a "estaca zero", com uma solução emergencial. Mas eu vejo que a base de tudo não tem que partir do treinador e sim da direção. Ou seja, a partir de agora qualquer treinador tem que se adequar a determinadas questões impostas. Só assim é que se conseguirá dar sequência a um trabalho, pois infelizmente mesmos os treinadores vitoriosos tem prazo de validade (ou outras ambições).

      Excluir
  12. Marcelo & Guilherme
    O Grêmio tem que inovar e formar treinadores. Não deve ser difícil, o Barcelona faz isso e muitos clubes alemães também. Técnicos que são ex-jogadores do clube e também outros que viram managers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo, não será difícil se mantivermos a mesma linha governista, se mudar, muda tudo...

      Excluir