Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Opinião



Vitória com autoridade

Se o Tricolor tiver qualidade e maturidade daqui para frente, dá para dizer que a vitória recém conquistada no Uruguai, encaminhou a classificação para as oitavas de final da Libertadores.

Uma vitória demonstrando autoridade desde o primeiro minuto. Não senti riscos de sair derrotado, muito pelo arranjo técnico/tático da equipe e isso, justiça seja feita, ocorreu em todos os confrontos da equipe principal em 2014, inclusive o Grenal. Sempre que entrou em campo com a equipe titular, o Tricolor foi superior aos adversários. Esta noite não foi diferente.

Enderson, mineiramente vai dando uma cara ao time. A montagem vai sendo construída sem alarde, sem promoção de "bruxos" e arrisco dizer que "as trocas de pneus" feitas com o carro andando, prosseguirão. Não acredito que mantenha nas partidas na Arena, um trio de volantes, algo que será revogado, assim que o time garantir que adquiriu estabilidade. Ramiro, Riveros e Edinho juntos, garantem vitórias, mas não garantirão disputas de títulos.

Sobre a partida: A defesa se comportou muito bem, liderada por Rhodolfo, zagueiro que não deve nada para os selecionáveis de Luiz Felipe. Wendell segue crescendo. Edinho, muita vontade, muita raça e pouco futebol. Riveros, efetivo na defesa e decisivo na frente. Ramiro discreto, mas eficiente; Zé Roberto fez sua melhor partida este ano; Luan repete Wendell; vai se firmar e Barcos está bem melhor que em 2013, porém falta a gana que citei na postagem anterior. Tem que fazer o gol, nem que seja de bico. Vai se convencer disso. Grohe, Werley e Pará, seguros.

A vitória veio na segunda etapa em ótima combinação azul, culminando com a cruzada certeira da direita de Ramiro que encontrou Riveros posicionado como centro-avante no lance; um cabeçada indefensável. 1 a 0.

Se lembrarmos que ano passado em plena Arena, o Tricolor iniciou a fase de grupos perdendo para o Huachipato, vencer o Nacional fora, foi um grande avanço. Lembrou a estreia de 2007, quando bateu o Cerro Porteño em Assunción.


10 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=B-nTpFHdaTQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela troca de passes, verticalizando em determinado momento. É interessante ver a participação do Pará (lançando), Barcos (recebendo) e Ramiro (infiltrando)... Além disso Riveros entrando como centroavante.

      Excluir
  2. Bruxo, achei muito boas as participações de Wendell e Luan. O Grêmio resolveu dois problemas numa “tacada” só. Após a perda do Alex Telles parecia que não haveria solução para a lateral esquerda. Wendell é melhor que Telles. No ataque, não haveria uma solução imediata para a vaga de Kléber. Surgiu Luan. E que jogador! Ontem, a atuação do Grêmio foi segura e eficiente. Sem grandes luzes, o Grêmio dominou a partida. No primeiro tempo um jogo muito mais lateral, devido a forte marcação platina. Poucas chances de gol. No segundo tempo um Grêmio consciente da necessidade de não ceder espaço ao time do Nacional. Aliás, surpreendeu-me muito a rapidez com que o Tricolor criou as jogadas e a forma como chegou ao ataque. Se faltou uma melhor finalização nas jogadas, sobrou disposição para os jogadores do Imortal Tricolor. Lembrou-me o “velho Grêmio” de 1995. Time enjoado, que quando assume o placar, é difícil para o adversário desfazer a diferença. Posso até ser criticado, mas Edinho será um importante volante quando os jogos forem enroscados como o de ontem. O Nacional é um bom time, muito rápido e o Grêmio soube enfrentá-lo e ganhou com autoridade. O que considero mais importante nesse momento é a admissão por parte da direção e dos jogadores de que o time necessita ser sempre “muita transpiração”. Não dá para imaginar que por um passe de mágica o time vá ganhar de todos os adversários. O time ainda não tem a classe da jogada que encanta os olhos do torcedor, mas tem o que o torcedor mais preza num time de futebol: pegada. Esse é o Grêmio que eu vi ontem à noite. Se não faltar a transpiração, o caminho não será curto nesta Libertadores e o Grêmio vai chegar às fases derradeiras. Ótimo começo de torneio, com personalidade e uma ponta de satisfação para a torcida gremista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do Edinho é o mesmo do Eduardo Costa. Em determinado momento estava jogando tão bem na contenção, como cabeça de área, que ganhou confiança, daí decidiu que devia começar a armar. Bom, quando pato se mete a ganso...

      Excluir
  3. Como falamos antes do jogo, o empate já seria um bom resultado, vitória então, nem se fala. Fazendo a lição de casa dá pra encaminhar a classificação até o 3º jogo. Para alguns que, mesmo com o time tendo jogado 2 ou 3 jogos na temporada, já faziam "terra arrasada" (Grêmio não passa da 1º fase...), vitória deve ter surpreendido...

    Time jogou com maturidade, sabendo segurar o jogo quando necessário. Foi correta a escolha do Énderson pelos 3 volantes, só achei que ele podia ter mexido no time no decorrer do segundo tempo, pra tentar ganhar o contra ataque (poderia sair o Zé e entrar o Maxi ou Deretti). Mas enfim, não mexeu e deu certo. Mérito pro treinador.

    ResponderExcluir
  4. Ramiro foi pífio, uma assistência não pode esconder o desastre que foi durante todo o jogo. Corre ATRÁS da bola, chega atrasado, não se adianta e - como plus - tem um ótimo domínio DE CANELA! Com a atuação do paraguaio, dentro em breve o pequeno juventudino deve ir para o banco. No esquema predileto do treineiro quem será o meia alçado à condição de titular? Eu gostaria de ver o Deretti na esquerda, segurando o Pará e deixando que Zé, Maxi e Ruiz disputassem o meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu testaria (Gauchão e jogos da LA em casa) um meio com Edinho, Riveros, Maxi (centralizado), Deretti/Ruiz (na direita)); Luan (na esquerda) e Barcos.

      Excluir
    2. Falamos do Ruiz mais por expectativa mesmo, pq nunca vi jogar, mas Gauchão é a hora. Eu iria com um time completamente modificado para o próximo compromisso, ainda mais por anteceder jogo da Liberta.

      Excluir
    3. Sim, Ruiz ainda precisamos ver.

      Jogo da LA é so dia 25, temos outros 3 jogos do Gauchão até lá. É hora de testar!

      Excluir
  5. Pra quem gosta, site da Conmebol tem estatísticas individuais da partida (passes certos/errados, mapa de calor, finalizações e etc.):

    http://linkis.com/datafactory.la/e8qtg

    ResponderExcluir