Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Opinião



Barcos não mudou

O assunto do dia parece ser Barcos. Está no Correio, na ZH e na coluna do mestre Mário Marcos. Todas as abordagens falam da mudança de Barcos, pois eu vou nadar contra essa corrente; isto é, não foi o Barcos que mudou. Vou tentar explicar, logo a seguir.

Barcos continua jogando com toques inteligentes, segurando a bola na frente, se deslocando da área e concluindo com toques sutis, o que, às vezes é ruim, pois há situações que uma "bomba", um "canhonaço" é a melhor receita para o gol sair. Como exemplo, o gol perdido no Grenal, onde tentou meter pelo meio das pernas de Muriel.

O que mudou, então? Sai menos da área, mas isso não é o diferencial. A mudança está no seu melhor condicionamento, na forma de jogar do time e na presença de "boas companhias" no setor ofensivo.

Wendell chega com muito mais qualidade ao fundo do que seu antecessor; as triangulações pela lateral do campo (ambos os lados) favorecem qualquer atacante. Luan está sendo melhor companheiro do que Kléber.

Ainda longe do ideal, o time está acertando muito mais passes que ano passado, o desgaste é menor e o número de oportunidades de gol, aumenta.

Não vejo na fragilidade dos adversários, uma das causas da ampliação dos gols marcados, porque ano passado nessa mesma época, ou seja, disputando Gauchão, a escassez de gols de Barcos era parecida ou quase igual a 2014.

Portanto, o melhor desempenho de Barcos no presente, está mais ligado a fatores "extrínsecos". 

A mudança do Pirata vem do sistema tático que privilegia o setor ofensivo com ferramentas como velocidade, qualidade técnica e aproximação, do que posicionamento ou ânimo do argentino.

4 comentários:

  1. Concordo. Também acho que o Barcos não mudou significativamente a forma de jogar. Apenas tem melhores companhias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Mal comparando: Messi no Barça, Messi na Argentina.

      Excluir
  2. Tambem concordo. Barcos nao mudou, mas suas companhias sim. Barcos nao e craque, por isso nao resolve sozinho, mas e um bom centro avante. Com companhias adequadas (exceto Kleber, esta mais do que provado), podera comprir promessas feitas no passado. Neste sentido, Luan caiu feito uma luva. O proprio meio esta melhor (mesmo sendo o do ano passado). Posicionamento creio que foi o segredo da mudanca.

    ResponderExcluir
  3. Arih!
    Hoje, Barcos terá (teoricamente) mais gente para tabelar; Dudu, Luan e Ruiz.

    ResponderExcluir