Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Opinião



Agora tudo é Grenal

A Dupla se classificou como se esperava e à partir do último trilar dos apitos das semifinais, o assunto passou a ser o clássico de domingo, o de número 400. O primeiro ponto: Não há favoritos.

Se o Inter tem a melhor campanha, a curva ascendente mais saliente é do Grêmio. O Coirmão tem jogadores mais curtidos à decisões; Dida, Juan, Willians, Wellington Paulista, Alex e D'Alessandro, entretanto, a fase de Luan, Wendell, Dudu e Barcos poderá pender a balança da vitória para o lado Tricolor.

Ontem, o Inter foi beneficiado pela fragilidade do Caxias, desfalcado  de meio time e aplicou 3 a 0, mas quem viu (não foi o meu caso), viu progressos no time vermelho. Já o Grêmio dominou o Brasil de Pelotas, repetindo o bom futebol que apresentou contra o Juventude até chegar a 2 a 0, placar esse que Elias Figueroa definiu como traiçoeiro, pois os times costumam relaxar e baixar a guarda, aí, ao sofrer o gol, bate o pavor. A história se repetiu e o Brasil encontrou uma defesa desatenta e descontou.

Acredito que o Tricolor saberá tirar proveito desta lição; isto é, ficar "ligado", totalmente concentrado até o final e não deverá dar "mole". Se perder, certamente será por outras ocorrências da partida.

8 comentários:

  1. Acho que em Grenal não tem como estar desconcentrado ou - pelo menos - faltar motivação. É tudo ou nada. Vamos ver se o Enderson vai inventar algo especial para o clássico, eu pensaria com muito carinho a utilização do Ruiz.

    ResponderExcluir
  2. PJ!
    Enderson não vai inventar em decisão. É um risco grande, embora o clássico apresentar vários exemplos de "aprontos"; Cláudio Duarte pelo Inter em 78, Mano em 2007 contra Abel e Renato ano passado com 3 zagueiros.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, não é vacina, mas acho que o Tricolor tem ligeira vantagem. Apesar da experiência de metade dos jogadores do Inter em decisões importantes, creio que a juventude gremista pode ser o diferencial. É visível que o Grêmio corre mais que o Inter. As condições físicas são diferenciadas. Num clássico isso é preponderante. Outro fato que pesa para o lado Tricolor é a marcação do meio de campo. Vejo em Edinho, Ramiro e Riveros jogadores mais afeitos ao controle do adversário. Willians, assim como desarma, entrega a bola ao adversário. Não tem companhia que possa tranquilizá-lo. Aránguiz é ótimo jogadores, mas não é do tipo que vai cumprir uma marcação ferrenha. Alex e D'Alessandro decididamente não o farão. Portanto, se é verdade que o meio de campo ganha o jogo, creio que a tendência realmente seja a vitória gremista. Só espero que a arbitragem não estrague o GRENAL. Que seja firme nas decisões e que não erre para lado algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pelo meio o grêmio não vence. Sobra marcação e falta criatividade. Infelizmente o inter tem um cara q gosta de jogar grenal e só tenho ouvido falar bem de aranguiz. Um meio com o Ruiz creio ficaria mais equilibrado, embora a ponderação do bruxo, enfim, a força do gremio vem do ataque e da subida qualificadado wendeel, fora isso só se pintar surpresa, a zaga do inter é sólida mas a velocidade pode surpreender

      Excluir
    2. Amigos!
      Cresci, acreditando na máxima do Ildo Meneghetti: Grenal é Grenal. Favoritismo existe até o apito inicial.

      Excluir
    3. Por isso que eu sempre defendo a tese: tem melhor jogo que um GRENAL? Não sei porque não temos mais clássicos durante o ano! Que seja amistoso, que seja por pré temporada, que seja por torneios. É incrível a capacidade que tem nossos dirigentes de jogar fora dinheiro.

      Excluir
    4. Pode ser bom para as finanças Alvirubro, mas a chance de um insucesso e suas consequências atemoriza a todos.

      Excluir
  4. Como eu sou contra esse negócio de ficar em cima do muro vou dar minha opinião sobre o melhor time (o que, óbviamente, não vai definir o resultado).
    Acho o time tricolor melhor.
    O quarteto defensivo de ambos é qualificado, com vantagem na lateral esquerda para o Inter e vantagem na lateral esquerda e zagueiro pela esquerda para o Grêmio.
    O meio é um passeio do Inter, tirando o Riveros não tem um jogador do atual time titular do Grêmio que fardaria no meio colorado.
    O ataque é um vareio do Grêmio, não há comparação possível entre Rafael Moura, Jorge Henrique e Welliton Paulista com Barcos, Luan e Dudu.
    Por estas e outra que eu penso, a entrada do Ruiz deixaria o meio mais equilibrado e sem a clara vantagem para o lado rubro.
    Certeza mesmo só a de que será um bom jogo.

    ResponderExcluir