Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Opinião



Chance para ver outra formação

Com a convocação de Riveros (aliás, o que está jogando este cara) para o selecionado paraguaio, aumenta a possibilidade de Enderson Moreira testar uma formação que eu já sugerira anteriormente com outros atores e que Renato adotara no final do ano passado (vide O Espírito de João Saldanha), escrito em Agosto depois do Tricolor acumular várias vitórias em sequência, isto é, três volantes, mas entre eles, Zé Roberto e na frente dois atacantes, antes Vargas e Kléber, agora Luan e Dudu; Barcos mais centralizado e "frequentando" mais assiduamente a grande área. No escrito de Agosto, as diferenças da minha sugestão para a prática de Renato foram Werley/Bressan e Riveros/Ramiro, ou seja, seis por meia dúzia.

Em determinados jogos, o Tricolor terá que empurrar o adversário para a defesa, haverá partidas em que o recomendável (pelo menos na teoria) é formar um meio composto por Riveros, Ramiro e Zé Roberto, noutras Riveros, Ramiro e Alan Ruiz, sempre com três atacantes.

Enquanto nós, torcedores buscamos um "onze" ideal, sabiamente, Enderson e comissão buscam 16, 17 jogadores prontos para sair jogando. É muito difícil para nós, torcedores assimilarmos a ideia de "time" com 16, 17 nomes prontos, no entanto, esta é a saída para quem disputa uma competição importantíssima como a Libertadores e que recebe de "inhapa", como dizem os antigos, a disputa "ensanduichada" com o inconveniente campeonato gaúcho e suas particularidades nada agradáveis.

Ainda acho que no frigir dos ovos, a presença de Dudu no time principal, será mais regular do que uma formação com um trio de volantes, desde que nela estejam Ramiro, Riveros e Zé Roberto, que de quebradores de bola não tem nada.

Como numa boa receita, haverá outros ingredientes essenciais, neste caso, a qualidade dos laterais. Com Wendell estamos a meio caminho, faltam os outros 50%.  

3 comentários:

  1. Realmente. E creio que esta na hora de desmistificar certas coisas, assim como revelar outras.
    E jogo para por Busatto ou Thiago, Geromel, Simon, Moises para dar ritmo e ver se e melhor do que Para mesmo, ou ainda Tinga. Ver Breno ou o outro garoto, creio que Bruno, e ver se vao no mesmo caminho que Wendell e Alex Telles. Ver Lucas Coelho, Maxi Rodrigues, Ala Ruiz numa partida inteira. Mamute, Everton, Everaldo. Acredito que de tanto falarem pode sair coisa boa dai, mas tambem nao acredito que alguns sejam melhores que os titulares. Ja falamos de Maxi, mas ainda desejo ve-lo numa partida inteira e deixar jogar. Acabar com esta conversa toda que deveria ser titular (por alguns). Ver suas reais condicoes. Desejo, sinceramente, que jogue muito, mas no momento creio que Alan Ruiz e Dudu tem mais futebol que ele.

    ResponderExcluir
  2. Arih!
    Pelas condições que o Gaúcho dá ao Tricolor, o negócio é jogar com misto e deixar os titulares para as finais, se isso não implicar atrapalho para a LA.
    Ganhando a LA quem lembrará do Gauchão de 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isto Bruxo. Tenho sido repetitivo. Gostaria que o Gremio entrasse ate em jogo de palitos pra ganhar, mas pra isto necessita de condicoes (financeiras, plantel adequado, logistica, ...). Nao ha utopias, portanto, Libertadores e o que e importante. O CG hoje e totalmente secundario.

      Excluir