Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Opinião



O Equívoco

Deveria ser no plural, os equívocos, porque num clube de futebol eles são muitos, dependendo do tamanho, podem ser fatais às pretensões de sucesso e conquista. No entanto, um está se sobressaindo neste momento que deveria ser de busca de condições para o time readquirir a auto-estima e tranquilidade, justamente quando apenas 3 clubes brasileiros podem avançar e aspirar o maior título do continente americano. Refiro-me a essas manifestações exacerbadas de uma ínfima parcela da torcida, que alude a uso de violência (faixa no Parcão, dias atrás) ou querer raça, caso de hoje. 

Antes de mais nada, acho legítima a manifestação de qualquer torcedor, desde que não busque a incitação à violência, qualquer outra forma, tudo bem.

Onde está "o equívoco" do título da crônica? Questão de hora e de foco. O momento é de dar força e patrolar o San Lorenzo. É possível a classificação, a torcida tem que estar  ao lado do time nos 90 minutos, depois, bom depois, que tire suas conclusões. Essa é a primeira parte do equívoco; a segunda: Não falta raça aos jogadores, eles estão voando em campo, estão se doando, um exemplo é Léo Gago, um atrapalhado em campo, mas com muita entrega, Barcos, Edinho, Dudu, Pará, enfim, todos se envolveram anímica e fisicamente na partida. Não faltou raça. O foco dos protestos está errado. 

A maioria Tricolor sabe que o que falta é qualidade em algumas posições, uma maior inspiração do treinador e presença de erros de avaliação da Diretoria; porém, esses poucos que se manifestam em hora errada, com alvo e olhar completamente distantes da realidade, podem aumentar as dificuldades do Grêmio neste momento em que está próximo de encaminhar sua vaga para as quartas-de-final.

Não vamos piorar as coisas. Isto é o chamado gol contra.

4 comentários:

  1. Bruxo, teu comentário foi "cirúrgico"! Atingiu o ponto principal do problema criado pelas manifestações, ou seja, qual o objetivo de alguns torcedores estarem incitando outros à violência e por que exatamente terem escolhido esse momento?
    A hora é de agregar. Juntar os cacos deixados pelos caminhos dos clássicos do Gauchão, juntar os cacos da estreia no Brasileiro, juntar os cacos da derrota no Nuevo Gasómetro e tentar refazer a casa na próxima semana. Urge uma atitude. Da torcida e do time!
    É correta a tua análise que poderia estar faltando qualidade ao time. Também é correta a análise que poderia estar faltando qualidade a alguns jogadores, mas volto a lembrar que é mais provável que esteja, realmente, faltando conhecimento técnico e tático a Enderson Moreira. Não vejo tanta diferença de qualidade nos jogadores do Grêmio quando comparados aos de outros times brasileiros.
    Entendo que Koff tenha a precaução em tomar a decisão qua a torcida gostaria que ele tomasse. Ou seja, substituir o treinador. Koff deve ter olhado para todos os lados. E deve ter pensado mais ou menos isso: "Tá! Eu demito Enderson, que não tem apresentado um grande trabalho. Ok! E eu contrato quem?" É por aí o caminho, segundo a minha opinião.
    Koff sabe muito bem onde aperta o sapato. Mas daí a comprar um sapato novo, tem alguma diferença. Acho que o "velho Koff" vai insistir mais um pouquinho com Enderson. Até que tenha a certeza absoluta que é mesmo o técnico quem não deixa o Grêmio deslanchar.
    Enderson sabe que está na moldura. Exposto, está sendo observado muito atentamente! Detalhe por detalhe! Terá a chance de reverter toda a situação nos próximos jogos. Se não o fizer, receberá o agradecimento pelo trabalho realizado e seguirá seu destino. Por força da hora do Tricolor. É a lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro!
      Eu acho que é carência em algumas posições, também o despreparo emocional (falta de atitude e de leitura durante o hoje) do treinador, mas no fim das contas, quem banca isso tudo é a Direção.
      E para nós, Tricolores, os que diziam que era importante chegar vivo no segundo jogo, devemos, no mínimo, silenciar as críticas e aguardar quarta-feira. Depois, bom, depois é outra história.

      Excluir
  2. Ser politicamente correto ou chutar o balde?
    Creio que o politicamnete correto tem limites, assim como chutar o balde nao pode ser feito sem criterios.
    O protesto deve existir, no entanto concordo que o destinatario e que esta errado.
    Pelo ultimo jogo vimos que os jogadores se esforcaram, tiveram determinacao, buscaram o resultado ate o apito final, ou seja, tiveram raca (eta palavrinha magica e mal interpretada!).
    Mas a quem direcionar o pedido de mais eficiencia?
    A direcao, verdadeira e unica responsavel pelo atual estado das coisas.
    Se voce tem no elenco um jogador que nao goste, quem o contratou? Se o clube atrasou os salarios de quem e a culpa? Se o time nao fez mais por falta de qualidade de quem afinal e a culpa, se nao da direcao que nao contratou os jogadores de que o time precisava, nas posicoes deficientes, na hora adequada de modo a comecar uma competicao com um time ja pronto, completo?
    Alguma destas passa pelos jogadores?
    Pois e

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Arih!
    Às vezes, tenho a sensação que não consigo exprimir o que realmente quero dizer, hoje, não. Pelas tuas palavras, acho que acertei, pois se tem um "alvo visível" neste momento Tricolor, é a Direção, apesar de seus muitos acertos, são insuficientes para levar o Grêmio aos títulos.

    ResponderExcluir