Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

Opinião



Mudança Já!

Pode ser mais grave do que eu estou pensando; podem ser problemas extra-campo, se for isso, aí o risco de rebaixamento será uma realidade. Triste realidade.

Só que eu sou um sujeito otimista; vamos dizer que os salários estejam em dia, que o relacionamento do grupo é aceitável, que o Grêmio está apenas no seu inferno astral. Bom, então a coisa tem solução. E ela, a solução, passa por uma mudança urgente no comando técnico gremista. Por que?

Porque, por experiência de acompanhar futebol desde os meus 6 anos, quando ocorre uma lambada como os 2 a 6 e o discurso é morno, a atitude da equipe passa longe da indignação. com a  mobilização não passando apenas do discurso, não tem mais volta com os mesmos atores.

A principal sinalização do desequilíbrio na casamata é a série de improvisações a que a equipe foi submetida na etapa final. Edinho pode ser zagueiro, pode, Ramiro pode ser lateral, pode, Zé Roberto pode ser o segundo volante, sim, até acho que ali é o lugar dele, Léo Gago na lateral? tudo bem; mas, salvo um descuido meu, esta formação jamais foi treinada. Associados a isso, Busatto, Geromel, Bressan e Breno juntos num único jogo. Foi terrível. A impressão que Enderson passou, foi a de mostrar para os críticos e a torcida que ele sim é arrojado, não é aquele técnico passivo e inerte dos jogos recentes.

Esse Atlético é candidato ao rebaixamento e mesmo assim, bateu o Tricolor, verdade que o empate seria o resultado mais justo, mas isso não exime o papel do treinador.

Se o Grêmio não tomar uma atitude forte, abdicará da chance de brigar pela LA e principalmente, por um campeonato brasileiro que não tem nenhum bicho papão.

Falando sobre as individualidades, Dudu esforçado, Barcos brigando contra três defensores, dois zagueiros e o primeiro volante, Rodriguinho mostrou vontade e Zé Roberto com alguns momentos bons, mas insuficiente. O resto, melhor esquecer. 

O Furacão fez o gol com o zagueiro Dráuzio na pequena área, onde mais uma vez, com atores diferentes, o resultado foi o mesmo: trapalhada do arqueiro e zagueiros; gol do adversário. 

Que um eventual bom resultado em Buenos Aires, não mascare as deficiências do Grêmio. O presidente precisa "entrar em campo". É hora de radicalizar. Mudança já.


15 comentários:

  1. É muita decepção pra uma semana só. Eu juro que quis acreditar que era só trocar o Werley, mas pelo que tenho lido a "nova dupla" conseguiu ser lamentável contra o PAVOROSO ´Vitória. E escuta só, vão conseguir queimar o Riveros, porque o coitado é pra ser elemento surpresa, não é pra assumir a responsabilidade do jogo. Enfim, o estrato é, o cara tá completamente perdido, 03 volantes dentro de casa - novamente - a saída de bola não melhora, os problemas defensivos são os mesmos, a insuficiência ofensiva idem, não tem jeito, a ÚNICA solução é a saída do treineiro e a brevidade com que isso se sucederá irá definir o futuro do tricolor neste ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      O mais grave é que o discurso não se transforma em ação; a gente ouve que "vamos lamber as feridas", "vamos fazer uma reflexão", "vamos ..." e nada.

      Excluir
    2. Está com medo bruxo, morrendo de medo, está acuado e isto tende a algo grave, piorar, se retrancar e jogar com medo de perder, sempre, inclusive pro Atl. dentro de casa...

      Excluir
    3. Concordo, PJ!
      Está em queda livre.

      Excluir
  2. Definitivamente aconteceu (ou estaria acontecendo?) alguma coisa internamente. O Grêmio parece que desandou. E não é só pela falta de Luan. Koff precisa explicar o que se passa à torcida tricolor. Urge a presença forte do Presidente. Acho que o discurso de Rui Costa não inflama, não incendeia. Falta nitroglicerina no Grêmio. Enderson não pode pagar a conta sozinho. Há mais gente devendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois olha Alvirubro, quem menos tem culpa é o Rui Costa, porque se eu pegar um goleiro e colocar no meio campo não posso reclamar dele não armar não é? Pois então, o Rui Costa foi contratado para negociar e tem feito isso com maestria! Ao ponto de não me fazer sentir saudades do Rodrigo Caetano - que é um craque! O problema é tão antigo, mas tão antigo e - seja feita a devida referencia - foi o Guilherme quem detectou, falta um diretor de futebol, um homem forte dentro do vestiário, este homem não é o Rui e não posso culpa-lo por não fazer o trabalho que não é dele! A culpa neste tocante é do Presidente que, ou assume a função ou contrata quem saiba fazê-lo.

      Excluir
    2. PJ, então tu enxergaste o que eu enxerguei. Não acho que o Rui seja o culpado, mas não pode ser ele o homem do futebol. O discurso dele não é envolvente. Foi isso que tentei explicar. O trabalho dele é outro. Falta o homem do "pé na porta". Imagina se era para o Rui ficar recebendo jornalistas nas entrevistas após jogo! Não é ele o responsável. Tem que haver alguém do futebol. Em qualquer clube tem que ter alguém que "chute o balde". Ano passado, o que mais me irritava após os jogos do Inter eram os discursos da turma que não sabia a diferença entre o Inter e a Portuguesa, para ficar em um exemplo. Sobre os volantes: poucos times no Brasil tem volantes melhores que os três do Grêmio. Não são os volantes o problema tricolor. Pode parecer que jogam pouco porque apesar de serem três no meio, mesmo assim o Grêmio segue tomando gols. Sempre do mesmo jeito. É óbvio que faltam zagueiros confiáveis. Só com Rhodolfo o Grêmio chegará, no máximo, na beira da praia. Não irá adiante. Isso é questão técnica. A menos que os companheiros de Rhodolfo encarnem "Ancheta, Oberdã ou De León". O pior de tudo é manter o ruim no grupo. Um dia ele joga. Foi o que aconteceu hoje. Mesmo assim, o campeonato é longo. Uma coisa é certa: Enderson sabe que só passará desta semana se vencer o São Lorenzo. Do contrário, na próxima semana haverá gente nova à frente do time.

      Excluir
  3. Alvirubro!
    O meu maior temor é o que eu escrevi no primeiro parágrafo; se forem problemas extra-campo, especialmente de grana, aí ninguém segura.

    ResponderExcluir
  4. Bruxo, mudar o que? Tecnico? Do que adianta trazer Tite, Felipao, se nao dao jogadores de qualidade? Veja, nao creio que todos os nossos problemas estao no Enderson. Mas tudo bem. Se trazerem o Tite vou ficar contente como a grande maioria. Baterei palmas.
    Tambem creio que o problema nao esta no vestiario. Depois que afastaram, erroneamente, o Marcelo Moreno (pela sacanagem que fizeram com ele, ou seja, problema criado pela propria direcao), o ambiente interno ficou calmo.
    So tivemos problemas quando nao pagaram em dia o que devem aos jogadores (sera que e isto, de novo?).
    O problema desta partida e que nao tivemos reservas a altura dos titulares (e a bola aaeeerrreeeaaaaaaa).
    Ja comentamos aqui que somos Luan dependentes. Mais uma vez se ve isto.
    O time completo do Gremio (com Luan) nao e ruim. Precisa de uns ajustes, mas nao e ruim, tanto que vai bem na LA. Se estivesse em campo hoje, ganharia do Atletico. Creio que a parada contra o San Lorenzo sera durissima, mas acredito que passamos, apertado, mas passamos (o San Lorenzo e apontado como um dos favoritos ao titulo).
    PJ, realmente jogar com tres volantes causa uma certa aprensao. Mas o problema nao esta em tres volantes e sim na qualidade deles. Os nossos tres volantes nao sao de grande qualidade, mas se encaixam em algumas partidas. Riveros mesmo, como voce colocou, ajuda como elemento surpresa. Gostaria de jogar com tres volantes, mas com outros de maior qualidade (por exemplo: Lucas Leiva, Paulinho e Elias). Nao faria nenhuma falta um armador.
    Futebol hoje e compactacao e velocidade. As vezes conseguimos fazer este jogo, as vezes nao.
    De qualquer modo foi um pessimo inicio de brasileiro. Bem sabemos que nao se pode perder tres pontos de graca. Fara falta la na frente. Mas estamos iniciando e estamos numa LA que acredito tira um pouco, mesmo nao se admitindo, tira um pouco o foco.
    De novo a bola aerea foi nosso calvario. Somos pessimos na bola aerea, ofensiva e defensiva.
    Manoel ex-Atl-PR esta no mercado e pode junto com Rodolpho, resolver esta parada.
    Cade a direcao?????????
    Este e o nosso maior problema. Todo o resto e pequeno diante disto.
    Cade a direcao?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas daí tu me derruba né Arih, kkkkkk. E coloca nesse meio o Andershow que virou volante lá pela Inglaterra. Mas temos que ter consciência de uma coisa, nossa realidade é diferente, não temos nenhum volantes que amarre as chuteiras dos citados, logo, o caminho das vitórias não passa pela manutenção do esquema.

      Excluir
    2. Amigos!
      Sendo otimista, como escrevi, vamos pensar que não seja problema fora das 4 linhas, então o Enderson perdeu o rumo; se o comandante mostra indecisão numa hora dessas, perde o comando.
      Acho que o problema dentro de campo se resume a 2 ou 3 posições e principalmente na reposição. De urgente, o meia que pode ser o Rodriguinho (entrou numa fogueira e tentou, não se escondeu), um zagueiro (seria muito bom o Manoel), mas o comando técnico precisa reagir. Eu não acredito que o Enderson saia desta enrascada, especialmente, quando ouço suas entrevistas.

      Excluir
    3. Pois PJ, so citei um exemplo. De uma olhada nos times brasileiros. Ninguem tem um meio confiavel (a nao ser o Cruzeiro). Tambem os volantes nao sao nenhuma sumidade. So o Corinthans que contratou o Elias (e, de novo, o Cruzeiro que tem o Nilton jogando muito). Por isso, nao creio que nossos volantes sao ruins. Estao acima da media. Veja o Galo mineiro e a dependencia de quando o Ronaldinho estiver bem. O Sao Paulo tambem e Ganso dependente (e Ganso nao e em nada melhor que Ronaldinho). Mas, pra nao dizer que nao concordo parcialmente contigo, ao longo do campeonato (brasileirao) deve-se continuar testando e dando oportunidades ao Ze, Alan e Maxi, para ver se um deles se encaixa (mesmo com as provas ao contrario). Se nao, chega a hora de voce jogar com o que tem. Neste aspecto, mesmo nao sendo fa de tres volantes (viu que concordei), admito que nosso melhor com o atual plantel sejam os tres volantes e poe-se os tres atacantes: Barcos, Dudu ou Rodriguinho e Luan. So fazendo uma correcao: o Inter tambem e Dale dependente. Se o Inter jogasse sempre como jogou no Grenal, com dois volantes e tres meias atacantes, a dependencia no Dalessandro diminui e o Inter passa a ter o melhor meio brasileiro, jogando no 4.5.1. Seu unico rival neste momento e o Cruzeiro que tem titulares e reservas a altura (o melhor time brasileiro do momento).
      Quanto ao Gremio, torcamos para que Luan nao se machuque. Ai teremos algumas oportunidades. Fora isto, temos so que contratar tres titulares (um zagueiro, um lateral direito e um meia decente, que chame o jogo para si, seja participativo na armacao, na criacao, no ataque e na composicao da defesa). Dificil. Seria impossivel? Ah, mas ha mais uns quatro reservas decentes tambem, pelo menos.
      Creio que estou querendo demais. Vai ser melhor sonhar com os tres volantes que te falei. rsrsrsrsrs.

      Excluir
    4. Vou resumir aqui o que penso, em resposta também ao companheiro Alvirubro, realmente, não são tantos outros times que tem volantes melhores e mais, concordo com todas as premissas do amigo Arih, só na conclusão eu discordo, se os outros times, com volantes piores ou na média, conseguem jogar com dois atletas na função e com - em tese - suficiência, como só o Grêmio precisa de 03 para fazer - e mal, muito mal - a função de dois?
      O problema da defesa, por mais paradigmático que seja, também está no ataque, o Grêmio não segura a bola no meio de campo porque não tem ninguém que o faça com qualidade, precisa de um meia ali e é urgente. E outra, se vocês conseguem ver esse futebol todo no Ramiro e Edinho, então o doido sou eu.

      Excluir
  5. Guilherme Cé21/04/2014, 08:58

    Amigos,
    Péssimo desempenho hoje, o que poderia ser explicado pela ausência de alguns titulares, mas a coisa foi abaixo demais do razoável, parece que além de tudo faltou vontade. Não sei se apenas a LA explica isto, é preciso uma avaliação adequada do pessoa que acompanha o dia-a-dia. Se for apenas isto, sou a favor de colocar time reservas, dar oportunidade a quem queira mostrar algo. O que não dá é usar "força máxima", sendo que os jogadores "tiram o pé" porque tem decisão na quarta...

    Só discordo da avaliação de alguns que o CAP é candidato ao rebaixamento. Acho que não é. Tem times muito piores...

    Sobre a permanência do Énderson, realmente parece que desde o segundo tempo do primeiro Grenal ele se perdeu. Terá que mostrar capacidade de superar isto e penso que se o fizer, se mostrará sim um técnico pronto. É um risco não demití-lo agora, mas penso ser um risco maior ainda a troca na véspera do jogo de quarta. Tira e põe quem até quarta? E depois? Muito fala-se no Tite, mas não aceitou lá atrás e creio que não irá aceitar agora, pelo simples motivo que seu objetivo é a seleção.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme!
    - O CAP joga um futebol de rebaixamento,sorte dele que há uns 5 ou 6 piores
    - Concordo completamente com essa história de "coloca-se o time principal e ele tira o pé", então que mande time misto
    - Seria burrice tirar Enderson antes do jogo contra o San Lorenzo, burrice maior, mantê-lo, após. Escrevi sobre isso, hoje

    ResponderExcluir