Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Opinião



O que nós já sabíamos

Dei uma "passeada" pelos assuntos que foram de interesse da mídia oficial. Lá estão assuntos que nós; e aqui no plural mesmo, porque foram detectados e construidos coletivamente através das crônicas e comentários de vários. Já havíamos antecipado o que rola agora. Vamos a eles:

-  O Coirmão e especialmente a Imprensa se deram conta que da 7 rodadas, os adversários vermelhos dos 7, 6 estão entre o 14° lugar e a lanterna. A calmaria pelo lado do Beira-Rio tinha um motivo inconsistente, enquanto isso, o Tricolor encarou Santos, Atlético Mineiro, Botafogo e São Paulo. Caíram na real

- Agora estão descobrindo também que 3 volantes, Edinho, Ramiro e Riveros, só devem jogar em ocasiões muito específicas. Todos inteiros, escalaria apenas o Riveros, os demais jogadores de meio deveriam ter mais técnica e vocação ofensiva. 
Fui a favor do trio contra o Tricolor paulista, mas já no primeiro tempo, dava para ver que eram desnecessários três

- Estão se dando conta que Barcos precisa de uma sombra. No início do ano cheguei a sugerir dois nomes: Fernandão do Bahia e Wellington Paulista, que por sinal está jogando pouco, mas para a reserva serve. Na ocasião, sugeri também um arqueiro para fazer sombra ao Grohe. O nome citado foi de Eduardo Martini

É isso aí, antes tarde do que nunca.

Nesta linha de sugestões, arrisco dizer que é preciso conferir bem as informações que saem da imprensa, pois como (ela) tem que faturar, não mede esforços, imaginação e tangenciamentos a ética na produção de fatos como o interesse em Rafael Sobis ou que o Imortal paga parte do salário do Marcelo Moreno, desmentido pelo próprio atleta. 

Ainda bem que existem as redes sociais.

24 comentários:

  1. Paulo Juliano26/05/2014, 12:58

    Nessa do salário do Moreno passaram o cachorro pra maioria da torcida - eu incluído. Oportunismo também é citar o atleta agora e esquecer da sua passagem pelo Flamengo e reserva do Borges, mas, se tratando da imprensa, nada surpreendente.
    Acho que o Lucas precisa só de sequência, entrar durante o segundo tempo, não lhe fará nada mal e nem ao time.
    De resto é isso mesmo e esperar o que a parada nos trará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berm lembrado, PJ!
      O Moreno está fazendo um bom início de Brasileirão, poucos lembram que ele passou 2013 e parte do 14 na reserva de Flamengo e Cruzeiro. E lá não havia Luxemburgo.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro26/05/2014, 14:48

      A influencia do Luxemburgo está na saída dele, para a vinda de Barcos e Welliton. Não precisava.

      Só que aí entra outra questão: Moreno sofreu o mesmo que o Barcos sofre hoje. Será que em 2014 Barcos também será emprestado, e aí traremos outro centroavante?

      Seria o cúmulo da incompetência.

      Excluir
    3. Paulo Juliano26/05/2014, 16:12

      Tu já ouviu falar do Barcos em festa em véspera de jogo Glaucio? Ou arranjando boca pra falar mal do clube? Na época diziam que o Moreno não jogava por culpa do Luxemburgo que exigia que ele saísse da área - aliás, mesma justificativa para a ausência de gols no início do Argentino.
      E no Flamengo e no Cruzeiro, o que justifica?

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro26/05/2014, 16:25

      Não estou comparando os jogadores, Paulo. São de estilos diferentes.

      Moreno teve uma má fase no Grêmio, assim como Barcos está tendo hoje. E bem ou mal, terminou 2012 como artilheiro do time. Aí em 2013 jogou duas partidas e foi emprestado.
      E isso de falar mal do clube, começou justamente quando começaram a especular a saída dele. Semelhante ao que o Barcos fez ao sair do Palmeiras, não?

      E também não estou reclamando do Barcos. Só fiz uma afirmação.

      No Flamengo tinha o Hernane em grande fase, no Cruzeiro tem o Borges. E no Cruzeiro, mesmo reserva, fez os golzinhos dele quando foi chamado.

      O problema é que muitos querem que atacante ganhe jogo sozinho, e isso, acho que só Messi ou Cristiano Ronaldo.

      Excluir
    5. Paulo Juliano26/05/2014, 18:52

      Olha Glaucio eu fui entusiasta do Moreno e creio ser grande jogador, agora, quando ouço o nome dele sabe o que me lembra? - "timinho". Isso é coisa que fica marcada. Reclamar da administração, do presidente, dos salários atrasados, de TUDO pode, mas falar a instituição, da agremiação, daí é demais.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 07:51

      Que fique entendido, não tô pedindo o cara de volta. Mas que tudo começou por causa do Vanderlei, começou.

      Excluir
  2. Barcos fez 17 gols em 27 partidas. Você acham que vamos encontrar alguém melhor? Aliás, alguém considera essa média ruim?
    Vamos defenestrar mais um jogador para ir na onda de setores da torcida e da imprensa?
    Borges foi embra sendo o artilheiro da temporada. Moreno idem (temporada anterior). Jonas foi duas ou três vezes artilheiro do Grêmio TODO início de temporada era ventilado que iria para a reserva.

    Se mandarmos embora o Barcos é porque merecemos, sinceramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 10:31

      Só um detalhe, torcida não manda jogador embora, caso contrário, não teríamos Pará e Werley.

      Excluir
    2. Perfeito, Marcos!
      Barcos é notícia, pão quente, por isso, é assunto todos os dias.
      Se vier alguém melhor ou tiver no elenco, outro atleta "pedindo passagem", tudo bem, mas tirar por tirar, é complicado.
      Quantos jogos o Grêmio fez este ano? Quantos gols marcou? Quem, além de Barcos, marcou? Era Gauchão, Libertadores para todo mundo.

      Excluir
  3. Não, Glaucio, não manda, mas estão aí os casos de Fábio Santos, Borges, Victor, Fernando (que quase foi pela cornetagem). Há exemplos para ambos os lados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano27/05/2014, 13:00

      Daí eu vou discordar. Pode não mandar sozinha, mas aliada a outros fatores contribui e MUITO! Exemplo? Eu, goleiro de seleção, disputando vaga na Copa do Mundo, com proposta para ganhar mais em outro clube com projeto de campeão. Daí a torcida passa a pedir que eu vá pro banco ser reserva de um ilustre desconhecido sem qualquer feito relevante. E aí?
      Tem mais...
      Eu, artilheiro e melhor jogador do time, passo a ser constantemente corneteado e, quando pleiteio a renovação do contrato, passo a ser achincalhado sob a pecha de mercenário, vendo este mesmo clube investindo os tubos na contratação de um ex-jogador. E aí?
      Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidencia.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 15:21

      Bah, tinha me esquecido da novela do traíra....aí é culpa da torcida também né...

      O negócio é que os caras só querem saber de grana (dirigentes e jogadores, as vezes até treinadores).

      Mas enfim, nessa estamos do mesmo lado, também não acho que se deva crucificar o Barcos.

      Excluir
  4. Complementando, Glaucio!
    Werley, Pará não vão porque ninguém paga o que eles ganham aqui. São supervalorizados (indevidamente) no Grêmio.
    Os bons, tem um monte de gente querendo; por isso, é só encher o saco que eles vão mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 14:21

    Só acho que a maior parcela de responsabilidade nesses casos foi da direção. Jonas chegou até a ser emprestado antes, Borges nunca foi unanimidade, chegou a ficar mais de dez jogos sem fazer gol. E teve todo aquele rolo com o Renato.

    Fábio Santos foi mal aqui.

    E o Victor foi mais uma do Vanderlei, pra trazer o Werley e preparar terreno pra vinda do Dida.

    Isso da torcida é conversa fiada de dirigente. A do Jonas, principalmente, duvido que se fosse um treinador da preferência do Odone, não teria um esforço maior para mantê-lo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano27/05/2014, 15:02

      Jonas foi emprestado e, inclusive, chegou a ser oferecido em troca do Edno - a portuguesa não aceitou - porque era o 4º reserva! E A TORCIDA, dizia que driblava para o lado e não tinha serventia nenhuma. Depois voltou e foi o que foi, daí o Odone se encarregou de fazer a m...
      Fábio Santos foi aqui o mesmo que sempre foi no SP e no Corinthians, não mudou nada, só a torcida...
      Essa do Victor é mentira! Werley veio como moeda de troca! É só ver as noticias na época e todas dão conta que foi por causa do dinheiro e da proposta irrecusável - além, claro, da "brilhante idéia" de torcedores que o queriam no banco e porque também tínhamos por aqui um goleiro pronto pedindo passagem.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 15:16

      Aí que tá PJ. Tu acha mesmo, que não se houvesse a grana na parada, o Victor teria saído ? Lógico que não, teria continuado titular, apesar da corneta.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro27/05/2014, 15:25

      Pj, o Fábio Santos não se firmou nem no São Paulo e nem no Cruzeiro, antes de vir pra cá. Em 2005 ele estava surgindo e era reserva do Júnior.

      No Corinthinas é que ele teve algum destaque, e mesmo assim, pelo menos quando eu assitia aos programas de debate, era muito contestado pela imprensa paulista.

      Excluir
    4. Paulo Juliano27/05/2014, 18:23

      Olha Glaucio, longe de mim ter saudades do Fábio Santos, é só pra mostrar que na maioria das vezes agente elege alguns jogadores como problema, eles saem, vencem e nós continuamos na pindaíba, sinal de que alguma coisa tá errada né?
      Concordo que se não tivesse a grana não teria saído - embora ele tenha desmentido a versão e dito que não era a grana que foi fundamental - mas tu viu ao absurdo que chegamos em relação a jogadores? Nem o melhor do Brasil servia!
      É como tu mesmo disse, nós estamos do mesmo lado e, sinceramente, eu acho que não tem jogador que dê jeito - pelo menos não os que o Grêmio pode contratar - enquanto não tiver técnico.

      Excluir
  6. O moedor tricolor:
    Barcos, Fabio Santos, Alessandro, Marcelo Moreno, Jonas, Victor, Gilberto Silva, Naldo, Vilson, Pereira, Bruno Telles, Alex Telles, Bruno Cesar, Maxi Lopez, Henrique (zagueiro que depois jogou no Corinthians), Anderson Polga, William (zagueiro que depois jogou no Corinthians), Rubens Cardoso, Borges, Paulao, Leo (zagueiro hoje no Cruzeiro), Andre Lima, Scheidt, Schiavi, Corbo, ..., mais trocentos.
    Os queridinhos:
    Sandro Goiano, Miralles, Escudero, Bertoglio, Neuton, Felipe Mattioni, Vargas, Wangler, Misael, Spessatto, Guilherme Biteco, ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro28/05/2014, 10:18

      Calma um pouco, Arih. A maioria desses "moídos" foi vendido ou saiu porque queria.
      Gilberto Silva, Naldo, Alex Telles, Maxi Lopez, Polga, William, R. Cardoso. Não lembro de corneta forte em nenhum desses.

      Bruno Cesar ?

      Dos "queridinhos", listo mais um da base, que tinha qualidade mas foi preterido pois não tinha empresário forte: Pessali.

      Problema é tu não colocar o Mattioni quando o titular é o Paulo Sérgio;
      Miralles quando tem o Clementino;
      Bertoglio, Biteco, Wangler quando tu tem o Marco Antonio;
      Spessato quando tu tem o Pará;

      É muito fácil jogar nomes sem lembrar do contexto à época.

      Excluir
    2. Paulo Juliano28/05/2014, 11:55

      Pessali Glaucio? Tá de sacanagem né? Sou mais o Viçosa.
      Bruno Cesar, meia que "não servia", se destacou no Corinthians e foi pra europa, chegando à seleção.
      Mirelles não era reserva do Clementino - que também era reserva. Miralles NUNCA foi jogador de futebol, contrataram pra fazer uma "duo" com o Paredes - este jogava - e nunca veio. Foi preterido pelo "Leandro Curupira", a história fez o seu papel...
      Wangler não conseguiu sequencia em razão das lesões, Bertoglio, pelo que lembro, jogava no ataque e muito pouco lembro porque passou como um Escudero e hoje naufraga na mediocridade no Evian.
      Se for pra lembrar do contexto, lembra do contexto todo, porque essa história de empresário, a mais das vezes, só serve pra desculpa jogadores que nunca se destacam.
      Só pra comparar, os "moídos" saíram por ai e - em grande parte - conquistaram título, os "queridinhos" rodam, rodam e apensar de continuarem povoando o imaginário tricolor não conseguem sucesso algum.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro28/05/2014, 14:11

      Pra tu ver, Paulo, o Pessali era meia armador, o Viçosa é centroavante. Que chances o guri teve? um ou dois jogos no gauchão de 2011 ? A para lá um pouco....
      Aí os caras trazem Rondinelli e Escudero...ressuscitam Wiliam Magrão e Maylson.

      O que eu brigo é que esses piás tenham uma mínima sequencia, se não como titulares, pelo menos entrando nos jogos, sem a responsabilidade se arrebentar em todos. É no mínimo injusto que jogadores que vem de fora, já com idade de não ser promessa, por ter se destacado na série B, tomem lugar dos da base.

      Qual é o contexto todo?

      Para che, a mesma coisa ocorre hoje, enquanto o Maxi tem que entrar e salvar o time em todos os jogos, Dudu e Rodriguinho permanecem titulares sem fazer muito mais.
      Enquanto o Biteco continua no banco, o Zé Roberto vai ser ressucitado.
      É todo ano a mesma coisa. Jogador jovem, DO CLUBE, sendo preterido pelos indicados do treinador ou empresários.

      Eu fiz a interrogação sobre o Bruno Cesar porque não lembrava de ele ter jogado no Grêmio.

      O Miralles nunca foi jogador de futebol, só vice artilheiro de uma Libertadores.

      O que eu quis mostrar, é que nem todos que saíram daqui forma moídos.

      E se eu quisesse ser oportunista, perguntaria onde estão metade desses outros moídos que não conquistaram títulos.

      Excluir
  7. Nao falo propriamente que o cara pediu pra ir embora, nem que a torcida o "mandou" embora, ou que a direcao o negociou.
    O que falo sao as conclusoes erroneas a que a torcida chega, as criticas desmedidas que a torcida faz.
    Leandro, jovem recem saido das bases que ora fazia uma boa partida, ora nao, foi duramente criticado pela torcida a que me refiro. Depois da saida dele, virou exemplo de jogador que servia ao Gremio: "viram so, virou artilheiro do ano no Palmeiras, chegou a selecao", etc...
    Esta mesma torcida pede para que o clube de mais oportunidades aos jovens, que tenha mais paciencia com os que recem saiem das bases, que de sequencia, oportunidades.
    Esta mesma torcida esqueceu o que fez com Leandro.
    Ou estou enganado e ele nao entrou (emprestado) no negocio do Barcos justamente para aliviar a pressao sobre ele e ter oportunidades melhores longe de POA?
    Fabio Santos e Alessandro eram dois laterais que nao eram nenhuma sumidade, mas lembro muito bem das duras criticas aos dois. Ora, foram para o Corinthians e foram titulares estes anos todos (Alessandro ficou no Corinthians quase 10 anos, meu). O Corinthians estava preocupado em contratar laterais melhores que eles? Nao. Eles foram Campeoes da Libertadores com o Corinthians. Pra mim serviam naquela epoca e hoje.
    Hoje Moreno e exemplo, mas ja estavam pegando no pe dele.
    Bruno Telles era outro garoto das bases que nao servia. Foi pra europa e virou destaque em Portugal. Nao e nenhum craque, nem sei onde anda, e creio ate que a fase boa deva ter acabado, mas cade a paciencia pedida para Pessali, Misael, etc ... . Incoerencia. Quando se da paciencia pra um, nao serve, quando nao se tem, tem que dar. Torcida que nao sabe o que quer.
    Paulao era um perna de pau trazido pelo Renato (ganhou a posicao no carteiraco!!!). Pra mim, "quebrava o galho", foi embora e esta no coirmao. Quantas vezes ja vi pelos blogs por ai que gostariam que ele estivesse no Gremio. Pra que criticavam ele entao?
    Nestes dias, em um blog, vi uma defesa de Marcelo Grohe. O comentarista para reforcar a sua tese mostrava que ele esta no topo da lista da bola de prata dos goleiros. Ora, ora, ora. A lista da Bola de Prata e um argumento agora? (nao tenho nada contra o Grohe, ok?!). Bem, se e valido, porque nao e valido para o Werley? Ele tambem esta no topo da lista da Bola da Prata dos zagueiros.
    Arih voce esta defendendo o Werley? Nao Arih, ai voce perdeu a moral comigo (esta sera a primeira reacao).
    Veja que incoerencia. O que serve pra um nao serve pra outro. A torcida nao sabe mais como julgar alguem, nao sabe mais dar valor ao que tem, nao sabe mais nem criticar porque critica qualquer um, a qualquer momento, a seu bel prazer, sem levar em consideracao o momento do clube, do time, sem ver os demais times brasileiros e constatar que ninguem esta assim tao superior, tao distante do que temos. Pequenas diferencas.
    Gostaria do De Leon, hoje no Gremio. Nao temos e nem ha outro De leon. Werley me serve enquanto nao arranjarmos outro, inegavelmente melhor.
    Nao vou falar de todos.
    Vou finalizar com mais um que foi duramente criticado e todos sabemos o que aconteceu com ele, sem ser nenhum Roberto Carlos ou Junior, ou atualmente, Marcelo: Michel Bastos.
    Querem mais?

    Onde andam os queridinhos da torcida?

    ResponderExcluir