Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Opinião




Mixed Emotions - Parte 2

Sigo emitindo opiniões muito pessoais sobre o que vejo do nosso Imortal.

O time Tricolor, todos sabíamos que tem limitações, basta ver o que se dizia no início do ano, mas ele foi se superando e num certo ponto, surpreendeu positivamente, mas chegou um momento que a exigência desvelou as carências do Grêmio: finais do Gauchão, oitavas-de-final da LA. Pode ser coincidência, ambos mata-matas. Onde estão as deficiências do time e do elenco?

Não confio em Marcelo Grohe, não quer dizer que não é bom goleiro, porém, vi muitos goleiros com o perfil dele e isso me deixa pessimista. Os mais antigos lembrarão de Jorge Vitório e Raul Marcel, reservas que sempre substituíram bem, respectivamente, Félix no Fluminense e Leão no Palmeiras, ambos por longos anos. Nunca se firmaram. Há também Gasperin, muito bom goleiro que era reserva de Manga e o que dizer de Remi, arqueiro que foi reserva no Grêmio de 1976 (Cejas) até 1983, quando assumiu a camisa 1 e não convenceu, o clube foi buscar fora a solução, Mazaropi. Mais recentemente, Muricy barrou Diego Cavalieri no Flu, porque Ricardo Berna estava "pedindo passagem"; Muricy caiu e Abel entrou, já escalando Cavalieri no carteiraço. O tempo provou que Abel estava certo. Grohe tem falhado regularmente nas últimas partidas e parece caminhar pela trilha dos citados aqui. 

Se o Tricolor não tiver convicção em Tiago ou outro goleiro jovem, deve ir às compras. 

Pará é ponto pacífico; não serve. Há uma interrogação naquela posição; quem? Ramiro, Saimon, Moisés, Tinga ou não está no elenco a solução.

 Rhodolfo parece que encontrará em seu retorno um parceiro ideal: Pedro Geromel. Ele foi a grande notícia dos últimos jogos. Saimon corre por fora, somou pontos na vitória contra o Galo, quando teve grande atuação.

Se Wendell ficar até o final do ano, à princípio, parece ser uma boa. Resta ver onde estará a cabeça do atleta, aqui ou na Europa? Breno é promissor, Marquinhos, não conheço. Essa posição não preocupa.

Seguirei com análise do meio de campo na parte seguinte.  



12 comentários:

  1. Veja nosso idolatrado Victor: no gol do Atletico de Medellin ele poderia ter segurado aquela bola ou nao te-la desviado nos pes do atacante. Pior: se tivesse deixado passar, nao iria em gol e nem teria desviado nos pes do atacante. Falhou. Mesmo um grande goleiro falha. Nao foi por este lance que irei julgar todo um trabalho feito pelo Victor.
    Mazzaropi veio do Vasco com fama de frangueiro. Perdeu depois do titulo mundial, mas de vez em quando tomava gols defensaveis. Nem por isso nossa torcida deixa de referencia-lo como um grande goleiro.
    Quanto ao Dida, otimo goleiro. Nao me importaria se ainda estivesse no Gremio, mas ja confessei que nunca gostei dele e desejei que nao fosse contratado. Veio e nao considero que fez uma passagem que comprometesse.
    Segue a vida.
    Agora e a vez do Marcelo.
    Poderia ser um Sao Victor? Poderia, mas nao e. A partida foi perdida desde o jogo na argentina na qual poderiamos ter saido com a vitoria. Nao considero que perdemos para um time ruim. O San Lorenzo teve uma proposta de jogo e a fez dentro disto. O Bauza e confessadamente um retranqueiro. Jogou a "La Mourinho": atras e esperando uma bola para decidir.
    Veja o Arsenal de Sarandi. Num primeiro momento parece horroroso. Porem jogam fielmente dentro desta mesma proposta do Mourinho e o Chelsea: jogam atras, se defendendo, sem nenhuma criatividade no meio campo, se fingindo de morto, e assim que o adversario comete uma desatencao, vai la e fatura. A melhor campanha dos segundos colocados e agora com as saidas do Velez, Gremio e Santos Laguna, tem a melhor campanha da Libertadores. E o jogo e horrivel, mas eficiente.
    Quanto ao restante da defesa, continuo com a opiniao que nao temos nenhuma "brastemp", mas nao estamos mal se olharmos o restante dos times brasileiros. Claro que gostaria de um zagueiro incontestavel, um lateral de selecao (alias, dois agora). Mas nossa realidade financeira nao permite. Tambem creio que e funcao da direcao buscar alternativas melhores, mas ha muito pouco no mercado (ja apresentei algumas).
    Ja adiantando o proximo post: que bom meia este Cardona (que nao jogou tudo isto contra o Gremio porque foi bem marcado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LA ficou aberta, parece ser para o Cruzeiro, mas o papa Francisco parece que é pé-quente, desde aquele gol do Piatti no final contra o Botafogo, tem uma coisa de divino na trajetória do San Lorenzo.

      Excluir
    2. Paulo Juliano02/05/2014, 08:53

      Bugre já falou: "a espinha dorsal não está boa, faltam goleiro e centro-avante conviáveis". Pra mim este é o resumo da ópera. Alguém lembra com saudades do Cris? Pois é, eu também não, afinal, entregou uma libertadores. Afirmar que a partida foi perdida no jogo da Argentina é admitir a insuficiência do Marcelo por duas vezes. Primeira, uma bola chutada a gol, um gol - um único lance. Falha clamorosa, bola chutada no meio e o goleiro já havia caído - e a estória do desvio no Pará, reprisem o lance...Segunda, 12 anos, 02 penaltis defendidos. O Grêmio tinha a obrigação de ganhar em campo sim! Porque se depender do goleiro, bom, já sabe. E pra falar do Victor é necessário relembrar o que ele fez ano passado pelo mesmo Galo.
      Como bem lembrou Alcindo, é uma base, a espinha dorsal e a nossa não é boa.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro02/05/2014, 11:40

      Recomendo aulas de matemática....

      Excluir
    4. Paulo Juliano02/05/2014, 11:45

      Nessa eu "boiei" Gláucio.

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro02/05/2014, 09:37

    "jogam atras, se defendendo, sem nenhuma criatividade no meio campo, se fingindo de morto, e assim que o adversario comete uma desatencao, vai la e fatura"

    Isso se chama humildade de reconhecer os defeitos do time. Assim se ganha libertadores quando faltam craques.

    Assim o Renato levou o time ao vice campeonato brasileiro. Tivesse um pouco mais de qualidade no ataque e teríamos levado a Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano02/05/2014, 10:47

      Não daria certo no Grêmio Gláucio, sabe porque? Porque na chance que tem NÃO FATURA! Ou vai dizer que o Barcos não teve duas chances? Ou vai dizer que o Dudu também não teve? Enfim, diversos tiveram, viu o jogo do Galo? O gol do Fernandinho? Pois é, pela direita teve um nosso jogador que em chance semelhante alvejou o goleiro.
      To cansado de vice e de quase, o padrão do Renato serviu bem a um propósito, o natural é, a partir desta base, evoluir e pra mim o próprio Renato ia dar este salto de qualidade.
      Hoje, com toda sinceridade, não tenho expectativa nenhuma, melhor passo a torcer a favor do tempo, que passe logo e chegue a parada da Copa, minha última esperança.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro02/05/2014, 14:16

      Tchê, nada a ver do lance do Fernandinho com o do Barcos, não força.

      Excluir
  3. Que tal?
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/05/opiniao-devolvam-meu-gremio-4489987.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano02/05/2014, 10:59

      Vale o destaque:
      "São senhores que dedicam a vida ao clube, admite-se, mas está na hora de uma potência como o Grêmio ser administrada por pessoas que entendam a modernidade do futebol e falem o idioma da ousadia. Não adianta trocar o técnico ou contratar falsos craques com pensamento mágico."
      Isso já foi denunciado - exaustivamente - por aqui, o tal do "pensamento mágico", a fórmula pronta, o novo dinho, o dez + dez, uma infinidade de lugares-comuns que fazem o Grêmio ficar correndo atrás do próprio rabo, usando como exemplo 83 e 95.
      Pior ainda quando nos reduzimos a "comentadores" do inter, daí é demais pra mim.

      Excluir
    2. Paulo Juliano02/05/2014, 11:41

      Ótimo! Abandonar a formula mágica, o novo Dinho e parar de usar como exemplo 95 e 83, como se fosse possível reeditar todas as condições próprias do tempo e lugar.

      Excluir
    3. Li na ZH o texto, achei muito interessante, dá até para trabalhá-lo por aqui.

      Excluir