ITÁLIA 2x1 INGLATERRA - 14-06-2014
A aventura “Azzurra” na Amazônia começou da melhor maneira possível, apesar da situação que se apresentou ao técnico Cesare Prandelli. Diversos atletas lesionados ficaram impossibilitados de ir a campo, obrigando o técnico a rever os seus planos para a partida contra a Inglaterra.
Depois da lesão que tirou Montolivo da Seleção Italiana, De Sciglio e Gigi Buffon, também ficaram de fora da partida de estreia.
Mesmo assim Prandelli soube armar um time interessante, que jogou apoiado em Pirlo, um “cracaço” capaz de organizar as jogadas mais perigosas da Itália.
Pirlo joga como poucos. Tem um futebol simples, sem firulas e sem plástica. Mas o faz com tanta maestria que parece que passar a bola é uma das coisas mais fáceis do mundo. Tem domínio de todo o meio de campo e não erra passes. Foi o maestro da Itália campeã do mundo de 2006 e no Brasil joga a sua última Copa do Mundo.
Os ingleses começaram a partida com domínio total sobre os italianos, chegando a levar perigo à meta defendida por Sirigu. Vale lembrar que Salvatore Sirigu substituiu a Gigi Buffon e não fez feio. O goleiro do Paris Saint Germain fez defesas importantes e garantiu o placar quando foi exigido. Buffon não pode jogar devido a uma torção no tornozelo.
Passada a pressão inicial, com certa tranquilidade, a Itália passou a trocar passes, sempre no ritmo de Pirlo, e acabou marcando aos 34 minutos do primeiro tempo. Em um escanteio cobrado no lado direito do campo, Pirlo fez um corta luz e a bola ficou limpa para chute certeiro de Marchisio. Itália 1x0.
Dois minutos depois do gol, a Inglaterra chegou ao empate. Num ataque italiano, Candreva errou o passe e a bola foi lançada em profundidade para Rooney, pela esquerda. O craque inglês cruzou para a área, onde entrava Sturridge, que completou para o gol. Sirigu ficou sem nada a fazer no lance: 1x1.
No finalzinho do primeiro tempo, Balotelli teve a chance de marcar o segundo para a Itália. O goleiro Hart resolveu sair da meta para abafar um ataque de Balotelli e ficou no meio do caminho. Quase na linha de fundos, o atacante italiano parou, olhou para o gol vazio e encobriu o goleiro inglês. O zagueiro tirou a bola que ia caindo dentro do gol e salvou a Inglaterra. Pouco depois, Candreva recebeu dentro da área, cortou para o meio e chutou na trave. Fim do primeiro tempo.
Na segundo etapa, o calor úmido de Manaus continuava castigando as duas equipes. Logo aos 5 minutos de jogo, Candreva, pela direita, fez um cruzamento alto sobre a área e encontrou Balotelli, às costas do zagueiro Cahill. O atacante saltou e cabeceou para o gol. 2x1 para a Itália.
Com o passar do tempo, a Itália foi tomando conta do jogo. Prandelli colocou Thiago Motta no lugar de Verratti. A torcida italiana passou a gritar “olé” a cada passe de seus jogadores. Pirlo continuava carimbando a bola e a Inglaterra caiu de produção.
Mesmo assim, em lances perigosos, Sturridge, Rooney e Barkley assustaram o goleiro Sirigu. Quase no final, Pirlo ainda acertou o travessão de Hart em cobrança de falta.
Final: Itália 2x1 Inglaterra. Placar justo para um jogo de campeões mundiais.
INGLATERRA 1x2 ITÁLIA
Data/hora: 14/06/2014 - 19h (de Brasília)
Estádio: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Público: 39,800
Árbitro: Björn Kuipers (HOL) - Auxiliares: Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartão amarelo: Sterling (ING)
GOLS: Marchisio (34' do 1º tempo), Sturridge (36' do 1º tempo), Balotelli (4' do 2º tempo)
INGLATERRA: Hart; Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard e Henderson (Wilshere - 26' do 2º tempo); Sterling, Rooney e Welbeck (Barkley - 16' do 2º tempo); Sturridge (Lallana - 33' do 2º tempo). Técnico: Roy Hodgson.
ITÁLIA: Sirigu; Darmian, Barzagli, Paletta e Chiellini; De Rossi, Pirlo e Verratti (Thiago Mota - 11' do 2º tempo); Candreva (Parolo - 33' do 2º tempo) e Marchisio; Balotelli (Immobile - 26' do 2º tempo) . Técnico: Cesare Prandelli.
por Alvirubro
Alvirubro!
ResponderExcluirGrandes e importantes desfalques apontados por ti, no entanto, a Itália, uma das forças do futebol mundial, sempre tem "um coelho na cartola". Aliada a tradicional disciplina tática, a Azurra tem Pirlo e hoje contou com Candreva e um matador na frente, Balotelli.
Na Inglaterra, Rooney surpreendeu negativamente, pouco apareceu. Ou jogará muito contra Costa Rica ou se despedirá na primeira fase.
Bruxo,
ResponderExcluirtípico jogo de quem tem atacantes. Um Candreva quase ponteiro direito, um lateral direito (Matteo Darmian) que é muito mais ala que lateral, e um centroavante de área, que reclamou muito a bola dentro da área, quando a Itália atacava. Balotelli é diferenciado. Tem lampejos do craque. E sabe o que fazer com a bola.
Por isso, às vezes, a minha crítica aos nossos dois treinadores (Grêmio e Inter) que insistem em jogar com um centroavante estéril dentro da área e sem outros atacantes pelos lados. Apostam tudo nos meias para fazer a bola chegar na área.
Parece pouco o 2x1, mas se considerarmos o estilo de jogo que a Inglaterra sempre usa, time muito fechado e marcação dura, não poderia se esperar outro placar. Duas escolas europeias que sempre deixam algum ensinamento. Gostei muito da Itália. Vamos ver em outro ambiente menos quente e úmido como vão se comportar os jogadores. Ontem estavam estafados. Jogar em Manaus, com 31, 32 graus, não é fácil nem para os brasileiros. Imagina para ingleses e italianos. Na época do calorão deles, a temperatura chega no máximo a 35, 36 graus. E no verão europeu não tem futebol.
Alvirubro
ExcluirA mesma crítica que fiz, quando da realização de jogos ao meio-dia nos EUA, faço aos de Manaus. O segundo tempo foi de superação, um esforço acima do normal, que acabou prejudicando os passes, inclusive de grandes jogadores.
Esqueci de acrescentar a Ficha Técnica da partida, ontem.
ResponderExcluirPara deixar completa a crônica segue a Ficha do Jogo.
Um dia "algum desavisado" pode achar este teu Blog e utilizar como apoio para alguma pesquisa futebolística.
INGLATERRA 1x2 ITÁLIA
Data/hora: 14/06/2014 - 19h (de Brasília)
Estádio: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Público: 39,800
Árbitro: Björn Kuipers (HOL) - Auxiliares: Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartão amarelo: Sterling (ING)
GOLS: Marchisio (34' do 1º tempo), Sturridge (36' do 1º tempo), Balotelli (4' do 2º tempo)
INGLATERRA: Hart; Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard e Henderson (Wilshere - 26' do 2º tempo); Sterling, Rooney e Welbeck (Barkley - 16' do 2º tempo); Sturridge (Lallana - 33' do 2º tempo). Técnico: Roy Hodgson.
ITÁLIA: Sirigu; Darmian, Barzagli, Paletta e Chiellini; De Rossi, Pirlo e Verratti (Thiago Mota - 11' do 2º tempo); Candreva (Parolo - 33' do 2º tempo) e Marchisio; Balotelli (Immobile - 26' do 2º tempo) . Técnico: Cesare Prandelli.
Gracias, Alvirubro
ExcluirAtualizei a postagem.
Bruxo,
ResponderExcluirouvindo e lendo algumas opiniões a respeito da Copa do Mundo, sempre é possível encontrar algum aficionado que escolha uma seleção mais fraca para torcer.
Eu, particularmente, sempre torci e torço para que as grandes seleções passem para as fases seguintes. Isso já garante grandes jogos e aumenta o tamanho das conquistas.
Os "franco atiradores" simplesmente somem com o passar do tempo. Temos exemplos em todos os níveis de campeonatos.
Dessa forma, quero muito que as eternas seleções cheguem em condições de brigar pelo título. E dito isso, hoje vou torcer pela França e pela Argentina. Equador ou Suíça podem até empatar. Quero deles o bom futebol.
É muito cedo para afirmar, mas a Holanda mostrou muita força. Faltam a Alemanha e Argentina mostrar suas armas.
ResponderExcluirDo que vi, Holanda e Brasil estão acima das demais. Mas foi só a 1ª rodada. Ainda é cedo, como escreveste. Até porque a Espanha voltará a brigar por um lugar ao sol. Não tenho dúvidas!
ExcluirAté aqui, a COPA DO MUNDO 2014 apresentou o seguinte público nos estádios:
ResponderExcluirBRASIL 3 X 1 CROÁCIA
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Att: 62,103
MÉXICO 1 X 0 CAMARÕES
Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Att: 39,216
ESPANHA 1 X 5 HOLANDA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Att: 48,173
CHILE 2 X 1 AUSTRÁLIA
Local: estádio Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Att: 40,275
COLÔMBIA 3 X 0 GRÉCIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Att: 57,174
URUGUAI 1 X 3 COSTA RICA
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Att: 58.679
INGLATERRA 1x2 ITÁLIA
Estádio: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Att: 39,800
COSTA DO MARFIM 2 X 1 JAPÃO
Local: Arena Pernambuco, no Recife (PE)
Att: 40,267
Três grandes fatos positivos do início da Copa:
ResponderExcluira) Grandes públicos
b) Bons jogos
c) A boa receptividade dos brasileiros, sem perder de vista a real situação do país
Não sei se observaste, mas a FIFA tem a preocupação de filmar os estádios de ângulos onde não aparecem as áreas carentes. As imagens áreas focam exatamente o estádio. O entorno fica encoberto. Isso é um marketing danado para a FIFA. Sabemos que os dirigentes europeus, na grande maioria, quer o Blatter longe da FIFA. Então, nada como a Federação Internacional mostrar que não é "tanto caos" como os jornalistas escrevem. Na verdade, eu não tinha dúvidas que dentro dos estádios não teríamos problemas. Os problemas que ficaram são para o futuro. E eles continuarão. Terminada a Copa, nada voltará a ser prioridade. Teremos os problemas em maiores quantidades. Mas isso é papo para mais adiante...
ResponderExcluirNa verdade, Alvirubro, a Copa da televisão é uma, bem distante da realidade.
ResponderExcluir