Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Opinião


Um novo meio de campo

Há dias, escrevi que o maior problema do Grêmio (dentro de campo) não era o ataque, embora aparentasse. Olhando a movimentação do time, tive sempre a impressão que o "furo" provinha da atividade desenvolvida pelo meio de campo, uma atividade deficiente, onde a principal característica era a transição lenta da defesa para o ataque, bem como, a pouca presença ofensiva, deixando Barcos "órfão", desamparado, cuja minha avaliação, não era coincidente com boa parte da torcida e mídia. Acho que o fardo imposto a ele era demasiado pesado e injusto.

Lendo sobre os treinamentos do Tricolor nessa intertemporada, vejo com satisfação, que  Enderson promove o ingresso de Matheus Biteco na função de Edinho, que associado ao de Giuliano, transforma este setor. 

Com presumimos que Luan é titularíssimo, o meio fica mais qualificado, independente da ocupação dos demais lugares. Zé Roberto, Ramiro, Riveros, Alan Ruíz, Jean Deretti, Dudu, Rodriguinho e Maxi Rodriguez, dois desses, poderão dar o complemento necessário às atividades do quarteto; Biteco, Giuliano, Luan e Barcos.

Como a defesa já vinha correspondendo, o Grêmio volta mais fortalecido neste segundo semestre.

31 comentários:

  1. Ja a algum tempo discutimos que o real problema tricolor e o meio. Nao e a toa que e neste setor que ha muitas discussoes entre os torcedores. Deretti, Maxi, Ruiz, Ze, Rodriguinho, Biteco, Riveros, ... . Enfim, o cerebro do time, a alma da equipe ou como queiramos tachar, agora sera mexido e pra melhor, com certeza. Podemos falar que e Giuliano e mais dez.
    Foi muito bom para o Gremio esta parada, pois propiciou ao treinador, se ja nao via, e aos torcedores que insistem em querer ver os problemas em outros setores, em outros jogadores, que o meio e essencial para que um time chegue com qualidade. A Copa esta mostrando isto. Este jogo do Mexico mesmo (seu assunto do outro post) nos mostra com clareza. O Mexico dominou enquanto dominou o meio. Dominou enquanto buscava a vitoria. A partir do momento que abdicou de jogar pra segurar o resultado, perdeu o meio, perdeu o rumo, perdeu o jogo. Independente de outras consideracoes, varias partidas nesta Copa, incluindo a partida do Brasil, nos indicam esta constatacao. O Brasil so nao perdeu pro Chile porque o Chile abdicou do jogo pra ir pra prorrogacao e penaltis. A nossa amarga derrota no Grenal foi exatamente isto. Fomos dominados completamente no meio campo e em consequencia perdemos de goleada.
    Por isso, a discussao de esquema antes de tudo passa pela definacao do meio e que tipo de jogo queremos. A proposta de tres volantes, creio que esta enterrada neste Gremio. Enquanto Luan estiver, certamente teremos Giuliano, Luan e mais um. Ai tanto faz. Pode ser o Ze para dar equilibrio, qualidade no passe, dando liberdade ao Giuliano, ou, Dudu para formar um dos lados com Luan, ou, Rodriguinho, ou Ruiz (creio que com mais qualidade para jogar junto com Giuliano) e, ai, e que acredito que Maxi podera crescer. Com um meia como Giuliano, para um jogo mais agressivo e aberto, Maxi se encaixa bem. Dependera, como sempre foi, so dele mostrar que nao vive so de uma partida. Tem que entrar e resolver.
    Van Gaal em sua entrevista, apos a vitoria sobre o Mexico, foi bem claro de como a Holanda joga: tem uma base, uns jogadores de referencia e os outros vao mudando de acordo com a partida, de acordo com o resultado.
    O Gremio ja era assim e devera ser mais nitida esta questao. Havera uns de referencia e outros ficarao mudando de acordo com a partida (entre eles Maxi, Dudu, Rodriguinho, Edinho, Riveros, Ramiro, Ruiz).
    Por outro lado, creio que nas primeiras partidas o Matias Rodriguez ficara no banco para adaptacao e depois devera entrar.
    Vai ser um outro Gremio. Sera um outro Campeonato depois desta Copa. Muita gente aprendendo o que ja vinhamos falando: meio e busca incessante da vitoria do inicio ao fim da partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Arih,
      você apanhou um ponto importante, que é o dos ensinamentos que esta Copa está nos dando. Às vezes, o mau rendimento de algum setor, as causas estão ligadas a fatores que passam longe, apenas dele. Exemplo? Se nós não conhecêssemos as qualidades do Cristiano Ronaldo, certamente, chamaríamos de "uva" ou perna de pau.
      A Copa mostrou a importância de alguns "10", caso de James Rodriguez da Colômbia, Brian Ruiz da Costa Rica e Wesley Sneidjer da Holanda. Neles, residem as vantagens ofensivas de suas Seleções.

      Excluir
  2. O Gremio deixou de fazer uma pausa viajando pra China ou USA, como alguns fizeram e ao que me consta estao se dando bem, nao pelo futebol, mas sim pelo marketing.
    Pena. O Gremio tinha muito a ganhar em dois mercados que estao se destacando no futebol mundial. Franco comprador. Nos Estados Unidos, maior mercado mundial, o povo esta acordando para o futebol. E a hora de fazer o marketing, e a hora de fazer associacoes.
    Conheci um adolescente americano, na decada passada, cujo pai e flamenguista. Em sua primeira visita ao Brasil foi levado pelo pai numa loja de um shoping para comprar uma camisa de um time. Claro que a esperanca do pai era que o garoto pedisse a do Flamengo. Que nada. O garoto pediu a do Gremio. Alem de ser fa do Ronaldinho, escolheu a do Gremio porque a achava mais bonita.
    A marca Gremio tem que ser melhor tratada, valorizada.
    Ficar so nestas pequenas oportunidades e muito pouco.
    Vejam:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/suica/noticia/2014/06/fa-de-ronaldinho-gaucho-suico-realiza-sonho-com-camisa-do-gremio.html

    http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/06/ze-roberto-anuncia-contratacao-e-schweinsteiger-veste-camisa-do-gremio.html

    http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/06/schweinsteiger-sai-com-ze-roberto-causa-euforia-e-leva-camisa-do-gremio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da realidade do clube, acabou sendo uma boa, apesar de ser pouco.

      Excluir
  3. Bruxo e Arih, lendo as opiniões de ambos, a respeito das possibilidades dadas a Enderson Moreira, não tenho dúvidas que vocês tem sustentadas razões e bons argumentos para estarem felizes pelo futuro do Tricolor.

    Ao mesmo tempo, lembrei de um tema tratado pelo Bruxo, no segmento "Na Copa" sobre a Escola Argentina de Técnicos.
    Ali, o Bruxo faz os comentários muito apropriados, no que eu acrescentei a minha opinião, dizendo que a nossa cultura futebolística limita nossos técnicos, que insistem em sistemas táticos para evitar as derrotas.

    Koff deu ao Enderson ótimas possibilidades para montar um meio de campo realmente capaz de brigar por algo grande no Brasileiro de 2014. O Grêmio poderá “encorpar”.

    Considerando que não existe no Brasil um técnico capaz de montar um time voltado para um futebol ofensivo, mudando a nossa cultura dos volantões, fico aqui a me perguntar se Enderson Moreira teria a coragem de abdicar do futebol de marcação, passando para um futebol mais agressivo, parecido com o que se vê na Copa do Mundo.

    Se Enderson Moreira resolver, de uma vez por todas, ingressar no time de Sampaoli ou de Pekerman, para ficarmos só nesses dois exemplos, criará uma outra perspectiva nas táticas futebolísticas no Brasil. Entretanto, continuo achando que o medo de perder o emprego vai continuar remetendo nossos técnicos aos times defensivos e nada táticos.

    Mesmo assim, espero que algo de bom apareça no futebol brasileiro, com inspiração em equipes ofensivas desta Copa do Mundo realizada no nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      Agora não tem desculpa para o treinador. Já vi elencos inferiores ao atual do Tricolor, renderem bastante nas mãos de treinadores competentes.
      Estou otimista quanto ao desempenho durante o Brasileirão; o título é uma possibilidade, que dependerá, quase que exclusivamente das forças do Grêmio, porque ninguém disparou ainda.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro30/06/2014, 22:16

      O problema não são os jogadores, são as funções dadas pelo Enderson.

      O Renato, com 3 volantes, conseguia fazer um time menos cagão, do que o Enderson com 3 meias.

      Como? Simples: os volantes do Renato subiam ao ataque, os meias do Enderson voltam pra cubrir o lateral.

      Tu tendo um meia que saiba o que fazer, DO MEIO PRA FRENTE, e um atacante bom, não precisa meia dúzia de jogadores ofensivos tendo que voltar pra marcar.

      Ta aí a Holanda.

      Excluir
    3. Glaucio!
      O Renato fez um grande trabalho, no entanto, o seu time era "fracionado", havia três setores desconectados, que muitas vezes ganhou o jogo por força de um forte esquema defensivo que contava com o vacilo do adversário, casos de 1 a 0 sobre a Ponte, 1 a 0 sobre o São Paulo, 1 a 0 no Flamengo, 1 a 0 no Botafogo, para ficar em alguns exemplos. O time jogava feio, era eficiente, mas insuficiente para ganhar um campeonato.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:07

      Pois, Bruxo, eu prefiro a coisa assim.

      Creio que o que faltou ao Renato foram opções ofensivas mesmo. (Vargas vivia na seleção ou lesionado, e Kléber...).

      Mas eu vou me "desarmar", vamos ver aí os primeiros 4 ou 5 jogos com o novo time.

      Excluir
  4. As vezes nos apegamos a teorias simplistas para explicar o rendimento de uma equipe. E cultural. No Gremio, os bodes expiatorios sao Para, Werley, Ze Roberto.
    Mas o futebol nao passa so pelo simples.
    Futebol passa pelo relativo.
    Barcos esta sendo vaiado pela torcida e esquecem que a Alemanha finalizou 26 vezes para fazer dois golzinhos mixurucas e superar a esforcada Argelia.
    Parabens a Alemanha, mereceu, buscou o resultado, mesmo que haja muitos que queriam que fosse mais nitido esta superioridade. Mais um relativismo: esquecemos que do outro lado ha alguem que, bem ou mal, tambem deseja o mesmo resultado, a vitoria. Para isto, buscara dentro de suas limitacoes dificultar os trabalhos. Ai entram qualidade, preparo fisico, psicologico, empenho tatico, treinador, administracao, salarios em dia, situacao familiar, relacionamento dentro do grupo, etc... . Muita coisa, nao e mesmo? Por isso o futebol e apaixonante. Ha versoes para todos os gostos.
    Ainda nao tenho a certeza que Giuliano sera "o cara" que ira resolver todos os problemas do Gremio, mas ha uma esperanca grande em relacao a isto. A maior delas e que em vez de buscar apostas, desta vez trouxeram alguem ja experimentado. Se Giuliano confirmar as expectativas, se encontrar um ambiente propicio, se... , podera deslanchar e fazer este Gremio ser muito superior a tudo que vimos nos ultimos anos. Para isto tambem contara com boas companhias. "uma andorinha sozinha nao faz verao".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o time tem um super craque, casos de Romário (94) ou Messi, ainda dá jogar em função dele, mas é muito risco, pois se qualquer coisa impedir o craque de jogar, desanda a maionese, por isso, concordo, uma andorinha ...

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:09

      Mas não é teoria simplista, Arih. Ano passado foi fato. Quando Werley saiu, a zaga melhorou, quando Zé saiu, o time passou a vencer e embalou.

      Excluir
    3. Glaucio!
      Embalou até por ali, pois ele ficou 6 jogos sem fazer um único gol.Recorde na história do clube.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:43

      E as sete vitórias seguidas não contam?

      E os avanços na Copa do Brasil, sem Zé. Depois a queda, com Zé. (não por culpa direta deste, mas era nítida a mudança de postura do time com ele em campo, centralizava o jogo nele)

      Excluir
    5. Paulo Juliano01/07/2014, 08:45

      Avanço na Copa do Brasil Glaucio? Te lembra da escalação que perdeu pro Atl.?

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:56

      Também perdemos pro Santos, e viramos em casa, sem ele, foi a isso que me referi.

      A escalação que perdeu pro CAP foi uma das besteiras de que culpo o Renato. Sem os estrangeiros, deveria ter apostado no Maxi, ao invés de Mamute ou Werley.

      No jogo de volta, retorno dos medalhões, e 0x0 em casa.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:57

      E Bruxo, esses 6 jogos sem gol, culminaram na entrevista do Barcos reclamando de salários, lembra?

      Excluir
    8. Glaucio
      A entrevista foi depois da retomada das vitórias, que começaram com o 1 a 0 no Vasco.

      Excluir
    9. Glaucio, o time passou a vencer porque aprendeu a jogar pra nao perder (os tres volantes do Renato). Alias, um futebolzinho bem "xoxo", pra nao dizer horrivel. Nao e futebol (a nao ser o varzeano - chutoes e mais chutoes - esta era a nossa tatica ofensiva).
      Pra jogar com o Ze rendendo, o esquema e as companhias devem ser outras.
      Por que ele foi eleito o melhor meia em 2012 (bola de prata)? Porque era ultrapassado? Porque era velho? Porque nao jogava nada?
      Por outro lado, o time todo nao rendeu em 2013 e sabemos o porque (salarios atrasados). Portanto, criticar sem levar isto em consideracao e cometer um erro grosseiro.
      Mas falar do Ze sem mencionar de como os jogadores da Alemanha o veem, e ser injusto com a sua historia. E um jogador que tem a historia dele nao desaprende.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro02/07/2014, 08:33

      Arih, sendo bem justo com o Zé, pra não parecer que eu sou ignorante, as vezes eu só dou muito ênfase nas críticas.

      Ele foi bem em 2012 porque ainda tinha perna e pulmão. E detalhe, só passou a render depois da chegada do Elano.
      O de 2007 me servia e muito.
      E "dios em livre falar mal do Zé", eu só acho que desde metade do ano passado ele é um peso morto pro time. Depois disso eu comecei a citar os "fracassos" dele, só pra ter mais argumentos, e tu mesmo diz, isso é normal.

      As vezes noto que não sou bem compreendido por aqui, por não levarem em consideração à época em que escrevo.

      Vocês já me "conhecem" desde o MM, sabem o que eu pensava na época.

      Excluir
  5. Esta questao de tecnico creio que seja um momento. O momento atual e para os tecnicos Argentinos. Salarios baixos na terrinha (baratos para se contratar), jogadores em profusao (ja repararam que os maiores nomes nos times da Europa sao meias ou atacantes Argentinos?). Estao se fazendo em cima da qualidade que tem a mao. Nao vamos citar todos, mas Messi, Di Maria, Luiz Soarez, Cavani (mesmo os dois ultimos sendo uruguaios, os "hermanos" se atraem e cunfundem as nacionalidades) e ... . Momento. Quais atacantes e meias nacionais estao se destacanto nas terras de alem mar?
    Inverteu-se a logica. Ate uns 10 anos atras os atacantes e meias pretendidos eram brasileiros. Os defensores preferidos eram os "hermanos". E hoje? Momento.
    Os tecnicos sofrem este reflexo.
    Querem que os tecnicos brasileiros tirem "leite de pedra". Ahh, meus amigos, transformar agua em vinho, so conheci um.
    Temos tecnicos bons. Ate Felipao a despeito de estar sofrendo criticas, e bom. Esta sofrendo o que todos os tecnicos brasileiros estao, falta qualidade nos jogadores. Nossa selecao esta com problemas onde? No meio que nao cria nada. A quanto tempo nao temos um meia que resolva. Ronaldinho no auge acabou. Zico so daqui a cem anos. Pele, talvez, daqui a mil.
    Ate eu viro tecnico assim.
    Zagalo se consagrou com a selecao de 70. Por que? Por que era otimo tecnico? Ou foi pelo material que tinha nas maos?
    Ai vem a outra face. Alguns pediam fulano que era bom de bola e ganhavam. Outros pediam siclano que era melhor e eram impedidos devido aos custos altos (resultado?).
    Vejam o caso do Luxemburgo que e endeusado pela midia brasileira. O unico time mediano que ele montou e fez jogar foi o Bragantino. Depois foi multi campeao so com selecoes nas maos.
    Comparando com Felipao fica facil. Mas ai falam do Palmeiras. O Gremio deu azar e o Palmeiras muita sorte de ser campeao daquela Copa do Brasil com aquele time mediocre (tanto que foi rebaixado). Ahh, mas perdeu para o Egito na Eurocopa. Venhamos, fez muito com aquela selecao portuguesa. Ahh, mas no Chelsea foi mandado embora. Ora. Foi boicotado pelos jogadores no Chelsea (Drogba, Cech, Ballack).
    Esta defesa dos tecnicos brasileiros nao significa que seja contra os "hermanos". Pelo contrario. Quando estavam querendo trocar o tecnico no Gremio cheguei a aventar de tentar o Sabella.
    Renato jogou com tres volantes porque era o que tinha em maos.
    Enderson poderemos ver de agora em diante porque fez ate bem seu trabalho neste ano, tendo em vista o que tinha em maos.
    Falam de tecnico que busca vitorias, que muda um pouco a mesmice de se defender.
    Esqueceram do Cuca com o Atletico Mineiro campeao da Libertadores?
    Vejam este comum Marcelo de Oliveira se consagrando. Por que? Olhem o Cruzeiro, olhem o Cruzeiro.
    Ate eu, meu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano01/07/2014, 08:42

      Não adianta Arih, brasileiro é isso aí mesmo, torce pra Argentina porque a CBF é uma choldra, mas não sabe explicar a corrupção explícita da AFA. Adora citar o patriotismo do estrangeiro, mas se orgulha em detratar a Copa e a Seleção. Fecha os olhos ao mundo pra denegrir qualquer produto nacional. Porque os técnicos brasileiros não vão embora? Não te parece óbvio? Porque, cargas d'água, alguém que tem uma faixa salarial beirando os 350k vai se arriscar numa seleção de segunda linha ganhando menos, bem menos? O que lhes sobra? O resto...E isto explica a contratação de treinadores argentinos (em profunda crise) ou Zico, Carpegiani, René Simões, Alexandre Guimarães, Marcos Paquetá, Parreira...Algum destes tem espaço no cenário nacional?
      O afã de criticar torna o sujeito obtuso.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 08:52

      Tocaste num ponto importante, Arih.

      Lembro de uma época que tínhamos Rivaldo, Ronaldo, Denílson..depois Kaká, Ronaldinho, pra ficar só nos que me vem à mente agora.

      Não sei se porque eu era criança e via os jogos superficialmente, mas nem se comparam aos "craques" de hoje.

      Assim como acho Tiago Silva e David Luiz a melhor dupla de zaga que já vi na seleção.

      Excluir
    3. Arih!
      O sucesso dos técnicos argentinos no cenário mundial, se dá principalmente, porque eles se adaptam mais facilmente às condições devido a língua comum.

      Excluir
    4. Paulo, tens razao. Quando se deseja criticar, sempre se buscara argumentos para dar vazao a esta critica. Faz parte.
      So pra citar dois: Luxemburgo e megalomaniaco. Pegou o Real e se achou. Se deu mal. Mas tambem nao e tudo que a imprensa fala. Felipao tambem achou que estava por cima da carne seca depois de treinar Portugal e conseguir ir a final de uma Eurocopa. Meritos, mas se fosse um cara menos italianao sangue quente ou gauchao metido a dar porrada, talvez teria mais sucesso no futebol, porque e um bom treinador. Ja no Chelsea chegou a "la Luxemburgo" e se deu mal como o proprio. Arranjou a falta de cooperacao do Drogba (porque pos o Anelka), arranjou um inimigo no Peter Cech porque queria impor seu treinador de goleiros. Ballack entrou como convidado neste boicote. Pronto. Feito a lambanca da sua saida prematura. O que foi espalhado pela imprensa foi que teve dificuldades com a lingua.
      Em funcao disto, ficou a imagem de que treinador brasileiro nao se da bem na Europa devido a barreira da lingua. Nada.
      Glaucio, Denilson nao serve de referencia. Bom jogador para clube, mas nao e craque. Foi muito endeusado pela imprensa paulista e nao foi bem na selecao. Kaka e um caso a parte porque muitos o adoram, mas nunca gostei dele. Deixo a seu criterio. Se quissesse criticar Kaka, argumentos nao me faltam. Como pode ser que eu exagere, ou seja, critique mais pela critica, me isento.
      Bruxo, creio que ja esta exposto minha opiniao em relacao ao que voce pos. Nao creio que eles tenham este sucesso devido aos castelhano. Ajuda, mas nao e fundamental.
      Creio que varios sao bons, como ja expuseram, mas nao creio que sejam tao melhores que os brasileiros. Assim como Mourinho e Guardiola nao sao tudo o que se imagina que sejam. Gostaria de ve-los treinando Juventude, Vasco, Flamengo, Bahia ao inves de Barcelona, Real, Bayern. Ai veriamos o real tamanho deles.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro02/07/2014, 08:28

      Arih, citei o Denílson e o Kaká, porque, pelo menos nos jogos que vi, sempre cumpriram bem o papel. Isso só em seleção.
      E se formos comparar, só não eram titulares nas suas épocas, porque os demais eram, recentemente, melhores do mundo ou almejando.
      Hoje, tem alguém no banco melhor do que ambos? Se Kaká ainda tivesse perna e pulmão, seria titular.

      Ah, e como ainda não surgiu tópico oportuno, proponho uma discussão sobre a seleção:

      - não seria melhor um outro meia ao lado de Oscar, ao invés de Hulk ou Fred? (vencemos em 94 sem "centroavante")

      Lembro do Oscar no inter, e ele não era o "último" meia, o armador, era, a exemplo de Giuliano, quem vinha de trás e surgia como o elemento surpresa.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro02/07/2014, 08:28

      Ou um 3-5-2 pra aproveitar melhor Marcelo e Daniel? Já que deixam muito buraco na defesa...

      Excluir
  6. Glaucio!
    Tecnicamente, David Luiz e Tiago Silva são melhores que Brito e Piazza (1970), não sei animicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro01/07/2014, 13:45

      É que eu to mal de referência...Aldair, Lucio, Roque JR....

      O melhor que vi até hoje foi Mauro Galvão.

      Excluir
    2. Ja que a coisa pegou fogo por aqui, vamos por aqui mesmo.
      Glaucio, Aldair era um bom zagueiro, mas Thiago Silva e David Luiz sao muito bons. Os melhores dos ultimos anos. Mauro Galvao foi excelente. Queres referencias? Estes ja sao. Ai entra, pra nao fugir do tricolor, Edinho, Oberdan, Anderson Polga, Ancheta, Paulao (nao este que esta no Inter, o outro da decada de 80), varios, mas ninguem melhor que Airton Pavilhao.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro02/07/2014, 08:20

      Edinho ?

      Excluir