Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Opinião




Fernandinho é do Grêmio

Com o estrago feito pela Alemanha ontem, a chegada de Fernandinho para o Grêmio passou quase batida por mim (talvez, para muitos outros) e somente agora, quase meia-noite é que me dedico a registrar aqui no blog a satisfação pela sua contratação.

Alguns poderão dizer que não passa de um jogador mediano; discordo, especialmente pelo contexto brasileiro, isto é, o que seria uma grande contratação para o setor ofensivo? Há alguém muito superior no mercado,  cuja disponibilidade e condições financeiras azuis fossem coincidentes?

Só o que sei dele, é o que fez dentro de campo. Cheguei a considerá-lo superior a Bernard (em comentários que troquei com o Glaucio), pode ser exagero, porém, continuo com essa convicção.

Fernandinho é o típico jogador que desbrava defesas; sempre que trato sobre o seu futebol, lembro de um abridor de latas, um furão de defesas.

Enfim, sua chegada foi um golaço da Direção gremista.


28 comentários:

  1. Guilherme Cé10/07/2014, 09:54

    Mas Bruxo, o Bernard, desde terça virou o "maior perna-de-pau" da história segundo jornalista "especializado"...

    O Pedro Ernesto (não só ele, é verdade) que como comentarista é um narrador razoável (pro padrões atuais bom!) desceu a lenha no guri... Há alguns meses atrás era considerado pelos MESMOS a maior revelação nacional pós Neymar. Oportunismo barato, que temos que engolir, já que vem de TODOS os lados e emissoras. Tristes dias, ainda mais porque a torcida compra o que é vendido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano10/07/2014, 10:33

      Tá sumido home!

      Excluir
    2. Guilherme!
      O Bernard é muito bom jogador; desmontou o Grêmio no Olímpico, gol do Jô,lembra?
      Acontece que ele funciona num contexto de time (parece óbvio demais), outros se viram melhor, não é o caso dele e do ataque.
      Fred não é perna de pau, assim como Cristiano Ronaldo, mas quem desceu de Marte e só viram a Copa ...
      Esta Copa teve muita teoria derrubada, exemplo? A zaga do Brasil é boa e da Argentina é muito ruim, será? Diria que Thiago e David Luiz são bons, mas goleiro, laterais e volantes são fracos.
      A Argentina sofreu muito poucos gols até aqui.

      Excluir
    3. Guilherme Cé10/07/2014, 16:00

      Pois é. Até o jogo de terça, o goleiro alemão tinha sido muito mais exigido (15 defesas) que o JC (6 defesas).

      São detalhes, que às vezes passam despercebidos (ou ignorados intencionalmente).

      Excluir
  2. Paulo Juliano10/07/2014, 10:25

    Por todo o contexto eu preferia o Vitinho, mas este, obviamente, seria muito difícil de contratar. O Grêmio monta um bom elenco, fator primordial para um competição tão longa quanto o BR. Fernandinho deve ocupar a faixa de campo hoje de responsabilidade do Dudu (mais bruxo que o bruxo? kkkkkk) em razão da preferência do pé. O Grêmio se qualifica, tem disputa de peso com outras times que também contrataram bem, um fator será, como sempre, primordial, o homem da casamata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      Pode haver variações de esquemas com Fernandinho e Dudu jogando juntos; isso é importante, haverá jogos como em Goiânia que será preferível dois velocistas por excelência, caso deles e de Luan que, tem uma passada larga.

      Excluir
  3. Glaucio Missioneiro10/07/2014, 13:51

    Qual o salário do Luan?

    Por quanto será vendido?

    Valor da compra do Fernandinho?
    Qual salário? Quanto tempo de contrato?

    Suponho que os salários estejam em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      O problema que não é só do Grêmio, é a participação de empresários nos direitos sobre o atleta, então, chega uma hora que eles que o deles de volta. Isso já fica acordado na hora de trazer o cara, exemplificando; o Giuliano se "estourar a boca do balão", o Tricolor, certamente, já está "engatado" com o empresário no sentido de ter de vendê-lo num certo tempo ou certo valor. Não tem saída para os clubes.

      Excluir
    2. corrigindo: ... que eles querem o deles de volta ...

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro10/07/2014, 17:15

      Entendo perfeitamente, em relação ao Luan.

      Agora, imagina que o novo inho veio com investimento, com 29 anos, e em visível decadência técnica e física?

      Ah pra lá um pouco...

      Repito, fico feliz, se estão contratando esse tipo de jogador, é porque botaram os salários em dia.

      Excluir
    4. Glaucio!
      Onde é que tu leste que ele está em decadência técnica e física? Sinceramente, 29 anos é uma boa idade; acho que estão exagerando nas críticas. Ele foi muito bem no São Paulo, onde ficou 3 temporadas, após, percorreu o caminho de outros jogadores, isto é, exterior. Voltou para o Atlético que quis passar a perna nele, pois tinham-lhe proposto uma coisa e ficaram enrolando.
      Acho precoce as críticas. Mal desembarcou e tão dando pau.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 08:52

      Fiz um comentário ontem, explicando porque acho isso, não apareceu.

      Em resumo e sintético:

      - porque o Galo não quis ficar com o jogador?
      - média de gols pior do que do Kléber, tanto no galo, como no São Paulo (sua melhor fase)
      - alto histórico de lesões e expulsões

      (pesquisem o que a torcida do Galo acha dele)

      29 anos é uma boa idade, lógico, mas no caso dele, que tinha a velocidade como seu maior trunfo, se sabe que não é bem assim.

      E não estou "dando pau" no jogador. Mas na direção.

      Eu comento baseado na realidade das coisas, não do que eu acho (ou quero) que seja.

      Ele não é o mesmo jogador de 3 anos atrás, e além de tudo, custou caro.

      Agora não tem mais desculpa de problemas com salários.

      Excluir
    6. Guilherme Cé11/07/2014, 09:13

      Fernandinho veio por 2 mi de euros e salário de 350 mil, pelo que se noticiou.

      A questão é se este investimento (do passe) foi feito pelo Grêmio, se sim, se foi integral. Costuma-se criticar os empresários/investidores quando "forçam" a venda, mas esquecem do outro lado, como bem citou o Bruxo.

      Podemos discutir se ao invés de pagar 350 mil pelo Fernandinho que se pague pelo Luan. A questão é: isto será suficiente para mantê-lo quando vier uma proposta da Europa? Eu acredito que não, justamente porque os investidores querem é retorno sobre o valor investido lá no início e não via salário...

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 10:40

      Nem falo quanto a isso, Guilherme.

      Que se venda o Luan, o clube tá f..... mesmo. Mas que se guarde/use a grana pra manter os salários do restante do grupo em dia.

      Já temos aí, Dudu, Maxi, Deretti e Everton pra usar no lugar do Luan.

      E pelo que li, a compra do Fernando foi parcelada.

      Excluir
    8. Paulo Juliano11/07/2014, 10:47

      Essa do Galo foi sacanagem do seu Kalil Gláucio. Prometeu um negócio para o jogador, não fechou o contrato daí queria obrigar ele a jogar o sexto jogo, o que faria com que não pudesse negociar com qualquer outro clube e, consequentemente, ia ficar na mão do dirigente.
      Média de gols me assusta um pouco, mas pelo que lembro sempre entrava durante os jogos, uma espécie de Maxi, ou não?
      Sobre lesão e expulsão não tem jeito, expulsão pode até mudar, mas lesão não recomenda.
      De qualquer forma o que acho errado é atrelar a vinda do Fernandinho à venda do Luan, são coisas independentes, o Luan não sai ou fica porque o Fernandinho vem. Viesse ou não seria vendido do mesmo jeito, o que podemos discutir é quando será vendido - visto que este ano já se foram Alex e Wendell.
      Como a saída dele é inevitável a incumbencia da direção é reforçar o elenco com jogadores que possuam as suas características, então, no mercado, quais as opções viáveis?

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 10:59

      Pj, no Barueri e no São Paulo, suas melhores fases, ele era titular.

      Foi sacanagem do Kalil, e não critico o jogador por ter se negado a jogar.

      Só questiono que, se o cara tava bem, por que não quiseram mais ele?

      Excluir
    10. Paulo Juliano11/07/2014, 11:01

      Pois é, não sou entusiasta do Fernandinho, esse negócio de contratar jogador que era reserva ou refugo de outro time não me é muito palatável, parece que diminui o time, mas dentro das opções é o que se apresentou viável. Não consigo vislumbrar outra opção.

      Excluir
  4. Glaucio Missioneiro10/07/2014, 16:07

    Bruxo, eu tava nesse jogo, nas cadeiras acima de geral. Vi esse lance do Bernard com visão privilegiada.

    Deu pena de Souza e Edílson...

    ResponderExcluir
  5. Olha gurizada,
    acho que o Enderson Moreira começou a ficar preocupado.
    Não poderá reclamar.
    E se não mostrar resultados nas próximas 5 rodadas, estará fora do Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro10/07/2014, 20:39

      Deus te leia.

      A pior coisa que pode acontecer a um torcedor fanático é não conseguir mais acreditar no time.

      Che, eu em 2007 achava possível reverter contra o Boca!

      Porque tinha um time em campo que ma fazia acreditar, tinha um treinador que vinha num bom trabalho a dois anos, apesar das limitações do elenco.

      Excluir
  6. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 09:08

    E a questão da idade, é muito relativo, depende muito da posição do cara.

    Em outro tópico, o PJ falou em relação a não haver mais espaço para "Edinhos" no futebol atual.
    Não que eu goste do Edinho, mas, pensemos, o melhor dele era o vigor físico, a antecipação, isso se perde com o tempo.

    Tinga é outro exemplo.

    Zé Roberto que é uma grande exceção, até os 32-33, depois passou a jogar numa faixa mais à frente, onde não se precisa correr tanto.

    Tantos jogadores europeus, de quem eu era fã, sucumbiram: Owen, Shevchenko por exemplo. O melhor que tinham era a velocidade, chegou a idade e viraram jogadores comuns.

    O próprio Ronaldinho, que em seu melhores momentos demolia meios e defesas com seu vigor, passou a ser um carimbador de bola.

    ResponderExcluir
  7. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 09:16

    Tava falando a respeito do Edinho e não terminei kkk

    Vejam Mascherano jogando, não é nenhum primor técnico, mas ainda consegue ser o volante chato, que "fecha" a frente da área.

    Lógico que não é o ideal. Fernando e Souza, pra mim, seriam os modelos de cabeça de área, desarme limpo e qualidade no passe.

    Mas não é regra.

    A Alemanha é que é exceção. Podem não ser brucutus, mas o tamanho e a velocidade dos caras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Juliano11/07/2014, 10:56

      Num contexto regional faz sentido, mas acho que a mudança é mais de filosofia do que de carestia de jogadores. Não acho que é tão difícil formar um Fernando ou Souza, olha o Biteco, já tá despontando, o negócio é colocar na cabeça que é possível sim jogar com um "carregador de piano" defronte à zaga que não necesseriamente precise ser um volantão grosso e chucro. E olha que pra mim não é fácil dizer isso, já fui dos maiores defensores destes, mas, feliz ou infelizmente, o futebol tem que evoluir e o jogador precisa ser mais completo, ainda que para jogar numa posição menos nobre.
      Só pra lembrar, na Inglaterra o Andershow não virou volante? E o Émerson que no Grêmio era 10?

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 11:09

      Só penso que, em futebol, não se pode ser definitivo ou generalizar apenas devido ao sucesso de uma seleção.

      O próprio Busquets, da Espanha, destoava do restante do time.

      O que sempre gostei no futebol foi a diferenças nas "escolas". Tanto nas seleções como nos times.

      Pra mim isso tem que continuar, se não a tática e técnica, cada vez mais, vão perder importância para o físico.

      Vai ficar tudo muito igual.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 11:23

      Pj, na inglaterra se usa muito o 4-4-2 em duas linhas.

      Sendo que os laterais, geralmente são zagueiros de origem. As jogadas pelos lados se dão pelos Winguers.

      Anderson fazia uma espécie de 2º volante, que eles chamam de "box-to-box"

      vai jogar assim com laterais que sobem (característica do nosso futebol) pra ver a lambança que vira.

      Acho que até por isso que o "duas linhas de 4" nunca vingou por aqui.

      Aí evolui pro 4-2-3-1, onde o antigo segundo atacante virou o armador, e os Wingers passam a ajudar mais os laterais na marcação, (pois agora sobem mais)

      problema é que aqui, não temos wingers "legítimos". Aí, ou enfraquece o ataque, ou fragiliza a defesa.
      Sem falar que vira numa salada, onde todos tem que fazer de tudo, e os que são ótimos numa função, mas ruins pra outra, sucumbem, e os médios, mas sem brilho, jogam.

      Que saudade dos esquemas simples, com cada um na sua.

      Excluir
    4. Paulo Juliano11/07/2014, 11:54

      Variação do 4x2x4 né? E dê-lhe bicuda pra área, kkkk.
      O que sei Glaucio é que o futebol - como tudo na vida - evolui e, ou agente acompanha, ou é engolido. Jacaré parado vira bolsa. E essa é minha maior crítica a quem acha que só copiar um modelo vitorioso mas ultrapassado é o bastante pra garantir sucesso. É o negócio das formulas prontas, do "acoiera meia dúzia da base em torno de um 10 clássico e tá feito o carreto", é tão provinciano.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro11/07/2014, 12:17

      4-2-4 era o Grêmio contra o Londrina kkk

      ou o Brasil nos 7x1

      Excluir
  8. Paulo Juliano11/07/2014, 10:59

    Outra, ontem no ESPN vi que muita gente reclamava que o Brasil não revelava mais aquele 10 clássico - que, pelo jeito, ainda povoa o imaginário de muito gente. Mas agora eu me pergunta, o futebol moderno ainda tem espaço para o dito 10 clássico?

    ResponderExcluir