Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Opinião



Grêmio perde para o lanterna em casa

Vale a pena comentar sobre a derrota de hoje? Não, claro que não.

Umas breves pinceladas:

- Sempre que se comenta sobre uma situação que se mantém por tempo, o risco de ocorrer o contrário é grande. Falou-se muito na solidez defensiva da "melhor defesa do campeonato". Melhor seria, redobrar os cuidados defensivos.

- Rodriguinho e Matías Rodriguez entraram muito bem, já Deretti se mostrou muito afobado

- Fernandinho fez uma boa estreia, tem potencial, vai crescer e fazer o ataque render mais

- Barcos marcou 2; chega a 19 gols na temporada e 33 dentro do Grêmio. Aproxima-se da maior
 marca de artilheiro estrangeiro da história Tricolor; Oberti com 35 em 105 jogos, marca essa, que perdura há mais de 40 anos

- Ramiro não justifica a sua titularidade

- Marcelo Grohe evitou a derrota no primeiro tempo

- Pará esteve entre os melhores, juntamente com Rodriguinho

Fugindo do jogo em si, mas sendo coerente com o que escrevi recentemente, Enderson não tem mais ambiente, não tem perfil, que dê esperanças de reversão do quadro de descrença no seu trabalho.

Com a palavra, Fábio Koff.

52 comentários:

  1. Marcelo Flavio27/07/2014, 21:33

    Pará melhor em campo?
    Mas, creio que dois gols do coxa, saíram do lado esquerdo.
    Quando exatamente estava o polivalente Para atuando pela esquerda.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Flavio!
    Que bom rever o teu nome no blog, novamente.
    O Pará não foi o melhor, acho que Rodriguinho foi mais consequente, os gols sofridos, especialmente o terceiro, credito a 2 fatores, a qualidade de Alex e o desespero Tricolor em busca da vitória.
    Pará, para mim, não seria titular, mas na relação com os demais atletas gremistas na partida de hoje, foi bem. Apesar dos gols sofridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro27/07/2014, 22:12

      mas o que é que o Rodriguinho fez che?

      Excluir
    2. O time foi muito mais intenso com ele, deu mais eletricidade a equipe, passou a atacar mais, o Com toda a ruindade do Grêmio hoje, Coritiba só ganhou esse jogo, porque o Tricolor descuidou do Alex.
      Quando fez 2 a 1 era hora do Fellipe Bastos para fechar mais o meio, o problema é que subestimaram o Coxa. 2 a 1,sai Luan entra um volante, no caso, Fellipe Bastos, mas agora é tarde.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro28/07/2014, 08:31

      Meu, como sempre esse papinho de o time melhorou...mas de efetivo, dos "escolhidos", nada.

      O Deretti, por exemplo, meteu uma bola pro Barcos, na cara do goleiro, isso é ser meia armador, isso é assistência.

      Eu tinha uma crítica pronta pro Fernandinho, pois até o lance do gol, contei 6 jogadas dele, em que 4 perdeu a bola, e 2 foi lateral. Até ali ia muito mal, sim. Mas pra manter minha coerência, a jogada do gol anula o resto, pois gol é o objetivo, e gol é o que importa.

      Excluir
    4. Paulo Juliano28/07/2014, 09:28

      O bruxo com o Rodriguinho e tu com o Maxi, vocês ainda me matam kkkkkk

      Excluir
    5. Guilherme Cé28/07/2014, 09:46

      Rodriguinho também fez um belo lançamento ao Barcos (acho que foi) no início do segundo tempo.

      Mas eu não vi grande atuação do Rodriguinho, buscou o jogo, mas não fez uma partida acima da média. Mas o Deretti fez menos (tá certo que em menos tempo, também...).

      E a troca do treinador vai, de novo, botar em teste a tese do bruxismo... Vamos ver se os chamados "bruxos" vão sumir. É óbvio que se não sumirem, haverá uma outra explicação e outro culpado... Acho incrível isto. O Fernandinho chegou e já foi taxado de Bruxo. O Dudu é banco, imerecidamente, talvez, e seguia sendo bruxo... E por aí vai, exemplos não faltam.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro28/07/2014, 09:50

      Mas nessa eu tô em desvantagem, o meu "escolhido" não joga faz tempo.

      Excluir
    7. Paulo Juliano28/07/2014, 12:01

      Técnico novo...Agora é a chance do Maxi mostrar que não é uma eterna promessa.

      Excluir
    8. Guilherme Cé28/07/2014, 13:46

      Será o terceiro técnico dele.

      Mas só pra deixar claro, acho sim o Maxi um jogador com potencial enorme. Só discordo de quem acha que ele é um eterno injustiçado. Já entrou e mostrou serviço sim, da mesma forma que entrou outras vezes e mostrou displicência enorme... Futebol não é só talento.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro28/07/2014, 17:58

      Guilherme, de repente tu não entendas bem a situação, especificamente aqui. O negócio é que eu venho batendo na tecla desde o início do ano, de que o Maxi acrescenta (e isso é provado dentro de campo, desde o ano passado), do meio pra frente, mais do que Zé, depois Dudu e por último Rodriguinho.

      E como já disse dias atrás, se o Ruiz é só isso que tem mostrado, me atrevo a dizer que o Maxi tem mais recursos do que ele também.

      A "injustiça", é que nunca foram dados uns 3 jogos em sequencia pro Maxi no time titular. Já os outros, mesmo rendendo pouco, tem no mínimo 5 ou 6 jogos. Se o time estivesse jogando bem, beleza, mas mesmo na libertadores as atuações não eram convincentes.

      E como eu digo, o Fernandinho ontem, até a jogada do gol, tava mal, não ganhou uma disputa no mano a mano, se fosse o Maxi, seria displicência...

      entendeu?

      Excluir
    10. Guilherme Cé28/07/2014, 18:20

      Fernandiho estava mal ontem não por falta de vontade, mas sim porque errou tudo que tentou. Mas tentou, apareceu, chamou o jogo. Muitas vezes o Maxi não faz isto (em outras faz e erra tanto quanto o Fernandinho errou ontem).

      Eu ainda não entendo essa pegação de pé com o Dudu... Pra mim é sim um jogador que pode ser importante. E outra, tem 1 ano a mais que o Maxi só, se não me engano.

      Sobre o Maxi, teria que pegar o histórico completo dele, mas vou falar do q lembro. Realmente arrebentou em alguns jogos, mas no segundo já não vingava. Teve vários jogos em que começou e teve atuação apagadíssima. Até concordo que poderia ter sido dada maior sequência, principalmente no Gauchão. Mas vamos supor que tu é o treinador, cara entra e resolve (tipo contra o Fla no ano passado). Daí na terça tu vai treinar, dá chance pro cara, e é jogador passeando em campo. Mas tu aposta, põe no jogo, afinal ele resolve. Só que começando, ele não rende, erra passes e por aí vai. Tu mantém? Sei lá... Eu não sei se é isto que acontece com ele, mas é uma hipótese. Lembrando que o mesmo aconteceu durante o período do Renato. Aliás, em 2013 ele até jogou melhor do que me 2014, sem contar que este ano temos mais opções.

      Excluir
    11. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 08:40

      me cita os "vários" jogos...

      ano passado, com Renato, foram apenas 2

      esse ano, 3 no gauchão (os três primeiros do ano) e 1 no brasileiro, contra o Galo, time reserva.

      E não é pegação de pé com o Dudu, só acho que o Maxi tem mais a acrescentar.

      Excluir
    12. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 08:42

      "Mas tu aposta, põe no jogo, afinal ele resolve. Só que começando, ele não rende, erra passes e por aí vai..."

      Sendo assim, Fernandinho deve ser "esfriado"? essa é a tua lógica, pra uns serve, pra outros não?

      e Ruiz, também não erra passes? Rodriguinho idem?

      O Dudu é mais novo.

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 08:45

      E outra, salvo engano, no ano passado, ele sobrou muito devido à questão do estrangeiros, ou tu acho que o Renato deixaria Riveros, Vargas ou Barcos fora?
      Única situação em que ele foi preterido, foi no primeiro jogo contra o CAP, pela copa do Brasil.

      Excluir
    14. Guilherme Cé29/07/2014, 11:10

      Fernandinho jogou 70 minutos... E tem 1 assistência. E tu vai falta de VONTADE e COMPROMETIMENTO nele? Eu não... Ao menos até agora. O mesmo vale pro Dudu, que NUNCA vi se esconder do jogo.

      Já do Maxi não posso dizer a mesma coisa. Mas se o Maxi é descomprometido a justificativa é que ele faz isto por culpa de x ou y, porque deixaram ele no banco em Montevideu e por aí vai. É sempre culpa de outro. Poxa, o cara é profissional, não precisa de "carinho" pra jogar.

      Eu sei que o Maxi erra mais também porque visa ser objetivo ao máximo, não é isto que critico nele. Isto é do jogo. O que critico é deixar de dar um pique de 5 metros, eventualmente se esconder e por aí vai. Às vezes ele lembra o Douglas, só que a diferença é que ele está buscando espaço, o Douglas fazia isto quando era o centro do time.

      Sobre a falta de chances em 2013, não sei os motivos do Renato. Mas acredito que nenhum treinador ia deixar de fora a "solução" dos problemas porque outros 3 que vinham sendo medianos. Está vendo, há sempre uma justificativa, mas nunca pode ser que ele ficava de fora porque se segunda a sexta ele ia treinar como se fizesse um favor... Daí tu põe um cara desse no time e o que acontece com o grupo? E só pra deixar claro, eu estou supondo algo, NÃO SEI se é isto ou não. Só discordo que o "inocente" seja sempre o Maxi e que não haja outros possíveis motivos para ele ser banco.

      E, repito, acho que se bem trabalhado ele pode sim ser um ótimo jogador, tem potencial e futebol pra isso. Mas hoje, no meu time, não seria titular.

      Excluir
    15. Guilherme Cé29/07/2014, 11:12

      O Maxi tem mais a acrescentar? Ofensivamente, tu quer dizer? Porque o Dudu compõe muito mais, vem até a defesa ajudar lateral esquerdo e por aí vai. Pra não ser injusto com o Maxi, vi ele fazer isto 1 vez, contra o Juventude no início do ano. E tu vai lembrar que foi umas das piores atuações dele, quando aliás a RBS fez aquele compacto desnecessário dos piores momentos dele no jogo.

      Excluir
    16. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 13:58

      Não, eu não vi falta de comprometimento no Fernandinho, mas aqui, já li muito, quando Maxi errava jogadas, que ele entrava afoito e desconcentrado no jogo, entendeu?

      Bah meu, eu não vou ficar repetindo tudo o que já disse ao PJ e ao Bruxo em relação a isso...

      se quer respostar pras tuas questões, procure nos tópicos anteriores

      eu só me baseio pelo que acontece/eu em campo, o resto é blá blá blá e tese

      e é lógico que é ofensivamente, eu não preciso de meia atacante pra marcar, eu quero que ele crie situações de gol

      Excluir
    17. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 14:03

      E sobre esse jogo contra o juventude, especificamente, lembro de um lançamento dele pro Kléber, em que esse fica livre pra cabecear, de frente pro goleiro, só pra ver com a coisa funciona.

      E antes que fique mal entendido, não estou cornetando o 77, só achei desnecessária e cara a contratação. Pelo menos me parece melhor do que o Dudu.

      E HOJE, também, no meu time, não seria titular. Ainda quero ver mais Ruiz e Giuliano juntos, Luan, pra mim, ainda é indiscutível. Mas, seria o 12º jogador e primeiro reserva de qualquer um dos 3 meias.

      Excluir
    18. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 14:07

      Ah, o Maxi, na estréia, entrando aos 35 do segundo tempo, também teve uma assistência...

      Excluir
    19. Glaucio Missioneiro29/07/2014, 14:12

      Eu tenho essa mania de ir respondendo aos poucos, na medida em que leio, senão depois esqueço.

      "...acredito que nenhum treinador ia deixar de fora a "solução" dos problemas porque outros 3 que vinham sendo medianos. Está vendo, há sempre uma justificativa..."

      Não é justificativa, Guilherme, é fato. Barcos, Vargas e Riveros, em suas posições, eram titulares incontestáveis. E lá em 2013, ele, aí sim, estava recém começando a aparecer, nada mais do que normal ficar de fora.

      Excluir
  3. Bom!
    Acho que todos já sabem que Enderson Moreira caiu; meu medo é tentarem Celso Roth.
    Minhas sugestões; Tite e Renato. Considerando que Luiz Felipe não está predisposto a treinar clubes neste momento.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Flavio27/07/2014, 21:56

    Aposta em alguém do interior, com um perfil semelhante ao do Grêmio.
    Dispensa jogador rodado, deixa apenas a gurizada da base, o restinho do ano.
    E ta feito o carreto.

    ResponderExcluir
  5. A grande questão é quem?
    Um jovem treinador tem que ser identificado com o Grêmio, tipo Roger, para ter um pouco mais de tolerância da torcida.
    Um Gilmar Dal Pozzo numa eventualidade de maus resultados como o Grenal de 10/08, nem Direção, nem treinador seguram a onda.
    Tem também a questão das eleições, quem seria um técnico para 4, 5 meses, talvez Valdir Espinosa, mas aí entra a questão se já não está arquivado e desatualizado.
    Uma sinuca de bico, realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé27/07/2014, 22:31

      Roger tá na corda bamba no Ju. Depois da volta da Copa, 2 derrotas em 2 jogos (em casa)...

      Acho que não é nome para este momento.

      Excluir
    2. Guilherme!
      Concordo, Roger está enfraquecido; a coisa está se encaminhando para Renato/Roth.
      O primeiro, até aceito, Roth é abdicar do título. Como ele se considera "top de linha", apesar do Mazembaço, não de aceitar contrato tampão.

      Excluir
    3. corrigindo: não deve aceitar contrato tampão.

      Excluir
    4. Guilherme Cé27/07/2014, 22:43

      Sem falar que a vinda do Roth implicaria um gasto adicional, eu acredito: a rescisão com o Coxa.

      E o Espinoza, o que acham? Talvez seja uma alternativa até o fim do ano. Mas sinceramente não sei como anda, aliás, nem ele mesmo deve saber, já que tá fora do ofício há tempos...

      Excluir
    5. Acho que o Espinoza não vem. Está morando no RJ. Prefere comentar. Não me parece disposto a voltar a ser treinador. De qualquer forma, é um nome de peso, mas...

      Excluir
    6. O Espinoza pode ser um pensamento mágico, tu é novo, Guilherme, por isso vou citar dois exemplos com resultados diferentes:
      - 1976, o Grêmio numa seca danada, contratou Foguinho, multicampeão no passado, não durou 3 meses
      - 1977, o Corinthians estava há 22 anos sem ganhar um campeonato, buscou Osvaldo Brandão, último campeão em 1954 como técnico e deu certo
      Espinoza é uma incógnita

      Excluir
    7. Guilherme Cé27/07/2014, 22:55

      Olha, no final de 2013 vi um video dele em que falava em voltar, citando inclusive o Grêmio....

      Mas eu não sei se não é a eterna "solução mágica", de buscar ex vitoriosos como sendo a solução.

      O único "ex" que vejo mais maduro hoje, ou seja, que vem evoluindo, é o Tite. Por isto acho que é o nome e que merece todo esforço político e financeiro para trazer.

      Excluir
    8. No caso do Tite, 100 mil a mais ou não, é irrelevante, porque levanta caneco.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro28/07/2014, 09:20

      E tu acha que o Tite receberia só 100 mil a mais do que o Enderson?

      Excluir
    10. Guilherme Cé28/07/2014, 09:48

      Acho que ele não quis dizer isto Gláucio e sim que se o Grêmio oferecer 600 mil e o Tite pedir 700, devemos pagar, porque esses 100 mil são irrelevantes pelo benefício que o Tite por trazer.

      Falando objetivamente, acho que até uns 800 mil dá pra pagar, mais do que isto é loucura. Sou a favor de pagar um salário em torno de 500 mil e um bonus graúdo caso venham conquistas.

      Excluir
  6. Marcelo Flavio27/07/2014, 22:16

    Acredito que deve ser um nome que ainda não tenho passado pelo tricolor.
    Buscar alguém que não tenha, até então, ligação com o clube.
    Mas, que tenha um perfil semelhante ao do Grêmio, time marcador, que jogue com raça, não desistindo nunca.
    Assim, os resultados começam a aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Flavio!
      Aproveitando o comentário do Alvirubro; o Rogério Zimmerman é um ótimo nome, porque conhece o clube e o Coirmão, não se assustaria com o tamanho do Grêmio. É disciplinador, mas agregador.
      O problema é quando vem de clube pequeno sem ter passado por clubes grandes.
      Mano Menezes veio do interior, mas treinara a base do Inter; foi discípulo de Parreira e Autuori por lá.
      Tite, também, como jogador jogou em times da primeira divisão.
      De qualquer forma , é sempre um risco. lembra o caso do Julinho Camargo

      Excluir
  7. Temos ótimos treinadores pelo interior do Estado.

    O problema é sempre o mesmo: a pressão pelo tamanho do clube. Rogério Zimmermann é muito bom; Gilmar Dal Pozzo é do mesmo naipe; Julinho Camargo e Róger já sentiram a pressão do Tricolor e são bons nomes.

    O problema é: estaria o Grêmio inclinado a dar uma período igual deu ao Enderson, para um técnico sem grife? No meu entender, desembarca um técnico de nome.

    É ano de eleição do Grêmio. Koff quer fazer o sucessor e não arriscará com um nome fraco. Acho que vem Renato Portaluppi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvirubro
      A vantagem do Renato é que conhece a maioria do elenco, aceita até o final do ano e bem ou mal, ficou apenas atrás do Cruzeiro ano passado.

      Excluir
    2. Por conhecer o elenco, acho que leva ligeira vantagem o Portaluppi. De qualquer forma, o Grêmio precisava trocar. Já dei várias opiniões aqui dizendo que o plantel é maior que o Enderson.

      O Grêmio tem atualmente um plantel de nível elevado. Se botar esses caras não mão de um treinador, sai coisa boa. Acontece que existem treinadores que nasceram para treinar times médios. Enderson é um deles. Vai pegar a Portuguesa ou o América MG e vai fazer o time jogar. Mais um pouco e estará no Bahia ou no Vitória. É por aí...

      Quantos exemplos temos de técnicos de equipes medianas, que fazem grandes trabalhos e, na hora de alçar vôo num grande clube, morrem na decolagem?

      Excluir
    3. Alvirubro!
      O ponto crucial da passagem de Enderson foi o primeiro Grenal; virou 1 x 0 e não soube reagir à troca de Abel, que estava com 10 em campo, Jorge Henrique, uma nulidade. 11 contra 11 e a maionese desandou.

      Excluir
  8. Sobre o Enderson:
    Ele tem mercado, não é de duvidar que, se o Tricolor cometer a insanidade de contratar o Roth, o Coxa contrate Enderson.

    ResponderExcluir
  9. Guilherme Cé27/07/2014, 22:33

    Sobre o substituto, só vejo um nome capaz de chegar, acalmar torcida e dar resultado razoável na curto-prazo (leia, fazer um bom brasileiro e lutar pelo título da Copa do Brasil): TITE.

    Fora isto, temos nomes para resultados mais adiantes, o que não sei se é o momento: Sabella, Tata e etc.

    Ou um nome tampão até o fim do ano: Felipão (deve treinar seleção em 2015)? Renato? Roger? Não sei.

    Só sei que espero que o Grêmio esgote todas as suas fichas no Tite.

    ResponderExcluir
  10. Guilherme !
    Ouvi na rádio, para ser o Tite, teria que ser ouvido os candidatos à eleição, blá,blá, blá... Ora quem é o candidato à presidência, que vai ser contra, se disser isso, perde a eleição.
    Koff contratando Tite, pode colocar um "entendido" como candidato que ganha o pleito.

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Cé27/07/2014, 22:41

    Ah, e pra deixar registrado, independente do nome, o tal do Chitolina precisa ser subitituído por um VICE DE FUTEBOL POLÍTICO que tenha força e se imponha.

    Sem VP o Rui Costa seguirá sendo queimado numa função que não é a dele. A função dele é negociar, trazer jogadores e eventualmente intervir em situações específicas. Não deveria caber a ele dar a cara a tapa a todo instante, por problemas alheios a sua função.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Perfeito! Além do vice ser político ao lado do Rui, tem a questão que o Chitolina não é o cara para quaisquer dos cargos, seja político ou técnico.

      Excluir
  12. Sobre o Tite, não sei se aceitaria pegar o time no meio do ano, sabendo que tem eleição no final do ano. É quase certo que Koff fará o sucessor, mas sabe como são as coisas, né? De repente, perde a eleição e Tite seria aceito como treinador pela nova direção?

    Sei que Tite está acima disso, mas a politicalha de nossos clubes sempre visa atingir o adversário político.

    Se nossos dirigentes realmente pensassem nos clubes, não haveria divisão política. Todos estariam trabalhando juntos, em prol do Clube. Mas sabemos que não é isso que acontece. Sempre existem as "arrumações" prá cá e prá lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste momento, não, Alvirubro.
      Tite vira cabo eleitoral até para o zézinho da esquina.

      Excluir
    2. Guilherme Cé27/07/2014, 22:53

      Há um jeito, a meu ver, de contratar agora e eliminar questão política. Seria a oposição aceitar o nome e participar, mesmo que informalmente, da contratação, talvez até participando do fechamento e alinhamento do contrato.

      Como só deve ter um candidato da oposição (Bellini), coisa fica mais simples.

      Excluir
    3. É o recomendável, Guilherme. Chama o Bellini e vão atrás do cara (Tite).
      Importante!!! Convicção, se Tite tiver um 2014 ruim, preservá-lo é uma obrigação.
      Sei que vai ter gente do alto da sabedoria dizendo:"Negócio seguinte, dou 5 jogos para ele, depois o pau vai comer", mas faz parte, como dizem por aí.

      Excluir
    4. Surge um nome: Vágner Mancini.
      Foi jogador do Luiz Felipe na campanha da LA de 1995. Já botou faixa da Copa do Brasil com treinador. Está com dificuldades no Botafogo pela falta de pagamento e é desafeto de Odone (neste caso, um handcap favorável).

      Excluir
    5. Guilherme Cé28/07/2014, 09:05

      Mancini não seria uma das minhas primeira opções (Tite, Sabella, Renato...), mas acho uma opção melhor do que outro nome do estilo Roth ou Dorival Jr.

      Excluir
    6. Dorival perdeu muito espaço, o Kleina ainda bate continência para o Abel de quem foi assessor; não dá.

      Excluir